Carreira

10 ferramentas de Marketing Digital para melhorar seu trabalho

Quem é Analista de Marketing Digital sabe que ferramentas são fundamentais para otimizar tempo evitando ter que fazer manualmente muitas tarefas repetitivas necessárias no dia a dia.

quem quer conseguir um emprego na área, também precisa ficar ligado nas automações que são referências no mercado. Dessa forma é possível dominar algumas dessas ferramentas, não só para aumentar sua empregabilidade em Marketing Digital, mas inclusive para saber executar quando você conquistar o cargo que deseja.

Hoje em dia muitos desses softwares têm design intuitivo. O que permite que você possa usá-los facilmente. Mas, alguns são mais robustos e complexos. O que pode requerer treinamentos ou cursos específicos para lidar com eles. 

Quer algumas dicas de ferramentas de Marketing Digital para tornar sua rotina de trabalho mais simples? Então fica ligado neste post porque você vai conhecer dicas de:

  • Ferramenta para redes sociais
  • Ferramenta para anúncios online
  • Automações de e-mail marketing
  • Ferramentas para funil de marketing
  • Ferramenta para SEO 
  • Ferramenta para análise de dados
  • Ferramenta para melhorar experiência do usuário

Hootsuite

Uma das ferramentas de gestão de redes sociais mais conhecidas por quem trabalha na área de Marketing Digital, o Hootsuite oferece planos pagos, que permitem gerenciar 20 perfis de redes sociais com até 3 usuários na modalidade Equipe. Tudo isso incluindo do planejando à mensuração passando por postagens automáticas e curadoria de conteúdo. 

A automação oferece ainda planos para grandes empresas com soluções personalizadas. Mas, também existe o plano gratuito Hootsuite que permite cadastrar apenas 1 usuário que pode monitorar até 3 redes sociais e programar o limite de 30 postagens por mês. 

Ou seja, é ideal para micro e pequenas empresas experimentarem o serviço. E pode ser usado inclusive por gestores de social media que são freelancers.

Quer conhecer outras ferramentas gratuitas para redes sociais? Confira então nosso post Kit de Sobrevivência. Aproveite também e dê uma conferida no post sobre vantagens e desvantagens das automações de Instagram.

Hootsuite Ads

Solução criada especialmente para quem trabalha com mídia paga, o Hootsuite Ads permite que você gerencie todos os seus anúncios em um só lugar. Ou seja, tanto os links patrocinados de buscadores (Google Ads) quanto as postagens impulsionadas nas redes sociais (Facebook Ads).

No caso das publicidades em social medias, uma das grandes vantagens da ferramenta é que ela facilita impulsionar as melhores postagens no Facebook, por exemplo, para suas audiências. 

E permite ainda que você remaneje seu budget redirecionando investimentos dos anúncios que não performam bem para os que estão performando melhor (mesmo que estejam em plataformas diferentes).

Com o objetivo de deixar suas campanhas de Ads mais simples em todas as etapas do processo, a automação para anúncios online da Hootsuite facilita da criação aos relatórios inclusive permitindo trabalho colaborativo e facilitando a gestão do orçamento das campanhas. 

Crie sua persona

Quem trabalha com Inbound Marketing precisa conhecer bem seu público-alvo para segmentá-lo em diferentes personas. Ou seja, criar perfis semi ficcionais dos clientes ideias com base em dados reais. 

As buyer personas reúnem portanto uma série de informações demográficas e comportamentais que facilitam identificar em que ponto da jornada do cliente os diferentes grupos de prospects estão. 

E dessa forma é possível nortear a produção de conteúdo, criar campanhas de e-mail marketing mais eficazes e consequentemente permitir que o setor de Vendas saiba qual é a hora certa para entrar em ação e qual a melhor abordagem.

Para construir buyer persona, é possível utilizar diferentes ferramentas gratuitas como, por exemplo, o Crie sua Persona. O site desenvolvido pela Superstorm reúne uma série de perguntas que facilitam a segmentação. Você até escolhe o avatar que melhor a representa. O que ajuda a humanizar o Inbound Marketing.

Reunir dados relevantes é o primeiro passo para criar personas corretamente

Vale lembrar que essa, assim como todas automações para criação de personas, ajudam muito no processo de Marketing Digital. Mas, dependem de informações estratégicas que precisam ser previamente levantadas por você.

Não sabe por onde começar? O passo 1 é fazer uma  pesquisa de persona e um mapa de empatia.

Nunca fez isso? Não se preocupe porque nós do Marketagem criamos um gratuito Kit Persona que reúne uma série de informações úteis que facilitam a construção e segmentação de clientes ideais da empresa na etapa anterior ao geradores de persona.   

Quer experimentar? Então é só baixar gratuitamente na  Página de Materiais Gratuitos

WordPress

Entre as várias plataformas de Content Management System (CMS) do mercado, o WordPress é, sem dúvida, a mais famosa e que mais se destaca no meio empresarial. 

Com 36% da web sendo usuária desse sistema de gerenciamento de conteúdo online, de acordo com o site oficial da marca, o WordPress virou até referência no mundo do Marketing Digital e também nos mais variados segmentos quando o assunto é criação de blog grátis ou construção de site gratuito.

Por isso o conhecimento, ainda que básico dessa ferramenta CMS, é requisitado em  inúmeras vagas de Analista de Marketing pela maioria das empresas.  

Principais vantagens de usar WordPress

  • Você pode escolher entre uma grande variedade de templates gratuitos para blog
  • Não precisa entender profundamente de HTML se for apenas produzir e gerenciar conteúdo no WordPress
  • É fácil de usar (interface intuitiva)
  • Dá para instalar muitos plugins que podem ajudar da otimização do conteúdo para SEO à aceleração do carregamento de páginas
  • É SEO friendly
  • O WordPress.org tem código aberto 
  • Dá para gerenciar o conteúdo e os comentários realizados
  • É possível mensurar os resultados instalando o Google Analytics no WordPress ou outro plugin do tipo como WP Statistics
  • É um dos CMS mais usados em empresas 

2 ferramentas de automação de e-mail Marketing gratuitas que valem a pena testar

Existe uma grande variedade de automações de e-mail marketing no mercado. Algumas oferecem planos pagos e gratuitos que variam de acordo com a quantidade de recursos que reúnem. 

Como é o caso do Mautic Demo (que possui inclusive código aberto) e do Mailchimp que, é uma ferramenta famosa no mercado, e que disponibiliza um plano gratuito com vários recursos que é recomendada para micro e pequenas empresas que estão começando no Inbound Marketing

E até  mesmo para profissionais freelancers ou autônomos que têm uma base de dados pequena e bem nichada para se relacionar por meio de campanhas de e-mail marketing.  

Mailchimp Grátis

A versão free tem capacidade de armazenar até 2 mil contatos e a mesma quantidade como limite de envios de mensagem diárias. Então conforme suas campanhas forem dando certo e sua base de lead for crescendo, a dica é ir se planejando financeiramente para contratar uma automação de e-mail marketing paga porque será realmente necessário.

Uma dica importante para quem for usar a versão gratuito do Mailchimp é caprichar no planejamento das campanhas. Já que você terá que lidar com limitação de disparos diárias e mensais. Dessa forma planeje algo como:

  • 1 e-mail de boas-vindas ( recurso autoresponder) para quebrar o gelo e relembrar que seu contato foi autorizado pelo destinatário na ocasião X 
  • 1 e-mail semanal com newsletter (4 por mês) 
  • 1 e-mail com resumo do seu conteúdo por mês incentivando também a pessoa a fazer download de materiais mais aprofundados (novas conversões que aprofundem no funil de Inbound)
  • 1 e-mail com cupom de desconto (postcards) ou outra ação para reverter abandono de carrinho ou estimular vendas. Caso você use também ações de Outbound Marketing em suas estratégias de Marketing Digital.  

Principais recursos do plano gratuito Mailchimp 

A versão oferece várias funções indispensáveis para rodar campanhas de e-mail marketing da segmentação à mensuração passando pelos disparos. Confira as principais funcionalidades gratuitas do Mailchimp:   

  • Templates básicos para e-mail marketing
  • Dá para enviar 12 mil mensagens por mês (até 2 mil por dia)
  • Dá para criar newsletter e enviá-las automaticamente
  • É possível até configurar anúncios em redes sociais e landing pages
  • Permite importar contatos 
  • Pode integrar com CRM de Marketing
  • Integração com até 7 canais de Marketing Digital ( e-mail, Facebook e Instagram Ads, Social Posting, postcards, formulários em popups, Marketing Calendar )
  • Tem recursos para engajamento da audiência 
  • Dá para automatizar os principais e-mails (boas-vindas, parabéns, ações para recuperação de carrinho, etc). 
  • Criar relatórios básicos e receber recomendações básicas do sistema
  • 1 conta de gestor
  • Entre muitos outros recursos disponíveis no Mailchimp grátis 

Mautic 

Já para você que trabalha como Analista de Marketing Digital em empresas que estão mais avançadas em Inbound Marketing. Ou que tem uma base de dados muito maior, a dica é usar uma automação de e-mail marketing mais robusta como o Mautic.

A  ferramenta, que é uma Open Source Marketing Automation, permite que você crie campanhas de e-mail marketing mais complexas também da segmentação à mensuração passando pela automatização de disparos. 

Nós aqui do Marketagem, usamos o Mautic inclusive para enviar nossa newsletter. Mas, se você quiser experimentar, a recomendação é começar a usar a versão gratuita da automação que oferece recursos como:

  • Envio de e-mail marketing 
  • Segmentação de base
  • Campanhas multicanais
  • Criação de Landing Pages
  • Website Tracking
  • Integrações com os principais plugins e APIs
  • Dynamic Content (que permite personalizar a experiência do usuário no site e via e-mail marketing)
  • Entre outros recursos

 

SendPulse

Na plataforma da SendPulse é possível desenvolver desde uma landing page para sua empresa até automatização de envios de mensagens, com diversas funcionalidades que permitem seus clientes terem maiores contatos com seus clientes. 

Outra ferramenta que a SendPulse tem é o  envio automatizado de e-mail em massa, você pode criar campanhas ou usar os nossos modelos disponíveis, tudo bem simples e com disparos automáticos e programados por você. 

É possível encontrar uma infinidade de recursos para começar as suas campanhas de marketing com interação em outros serviços como: 

  • Reenvio de mensagens: Após enviar emails e visualizar as estatísticas, você verá que alguns emails foram entregueaos seus assinantes, mas não foram lidos. E reenviar, aumentando sua taxa de abertura.
  • Segmentação: Envie e-mails diferentes para seus clientes de acordo com seu sexo, localização geografica ou interesses particulares. 
  • Teste A/B: Teste diversas versões dos seus e-mails usando diferentes linhas de assunto e conteúdo do corpo do e-mail.
  • Níveis de acesso do usuário: Colabore com colegas e parceiros, permitindo o acesso apenas a determinadas seções. 
  • Integração: Pode enviar e-mails diretamente do seu projeto, monitorar a sua campanha e integrar os e-mails no seu sistema CRM ou CMS.
  • Aplicativo móvel:  Adicione novos destinatários em suas listas de endereçamento e envie e-mails e verifique os resultados da sua campanha em qualquer lugar. 

Hubspot CRM

A versão grátis do software é mais básica, mas permite visualizar com clareza as etapas do funil de marketing com o intuito de tornar as ações de Inbound Marketing mais assertivas e consequentemente com melhores resultados. 

Ou seja, a ferramenta específica para gerenciar funil de marketing facilita seu contato com prospects e simplifica até o futuro trabalho de Vendas e Atendimento

Com o Hubspot CRM, é possível realizar principalmente o gerenciamento do relacionamento com as pessoas que estão no início da jornada do cliente (topo do funil) até a fase do meio indo para o fundo. 

Ou seja, permite que você vá nutrindo os leads, que ainda não foram encaminhados para equipe de vendas, por não serem ainda qualificados. 

No meio do funil, por exemplo, a ferramenta da Hubspot pode ser a base de dados para o planejamento da régua de relacionamento e o processo de qualificação de leads. Além de tornar mais simples criar estratégias de nutrição (lead nurturing) que é viabilizada também pela automação de e-mail marketing. 

Isso porque as informações dos prospects ficam organizadas e fáceis de visualizar com a solução da Hubspot. Ela inclusive reúne cada interação realizada em um mesmo lugar.   

SEM Rush

Por ser bem completo, o SEM Rush acabou se tornando uma das indispensáveis ferramentas de Marketing Digital porque facilita muito o trabalho do dia a dia em diferentes áreas como:

  • Mídias Sociais
  • Mídia Paga (Ads)
  • SEO
  • Marketing Intelligence

No caso dos profissionais de Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, a automação é fundamental da análise de concorrência à identificação de gargalos em processos ou projetos de SEO.

Além disso, o SEM Rush, ainda facilita o planejamento de conteúdo por meio do recurso Keyword Magic Tools que permite pesquisar volume de busca de palavras-chave. O que é indispensável para produção de textos otimizados para SEO e até mesmo para o planejamento de conteúdo para redes sociais.

Essa mesma funcionalidade também revela o grau de concorrência de keywords. O que é uma informação fundamental para quem trabalha com campanhas de publicidade online como Google Ads e Facebook Ads. 

Google Analytics (GA) 

A ferramenta gratuita do Google reúne uma série de informações preciosas para gerenciar os diferentes canais de Marketing Digital. E em variados aspectos que vão do estabelecimento de metas no GA à análise de resultados totalmente baseada em dados. 

Com o Google Analytics, é possível encontrar diversas respostas que podem melhorar tanto as campanhas de Redes Sociais quanto às ações de Inbound Marketing e até mesmo as otimizações de SEO

Confira algumas aplicações práticas do GA na rotina de trabalho de profissionais de Marketing Digital: 

  • Identificar de onde os visitantes da sua página chegam (monitoramento de tráfego)
  • Descobrir os melhores horários para realizar postagens nas redes sociais (com base no real engajamento da sua audiência)
  • Monitorar como anda a velocidade de carregamento do site/blog tanto na versão mobile quanto no desktop
  • Analisar ROI 
  • Entender como distribuir o budget, com base na performance, dos diferentes canais de Marketing Digital 
  • Entre muitas outras utilidades que tornam sua campanha mais assertiva e orientada a dados

Quer aprender a alinhar metas e objetivos no Google Analytics? Então assista o vídeo abaixo porque eu explico como fazer isso de forma simples e clara.

https://www.youtube.com/watch?v=qalyR0E6-U8

Hotjar

Experiência do usuário e Marketing Digital precisa andar sempre de mãos dadas. Isso porque pouco irá adiantar, por exemplo, os investimentos em SEO e Redes Sociais se ao chegarem no seu blog ou site, as pessoas se depararem com formulários enormes que travam. 

O que simplesmente impede que novas conversões sejam realizadas. Só para citar um exemplo.

É justamente para evitar que situações como essas ocorram em suas páginas que o Hotjar foi desenvolvido. A automação reúne recursos importantes para melhorar a experiência do usuário e facilitar até a identificação do melhor lugar para colocar as Call to Actions (CTA). Isso porque oferece:

  • Mapa de Calor (heatmap): que permite que você entenda quais partes das páginas os usuários visualizam e interagem. 
  • Gravações de visitas: que informa toda interação do usuário desde o momento que acessou seu site até a hora que foi embora
  • Funis de conversão: para você entender exatamente o que está fazendo o visitante ir embora. Em que parte do site isso acontece. 
  • Análise de formulários: indispensáveis para conclusão de conversões, se os formulários  não oferecem uma experiência prática e rápida, eles simplesmente podem ser os vilões das suas estratégias de SEO e SEM. Ou seja, esse recurso faz toda a diferença para melhorar resultados também.
  • Entre outras funcionalidades fundamentais para melhorar os problemas de User Experience(UX) em seu site. 

Por ser uma ferramenta completa de análise de comportamento do usuário, com base nos dados do Hotjar, você pode melhorar formulários, otimizar conteúdo, aprimorar layouts, etc.

Conclusão

Investir em boas ferramentas de Marketing Digital pode facilitar bastante as rotinas de trabalho dos analistas inclusive aumentando a produtividade. 

Isso porque algumas automações, mais do que otimizar tempo na execução de tarefas repetitivas que seriam braçais sem elas, ainda reúnem dados relevantes que permitem o profissional realizar campanhas mais assertivas e obter melhores resultados.

Quer dar um upgrade nos seus conhecimentos de Marketing Online para crescer na carreira? Então conheça nosso novo curso Marketing Digital na Prática!

Como definir publico-alvo para seu negócio no online

Segmentar público-alvo e fazer definição de personas é fundamental para gerar resultados com Marketing Digital 

Imagine que você deseja abrir um novo negócio, só que dessa vez, apenas no digital. Ou então que sua loja física passou a vender também usando site e/ou redes sociais.

Você saberia como criar um público para seu negócio no online? Se a resposta é negativa ou talvez, então esse post Marketagem vai ajudar bastante. Confira!

O que é público-alvo

O grupo específico de possíveis clientes ou consumidores da sua empresa é a definição de público-alvo ou target (que significa alvo em inglês) de uma forma mais simplificada e genérica. E quem faz parte dele são pessoas, no caso  de Vendas B2C, ou empresas, no caso de Vendas B2B, que têm um perfil de consumo semelhante.

No digital, para despertar o interesse do público-alvo, sua empresa precisa planejar estratégias de Marketing Digital de acordo com os dados desse grupo.

Vale destacar que, apesar de apresentar semelhanças de consumo e renda, o público-alvo costuma ser bem heterogêneo quando você vai analisar mais a fundo. Por isso para ter mais chances de gerar resultados, a segmentação de target é fundamental

Público alvo: exemplo

Homens entre 35 e 50 anos, solteiros, classe B e A, moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro e Barra da Tijuca, com renda mensal entre R$ 15.000 e R$ 40.000 que consomem tênis de corrida de alta performance de grandes marcas internacionais. 

Público-alvo e persona são coisas diferentes

Um público-alvo, mesmo sendo bem específico, como homens de 35 a 50 anos, por exemplo, é composto por pessoas que consomem tênis de corrida de marcas diferentes, preços distintos e com frequências variadas.

Então para as estratégias e ações de Marketing Digital serem mais assertivas e trazerem melhores resultados, é preciso criar diferentes subgrupos com base não apenas em dados demográficos e socioeconômicos

Mas, principalmente baseado em localização, comportamentos, gostos e até mesmo hobbies. Entre muitas outras informações relevantes que facilitam entender para quem você está vendendo (buyer persona) e/ou produzindo conteúdo nas redes sociais, blog ou site (brand persona).. 

Depois que esses dados são cruzados, é possível agrupar o público-alvo, não apenas em segmentos, mas inclusive em personas que são as representações semi ficcionais de clientes ideais descobertas por meio de pesquisa específica para isso que leva em conta também  objetivos de vida, comportamentos, motivações, hobbies, etc.). 

Ou seja, são especificações do público-alvo para humanizar os dados para as estratégias de Marketing Digital serem mais direto ao ponto e assim converterem mais. 

 Persona: exemplo  

  •  Persona 1:  João é Funcionário público, 40 anos, morador do Leblon, é apaixonado por corrida de rua. Todo dia corre pela orla do Rio para se exercitar e como treino. Seu objetivo é se preparar para correr uma meia maratona, mas sonha mesmo é em correr a maratona do Rio e depois participar de maratonas mundo afora. Usa somente o Instagram, diariamente, para postar seus treinos e desempenhos.
  • Persona 2: José é empresário, 49 anos, só corre aos fiins de semana porque o médico mandou. Sempre compra tênis de corrida anti impacto por medo de lesionar o joelho.  Usa o Instagram raramente para curtir marcas e falar com amigos. Mas, no Facebook é muito ativo. 

Diante dessas informações de personas, você se comunicaria com José e João da mesma forma? A resposta certamente é não porque seria muito mais assertivo atingir João no Instagram do que no Facebook enquanto com José seria o contrário. Sem contar que cada mídia social tem uma forma de conversar e planejar estratégias.

Como definir persona

Viu como um mesmo público-alvo é formado por personas totalmente diferentes? 

É importante  lembrar que, antes da realização da pesquisa de persona, é a fase de proto-personas. Isso porque a empresa ainda está trabalhando com hipóteses, mas que não foram validadas ainda (e pode ser que não sejam).

Nessa etapa inicial, ajuda muito usar o Mapa de Empatia porque ele ajuda a ter insights, para as futuras personas, trabalhando dados de um aspecto mais humanizado. Portanto a equipe de Marketing Digital tenta responder coisas como: o que a persona está vendo, sentindo, ouvindo, dizendo e por aí vai… 

Depois que as proto-personas são criadas, é hora de pesquisar para descobrir se essas hipóteses procedem mesmo. Para isso, é preciso fazer entrevistas com clientes que sua empresa já atendeu e/ ou prospects com perfil similar. Essas pessoas precisam ser muito bem escolhidas de modo que cada persona tenha seu representante para poder ser validada ou não.

Só depois dessa validação, por meio de pesquisas  e entrevistas, aí sim é a hora de ir para as ferramentas de criação de personas. Esse é o passo final do processo! 

 E o que significa segmentar público-alvo então?

De acordo com o Dicionário Priberam, segmentar signfica “cortar ou dividir em segmentos”. Portanto, em Marketing Digital, segmentar público-alvo é o mesmo que separar ou organizar os clientes e prospects do seu negócio conforme os dados demográficos e socioeconômicos deles  como:

  • Sexo/ Gênero
  • Idade
  • Localidade 
  • Renda
  • Classe Social
  • Consumo
  • Entre outros

A segmentação de público tem muitas vantagens sendo as principais o aumento das chances da empresa vender mais e não ter custos com ações de Marketing Digital para um target que não é o seu. Ou seja, o benefício da assertividade no planejamento e ações.

No digital, segmentar target serve para trazer as pessoas certas na hora certa para as páginas de produtos que elas têm mais chances de comprar. 

O que ocorre porque a segmentação permite otimizar estratégias e facilita o planejamento delas. Sem contar que torna até mesmo a comunicação da sua empresa mais assertiva em diferentes áreas do Markerting Digital como: 

Como criar público para seu negócio no online

Marque presença nas redes sociais que as personas da sua empresa estão

 Dessa forma é possível atrair seguidores engajados. Para isso, a dica é investir na produção de conteúdo pensando nas diferentes personas do público-alvo com o intuito de fazê-las conhecer seus produtos ou serviços de maneira criativa. 

Ajuda muito fazer postagens, não apenas promocionais, mas principalmente de assuntos relacionados aos interesses, estilo de vida, motivações e objetivos das suas personas.

Invista em anúncios online

Se sua empresa está apenas nas redes sociais, a dica é investir em  Facebook Ads (que inclui também o Instagram Ads). Quando for fazer a campanha, é importante sempre segmentar o target para obter melhores resultados.

Então você pode escolher anunciar, por exemplo, apenas para homens de 45 a 50 anos que são moradores de Botafogo, Flamengo e Laranjeiras oferecendo um desconto especial de 50% na primeira compra na sua loja física desses bairros. 

Ou promovendo uma postagem sobre como escolher tênis de corrida para maratona e selecionar apenas os atletas profissionais do Rio de Janeiro que estão no seu Instagram.

Crie estratégias de Marketing Digital integradas

Caso sua empresa tenha um site, um blog e esteja nas redes sociais, você pode usar diferentes estratégias de Marketing Digital, bem alinhadas, para criar audiência e gerar conversões e vendas. 

Então, por exemplo, você pode – e deve – usar Facebook, LinkedIn  e Instagram para compartilhar os links do blog da marca

E nele, chamar o leitor para assinar sua newsletter para receber conteúdo em primeira mão por email. Com essa lista de contatos (leads), você pode fazer campanhas de email marketing muito bem segmentadas e mais assertivas.

Na hora de planejar o conteúdo dos blog posts, é fundamental que você pense nas personas para construir textos relevantes e úteis para elas. E de preferência que tenha linkagem também para as páginas de categoria, subcategoria ou produto do seu site.  

Sem contar com as campanhas de Google Ads que sua empresa pode fazer para aumentar o tráfego do site e aumentar vendas online no seu site.

Como fazer para todas essas estratégias conversarem?

 Para focar nas personas na produção de conteúdo (blog, site e redes sociais), você precisa  entender a jornada de compra dos clientes no online e o funil de Marketing Digital.

Assim é possível fazer Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. O que vai engajando as pessoas pensando nas vendas ao longo prazo.

Já para fazer a segmentação do publico-alvo nos anúncios online, você precisa entender de Outbound Marketing que é a adaptação da publicidade tradicional para o mundo digital. Ou seja, as vendas são ao curto prazo. 

Dessa forma você consegue compartilhar a informação certa no momento certo para a pessoa certa. O que inclui conteúdo, mas também as ofertas do seu negócio online para seu público-alvo.

Conclusão

Criar um público para seu negócio no online é fundamental para aumentar as chances de conversões e vendas seja no seu site, seja no Instagram ou outras redes sociais. 

Mas, é preciso ter em mente, que para investir em campanhas e ações de Marketing Digital mais assertivas, é indispensável que você tenha uma precisa definição de público-alvo. 

Dessa forma é possível evitar custos e tempo planejando estratégias para atingir pessoas que não têm o menor interesse na sua marca ou nos seus produtos ou serviços.  Portanto que estão fora do seu target. 

Além disso, mesmo quando você tem um público-alvo muito bem definido, ainda é necessário segmentar o target para conquistar melhores resultados com o Marketing Digital, não apenas na publicidade online, mas também nas comunicações via Email Marketing e Redes Sociais. 

Já na produção de conteúdo, para conseguir engajamento das suas  audiências, você pode ainda trabalhar com personas porque elas ajudam muito a construir posts e textos para sites que realmente conversam com as pessoas certas. 

O que cresce o engajamento e aumenta consideravelmente as chances de conversões e vendas online ao médio ou longo prazo.  

 

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CEO, CFO, CTO: Entenda o que significa cada sigla e confira algumas dicas para chegar ao C-Level

Saber até onde você pode chegar é fundamental para planejar uma carreira de sucesso. E no Marketing Digital não é diferente. Por isso eu preparei esse post, que mais do que ensinar o que significa as principais siglas do C-Level, traz algumas dicas de como se preparar para conquistar sua vaga lá um dia. 

Ou até mesmo para você ficar por dentro de quem contratar, caso você tenha como foco o empreendedorismo digital ou já tenha seu próprio negócio.  

Cargos de direção podem parecer inatingíveis quando se está em início de carreira. Mas,  não é se você começar a  entender mais sobre como conceitos de Marketing Digital funcionam na prática, ter visão de negócio e desenvolver seu lado estratégico (pensando como dono do negócio) e até mesmo se buscar entender como funcionam os processos na empresa. 

E, claro, correr atrás de desenvolver as competências fundamentais  para seu objetivo profissional para ser possível se preparar para exercer cargos executivos importantes em empresas como CEO, CMO, CIO, CTO, entre outros. 

Quer entender o que significa todas esses cargos em Marketing Digital? Então continue conferindo nosso post!  

CEO: significado da sigla e o que é  

Chief Executive Officer é o que significa essas 3 poderosas letrinhas. Ou seja, o CEO equivale ao diretor-geral de uma empresa ou ao presidente-executivo porque é a mais alta posição da hierarquia operacional da organização. Mas, vale lembrar que em grandes empresas, ele normalmente precisa se reportar ao Conselho Administrativo ou acionistas. 

Esse cargo de diretor-executivo é o mais famoso porque é comum ver matérias na imprensa com o CEO dando respostas em nome da empresa ou até mesmo em entrevistas com eles em sites e revistas de negócios. Por isso que você provavelmente lembrou logo de Mark Zuckerberg ou dos presidentes das marcas que mais gosta quando leu a palavra CEO neste post. 

C-Level 

Também conhecido como C-Suite, o termo C-Level se refere ao conjunto de cargos de diretores executivos de uma empresa principalmente em startups. Em português, C-Level pode ser traduzido literalmente como Nível C. 

E ganhou esse nome porque todos os cargos executivos começam com Chief e terminam com Officer (o que muda é a função principal que fica no meio como Marketing, Communication, Information ,Technology, etc;).   

Chief Officer: siglas e significados dos principais cargos

Na lista abaixo, você encontra alguns exemplos com foco nos que mais têm a ver com Marketing Digital. Mas, a lista completa é bem extensa e tende a aumentar com novas adaptações sendo feitas como é o caso de CSO que o significado você encontra abaixo: 

C-level

  • CMO: Chief Marketing Officer
  • CCO: Chief Communication Officer
  • CIO: Chief Information Officer
  • CTO: Chief Technology Officer
  • COO: Chief Operation Officer
  • CSO: Chief SEO Officer
  • CFO: Chief Financial Officer

Dicas para quem quer se tornar diretor executivo (Chief Officer)

Os cargos de CEO, CMO, CIO, CTO, CFO, COO, etc. são o sonho de muita gente. Para conquistá-los, é preciso anos de experiência, conhecimentos sólidos e competências específicas como a boa e velha liderança e gestão de projetos.

 Quer transformar sonho em resultado? Então se liga nas dicas abaixo: 

Planeje sua carreira desde cedo

Como você já sabe, os cargos de Chief Officer (C-Level) estão no mais alto escalão das empresas. Então a menos que você funde uma, você terá um grande caminho a percorrer no mercado. 

A boa notícia é que o tempo pode favorecer seus planos. Basta você planejar sua carreira e tomar decisões sábias que conduzam ao resultado desejado: integrar o C-Suite. Então minha dica é fazer isso o quanto antes. 

Comece já nos primeiros períodos da faculdade. Dessa forma você pode antecipar as matérias que agregam mais ao seu plano de carreira e consegue se aprofundar nas relevantes com cursos de extensão que colaborem com seu objetivo. 

E lá no 3º período (que normalmente é a exigência mínima das empresas em seleções de estagiários), é hora de correr atrás de estágios que vão levá-lo onde você quer chegar.  

Acompanhe líderes nas redes sociais para aprender e se inspirar 

Se você quer ser CEO daqui a 10 anos, a minha dica é observar o que os executivos C-Suite da empresa que você gostaria de trabalhar estão fazendo hoje. 

Também funciona seguir líderes no LinkedIn porque, além de você ver os passos que eles deram na carreira antes de chegar ao C-Level, é possível aprender com quem sabe, adquirir conhecimentos e ainda ganhar uma boa dose de inspiração e motivação para você seguir sua jornada.

Acompanhar canais no Youtube e outras redes sociais da empresa que pretende trabalhar também é fundamental. 

Desenvolva sua liderança

Ter vasta experiência como líder é requisito para ser CMO, CIO ou qualquer outro tipo de diretor executivo. Mas, não espere se tornar coordenador para desenvolver essa competência. 

Existem muitas formas de colocar em prática sua liderança até mesmo na sua vida pessoal (até porque líder não é sinônimo de chefe). Quando você luta por uma causa, por exemplo, e toma a iniciativa de coordenar e motivar equipes de pessoas que colaboram com ela, você já está exercendo sua liderança. 

Mas, não é só no trabalho voluntário que é possível fazer isso. Basta identificá-las e colocá-las em prática na sua vida ou carreira. Por exemplo, se você domina e ama um determinado assunto pode criar um blog ou canal do Youtube e divulgá-los nas Redes Sociais

Com isso, além de dar um passo importante para ser reconhecido como alguém que  saca mesmo do assunto, você ainda irá adquirir experiência em planejamento, ferramentas, análises e tomada de decisão. E se a equipe crescer, automaticamente você irá  gerenciar todo o processo. 

Reúna experiências e competências necessárias para o C-Suite

O mercado exige determinadas formações acadêmicas. Dos diretores executivos do C-Level, por exemplo, são cobrados:

  • Formação superior compatível com o cargo
  • MBA em área relevante
  • No mínimo 5 anos de experiência em função de liderança
  • Entender tudo sobre o negócio da empresa
  • Habilidades de negociação, comunicação, estratégia, gestão de pessoas, projetos e processos 
  • Skills específicos de cada cargo  

Prepare-se para a vaga específica de diretor executivo que você quer

Por exemplo: quer ser CMO ou CSO? Uma dica importante para ficar mais fácil conseguir desenvolver as competências necessárias e ter o perfil desses diretores executivos é ficar de olho nas vagas que são publicadas em sites de emprego ou da organização que você quer trabalhar. 

No caso do cargo máximo da área comercial de uma empresa, o Chief Sales Officer (CSO), por exemplo,você vai precisar entender tudo sobre proposta comercial, precificação de produtos e até mesmo briefing comercial. 

Já para ser um Chief Marketing Officer (CMO, você vai precisar não apenas saber rodar uma estratégia de redes sociais, mas de todos os canais da empresa (SEO, Ads, etc.) E entender tudo de gestão de projetos e metodologias ágeis também. Entre outros skills indispensáveis. 

Converse com empreendedores e C-Level executives quando tiver oportunidade

Antigamente fazer isso era quase impossível se você não fosse da imprensa ou do alto escalão da empresa deles. Mas, hoje em dia, dá perfeitamente.

Isso porque CEOs de startups, por exemplo, costumam estar sempre abertos a conversas em webinars, no LinkedIn e até em eventos de Marketing Digital, entre outros. 

Muitos CMOs estão conversando com você por e-mail e criam inclusive um canal para responder dúvidas. Então aproveite para fazer perguntas relevantes sobre carreira, negócios, entre outros questionamentos que possam agregar a sua vida profissional.

Conclusão

Ocupar a posição de CEO, CMO, CSO ou qualquer outro cargo de diretor executivo não precisa ser um sonho impossível. 

Se você se planejar, seguir passo a passo, estiver aberto ao aprendizado e, claro, correr atrás de desenvolver as competências necessárias com foco, determinação e paciência, é possível chegar ao C-Level sim! E lá aprender bastante até mesmo para ampliar seus horizontes e aumentar sua bagagem de experiência para depois abrir sua própria empresa e vivenciar o empreendendorismo digital. 

Quer saber mais sobre o mercado de Marketing Digital para planejar bem sua carreira, além de aprender sobre o tema? Então continue acompanhando nosso blog. E fique ligado também nas na nossa página de materiais gratuitos porque lá você encontra templates, webinars e kits que facilitam o trabalho e aprendizagem. 

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