Carreira

10 ferramentas de Marketing Digital para melhorar seu trabalho

Quem é Analista de Marketing Digital sabe que ferramentas são fundamentais para otimizar tempo evitando ter que fazer manualmente muitas tarefas repetitivas necessárias no dia a dia.

quem quer conseguir um emprego na área, também precisa ficar ligado nas automações que são referências no mercado. Dessa forma é possível dominar algumas dessas ferramentas, não só para aumentar sua empregabilidade em Marketing Digital, mas inclusive para saber executar quando você conquistar o cargo que deseja.

Hoje em dia muitos desses softwares têm design intuitivo. O que permite que você possa usá-los facilmente. Mas, alguns são mais robustos e complexos. O que pode requerer treinamentos ou cursos específicos para lidar com eles. 

Quer algumas dicas de ferramentas de Marketing Digital para tornar sua rotina de trabalho mais simples? Então fica ligado neste post porque você vai conhecer dicas de:

  • Ferramenta para redes sociais
  • Ferramenta para anúncios online
  • Automações de e-mail marketing
  • Ferramentas para funil de marketing
  • Ferramenta para SEO 
  • Ferramenta para análise de dados
  • Ferramenta para melhorar experiência do usuário

Hootsuite

Uma das ferramentas de gestão de redes sociais mais conhecidas por quem trabalha na área de Marketing Digital, o Hootsuite oferece planos pagos, que permitem gerenciar 20 perfis de redes sociais com até 3 usuários na modalidade Equipe. Tudo isso incluindo do planejando à mensuração passando por postagens automáticas e curadoria de conteúdo. 

A automação oferece ainda planos para grandes empresas com soluções personalizadas. Mas, também existe o plano gratuito Hootsuite que permite cadastrar apenas 1 usuário que pode monitorar até 3 redes sociais e programar o limite de 30 postagens por mês. 

Ou seja, é ideal para micro e pequenas empresas experimentarem o serviço. E pode ser usado inclusive por gestores de social media que são freelancers.

Quer conhecer outras ferramentas gratuitas para redes sociais? Confira então nosso post Kit de Sobrevivência. Aproveite também e dê uma conferida no post sobre vantagens e desvantagens das automações de Instagram.

Hootsuite Ads

Solução criada especialmente para quem trabalha com mídia paga, o Hootsuite Ads permite que você gerencie todos os seus anúncios em um só lugar. Ou seja, tanto os links patrocinados de buscadores (Google Ads) quanto as postagens impulsionadas nas redes sociais (Facebook Ads).

No caso das publicidades em social medias, uma das grandes vantagens da ferramenta é que ela facilita impulsionar as melhores postagens no Facebook, por exemplo, para suas audiências. 

E permite ainda que você remaneje seu budget redirecionando investimentos dos anúncios que não performam bem para os que estão performando melhor (mesmo que estejam em plataformas diferentes).

Com o objetivo de deixar suas campanhas de Ads mais simples em todas as etapas do processo, a automação para anúncios online da Hootsuite facilita da criação aos relatórios inclusive permitindo trabalho colaborativo e facilitando a gestão do orçamento das campanhas. 

Crie sua persona

Quem trabalha com Inbound Marketing precisa conhecer bem seu público-alvo para segmentá-lo em diferentes personas. Ou seja, criar perfis semi ficcionais dos clientes ideias com base em dados reais. 

As buyer personas reúnem portanto uma série de informações demográficas e comportamentais que facilitam identificar em que ponto da jornada do cliente os diferentes grupos de prospects estão. 

E dessa forma é possível nortear a produção de conteúdo, criar campanhas de e-mail marketing mais eficazes e consequentemente permitir que o setor de Vendas saiba qual é a hora certa para entrar em ação e qual a melhor abordagem.

Para construir buyer persona, é possível utilizar diferentes ferramentas gratuitas como, por exemplo, o Crie sua Persona. O site desenvolvido pela Superstorm reúne uma série de perguntas que facilitam a segmentação. Você até escolhe o avatar que melhor a representa. O que ajuda a humanizar o Inbound Marketing.

Reunir dados relevantes é o primeiro passo para criar personas corretamente

Vale lembrar que essa, assim como todas automações para criação de personas, ajudam muito no processo de Marketing Digital. Mas, dependem de informações estratégicas que precisam ser previamente levantadas por você.

Não sabe por onde começar? O passo 1 é fazer uma  pesquisa de persona e um mapa de empatia.

Nunca fez isso? Não se preocupe porque nós do Marketagem criamos um gratuito Kit Persona que reúne uma série de informações úteis que facilitam a construção e segmentação de clientes ideais da empresa na etapa anterior ao geradores de persona.   

Quer experimentar? Então é só baixar gratuitamente na  Página de Materiais Gratuitos

WordPress

Entre as várias plataformas de Content Management System (CMS) do mercado, o WordPress é, sem dúvida, a mais famosa e que mais se destaca no meio empresarial. 

Com 36% da web sendo usuária desse sistema de gerenciamento de conteúdo online, de acordo com o site oficial da marca, o WordPress virou até referência no mundo do Marketing Digital e também nos mais variados segmentos quando o assunto é criação de blog grátis ou construção de site gratuito.

Por isso o conhecimento, ainda que básico dessa ferramenta CMS, é requisitado em  inúmeras vagas de Analista de Marketing pela maioria das empresas.  

Principais vantagens de usar WordPress

  • Você pode escolher entre uma grande variedade de templates gratuitos para blog
  • Não precisa entender profundamente de HTML se for apenas produzir e gerenciar conteúdo no WordPress
  • É fácil de usar (interface intuitiva)
  • Dá para instalar muitos plugins que podem ajudar da otimização do conteúdo para SEO à aceleração do carregamento de páginas
  • É SEO friendly
  • O WordPress.org tem código aberto 
  • Dá para gerenciar o conteúdo e os comentários realizados
  • É possível mensurar os resultados instalando o Google Analytics no WordPress ou outro plugin do tipo como WP Statistics
  • É um dos CMS mais usados em empresas 

2 ferramentas de automação de e-mail Marketing gratuitas que valem a pena testar

Existe uma grande variedade de automações de e-mail marketing no mercado. Algumas oferecem planos pagos e gratuitos que variam de acordo com a quantidade de recursos que reúnem. 

Como é o caso do Mautic Demo (que possui inclusive código aberto) e do Mailchimp que, é uma ferramenta famosa no mercado, e que disponibiliza um plano gratuito com vários recursos que é recomendada para micro e pequenas empresas que estão começando no Inbound Marketing

E até  mesmo para profissionais freelancers ou autônomos que têm uma base de dados pequena e bem nichada para se relacionar por meio de campanhas de e-mail marketing.  

Mailchimp Grátis

A versão free tem capacidade de armazenar até 2 mil contatos e a mesma quantidade como limite de envios de mensagem diárias. Então conforme suas campanhas forem dando certo e sua base de lead for crescendo, a dica é ir se planejando financeiramente para contratar uma automação de e-mail marketing paga porque será realmente necessário.

Uma dica importante para quem for usar a versão gratuito do Mailchimp é caprichar no planejamento das campanhas. Já que você terá que lidar com limitação de disparos diárias e mensais. Dessa forma planeje algo como:

  • 1 e-mail de boas-vindas ( recurso autoresponder) para quebrar o gelo e relembrar que seu contato foi autorizado pelo destinatário na ocasião X 
  • 1 e-mail semanal com newsletter (4 por mês) 
  • 1 e-mail com resumo do seu conteúdo por mês incentivando também a pessoa a fazer download de materiais mais aprofundados (novas conversões que aprofundem no funil de Inbound)
  • 1 e-mail com cupom de desconto (postcards) ou outra ação para reverter abandono de carrinho ou estimular vendas. Caso você use também ações de Outbound Marketing em suas estratégias de Marketing Digital.  

Principais recursos do plano gratuito Mailchimp 

A versão oferece várias funções indispensáveis para rodar campanhas de e-mail marketing da segmentação à mensuração passando pelos disparos. Confira as principais funcionalidades gratuitas do Mailchimp:   

  • Templates básicos para e-mail marketing
  • Dá para enviar 12 mil mensagens por mês (até 2 mil por dia)
  • Dá para criar newsletter e enviá-las automaticamente
  • É possível até configurar anúncios em redes sociais e landing pages
  • Permite importar contatos 
  • Pode integrar com CRM de Marketing
  • Integração com até 7 canais de Marketing Digital ( e-mail, Facebook e Instagram Ads, Social Posting, postcards, formulários em popups, Marketing Calendar )
  • Tem recursos para engajamento da audiência 
  • Dá para automatizar os principais e-mails (boas-vindas, parabéns, ações para recuperação de carrinho, etc). 
  • Criar relatórios básicos e receber recomendações básicas do sistema
  • 1 conta de gestor
  • Entre muitos outros recursos disponíveis no Mailchimp grátis 

Mautic 

Já para você que trabalha como Analista de Marketing Digital em empresas que estão mais avançadas em Inbound Marketing. Ou que tem uma base de dados muito maior, a dica é usar uma automação de e-mail marketing mais robusta como o Mautic.

A  ferramenta, que é uma Open Source Marketing Automation, permite que você crie campanhas de e-mail marketing mais complexas também da segmentação à mensuração passando pela automatização de disparos. 

Nós aqui do Marketagem, usamos o Mautic inclusive para enviar nossa newsletter. Mas, se você quiser experimentar, a recomendação é começar a usar a versão gratuita da automação que oferece recursos como:

  • Envio de e-mail marketing 
  • Segmentação de base
  • Campanhas multicanais
  • Criação de Landing Pages
  • Website Tracking
  • Integrações com os principais plugins e APIs
  • Dynamic Content (que permite personalizar a experiência do usuário no site e via e-mail marketing)
  • Entre outros recursos

Hubspot CRM 

versão grátis do software é mais básica, mas permite visualizar com clareza as etapas do funil de marketing com o intuito de tornar as ações de Inbound Marketing mais assertivas e consequentemente com melhores resultados. 

Ou seja, a ferramenta específica para gerenciar funil de marketing facilita seu contato com prospects e simplifica até o futuro trabalho de Vendas e Atendimento

Com o Hubspot CRM, é possível realizar principalmente o gerenciamento do relacionamento com as pessoas que estão no início da jornada do cliente (topo do funil) até a fase do meio indo para o fundo. 

Ou seja, permite que você vá nutrindo os leads, que ainda não foram encaminhados para equipe de vendas, por não serem ainda qualificados. 

No meio do funil, por exemplo, a ferramenta da Hubspot pode ser a base de dados para o planejamento da régua de relacionamento e o processo de qualificação de leads. Além de tornar mais simples criar estratégias de nutrição (lead nurturing) que é viabilizada também pela automação de e-mail marketing. 

Isso porque as informações dos prospects ficam organizadas e fáceis de visualizar com a solução da Hubspot. Ela inclusive reúne cada interação realizada em um mesmo lugar.   

SEM Rush

Por ser bem completo, o SEM Rush acabou se tornando uma das indispensáveis ferramentas de Marketing Digital porque facilita muito o trabalho do dia a dia em diferentes áreas como:

  • Mídias Sociais
  • Mídia Paga (Ads)
  • SEO
  • Marketing Intelligence

No caso dos profissionais de Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, a automação é fundamental da análise de concorrência à identificação de gargalos em processos ou projetos de SEO.

Além disso, o SEM Rush, ainda facilita o planejamento de conteúdo por meio do recurso Keyword Magic Tools que permite pesquisar volume de busca de palavras-chave. O que é indispensável para produção de textos otimizados para SEO e até mesmo para o planejamento de conteúdo para redes sociais.

Essa mesma funcionalidade também revela o grau de concorrência de keywords. O que é uma informação fundamental para quem trabalha com campanhas de publicidade online como Google Ads e Facebook Ads. 

Google Analytics (GA) 

ferramenta gratuita do Google reúne uma série de informações preciosas para gerenciar os diferentes canais de Marketing Digital. E em variados aspectos que vão do estabelecimento de metas no GA à análise de resultados totalmente baseada em dados. 

Com o Google Analytics, é possível encontrar diversas respostas que podem melhorar tanto as campanhas de Redes Sociais quanto às ações de Inbound Marketing e até mesmo as otimizações de SEO

Confira algumas aplicações práticas do GA na rotina de trabalho de profissionais de Marketing Digital: 

  • Identificar de onde os visitantes da sua página chegam (monitoramento de tráfego)
  • Descobrir os melhores horários para realizar postagens nas redes sociais (com base no real engajamento da sua audiência)
  • Monitorar como anda a velocidade de carregamento do site/blog tanto na versão mobile quanto no desktop
  • Analisar ROI 
  • Entender como distribuir o budget, com base na performance, dos diferentes canais de Marketing Digital 
  • Entre muitas outras utilidades que tornam sua campanha mais assertiva e orientada a dados

Quer aprender a alinhar metas e objetivos no Google Analytics? Então assista o vídeo abaixo porque eu explico como fazer isso de forma simples e clara.

Hotjar

Experiência do usuário e Marketing Digital precisa andar sempre de mãos dadas. Isso porque pouco irá adiantar, por exemplo, os investimentos em SEO e Redes Sociais se ao chegarem no seu blog ou site, as pessoas se depararem com formulários enormes que travam. 

O que simplesmente impede que novas conversões sejam realizadas. Só para citar um exemplo.

É justamente para evitar que situações como essas ocorram em suas páginas que o Hotjar foi desenvolvido. A automação reúne recursos importantes para melhorar a experiência do usuário e facilitar até a identificação do melhor lugar para colocar as Call to Actions (CTA). Isso porque oferece:

  • Mapa de Calor (heatmap): que permite que você entenda quais partes das páginas os usuários visualizam e interagem. 
  • Gravações de visitas: que informa toda interação do usuário desde o momento que acessou seu site até a hora que foi embora
  • Funis de conversão: para você entender exatamente o que está fazendo o visitante ir embora. Em que parte do site isso acontece. 
  • Análise de formulários: indispensáveis para conclusão de conversões, se os formulários  não oferecem uma experiência prática e rápida, eles simplesmente podem ser os vilões das suas estratégias de SEO e SEM. Ou seja, esse recurso faz toda a diferença para melhorar resultados também.
  • Entre outras funcionalidades fundamentais para melhorar os problemas de User Experience(UX) em seu site. 

Por ser uma ferramenta completa de análise de comportamento do usuário, com base nos dados do Hotjar, você pode melhorar formulários, otimizar conteúdo, aprimorar layouts, etc.

Conclusão

Investir em boas ferramentas de Marketing Digital pode facilitar bastante as rotinas de trabalho dos analistas inclusive aumentando a produtividade. 

Isso porque algumas automações, mais do que otimizar tempo na execução de tarefas repetitivas que seriam braçais sem elas, ainda reúnem dados relevantes que permitem o profissional realizar campanhas mais assertivas e obter melhores resultados.

Quer dar um upgrade nos seus conhecimentos de Marketing Online para crescer na carreira? Então conheça nosso novo curso Marketing Digital na Prática!

Recolocação de mercado: como fazer sua transição de carreira para o Marketing Digital

Área relativamente nova que oferece uma grande variedade de carreiras, o Marketing Digital atrai profissionais dos mais variados setores que estão em busca de recolocação no mercado. 

Principalmente os formados em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas). Mas, há espaço também para pessoas com diferentes tipos de graduação ou certificações técnicas.

Está pensando em fazer sua transição de carreira para o Marketing Digital? Então dá uma conferida no nosso post porque você vai descobrir quais as principais profissões do setor. E também como suas experiências anteriores podem facilitar sua transição de carreira. 

Principais áreas do Marketing Digital

O primeiro passo para ter sucesso na área, é saber exatamente no que quer trabalhar. Isso porque o Marketing Digital é um campo amplo que reúne profissões novas que exigem skills e domínios de ferramentas totalmente diferentes. Confira as principais carreiras:  

Quer trabalhar no meio online, mas ainda não entende o que faz a maioria desses profissionais? E nem conhece as habilidades que precisa desenvolver? Uma dica legal é, além de pesquisar bastante sobre a área, se inscrever em um curso introdutório para aprender o básico de Marketing Digital

Isso vai facilitar sua transição de carreira porque você vai entrar em contato com professores que também são profissionais experientes. E que podem inclusive ajudar você a descobrir qual área deve aprofundar seus aprendizados futuros com indicações de cursos específicos nela.

Sem contar que irá conhecer pessoas e fazer networking, caso seja um curso presencial de introdução ao Marketing Digital.

Como suas experiências profissionais podem agregar ao Marketing Digital

Quem pretende se preparar para começar a trabalhar com Marketing Digital precisa aprender conceitos, estratégias, ferramentas e técnicas para conquistar a recolocação na área. Mas, em muitos casos, suas experiências profissionais podem ser necessárias na nova carreira. Inclusive se tornando até diferenciais. 

Jornalistas

As habilidades de pesquisa, escrita e storytelling são muito necessárias no Marketing Digital principalmente nas seguintes carreiras:

  • Inbound Marketing/ Marketing de Conteúdo: precisa aprender a realizar pesquisa de palavra-chave e a compreender a intenção do usuário. Para dessa forma criar pautas para posts que sejam relevantes para as audiências e também que reforcem a autoridade do marca. Só para citar um exemplo das atribuições dessa função que engloba gestão de conteúdo.
  • Redator: se você quer trabalhar com produção de conteúdo, por exemplo, como é fundamental que você tenha noções de SEO para aplicar em textos. Dessa forma é possível criar conteúdo otimizado. O que é indispensável para o blog ou site se posicionar melhor no Google. Ou seja, ser encontrado com mais facilidade pelos internautas.
  • Jornalista de dados: outra nova profissão para jornalistas em alta.  Também conhecido como profissional de Data Driven Journalism, é ele que interpreta indicadores e estatísticas, compara informações, pesquisa dados brutos de planilhas de Excel,etc. Então se você quer atuar nessa área do Marketing Digital terá que aprender a realizar análise de dados, caso ainda não saiba. 

Assessor de imprensa 

Gestão de Redes Sociais, Analista de Link Building ou Assessor de Imprensa Digital são algumas das profissões que graduados em Comunicação Social costumam se sair bem no Marketing Digital. 

 

  • Profissional de Link Building: o conhecimento de SEO, produção de conteúdo e assessoria de comunicação são a base. Isso porque você irá desenvolver relacionamentos para conseguir publicações com backlinks. Portanto toda sua experiência como assessor de comunicação offline é indispensável. Da produção de releases à rede de contatos que você possui. 
  • Redes Sociais: atua na distribuição de conteúdo nas social media. Do planejamento à execução passando pela mensuração do processo. Ou seja, não é muito diferente da sua experiência com veículos offline. 

No caso de você atuar como Link Builder, terá que analisar prévia de métricas de SEO Offpage como Domain Authority (DA – autoridade de domínio) e Page Authority (PA – autoridade de página) que são analisadas na ferramenta Moz ou similares. 

Isso porque você também terá que levar em conta esses indicadores na hora de escolher os veículos que realmente interessam o envio de releases e publicações de guestposts.    

Já se resolver trabalhar como gestor de redes sociais, será necessário aprender  estratégias de Instagram, LinkedIN e/ou Facebook. E também as especificidades de cada uma das social medias para conseguir se comunicar com o público-alvo de maneira mais assertiva.

Quer algumas dicas para atuar na área de Social Media? Baixe gratuitamente o Webinar Como Rodar sua estratégia de Redes Sociais que reúne experts da área. 

Publicitário 

Para você que é formado em Publicidade e quer trabalhar na área de Marketing Digital, é preciso aprender algumas coisas. Mas, sua experiência offline pode ajudar bastante principalmente na área de mídia de performance

Isso porque você pode trabalhar com Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outros. Ou seja, criando anúncios online e gerenciando campanhas.  

Também pode trabalhar com Inbound Marketing na área de e-mail marketing.  Ou como copywriting, que é o bom e velho redator publicitário, mas que atua com conteúdo otimizado focado em vendas.  

Entre as várias opções, o trabalho como atendimento publicitário em agência digital também é destaque. 

Profissional de TI 

Quem é da área de Informática também encontra algumas opções de recolocação profissional na área de Marketing Digital. É possível atuar como desenvolvedor em agências online, e-commerces ou empresas com presença online em geral. 

Outra opção é ser especialista em SEO Onpage. Dessa forma você pode atuar em agências de Marketing Digital, lojas virtuais ou em startups diversas realizando otimizações de sites.

Para isso, será necessário aprender Search Engine Optimization. Inclusive para entender como funciona o Google e os principais buscadores. Além de se manter atualizado em relação à algoritmos e updates. 

Profissionais de vídeo

Considerado um mix de buscador e rede social, o Youtube é a segunda maior ferramenta de busca online do mundo e reúne um grande número de youtubers profissionais e influenciadores digitais que vem aumentando cada vez mais nos últimos anos.  

O que fez crescer a demanda por profissionais de vídeo para atuar na produção e edição de conteúdo para Youtube e outras social medias.

Portanto não falta espaço no Marketing Digital para quem é expert em audiovisual. Sem contar que as experiências prévias offline podem agregar bastante na carreira online. Talvez seja necessário apenas aprender alguns programas específicos, mas vai depender da vaga desejada.

Além disso, também é possível conseguir recolocação na área de e-learning. Isso porque a quantidade de cursos digitais também cresceu bastante nos últimos anos. O que gerou novos empregos para profissionais de vídeo.  

Conclusão

Gestor de Redes Sociais e consultor de SEO são apenas algumas das diferentes profissões do Marketing Digital. Esse vasto campo vem criando inclusive várias oportunidades de recolocação no mercado

Para atuar no meio online, muitas vezes é preciso aprender coisas novas e até se especializar na área que você deseja por meio de cursos e/ou mentorias

Mas, vale lembrar que em muitas situações, as experiências anteriores de quem está em transição de carreira têm muito a contribuir com a nova área. E fazem toda a diferença na hora de conquistar seu novo emprego.  

Quer começar a aprender Marketing Digital? Baixe nossos materiais gratuitos para entender melhor sobre o mercado e conhecer dicas de especialistas na área. 

Como levar seu negócio para o online

Você sabia que durante a Black Friday 2019 cerca de 84% das pessoas adquiriram produtos online em e-commerces que nunca tinham realizado transações antes? E que na mesma BF, 33% dos internautas compraram em lojas virtuais que nunca tinham ouvido falar?  

Esse comportamento de compra dos brasileiros, revelado pela pesquisa da Provokers Consultoria, é cada vez mais recorrente. E ocorre também em vários outros segmentos inclusive em empresas offline que estão também no meio digital. 

O crescimento das vendas não é o único benefício que você pode obter ao levar seu negócio para o online. Outro resultado possível com sua empresa na internet investindo em Marketing Digital é a ampliação da consciência da marca (Awareness). 

Quer descobrir como trazer seu negócio para o mundo digital? Confira esse post Marketagem até o fim porque você vai ficar por dentro do básico que é preciso fazer para isso. Confira só: 

Ter objetivos claros é o primeiro passo para o sucesso no mundo digital

Antes de investir tempo e dinheiro na criação do blog da marca e em perfis de redes sociais, é importante sempre ter em mente o real motivo de levar sua empresa também para o mundo online. 

É para aumentar as vendas? Fortalecer a marca? Independente da sua motivação, é preciso entender que ela será a base para nortear, não apenas as estratégias e ações do Marketing Digital, mas de todas as suas decisões futuras.   

Sem contar que o planejamento de Marketing Digital precisa ser baseado em dados que serão analisados estrategicamente de acordo com os objetivos do negócio no meio online. 

Eles tornam mais simples a compreensão da jornada do cliente (porque você vai passar a entender como eles se comportam no digital) e também criar ações de acordo com o  funil de marketing

Entenda bem seu público-alvo 

Antes de entrar no meio online, é importante sua empresa conhecer muito bem o público-alvo que quer alcançar e também o que já está atingindo. Como se comporta seu target no meio digital? Isso é algo que você precisa saber para assegurar o sucesso das suas estratégias online. 

Para isso, é necessário realizar pesquisas de marketing, entre outras, para analisar profundamente o mercado e seu público-alvo. E assim descobrir se vale mesmo a pena levar sua empresa para o meio online. 

  • Seu target realmente compra pela internet ou apenas consome conteúdo online antes de realizar a transação? 
  • O público-alvo tem o hábito de pesquisar online e comprar na loja física? 
  • Ou compra online, mas antes  costuma ver o produto fisicamente em um ponto de vendas offline? 

Tudo isso precisa ser pesquisado e analisado para descobrir se realmente vale a pena o investimento em canais digitais e até mesmo em quais deles. 

Entenda sua persona para investir nos canais de marketing digital mais adequados

Diferente do público-alvo, as personas da marca são as representações semi ficcionais dos clientes ideais do seu negócio. Caso sua empresa já as tenha, é importante atualizá-las periodicamente inclusive antes de entrar no digital. 

Se não tiver, é importante desenvolvê-las porque a criação de personas ajuda muito em diferentes aspectos do Inbound Marketing. Desde a escolha dos canais de marketing digital mais adequados até a orientação de produção de conteúdo para blog.  

Com essa humanização de dados, é mais fácil se colocar no lugar dos internautas e criar ações de Marketing Digital mais efetivas em todas as fases do funil. 

Então, por exemplo, se sua empresa tem personas, é mais fácil entender se vale a pena ter uma conta da marca no Instagram ou se faz mais sentido investir em Facebook Ads. Ou até mesmo se manter um blog é mesmo a melhor estratégia no seu caso específico. 

Invista em produção de conteúdo 

Criar um blog traz vários benefícios para sua empresa. Um dos mais importante é o fortalecimento da sua marca porque ela passa a ser conhecida por internautas de todo o Brasil e do mundo como autoridade no seu nicho

Sem contar que facilita ainda que seu negócio seja encontrado no Google e outros buscadores pelas pessoas certas. O que contribui bastante para a geração de leads qualificados para seu negócio, além de aumento de tráfego orgânico. 

Mas, vale lembrar que produção de conteúdo é algo mais amplo. Ou seja, vai além de conteúdo otimizado para blogs e sites. Isso porque inclui também as postagens realizadas nas redes sociais e até os vídeos produzidos para Youtube.

Distribua o conteúdo estrategicamente nas redes sociais

Marcar presença nas social medias é fundamental para começar uma conversa com suas personas e ainda distribuir os conteúdos do blog. Mas, nem sempre vale a pena criar perfil da marca em todas as redes sociais.

Na verdade, a dica é descobrir antes onde sua audiência está. No Facebook e no Instagram? Ou apenas no LinkedIn? Caso seu negócio tenha uma grande variedade de personas espalhadas pelas principais social medias, é importante se comunicar de forma assertiva com elas.

Para isso, é necessário muita pesquisa e planejamento de social media para realizar ações e campanhas mais assertivas para conectar sua marca com os clientes e prospects.

Estreite o relacionamento com campanhas de e-mail marketing

Outro tipo de produção de conteúdo é a criação de textos para campanhas de e-mail marketing. De uma maneira mais pessoal (comunicação 1 para 1 assinada por um membro da sua equipe e sem preocupação otimizações de SEO), essas mensagens precisam ser autorizadas pelos destinatários.

Dependendo da estratégia da sua marca, esses e-mails podem ser mais persuasivos e/ou informativos. Embora o ideal seja fazer um mix de ambos ( por exemplo: a cada 8 informações e conversas, 1 mensagem mais persuasiva para estimular as vendas).

Vale lembrar que as automações de e-mail marketing permitem que você realize segmentação dos contatos com maior facilidade, além de possibilitar a personalização do conteúdo que você irá enviar. O que simplifica o processo de nutrição de leads do ponto de vista tático. 

Use os mecanismos de busca ao seu favor

SEO

As pessoas estão pesquisando cada vez mais na internet antes de comprar produtos online ou em lojas físicas e começar um relacionamento duradouro com as marcas. 

Quando o seu blog responde para os internautas as principais dúvidas que eles têm relacionadas ao seu nicho, além de conferir mais autoridade a sua marca, ainda faz com que sua empresa esteja sempre viva na mente dos possíveis consumidores e clientes atuais. 

Por esse motivo é recomendado que você invista em Search Engine Optimization (SEO) quando levar seu negócio para o digital. Isso porque serão realizadas várias estratégias e técnicas de otimização de site para buscadores. 

Mas, vale lembrar que SEO está ligado à busca orgânica e traz resultado ao longo prazo. Por esse motivo se você quiser resultados imediatos para divulgação da sua marca, a dica é investir em publicidade online nos buscadores que seu público-alvo mais utiliza. 

Mensure todas as suas ações no meio online

Outra coisa fundamental que você precisa saber antes de levar seu negócio para o digital é que tudo precisa ser medido e acompanhado frequentemente para poder ser analisada. 

Para isso, será necessário usar algumas ferramentas de Marketing Digital específicas como:

Analise dados para entender o que está dando certo 

Uma das etapas mais importantes do Marketing Digital, a análise de dados é indispensável para obter bons resultados no meio online. Isso porque permite que você avalie periodicamente durante o processo o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado. 

Uma das ferramentas básicas para fazer isso é o Google Analytics. Com essa solução da empresa dona do maior buscador do mundo, você pode acompanhar a performance dos principais canais em um só lugar. Além disso, é possível descobrir em quais valem a pena investir. 

Quer saber como usar o Google Analytics para investir em canais de Marketing Digital? É só assistir o vídeo abaixo porque nele eu explico como fazer isso passo a passo. 

Conclusão

Levar seu negócio para o online é uma forma eficaz de expandir a consciência da sua marca (Awareness) e atingir o maior número de pessoas certas por meio da produção de conteúdo de qualidade focada nas personas do seu negócio e na divulgação nas social medias.

Sem contar que o investimento em diferentes canais de Marketing Digital ainda colabora para o aumento das vendas online e até mesmo offline. Isso porque a jornada do cliente na era mobile está cada vez mais multicanal (Omnichannel).

Quer aprender Marketing Digital para ajudar a potencializar os resultados do seu negócio? Assine a newsletter Marketagem para receber conteúdo novo via e-mail. Vale a pena também acompanhar nossas redes sociais e Youtube!

Primeiros Passos no Marketing Digital

Uma das carreiras que mais chama a atenção de estudantes e empreendedores hoje em dia é o Marketing Digital.

O primeiro pelo leque de oportunidades profissionais que o ramo oferece, que vai de tecnologia a análise de conteúdo. O segundo por ver em suas técnicas, estratégias e ferramentas a chance de alavancar resultados em seu negócio( seja ele grande ou pequeno).

Mas, independente da opção em que você se encontra, um fator é muito importante: saber exatamente do que se trata o Marketing Digital. Os campos, as técnicas e os conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos.

Com tantas informações, conceitos, nomes e siglas, pode até ser intimidador para quem nunca teve contato com a área. Porém, não se preocupe porque vamos guiá-lo nessa caminhada, apresentando o tema e explicando seus principais pontos para que você dê seus primeiros passos no Marketing Digital. 

O que é o Marketing Digital?

Não adianta falar de conceitos sem saber o básico, certo? Então vamos definir o que é esse tal Marketing Digital: é o conjunto de estratégias e ações em meios online usado com diferentes objetivos. Entre os principais estão:

  • Fazer a marca/produto/serviço aparecer mais (Awareness);
  • Atrair e gerar leads;
  • Aumentar as vendas de um negócio online (principalmente e-commerce);

Mas essas estratégias não são exclusivas para lojas virtuais. Vale lembrar que aqui no blog do Marketagem falamos recentemente sobre a importância de atrair mais clientes implementando Marketing Digital em lojas físicas.

Com a internet, cada vez mais pessoas migraram seus hábitos de consumo dos dispositivos  tradicionais (rádio e TV) para os dispositivos móveis (smartphones e tablets). Por estarem conectadas boa parte do seu dia, fazem suas compras online e procuram serviços e recomendações.

Portanto é vital para o seu negócio que ele esteja onde seu cliente está. E vários fatores podem influenciar na decisão de compra dele, como amigos e localização. O Marketing Digital atua para diminuir os obstáculos entre marcas e pessoas.

 Marketing Digital não é receita de bolo

Parece um conceito simples, mas pode ser extremamente subjetivo. Vai depender em especial de dois fatores: o negócio e o cliente. A interação com o público que você quer atingir e se seu produto ajuda a sanar a dor dele.

Portanto não há jeito certo de executar as tarefas do Marketing Digital. Há apenas o bom uso de ferramentas e canais dentro do planejamento que você determinar. Além disso, o que trouxe resultado para o seu concorrente não quer dizer que trará para você.

Cada caso é um caso. Cada cliente é uma persona diferente. E, por mais que o objetivo final de um negócio seja gerar lucro, cada negócio tem a sua estratégia para atingi-lo. 

Portanto Marketing Digital não é fácil e exige dedicação e aprendizado. Um bom início pode ser realizar um curso introdutório com profissionais experientes.

Principais termos de Marketing Online

Diversas áreas têm seus jargões e siglas específicas e no Marketing Digital não é diferente. Então preparamos esse rápido glossário explicando alguns dos mais usados no meio:

Persona

É uma representação semi ficcional do seu cliente ideal. A persona serve para nortear a produção de conteúdo de acordo com a jornada do cliente. Ajuda até a identificar as melhores formas de falar com o público que você quer atingir e a entender seus desejos e necessidades. 

Vale a pena usar esse kit para ajudar na construção da sua persona.  Além disso, se você quiser saber mais sobre o tema, a dica é assistir o vídeo abaixo porque explicamos mais detalhadamente sobre Persona e como construir uma. Confira:

Funil de vendas

Também chamado de Funil de Marketing, é o caminho que o usuário faz para se tornar um cliente. Para guiá-lo nessa jornada, é recomendado utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo, criação de personas, palavras-chaves, campanhas de e-mail marketing, entre outros.  

Outros termos básicos importantes 

  • Lead: são pessoas que estão chegando ao meio do funil de marketing. Como têm interesse em seu conteúdo e no relacionamento com sua marca, elas deixam informações pessoais ou profissionais (como e-mail ou celular) para receber informações relevantes da sua empresa.
  • Landing Pages: páginas em que os visitantes deixam suas informações normalmente em troca de algum material para download como e-books ou algum serviço gratuito como, por exemplo, uma auditoria em SEO .
  • CTA: do inglês Call To Action, é  uma chamada para ação que pode estar presente em posts ou vídeos. Ex: Quer aprender mais sobre Marketing Digital? Assine nossa newsletter Marketagem para saber das novidades em primeira mão. 
  • E-commerce: sites que realizam vendas online. Ou seja, as lojas virtuais.  
  • SEO: conjunto de técnicas para otimizar seu site para buscadores. O que o torna mais facilmente encontrado na busca orgânica dos mecanismos de busca.

Diferença entre objetivos, metas e KPIs

Está quase na hora de preparar a sua estratégia? Então precisa estar bem estabelecidos objetivos, metas e KPIs. E para isso, você precisa entender que eles não são a mesma coisa. Confira as diferentes  definições:

  • Objetivo: o que você quer alcançar. Ex: aumentar as vendas
  • Meta: é seu objetivo quebrado em diferentes partes. Elas estão relacionadas à quantidade e período de tempo. Ex: Crescer 30% das vendas online em 6 meses. 
  • KPI: Sigla de “Key Performance Indicator”, são indicadores-chave de resultado que revelam se você está atingindo o objetivo proposto. Normalmente são usados principalmente associados às metodologias ágeis. 

Quer entender melhor? Confira nosso vídeo sobre isso:

Veja um exemplo prático

É importante você ter seus objetivos, estratégias, ações e meios digitais muito bem definidos. Vamos mostrar isso em um exemplo prático disso.

Aqui no Marketagem nosso objetivo é muito claro: captar alunos para o Curso de Marketing Digital na Prática. Agora nós vamos traçar toda a nossa estratégia e ações em cima desse plano para no final ver em quais canais é possível atingir as persona do nosso curso de Marketing Digital.

Passo a passo

  1. Estratégia: Criar curso de introdução ao Marketing Digital com valor acessível para os interessados em aprender sobre o tema. Fazer divulgação no Google.
  1. Ações: Criar o curso de Introdução ao Marketing Digital, Investimento em SEO e Google Ads.
  1. Meios digitais: Google Ads e Site. 

 Para atingir os resultados desejados, é importante saber exatamente onde se quer chegar.  Do contrário as ações que você fará serão vazias. Como se você seguisse uma viagem para um lugar que nunca foi e não tivesse um mapa ou indicações para saber se está chegando ou não.

O que são canais de Marketing Digital?

Basicamente os canais de Marketing Digital são os meios em que o público que você quer atingir está. Dessa forma você precisa criar estratégias para se relacionar com ele, atrai-lo e convertê-lo em cliente.

Existem vários, mas você não precisa usar todos. Faça isso de acordo com a sua estratégia. Confira os principais canais de Marketing Digital disponíveis:

Marketing de Conteúdo

Também chamado de Content Marketing, é utilizado para compartilhar informações relevantes que atraiam e ajudem a sanar dúvidas do usuário por meio de conteúdo de alta qualidade. Para isso, distribua seu conteúdo em:

  • Blogs
  • Sites da empresa
  • Redes Sociais 

Feito da maneira correta, o Marketing de Conteúdo pode aumentar as visitas do seu site, trazer autoridade e reconhecimento a sua marca. E se seu produto for muito específico, você pode educar o público para que no futuro ele venha a ser seu cliente.

Um exemplo disso é se o seu produto for um brechó. Você pode produzir conteúdo otimizado, relevante e de alta qualidade ensinando seu público sobre os benefícios da moda sustentável.

Redes Sociais

Um excelente canal para criar interação e aproximação direta com clientes e prospects. As redes sociais fazem uma ponte direta entre público e marca para dialogar, comunicar e influenciar.

Logo, ter uma página nas redes sociais pode contribuir na sua estratégia de várias formas, por exemplo:

  • Promover suas ações e conteúdos
  • Humanizar a marca (mostrando por exemplo seu dia a dia)
  • Gerar engajamento 

Esses fatores ajudam o cliente a se identificar com a sua marca, além de agregar mais valor a ela. Isso porque mostra que você tem mais a oferecer do que só o seu produto (ideais, atitudes e valores). No vídeo abaixo, nosso expert em Redes Sociais explica sobre os 4 pilares do planejamento estratégico de social media. Confira só:

 Já se você busca uma mudança de carreira, a dica é ler nosso post sobre a profissão gerente de redes sociais.

 Quer aprender mais sobre social? Separei mais posts aqui do blog Marketagem sobre o tema:

Devo estar em todas as redes sociais?

Ótima pergunta para quem quer começar a ter presença digital. Isso irá depender exclusivamente de onde o público que você quer atingir mais se concentra. Por exemplo, se você trabalha em um segmento que dependa de um artifício mais visual, como moda, um perfil no Instagram com seus modelos pode ser uma boa.

Afinal, nosso país é o segundo maior usuário da rede. E 35% dos seus usuários são jovens. Atingir esse público pode gerar bons resultados para o seu negócio. Dedicamos um post inteiro para falar de métricas de Instagram e outras dicas sobre a rede social queridinha dos brasileiros;

E no post de Presença nas Redes Sociais falamos mais sobre a importância de ter seu negócio próximo do seu público e como identificar melhor a ideal para você. Não deixe de ler.

SEO

Mas nada desse trabalho adianta se você não puder ser encontrado nos buscadores, não é? E é aí que entram as técnicas de SEO.

SEO vem de Search Engine Optimization (otimização das ferramentas de busca). E como diz o nome, ele trata de fazer melhorias no site para que ele atinja as primeiras posições nos buscadores como o Google por exemplo.

Essa otimização acontece em vários pontos. Pode melhorar a leitura do seu site para os robôs do Google, otimizar conteúdo com palavras-chave, reduzir a velocidade de carregamento do site, colaborar com a usabilidade, entre muitos outros. 

Com tais melhorias, há mais chance de você estar no topo da página de busca.O que aumenta as chances do usuário clicar nos seus links.

Listamos neste post ferramentas do SEO que ajudam no dia a dia para facilitar seu trabalho de melhorar. Não deixe de conferir.

E-Mail Marketing

Automação utilizada para envio de mensagens com fins comerciais para uma lista de contatos autorizados. O E-Mail Marketing é uma poderosa ferramenta, que pode ter o objetivo de:

  • Fortalecer sua marca ou produto;
  • Comunicação com clientes;
  • Iniciar / Guiar o cliente na jornada de compra.
  • Atuar como Newsletter que é uma espécie de jornal informativo para o cliente.

O E-Mail Marketing também é ótimo para segmentar o seu público. Você pode criar listas a partir da receptividade do cliente. Quem está abrindo ou quem está clicando, por exemplo.

Isso permite que você seja mais assertivo em suas campanhas, mandando o material apropriado para o momento da jornada em que esse cliente se encontra.

Mas com grandes poderes, também vem grandes responsabilidades. Veja o que fazer e não fazer em uma campanha e tome cuidado para que você não se torne o chato do e-mail, enchendo a caixa de mensagens do seu público.

Isso é extremamente irritante, e uma das más práticas do e-mail marketing que listamos no nosso post de 6 cuidados para ao enviar uma campanha.

Mídias online

Quando você acessa o Google e vê os primeiros sites como anúncio, já se perguntou de que modo eles estão em posições de tanto destaque? Essa é só uma de algumas formas de como as mídias pagas atuam na internet.

Como o próprio nome sugere, mídias online são ações publicitárias de exposição da sua marca. Mediante um pagamento, você coloca seu veículo em evidência, aparece mais e tem mais chance de aumentar seu tráfego e vendas no seu site.

Esse é um exemplo claro de como a internet revolucionou e barateou serviços que antes eram caros para pequenos empreendedores. Antes esses anúncios eram feitos em forma de comerciais de rádio ou em revistas e jornais.

Hoje as principais e mais influenciadoras fontes de mídias online são o Google Ads e o Facebook Ads. Falamos detalhadamente sobre cada um deles e suas diferenças no blog do Marketagem, não deixe de ler.

Mas tome cuidado. Afinal, investir nessas mídias sem saber como elas funcionam pode esvaziar seu bolso e não trazer resultado algum. Por isso, saiba quando se deve investir em Google Ads e em Facebook Ads e a importância do Remarketing para o Google.

Por que estudar Marketing Digital?

O campo do Marketing Digital vem abrindo enormes possibilidades. Com o avanço da tecnologia, mais áreas surgem para cobrir necessidades que antes nem imaginávamos que viriam a existir.

Estudar Marketing Digital pode ser o fator determinante para uma mudança de carreira ou elevar as possibilidades de ter sucesso no negócio próprio

Cada vez mais pessoas estão online e migram seus afazeres para a internet. Logo o digital tem muito mais presença na jornada de compra de um cliente.

Nós listamos aqui 4 motivos para mostrar que estudar Marketing Digital é fundamental.

Conclusão

Agora você tem o necessário para começar a entrar de cabeça nesse universo viciante. Pode parecer assustador de início, mas continue praticando e você entenderá o processo. Tornando tudo menos complicado.

Mas é só o início. Mantenha-se sempre atualizado e praticando com pequenos testes. Planeje sua estratégia, execute suas ações e mensure os resultados.

Esse post ajudou você a entender um pouco mais sobre o Marketing Digital? Comente suas dúvidas e assine nossa Newsletter para ficar atualizado nas novidades.

O que preciso saber antes de começar um blog

Embora os blogs ofereçam benefícios, eles também requerem alguns requisitos básicos que é preciso estar ligado antes de colocar suas páginas no ar. 

Quer saber quais são eles? Então fica ligado porque neste post Marketagem você vai ficar sabendo um pouco sobre a parte técnica e também sobre estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Confira:

Blog tem baixo custo, mas não é de graça

Muita gente pensa que publicar posts não requer nenhum investimento. É verdade que as plataformas CMS como WordPress e Blogger são gratuitas. Mas, para criar um blog profissional de sucesso é necessário ter alguns custos com a criação e manutenção dele. 

Mas, não se preocupe porque são poucos gastos. Alguns você paga anualmente (compra de domínio) enquanto outros são mensais (hospedagem do site). Há ainda os valores de renovação do domínio após 1 ano que também é um custo considerado pequeno.  

Você também precisará contratar algumas ferramentas de SEO para tentar fazer  seu blog posicionar melhor no Google. Isso porque por meio delas é possível realizar otimizações diversas como, por exemplo, pesquisa de keywords

Além disso, em alguns casos, até assinatura de banco de imagens é necessária para evitar problemas com direitos autorais. Entre outros custos que nem sempre as pessoas têm conhecimento antes de criar um blog da marca ou profissional. 

Comprar o domínio é o primeiro passo

Escolher o nome do seu blog normalmente é o início de tudo. Mas, antes de colocar a mão na massa e criar seu site do zero, até mesmo por questões de direitos autorais, é indispensável que você compre um domínio (como, por exemplo, nomedoseublog.com.br ou nomedoseublog.com, entre muitos outros).

Eles podem ser adquiridos no site Registro.br, que vende uma grande variedade de domínios (sendo os mais famosos os terminados em com.br). Outra opção é comprar no próprio WordPress ou em hosts. 

É preciso contratar hospedagem para sites 

Também conhecidas como Host, muitas empresas oferecem o serviço de armazenamento de páginas virtuais em um provedor (compartilhado ou dedicado). Além de serem responsáveis por manterem elas aparecendo na web. 

Então se você quer que seu blog gere muito tráfego, terá que deixá-lo preparado para aguentar a grande quantidade de pessoas navegando. Caso contrário, justamente quando ele começar a bombar, acabará saindo do ar. Para evitar que esse tipo de problema ocorra com sua empresa ou seu blog profissional, a dica é escolher uma boa empresa de hospedagem de sites. 

Vale lembrar que elas também oferecem outros serviços essenciais como capacidade de armazenamento (em alguns planos é ilimitado), SSL gratuito e até e-mail @nomedoseublog, entre outros. 

Portanto antes de começar seu blog, é fundamental comparar os planos de várias empresas de hospedagem para fechar o melhor negócio para você.  

Todo blog de sucesso tem objetivos por trás

benefícios de criar um blog
 

Antes de começar seu blog profissional ou da sua empresa, não esqueça de se perguntar o porquê desse trabalho todo. Afinal sem um norte para ele, se torna complicado definir metas e avaliar resultados. 

Sem contar que publicar posts sem um objetivo bem definido pode acabar abreviando a vida útil do blog. Isso porque ele vai deixar de ser prioridade para você e sua equipe porque os objetivos da produção de conteúdo são desconhecidos. 

Determinar seu público-alvo é fundamental para o sucesso do seu blog

Uma das maiores causas de blogs serem deixados de lado por seus criadores é a falta de engajamento do público. O que pode ocorrer por vários motivos incluindo a não identificação dos internautas com o tom de voz.

Para evitar esse problema, uma dica importante é segmentar o target antes mesmo de começar seu blog. Dessa forma você consegue direcionar o conteúdo para um nicho que terá interesse nele. O que aumenta consideravelmente as chances de você conseguir uma audiência engajada desde o início.  

Sem contar que facilita até a monetização do blog, a distribuição nas redes sociais e também criar campanhas de e-mail marketing.

A construção de personas para orientar a produção do conteúdo faz toda a diferença. Aqui no Marketagem, você encontra tudo que precisa para criar personas em nossa Página de Materiais Gratuitos. Basta baixar nosso Kit Persona.  

Planejamento faz toda a diferença

Outra coisa que você precisa saber antes de criar um blog é que será preciso muito planejamento para mantê-lo no ar. 

É importante inclusive estabelecer uma frequência de postagem de conteúdos para que seu público saiba que o blog está sempre atualizado e desenvolva assim o hábito de o acessar regularmente. 

Além disso, com prazos de postagens estabelecidos, é possível organizar toda a rotina de produção de conteúdo. Estabelecendo datas para a criação do calendário editorial até a programação de posts. 

Aprenda a monetizar seu blog

Como você já deve imaginar, não dá para ficar milionário em 1 mês postando na internet. Mas, dá para ganhar dinheiro com conteúdo ao monetizar o seu blog. Então vale a pena pensar em como fazer isso antes mesmo de criá-lo. 

Mensurar é preciso para avaliar o desempenho 

Outra coisa que é preciso ter em mente antes de lançar seu blog é que precisará analisar a performance das postagens e entender de onde está vindo seu tráfego por exemplo. O que é possível por meio de ferramentas como o Google Analytics e outros plugins instalados no WordPress.

O que você precisa saber da parte técnica antes de começar um blog

  • Você terá que escolher um CMS  e definir qual será o layout entre os vários templates gratuitos oferecidos
  • Precisará comprar um domínio e configurar DNS na plataforma que você usa
  • Escolher uma empresa de hospedagem (host) para ter o e-mail @seublog.com ou @seublog.com.br (dependendo do domínio comprado)
  • Também será necessário instalar plugins como, por exemplo, o Yoast (SEO),  e até mesmo outros como anti spam, etc. 
  • Precisará aprender a publicar no CMS e realizar as otimizações de SEO nos posts 

Conclusão

Para criar um blog de sucesso, é necessário ter em mente todo o processo que ele demanda. A compra do domínio é o primeiro passo antes de colocar a mão na massa e construir o blog em si. Mas, vale a pena também criar estratégias em relação à produção de conteúdo e principalmente para monetizar seu blog.  

Quer aprender um pouco mais sobre produção de conteúdo e blogs? Assine gratuitamente nossa newsletter para receber novidades sobre o mundo do Marketing Digital em primeira mão! 

Como comprar um domínio para seu blog

Estratégicos para fazer você se destacar na sua carreira em Marketing Digital, os blogs são ótimos espaços para você compartilhar seus conhecimentos e adquirir autoridade no assunto que é especialista.

Além disso, esse conjunto de páginas virtuais também costuma aproximar marcas de seus targets por meio de conteúdo otimizado que responde às principais dúvidas dos possíveis consumidores e clientes sobre os produtos ou serviços da empresa em cada etapa da jornada do cliente e do funil de marketing

Um dos primeiros passos para colocar seu blog no ar é a compra do domínio. Quer saber como faz isso? Então fica ligado neste post Marketagem até o fim porque eu explico onde você pode adquirir o seu e descobrir se ainda está disponível para compra. 

O que é domínio? 

Quase tão velhos quanto o nascimento da internet, os domínios surgiram como uma forma mais prática de localizar e identificar sites. Ou seja, os nomes facilitam a memorização do endereço da página na web pelas pessoas.

Portanto a escolha do domínio é a base de tudo quando o assunto é blog. O que o torna tão importante quanto a qualidade do conteúdo e a identidade visual da página

Isso porque é o domínio que define o “nome do site” e também o endereço eletrônico dele. Então normalmente é o primeiro passo para criar um blog de sucesso. Para ficar ainda mais claro, eu vou dar como exemplo o nosso domínio: https://marketagem.com.br/

Domínio gratuito X pago

Quando você cria um blog em ferramentas gratuitas como, por exemplo, WordPress, você ganha um domínio grátis terminado em wordpress.com. E mesmo ocorre no Blogger com o domínio terminado em blogspot.com.

 Mas, se você quer que o endereço eletrônico termine em .com.br, com. ou qualquer outra extensão diferente, é preciso comprar um domínio. O que costuma ser barato em planos de empresas de hospedagem de sites.

Quais as categorias de domínios de blog existentes?

Aqui no Brasil, a maioria dos endereços eletrônicos termina em: .com.br. Mas, existe uma grande variedade de categorias de domínios. 

arquivo de persona simplificado

Algumas inclusive sinalizam a profissão do dono do site como, por exemplo, os finalizados em .jorn.br (que indica jornalista do Brasil) ou.ppg.br (publicitários e profissionais de marketing e propaganda brasileiros). Há ainda as extensões regionais como, por exemplo, niteroi.br.. 

Embora sejam mais raros em nosso país, dependendo da sua estratégia com seu blog, pode valer a pena comprar domínio de categoria profissional liberal ou de cidade no Registro.Br (que é o departamento do Núcleo de Informação e Coordenação dos domínios terminados em Ponto Br). 

Como consultar se o domínio que pretende comprar está disponível

  • Registro.br: é nessa página que você pode comprar domínios que terminem em com.br e muitas outras categorias.E, claro, consultar a disponibilidade do nome de blog que você quer antes.
  • Empresas de hospedagem de site: normalmente elas oferecem pacotes completos que incluem hospedagem de site, e-mails, DNS. E também são autorizadas a vender domínios neles. Só que normalmente são os finalizados em com. ou outras extensões.

Cuidados ao escolher o domínio do seu blog

Depois que você consultou se o nome do blog que você deseja comprar está disponível, é hora de descobrir a vida pregressa dele. Afinal, você não quer associar sua carreira ou marca a um domínio que teve má reputação online, certo?

Para isso, a dica é jogar o nome do site no Google, com o seguinte comando: site:seudominio.com.br (ou .com,etc.). Se o buscador mostrar resultados de pesquisas esquisitos, vale a pena reavaliar se vale mesmo a pena adquirir esse domínio. Já se não aparecer nada na busca, não importa o que foi antes, o Google já desindexou.  

Outra dica de ouro é consultar o Wayback Machine, que é uma ferramenta gratuito do Google que mostra o histórico do site. E aí você vai saber como ele era antes de você comprar o domínio. Se nada aparecer é porque o domínio nunca foi comprado antes.

Caso o domínio que você tanto quer esteja comprado por alguém, é possível descobrir quando irá expirar no site Who Is. Lá você também encontra a qual empresa ou pessoa pertence o domínio atualmente. 

Conclusão

Escolher o domínio para seu blog deve ser um dos primeiros passos na hora de criar seu site do zero. Isso porque ele vai ficar na URL da home e ajudar a localizar suas páginas na web. 

Mas, é possível ir além, enfatizando sua profissão na extensão do domínio ou até mesmo a localidade que você atua. Porém, o mais usual é os domínios de site e blogs no Brasil terminarem em com.br.

Vale ressaltar que o melhor domínio para seu blog  é aquele que conversa com seu objetivo com ele. Portanto se for criar autoridade como profissional, uma extensão da categoria profissional pode colaborar com isso. 

Além disso, palavra-chave é muito bem-vinda em domínios. Mas, elas precisam fazer sentido e estar perfeitamente alinhadas com o propósito da criação do blog

Benefícios de ter um blog

Fundamentais na produção de conteúdo para muitos segmentos e fortes aliados do SEO, os blogs de empresas estão conquistando cada vez mais espaço na internet. 

Para se ter uma ideia, em 2017, já existia 5,5 milhões de blogs no Brasil de acordo com dados da Big Data Corp. E desse total, cerca de 82% eram monetizados com publicidade online. E certamente agora em 2020, esse número já aumentou bastante. 

Mas, não é só que tem um negócio próprio e nem grandes marcas que estão postando conteúdos em plataformas como WordPress. Até quem quer se destacar no mercado de trabalho está apostando em blogs profissionais para crescer na carreira.  

Sem contar que o bom e velho blog pessoal não perdeu seu espaço. Vale lembrar que grandes digital influencers costumam manter seus blogs pessoais sempre atualizados. 

Quer conhecer os principais benefícios de criar um blog? Então fica ligado nesse post Marketagem porque eu explico para você os motivos para investir tempo e um pouco de dinheiro nessa ferramenta altamente estratégica. Confira: 

Benefícios de criar um blog profissional

benefícios de criar um blog

Transforma você em autoridade no assunto 

Quando você escreve um post, sobre um tema que domina, em um blog  de terceiros que é referência ou até mesmo no LinkedIn, as pessoas já encaram você como autoridade no assunto. 

Agora imagina quando você mesmo cria um blog sobre esse tema que domina… Você mostra ao mercado que entende mesmo da coisa e quando precisarem de um expert certamente vão lembrar de você. 

O que pode trazer benefícios para sua carreira (mudança de emprego, recolocação profissional,  convites para palestrar, fazer lives, etc) e até mesmo para os negócios (aumento das vendas dos produtos ou serviços que você oferece, mais leads, etc.). 

Ou seja, de um jeito ou de outro, compartilhar seus conhecimentos aprofundados e expertise em um blog próprio só agrega valor a sua reputação como profissional.   

Permite começar uma conversa

A interação é algo que os blogs estimulam com o espaço para comentários abaixo dos textos postados. E uma dica para começar uma conversa com seus leitores é finalizá-los com perguntas abertas (que não seja para a pessoa dizer sim ou não).

Esse questionamento, que é uma tática chamada Call To Action (CTA), é bem estratégica já que você pode até ter insights para novos conteúdos de acordo com a resposta dos internautas. Mas, para isso, pergunte de maneira persuasiva e de acordo com seus objetivos com o conteúdo. 

Você mesmo pode criar um blog (DIY)

Outra vantagem é que para produzir conteúdos em posts não é necessário gastar dinheiro contratando webdesigners, desenvolvedores ou webmasters. Isso porque você mesmo pode criar um site do zero mesmo sem ser profundo conhecedor de linguagem HTML. 

Basta escolher um CMS gratuito como o WordPress, que oferece uma grande variedade de templates grátis (o que resolve o problema do design). E usar alguns plugins para conseguir começar suas publicações em pouco tempo e sem nenhum gasto com plataforma. 

Baixo custo

Como não precisa gastar dinheiro com mão de obra nem com plataforma, o blog é considerado um investimento mínimo que pode trazer ótimos resultados. As únicas coisas que você precisará pagar na hora de criar seu site do zero são: 

  • Domínio: é o endereço do seu site. Ele precisa ser comprado e você paga um valor inferior a 50 reais por ano ou pode pagar mais garantido ele por até 10 anos. Um exemplo, para deixar mais claro, nosso domínio é: https://marketagem.com.br/ 

  • Hospedagem de sites (host): é o provedor que irá hospedar seu blog. Existem muitas opções no mercado e elas costumam oferecer planos específicos para WordPress que incluem domínio, e-mails e CSS. Os valores variam bastante, mas você paga bem menos de 10 reais por mês na hora de contratar e menos de 30 reais mensais para renovar.

Benefícios de criar blogs da marca

a importância de ter um blog da marcaAlém de oferecer todos os pontos positivos de um blog profissional, os criados pelas empresas servem também para fazer as pessoas se conectarem com a marca de forma mais profunda. O que, sem dúvida, a fortalece bastante perante seu público-alvo. 

Faz sua empresa ser encontrada no Google mais facilmente

A produção de conteúdo em blogs não só aumenta a autoridade da marca sobre determinados assuntos como ainda permite que ela seja encontrada no Google por quem está mais propenso a consumir seu produto ou serviço. 

Isso, é claro, quando você otimiza o blog para buscadores (com técnicas de SEO) e também realiza o planejamento do conteúdo usando personas (estratégias de Content Marketing e Inbound) . 

Ao otimizar seu blog para os principais mecanismos de busca, você permite que eles encontrem suas páginas e identifiquem sobre o que cada uma delas se trata. 

Com isso, é possível indexar e ranquear as páginas no Google e outros buscadores. Portanto as técnicas e estratégias de SEO aumentam as chances de ficar na primeira página e fazem seu blog ser encontrado mais facilmente por suas personas. 

Colabora muito com SEO

Muita gente pensa que otimização de sites para mecanismos de busca é algo extremamente técnico que envolve apenas conhecimentos profundos em linguagem HTML e plugins de WordPress. Mas, isso é apenas parte do trabalho.

O conteúdo otimizado para SEO também é fundamental para que seu blog fique bem posicionado nos mecanismos de busca. Mas, para isso, é preciso que os textos dos posts sejam bem planejados, não apenas com pesquisa de palavra-chave, mas também levando em conta a intenção do usuário

É indispensável para Marketing de Conteúdo

Criar maior conexão com seu público-alvo por meio de oferecimento de conteúdo de qualidade gratuito sobre temas que sua empresa domina e que são de interesse das audiências é uma das principais funções do blog da marca. 

Isso porque ele permite tirar as principais dúvidas do seu target sobre os assuntos ligados ao seu nicho e educar a audiência sobre produtos ou serviços da empresa. 

Para isso, é necessário produzir conteúdo focado na persona e também distribuir nas redes sociais para atrair leitores e ainda iniciar uma conversa. 

Mas, antes de começar o planejamento do conteúdo, é importante se basear nas etapas do funil de marketing e a jornada do cliente.

É a base das estratégias de Inbound Marketing

Com conteúdos relevantes de qualidade, é possível atrair leitores para seu blog e mantê-los navegando nele. E ainda fazer com as que as pessoas assinem sua newsletter tornando-se leads que sua empresa precisará estreitar relacionamento por meio de campanhas de e-mail marketing

Quando esses leads ficarem qualificados (ou seja, os mais propensos a fechar negócio com sua marca), é hora da equipe de Vendas Inbound entrar em ação para aumenta os lucros da empresa.  

Blogs corporativos são estratégicos para empresas

Vale lembrar que Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO funcionam muito bem juntos trazendo excelentes resultados como:

  • Aumento da consciência da marca (awareness)
  • Crescimento do tráfego orgânico 
  • Geração de mais leads 
  • Facilita vender mais pela internet

Conclusão

Ser reconhecido como autoridade no assunto e alcançar a primeira página do Google são alguns, dos vários benefícios, que criar um blog pode trazer. 

Sem contar que investir na centralização de todo o conteúdo produzido por você ou sua empresa ainda requer baixo investimento já que você precisa apenas pagar hospedagem e plataforma. 

Lembrou de mais algum benefício que a criação de blogs pode trazer? Compartilhe com a gente nos comentários. 

Victor Baptista

Fundador do Marketagem

Dia do Profissional de Propaganda: entenda mais sobre a profissão e relembre campanhas que entraram para a história

Você sabia que dia 17 de outubro é celebrado o Dia do Profissional de Propaganda?

Em homenagem a esses criativos experts na arte da persuasão, nós do Marketagem resolvemos fazer esse post. 

E nele você vai conhecer a diferença entre Publicidade e Propaganda, além de relembrar alguns exemplos inesquecíveis. Confira: 

O que é Propaganda?

O que é propaganda?

Para Marketing

No livro ‘Administração de Marketing’, a definição de Propaganda de Kotler e Keller é: “qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Os anúncios são uma maneira lucrativa de disseminar mensagens, seja para desenvolver uma preferência de marca, seja para instruir pessoas”. 

Para Comunicação 

Mas, a definição de Kotler não é consenso no meio acadêmico. Tanto que há comunicólogos que defendem que Propaganda não é sinônimo de Publicidade.

Como é o caso do autor Ivan Santos Barbosa, que em sua obra ‘Propaganda e significação: do conceito a inscrição psico-cultural’ define: “Propaganda é mais abrangente, todo anúncio é nessa óptica, uma propaganda, mas nem toda propaganda seria publicidade.“

Para Linguística 

Já se você pesquisar em dicionários tradicionais irá encontrar definições de Propaganda como essas do Michaelis Online: 

  1. “Ato ou efeito de propagar.
  2. Disseminação de ideias, informação ou rumores com o fim de auxiliar ou prejudicar uma instituição, causa ou pessoa.
  3. Propagação de doutrinas, ideias, argumentos, informações etc., baseados em dados verdadeiros ou falsos, com o objetivo de persuadir ou influenciar o público em geral ou um grupo de pessoas”. 

Publicidade até aparece como a 4ª definição, mas deixando claro para o internauta que é um outro verbete. 

Já o Dicio, até entende Publicidade como sinônimo de Propaganda, mas a primeira definição que aparece é a seguinte: “Difusão de uma ideia, de uma crença, de uma ideologia ou religião: fazia propaganda da sua fé. “

Conceito de propaganda: dicas históricas

Sob o ponto de vista da Linguística e da Comunicação, a Propaganda tem cunho ideológico. Isso porque, propaga ideais em nome de instituições que podem ser de partidos a associações passando por ONGs e igrejas. E a História também reforça essa teoria. Confira:

  1. Tio Sam convocando homens dos Estados Unidos para servir na Segunda Guerra Mundial é um exemplo de propaganda inesquecível

  1. Joseph Goebbels era o Ministro da Propaganda da Alemanha na Era Hitler e não da Publicidade Nazista. 

  1. Em 1450, Gutenberg inventou a prensa móvel que revolucionou a História Mundial. E em 1482, a primeira propaganda criada com ela foi a de uma manifestação religiosa segundo o livro ‘Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária’. 

Então o que é Publicidade?

Nas palavras do comunicólogo Barbosa, o conceito de Publicidade é: “a campanha cuja finalidade é promover comercialmente um produto, serviço ou loja”.

Então por meio de técnicas de persuasão, em diferentes tipos de peças criativas, ela tem o objetivo de convencer pessoas a comprar ou fazer o público lembrar de determinada marca para futuramente adquirir produtos ou serviços dela.

E Outbound Marketing? 

Metodologia oposta ao Inbound Marketing (que é o Marketing de Atração), o Outbound nada mais é do que o Marketing Tradicional adaptado à Era Digital. 

Portanto é um processo de prospecção ativa que pode usar canais online e/ou offline no processo de vendas que costuma gerar resultados ao curto prazo ou até imediatos. 

Então quando falamos de Outbound Marketing, não tem como deixar de citar os anúncios online (os famosos Ads), as campanhas de e-mail marketing com intuito de venda direta (normalmente escritas por copywriters) e até mesmo as propagandas. 

Vale lembrar que, embora sejam opostos, Inbound e Outbound costumam funcionar muito bem juntos. 

No mercado de trabalho, profissionais de Propaganda e Publicitários disputam as mesmas vagas

Embora teoricamente a criação de campanhas ideológicas seja a expertise dos profissionais de Propaganda, na realidade do mercado de trabalho brasileiro, não há distinção. Dessa forma eles podem atuar como publicitários, sem problemas, e vice-versa. 

Até porque a maioria das universidades nacionais preparam os alunos para trabalharem tanto em Publicidade quanto em Propaganda. Dessa forma, os dois profissionais estão aptos a criar campanhas de Mídia Paga Online  e/ou Offline.

Vale lembrar que Redatores Publicitários e Diretores de Arte também podem criar propagandas para campanhas políticas (que costumam render alta remuneração durante o projeto) e até para Organizações Sem Fins Lucrativos como colaboradores ou voluntários. 

Quer saber mais sobre a carreira de Redator Publicitário? Assista nosso webinar “Será que redator é tudo igual?” com o redator publicitário Felipe Silva, a redatora UX Cris Luckner e comigo, Anna Cecilia!  

3 propagandas online para entender de vez a diferença conceitual 

A Jornada – MSF

Essa propaganda do Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem como finalidade o aumento de doações. Para isso, os profissionais de Propaganda sensibilizaram o público com o trabalho real dos voluntários.

Ligue 188 – CVV

De cunho informativo, a propaganda do Centro de Valorização da Vida (CVV) foi criada para informar a população sobre o novo número e dizer que é gratuito. 

The Autocomplete Truth – ONU

A propaganda da Organização das Nações Unidas (ONU) tem o intuito de defender uma causa: empoderamento feminino/ combate ao machismo.

Conclusão

Mesmo com conceitos diferentes, para alguns estudiosos de Comunicação e Linguística, na prática Propaganda e Publicidade são sinônimos em Marketing e também no mercado de trabalho no Brasil.  

Até porque as universidades de Publicidade e Propaganda (PP) preparam os alunos para trabalhar em qualquer uma das profissões assim como os cursos de Marketing Digital que ensinam a criar campanhas de Google Ads e Facebook Ads. 

Então não precisa se preocupar com as distinções conceituais se quiser trabalhar com isso. O importante mesmo é aprender estratégias e táticas para aplicar no mercado e conquistar o emprego dos seus sonhos ou empreender na área.  

Já tinha parado para pensar que Publicidade e Propaganda pode não ser a mesma coisa? Conte para a gente nos comentários o que você acha sobre essa diferença conceitual e deixe suas dúvidas sobre Mídia Online. 

Anna Cecília

Redatora web do Marketagem

Afiliados: dá para ganhar dinheiro promovendo produtos dos outros?

Quem não quer ser nômade digital? Trabalhar em home office, sendo seu próprio patrão, ganhando muito dinheiro e ainda tendo tempo para curtir a vida. Na Era Mobile, isso é realmente possível. Tanto que acabou virando o sonho de grande parte dos brasileiros. Mas, é preciso ter cuidado para não se iludir com promessas de altos lucros da noite para o dia. 

Uma das formas de ganhar dinheiro pela internet, que vem sendo amplamente difundida, é o Marketing de Afiliados. O fato de poder aliar trabalho remoto, lifestyle e autonomia tem despertado o interesse de muitas pessoas em produzir conteúdo para divulgar produtos ou serviços de terceiros.

Mas, será que dá para ficar rico com comissões de vendas online? Lendo este post do Marketagem, você vai ficar sabendo o que são os afiliados, como funcionam os programas e algumas dicas sobre o que você precisa aprender caso decida que isso é realmente para você.  

O que é Afiliado

Mais conhecido como Programa de Afiliados, esse tipo de Marketing Online é tipo uma venda consignada no mundo offline. Só que você trabalha em casa ao invés de sair por aí batendo de porta em porta para tentar vender os produtos. 

Para ser um afiliado, é necessário se inscrever em plataformas específicas para isso. Lá você escolhe os produtos que vai vender online. Mas, vale lembrar que nesse tipo de programa, o recebimento do dinheiro não é por clique, mas por transações realizadas por intermédio seu. Ou seja: é comissão de vendas. 

Para ficar ainda mais claro, vou dar um exemplo offline: vamos supor que você comece a vender óculos de fábrica em consignação. A cada produto vendido, sua comissão está garantida. E aqueles que você não conseguir vender, é só devolver para o fabricante. 

Aparentemente você só tem a ganhar dependendo do seu esforço. Mas, não é bem por aí, porque houve seu investimento de tempo, além dos custos de deslocamento (combustível do veículo ou passagens de transporte público) e alimentação.

Claro que no online não tem gastos de deslocamento. Porém, eles são substituídos por outros como luz e internet (só para citar os mais óbvios). Então, antes de se tornar afiliado, é necessário calcular seu investimento e todo mês colocá-lo na planilha para ver se está valendo mesmo a pena esse tipo de trabalho. 

Como funciona o Marketing de Afiliados na prática

O trabalho não é rápido, simples ou fácil como pode parecer em um primeiro momento. Até porque você terá que investir bastante tempo criando estratégias e táticas para promover produtos de terceiros. Veja os 6 passos para ganhar dinheiro como afiliado:

E acredite: o passo 3 não é dos mais fáceis. Entre uma pessoa clicar no anúncio ou link externo e realizar de fato uma compra, há um grande abismo…. Pergunta só aos donos de e-commerce… 

  • Abandono de carrinho
  • Desistência de preenchimento de cadastro
  • Problemas com pagamento (análise de crédito, boletos que vencem, etc.)
  • Arrependimento de compra 
  • Entre outros

Então por mais que você faça sua parte direitinho (divulgação e convencimento), se a pessoa desistir de comprar por algum motivo, seus esforços terão sido em vão. Lembre-se: afiliado vive de comissão assim como os vendedores consignados offline.  

E quando tudo dá certo? Bom, você não será o primeiro a receber o dinheiro. Primeiro há a confirmação da venda por meio de rastreamento, depois o produtor recebe o pagamento do cliente e por último sua comissão entra na sua conta. Portanto é um retorno incerto e ao longo prazo. 

O que você precisa dominar antes de virar Afiliado

Agora que está ciente sobre os riscos de ser afiliado, caso você resolva trabalhar com esse tipo de Marketing Online, a dica é já ter algumas experiências e conhecimentos prévios para tentar faturar suas comissões de venda. Confira: 

Entender de Marketing Digital 

Se você tem apenas uma noção de como escrever textos persuasivos (Ads ou Copywriter) e sabe divulgar via Facebook, talvez isso não seja suficiente para você conseguir realizar vendas e ganhar suas comissões. 

Isso porque aprender a realizar campanhas de E-mail Marketing com estratégia, criar anúncios online (Google Ads/ Facebook Ads) e até mesmo entender de SEO faz toda diferença  para vender pela internet. 

Então uma Mentoria de Marketing Digital pode ajudar. Mas, para isso, você teria que ter um objetivo específico. Por exemplo: eu tenho um blog do nicho x que já tem Y seguidores e quero aprender estratégias de Marketing Digital para aumentar vendas. Dessa forma todas as suas aulas individuais seriam planejadas de acordo com seu objetivo.   

Ser Influencer Digital 

Quando você tem um blog ou canal de Youtube com bastante seguidores reais que são influenciados por seus conteúdos porque você já é autoridade no assunto, as chances de se dar bem como afiliado é muito maior. Isso porque você vai falar ou escrever sobre produtos ou serviços que, de verdade, podem ser uma solução para eles.

Ou seja, os resultados de um afiliado nessa condição, é totalmente diferente de um que tenha criado um canal do Youtube só para ser afiliado ou até mesmo feito uma conta no Instagram com o mesmo intuito. 

Experiência com Redes Sociais é fundamental

Saber criar diferentes estratégias para cada uma das redes sociais que você pretende usar na divulgação dos conteúdos sobre produtos ou serviços é indispensável. Isso porque facilita o engajamento, além de serem canais de comunicação entre você e sua audiência.    

Entender de Mídia Paga pode fazer toda a diferença

Anúncios online dão rápidos resultados. Por esse motivo os Ads não podem ficar de fora das suas estratégias de venda como afiliado. Mas, é necessário que você saiba criar estratégias que funcionam e escolha os canais certos. Afinal, tudo tem que fazer sentido. 

Planejar campanhas de E-mail Marketing 

Ferramenta muito útil para a estreitar relacionamento com a audiência, o E-mail Marketing precisa ser usado de forma estratégica. Não é só escolher uma plataforma e ficar enviando uma promoção atrás do outra para todos os seus contatos (até porque isso é SPAM!). 

Pelo contrário, é necessário planejar uma sequência de mensagens persuasivas com base em campanhas de E-mail Marketing bem segmentadas e que mantenham sempre o diálogo. Já as ofertas irrecusáveis precisam ser disparadas na hora certa.

Quando vale a pena ser afiliado

Construiu uma ampla base de dados com leads não comprados relacionados aos nichos que você pretende vender produtos online? Então pode ser que se tornar afiliado traga resultado.

  • Quando é uma das formas de monetizar seu blog ou canal de Youtube 
  • Quando você tem ampla base de contatos reais (potenciais clientes/ leads)
  • Quando você já é um influencer digital bem conhecido no seu nicho

Como ser um afiliado

Bom, existem várias Redes de Afiliados no Brasil como, por exemplo, Hotmart e Lomadee. A minha dica é: antes de realizar sua inscrição para promover produtos na internet, se informe muito sobre o assunto.

Leia atentamente as perguntas e respostas (FAC) e, se for isso mesmo que você quer, é importante escolher os produtos ou serviços que realmente tenham a ver com sua audiência e principalmente que sejam de sua confiança.

Conclusão 

Ser afiliado pode até ser uma das suas fontes de renda trabalhando como freelancer em casa. Mas, é preciso ter em mente que – não há fórmulas mágicas para ficar rico da noite para o dia – e que esse trabalho em especial é algo com resultado ao médio ou longo prazo.

Isso porque você irá concentrar seus esforços na divulgação de produtos de terceiros e também terá que convencer os internautas que fazem parte de um target nichado que as soluções são para eles.  

Além disso, tenha em mente que as comissões das suas vendas online não são resultados imediatos (e ainda dependem de fatores externos que você não tem domínio por mais que seja a persuasão em pessoa). 

Portanto minha dica é: diversifique suas formas de ganhar dinheiro porque os  lucros não são garantidos e previsíveis. Mas, se você está decidido a se tornar um afiliado, então minha dica é: não deixe de aprender Marketing Digital porque para alavancar vendas online requer estratégias que não existem no offline. 

Daniel Arend

Co-fundador do Marketagem

CEO, CFO, CTO: Entenda o que significa cada sigla e confira algumas dicas para chegar ao C-Level

Saber até onde você pode chegar é fundamental para planejar uma carreira de sucesso. E no Marketing Digital não é diferente. Por isso eu preparei esse post, que mais do que ensinar o que significa as principais siglas do C-Level, traz algumas dicas de como se preparar para conquistar sua vaga lá um dia. 

Cargos de direção podem parecer inatingíveis quando se está em início de carreira. Mas, se você começar a ter estratégia, determinação, paciência e correr atrás de desenvolver competências fundamentais é possível se preparar para exercer cargos executivos importantes em empresas como CEO, CMO, CIO, CTO, entre outros. Confira nosso post: 

CEO: significado da sigla e o que é  

Chief Executive Officer é o que significa essas 3 poderosas letrinhas. Ou seja, o CEO equivale ao diretor-geral de uma empresa ou ao presidente-executivo porque é a mais alta posição da hierarquia operacional da organização. Mas, vale lembrar que em grandes empresas, ele normalmente precisa se reportar ao Conselho Administrativo ou acionistas. 

Esse cargo de diretor-executivo é o mais famoso porque é comum ver matérias na imprensa com o CEO dando respostas em nome da empresa ou até mesmo em entrevistas com eles em sites e revistas de negócios. Por isso que você provavelmente lembrou logo de Mark Zuckerberg ou dos presidentes das marcas que mais gosta quando leu a palavra CEO neste post. 

C-Level 

Também conhecido como C-Suite, o termo C-Level se refere ao conjunto de cargos de diretores executivos de uma empresa principalmente em startups. Em português, C-Level pode ser traduzido literalmente como Nível C. 

E ganhou esse nome porque todos os cargos executivos começam com Chief e terminam com Officer (o que muda é a função principal que fica no meio como Marketing, Communication, Information ,Technology, etc;).   

Chief Officer: siglas e significados dos principais cargos

Na lista abaixo, você encontra alguns exemplos com foco nos que mais têm a ver com Marketing Digital. Mas, a lista completa é bem extensa e tende a aumentar com novas adaptações sendo feitas como é o caso de CSO que o significado você encontra abaixo: 

C-level

  • CMO: Chief Marketing Officer
  • CCO: Chief Communication Officer
  • CIO: Chief Information Officer
  • CTO: Chief Technology Officer
  • COO: Chief Operation Officer
  • CSO: Chief SEO Officer
  • CFO: Chief Financial Officer

Dicas para quem quer se tornar diretor executivo (Chief Officer)

Os cargos de CEO, CMO, CIO, CTO, CFO, COO, etc. são o sonho de muita gente. Para conquistá-los, é preciso anos de experiência, conhecimentos sólidos e competências específicas como a boa e velha liderança. Quer transformar sonho em resultado? Então se liga nas dicas abaixo: 

Planeje sua carreira desde cedo

Como você já sabe, os cargos de Chief Officer (C-Level) estão no mais alto escalão das empresas. Então a menos que você funde uma, você terá um grande caminho a percorrer no mercado. 

A boa notícia é que o tempo pode favorecer seus planos. Basta você planejar sua carreira e tomar decisões sábias que conduzam ao resultado desejado: integrar o C-Suite. Então minha dica é fazer isso o quanto antes. 

Comece já nos primeiros períodos da faculdade. Dessa forma você pode antecipar as matérias que agregam mais ao seu plano de carreira e consegue se aprofundar nas relevantes com cursos de extensão que colaborem com seu objetivo. 

E lá no 3º período (que normalmente é a exigência mínima das empresas em seleções de estagiários), é hora de correr atrás de estágios que vão levá-lo onde você quer chegar.  

Acompanhe líderes nas redes sociais para aprender e se inspirar 

Se você quer ser CEO daqui há 10 anos, a minha dica é observar o que os executivos C-Suite da empresa que você gostaria de trabalhar estão fazendo hoje. 

Também funciona seguir líderes no LinkedIn porque, além de você ver os passos que eles deram na carreira antes de chegar ao C-Level, é possível aprender com quem sabe, adquirir conhecimentos e ainda ganhar uma boa dose de inspiração e motivação para você seguir sua jornada.

Acompanhar canais no Youtube e outras redes sociais da empresa que pretende trabalhar também é fundamental. 

Desenvolva sua liderança

Ter vasta experiência como líder é requisito para ser CMO, CIO ou qualquer outro tipo de diretor executivo. Mas, não espere se tornar coordenador para desenvolver essa competência. 

Existem muitas formas de colocar em prática sua liderança até mesmo na sua vida pessoal (até porque líder não é sinônimo de chefe). Quando você luta por uma causa, por exemplo, e toma a iniciativa de coordenar e motivar equipes de pessoas que colaboram com ela, você já está exercendo sua liderança. 

Mas, não é só no trabalho voluntário que é possível fazer isso. Basta identificá-las e colocá-las em prática na sua vida ou carreira.   

Reúna experiências e competências necessárias para o C-Suite

O mercado exige determinadas formações acadêmicas. Dos diretores executivos do C-Level, por exemplo, são cobrados:

  • Formação superior compatível com o cargo
  • MBA em área relevante
  • No mínimo 5 anos de experiência em função de liderança
  • Entender tudo sobre o negócio da empresa
  • Habilidades de negociação, comunicação, estratégia, gestão de pessoas, projetos e processos 
  • Skills específicos de cada cargo  

Prepare-se para a vaga específica de diretor executivo que você quer

Por exemplo: quer ser CMO? Uma dica importante para ficar mais fácil conseguir desenvolver as competências necessárias e ter o perfil desse diretor executivo é ficar de olho nas vagas que são publicadas em sites de emprego ou da organização que você quer trabalhar. E se possível faça uma mentoria na área para receber orientações de quem já chegou lá.  

Converse com empreendedores e C-Level executives quando tiver oportunidade

Antigamente fazer isso era quase impossível se você não fosse da imprensa ou do alto escalão da empresa deles. Mas, hoje em dia, dá perfeitamente.

Isso porque CEOs de startups, por exemplo, costumam estar sempre abertos a conversas em webinars, no LinkedIn e até em eventos de Marketing Digital, entre outros. 

Muitos CMOs estão conversando com você por e-mail e criam inclusive um canal para responder dúvidas. Então aproveite para fazer perguntas relevantes sobre carreira, negócios, entre outros questionamentos que possam agregar a sua vida profissional.

Conclusão

Ocupar a posição de CEO, CMO, CIO ou qualquer outro cargo de diretor executivo não precisa ser um sonho impossível. 

Se você se planejar, seguir passo a passo, estiver aberto ao aprendizado e, claro, correr atrás de desenvolver as competências necessárias com foco, determinação e paciência, é possível chegar ao C-Level sim! Ou até mesmo virar um empreendedor. 

Quer saber mais sobre o mercado de Marketing Digital para planejar bem sua carreira, além de aprender sobre o tema? Então continue acompanhando nosso blog! 

Daniel Arend

Co-fundador do Marketagem
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