Carreira

Benefícios de ter um blog

Fundamentais na produção de conteúdo para muitos segmentos e fortes aliados do SEO, os blogs de empresas estão conquistando cada vez mais espaço na internet. 

Para se ter uma ideia, em 2017, já existia 5,5 milhões de blogs no Brasil de acordo com dados da Big Data Corp. E desse total, cerca de 82% eram monetizados com publicidade online. E certamente agora em 2020, esse número já aumentou bastante. 

Mas, não é só que tem um negócio próprio e nem grandes marcas que estão postando conteúdos em plataformas como WordPress. Até quem quer se destacar no mercado de trabalho está apostando em blogs profissionais para crescer na carreira.  

Sem contar que o bom e velho blog pessoal não perdeu seu espaço. Vale lembrar que grandes digital influencers costumam manter seus blogs pessoais sempre atualizados. 

Quer conhecer os principais benefícios de criar um blog? Então fica ligado nesse post Marketagem porque eu explico para você os motivos para investir tempo e um pouco de dinheiro nessa ferramenta altamente estratégica. Confira: 

Benefícios de criar um blog profissional

benefícios de criar um blog

Transforma você em autoridade no assunto 

Quando você escreve um post, sobre um tema que domina, em um blog  de terceiros que é referência ou até mesmo no LinkedIn, as pessoas já encaram você como autoridade no assunto. 

Agora imagina quando você mesmo cria um blog sobre esse tema que domina… Você mostra ao mercado que entende mesmo da coisa e quando precisarem de um expert certamente vão lembrar de você. 

O que pode trazer benefícios para sua carreira (mudança de emprego, recolocação profissional,  convites para palestrar, fazer lives, etc) e até mesmo para os negócios (aumento das vendas dos produtos ou serviços que você oferece, mais leads, etc.). 

Ou seja, de um jeito ou de outro, compartilhar seus conhecimentos aprofundados e expertise em um blog próprio só agrega valor a sua reputação como profissional.   

Permite começar uma conversa

A interação é algo que os blogs estimulam com o espaço para comentários abaixo dos textos postados. E uma dica para começar uma conversa com seus leitores é finalizá-los com perguntas abertas (que não seja para a pessoa dizer sim ou não).

Esse questionamento, que é uma tática chamada Call To Action (CTA), é bem estratégica já que você pode até ter insights para novos conteúdos de acordo com a resposta dos internautas. Mas, para isso, pergunte de maneira persuasiva e de acordo com seus objetivos com o conteúdo. 

Você mesmo pode criar um blog (DIY)

Outra vantagem é que para produzir conteúdos em posts não é necessário gastar dinheiro contratando webdesigners, desenvolvedores ou webmasters. Isso porque você mesmo pode criar um site do zero mesmo sem ser profundo conhecedor de linguagem HTML. 

Basta escolher um CMS gratuito como o WordPress, que oferece uma grande variedade de templates grátis (o que resolve o problema do design). E usar alguns plugins para conseguir começar suas publicações em pouco tempo e sem nenhum gasto com plataforma. 

Baixo custo

Como não precisa gastar dinheiro com mão de obra nem com plataforma, o blog é considerado um investimento mínimo que pode trazer ótimos resultados. As únicas coisas que você precisará pagar na hora de criar seu site do zero são: 

  • Domínio: é o endereço do seu site. Ele precisa ser comprado e você paga um valor inferior a 50 reais por ano ou pode pagar mais garantido ele por até 10 anos. Um exemplo, para deixar mais claro, nosso domínio é: https://marketagem.com.br/ 

  • Hospedagem de sites (host): é o provedor que irá hospedar seu blog. Existem muitas opções no mercado e elas costumam oferecer planos específicos para WordPress que incluem domínio, e-mails e CSS. Os valores variam bastante, mas você paga bem menos de 10 reais por mês na hora de contratar e menos de 30 reais mensais para renovar.

Benefícios de criar blogs da marca

a importância de ter um blog da marcaAlém de oferecer todos os pontos positivos de um blog profissional, os criados pelas empresas servem também para fazer as pessoas se conectarem com a marca de forma mais profunda. O que, sem dúvida, a fortalece bastante perante seu público-alvo. 

Faz sua empresa ser encontrada no Google mais facilmente

A produção de conteúdo em blogs não só aumenta a autoridade da marca sobre determinados assuntos como ainda permite que ela seja encontrada no Google por quem está mais propenso a consumir seu produto ou serviço. 

Isso, é claro, quando você otimiza o blog para buscadores (com técnicas de SEO) e também realiza o planejamento do conteúdo usando personas (estratégias de Content Marketing e Inbound) . 

Ao otimizar seu blog para os principais mecanismos de busca, você permite que eles encontrem suas páginas e identifiquem sobre o que cada uma delas se trata. 

Com isso, é possível indexar e ranquear as páginas no Google e outros buscadores. Portanto as técnicas e estratégias de SEO aumentam as chances de ficar na primeira página e fazem seu blog ser encontrado mais facilmente por suas personas. 

Colabora muito com SEO

Muita gente pensa que otimização de sites para mecanismos de busca é algo extremamente técnico que envolve apenas conhecimentos profundos em linguagem HTML e plugins de WordPress. Mas, isso é apenas parte do trabalho.

O conteúdo otimizado para SEO também é fundamental para que seu blog fique bem posicionado nos mecanismos de busca. Mas, para isso, é preciso que os textos dos posts sejam bem planejados, não apenas com pesquisa de palavra-chave, mas também levando em conta a intenção do usuário

É indispensável para Marketing de Conteúdo

Criar maior conexão com seu público-alvo por meio de oferecimento de conteúdo de qualidade gratuito sobre temas que sua empresa domina e que são de interesse das audiências é uma das principais funções do blog da marca. 

Isso porque ele permite tirar as principais dúvidas do seu target sobre os assuntos ligados ao seu nicho e educar a audiência sobre produtos ou serviços da empresa. 

Para isso, é necessário produzir conteúdo focado na persona e também distribuir nas redes sociais para atrair leitores e ainda iniciar uma conversa. 

Mas, antes de começar o planejamento do conteúdo, é importante se basear nas etapas do funil de marketing e a jornada do cliente.

É a base das estratégias de Inbound Marketing

Com conteúdos relevantes de qualidade, é possível atrair leitores para seu blog e mantê-los navegando nele. E ainda fazer com as que as pessoas assinem sua newsletter tornando-se leads que sua empresa precisará estreitar relacionamento por meio de campanhas de e-mail marketing

Quando esses leads ficarem qualificados (ou seja, os mais propensos a fechar negócio com sua marca), é hora da equipe de Vendas Inbound entrar em ação para aumenta os lucros da empresa.  

Blogs corporativos são estratégicos para empresas

Vale lembrar que Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO funcionam muito bem juntos trazendo excelentes resultados como:

  • Aumento da consciência da marca (awareness)
  • Crescimento do tráfego orgânico 
  • Geração de mais leads 
  • Facilita vender mais pela internet

Conclusão

Ser reconhecido como autoridade no assunto e alcançar a primeira página do Google são alguns, dos vários benefícios, que criar um blog pode trazer. 

Sem contar que investir na centralização de todo o conteúdo produzido por você ou sua empresa ainda requer baixo investimento já que você precisa apenas pagar hospedagem e plataforma. 

Lembrou de mais algum benefício que a criação de blogs pode trazer? Compartilhe com a gente nos comentários. 

Victor Baptista

Fundador do Marketagem

Como comprar um domínio para seu blog

Estratégicos para fazer você se destacar na sua carreira em Marketing Digital, os blogs são ótimos espaços para você compartilhar seus conhecimentos e adquirir autoridade no assunto que é especialista.

Além disso, esse conjunto de páginas virtuais também costuma aproximar marcas de seus targets por meio de conteúdo otimizado que responde às principais dúvidas dos possíveis consumidores e clientes sobre os produtos ou serviços da empresa em cada etapa da jornada do cliente e do funil de marketing

Um dos primeiros passos para colocar seu blog no ar é a compra do domínio. Quer saber como faz isso? Então fica ligado neste post Marketagem até o fim porque eu explico onde você pode adquirir o seu e descobrir se ainda está disponível para compra. 

O que é domínio? 

Quase tão velhos quanto o nascimento da internet, os domínios surgiram como uma forma mais prática de localizar e identificar sites. Ou seja, os nomes facilitam a memorização do endereço da página na web pelas pessoas.

Portanto a escolha do domínio é a base de tudo quando o assunto é blog. O que o torna tão importante quanto a qualidade do conteúdo e a identidade visual da página

Isso porque é o domínio que define o “nome do site” e também o endereço eletrônico dele. Então normalmente é o primeiro passo para criar um blog de sucesso. Para ficar ainda mais claro, eu vou dar como exemplo o nosso domínio: https://marketagem.com.br/

Domínio gratuito X pago

Quando você cria um blog em ferramentas gratuitas como, por exemplo, WordPress, você ganha um domínio grátis terminado em wordpress.com. E mesmo ocorre no Blogger com o domínio terminado em blogspot.com.

 Mas, se você quer que o endereço eletrônico termine em .com.br, com. ou qualquer outra extensão diferente, é preciso comprar um domínio. O que costuma ser barato em planos de empresas de hospedagem de sites.

Quais as categorias de domínios de blog existentes?

Aqui no Brasil, a maioria dos endereços eletrônicos termina em: .com.br. Mas, existe uma grande variedade de categorias de domínios. 

arquivo de persona simplificado

Algumas inclusive sinalizam a profissão do dono do site como, por exemplo, os finalizados em .jorn.br (que indica jornalista do Brasil) ou.ppg.br (publicitários e profissionais de marketing e propaganda brasileiros). Há ainda as extensões regionais como, por exemplo, niteroi.br.. 

Embora sejam mais raros em nosso país, dependendo da sua estratégia com seu blog, pode valer a pena comprar domínio de categoria profissional liberal ou de cidade no Registro.Br (que é o departamento do Núcleo de Informação e Coordenação dos domínios terminados em Ponto Br). 

Como consultar se o domínio que pretende comprar está disponível

  • Registro.br: é nessa página que você pode comprar domínios que terminem em com.br e muitas outras categorias.E, claro, consultar a disponibilidade do nome de blog que você quer antes.
  • Empresas de hospedagem de site: normalmente elas oferecem pacotes completos que incluem hospedagem de site, e-mails, DNS. E também são autorizadas a vender domínios neles. Só que normalmente são os finalizados em com. ou outras extensões.

Cuidados ao escolher o domínio do seu blog

Depois que você consultou se o nome do blog que você deseja comprar está disponível, é hora de descobrir a vida pregressa dele. Afinal, você não quer associar sua carreira ou marca a um domínio que teve má reputação online, certo?

Para isso, a dica é jogar o nome do site no Google, com o seguinte comando: site:seudominio.com.br (ou .com,etc.). Se o buscador mostrar resultados de pesquisas esquisitos, vale a pena reavaliar se vale mesmo a pena adquirir esse domínio. Já se não aparecer nada na busca, não importa o que foi antes, o Google já desindexou.  

Outra dica de ouro é consultar o Wayback Machine, que é uma ferramenta gratuito do Google que mostra o histórico do site. E aí você vai saber como ele era antes de você comprar o domínio. Se nada aparecer é porque o domínio nunca foi comprado antes.

Caso o domínio que você tanto quer esteja comprado por alguém, é possível descobrir quando irá expirar no site Who Is. Lá você também encontra a qual empresa ou pessoa pertence o domínio atualmente. 

Conclusão

Escolher o domínio para seu blog deve ser um dos primeiros passos na hora de criar seu site do zero. Isso porque ele vai ficar na URL da home e ajudar a localizar suas páginas na web. 

Mas, é possível ir além, enfatizando sua profissão na extensão do domínio ou até mesmo a localidade que você atua. Porém, o mais usual é os domínios de site e blogs no Brasil terminarem em com.br.

Vale ressaltar que o melhor domínio para seu blog  é aquele que conversa com seu objetivo com ele. Portanto se for criar autoridade como profissional, uma extensão da categoria profissional pode colaborar com isso. 

Além disso, palavra-chave é muito bem-vinda em domínios. Mas, elas precisam fazer sentido e estar perfeitamente alinhadas com o propósito da criação do blog

O que preciso saber antes de começar um blog

Embora os blogs ofereçam benefícios, eles também requerem alguns requisitos básicos que é preciso estar ligado antes de colocar suas páginas no ar. 

Quer saber quais são eles? Então fica ligado porque neste post Marketagem você vai ficar sabendo um pouco sobre a parte técnica e também sobre estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Confira:

Blog tem baixo custo, mas não é de graça

Muita gente pensa que publicar posts não requer nenhum investimento. É verdade que as plataformas CMS como WordPress e Blogger são gratuitas. Mas, para criar um blog profissional de sucesso é necessário ter alguns custos com a criação e manutenção dele. 

Mas, não se preocupe porque são poucos gastos. Alguns você paga anualmente (compra de domínio) enquanto outros são mensais (hospedagem do site). Há ainda os valores de renovação do domínio após 1 ano que também é um custo considerado pequeno.  

Você também precisará contratar algumas ferramentas de SEO para tentar fazer  seu blog posicionar melhor no Google. Isso porque por meio delas é possível realizar otimizações diversas como, por exemplo, pesquisa de keywords

Além disso, em alguns casos, até assinatura de banco de imagens é necessária para evitar problemas com direitos autorais. Entre outros custos que nem sempre as pessoas têm conhecimento antes de criar um blog da marca ou profissional. 

Comprar o domínio é o primeiro passo

Escolher o nome do seu blog normalmente é o início de tudo. Mas, antes de colocar a mão na massa e criar seu site do zero, até mesmo por questões de direitos autorais, é indispensável que você compre um domínio (como, por exemplo, nomedoseublog.com.br ou nomedoseublog.com, entre muitos outros).

Eles podem ser adquiridos no site Registro.br, que vende uma grande variedade de domínios (sendo os mais famosos os terminados em com.br). Outra opção é comprar no próprio WordPress ou em hosts. 

É preciso contratar hospedagem para sites 

Também conhecidas como Host, muitas empresas oferecem o serviço de armazenamento de páginas virtuais em um provedor (compartilhado ou dedicado). Além de serem responsáveis por manterem elas aparecendo na web. 

Então se você quer que seu blog gere muito tráfego, terá que deixá-lo preparado para aguentar a grande quantidade de pessoas navegando. Caso contrário, justamente quando ele começar a bombar, acabará saindo do ar. Para evitar que esse tipo de problema ocorra com sua empresa ou seu blog profissional, a dica é escolher uma boa empresa de hospedagem de sites. 

Vale lembrar que elas também oferecem outros serviços essenciais como capacidade de armazenamento (em alguns planos é ilimitado), SSL gratuito e até e-mail @nomedoseublog, entre outros. 

Portanto antes de começar seu blog, é fundamental comparar os planos de várias empresas de hospedagem para fechar o melhor negócio para você.  

Todo blog de sucesso tem objetivos por trás

benefícios de criar um blog
 

Antes de começar seu blog profissional ou da sua empresa, não esqueça de se perguntar o porquê desse trabalho todo. Afinal sem um norte para ele, se torna complicado definir metas e avaliar resultados. 

Sem contar que publicar posts sem um objetivo bem definido pode acabar abreviando a vida útil do blog. Isso porque ele vai deixar de ser prioridade para você e sua equipe porque os objetivos da produção de conteúdo são desconhecidos. 

Determinar seu público-alvo é fundamental para o sucesso do seu blog

Uma das maiores causas de blogs serem deixados de lado por seus criadores é a falta de engajamento do público. O que pode ocorrer por vários motivos incluindo a não identificação dos internautas com o tom de voz.

Para evitar esse problema, uma dica importante é segmentar o target antes mesmo de começar seu blog. Dessa forma você consegue direcionar o conteúdo para um nicho que terá interesse nele. O que aumenta consideravelmente as chances de você conseguir uma audiência engajada desde o início.  

Sem contar que facilita até a monetização do blog, a distribuição nas redes sociais e também criar campanhas de e-mail marketing.

A construção de personas para orientar a produção do conteúdo faz toda a diferença. Aqui no Marketagem, você encontra tudo que precisa para criar personas em nossa Página de Materiais Gratuitos. Basta baixar nosso Kit Persona.  

Planejamento faz toda a diferença

Outra coisa que você precisa saber antes de criar um blog é que será preciso muito planejamento para mantê-lo no ar. 

É importante inclusive estabelecer uma frequência de postagem de conteúdos para que seu público saiba que o blog está sempre atualizado e desenvolva assim o hábito de o acessar regularmente. 

Além disso, com prazos de postagens estabelecidos, é possível organizar toda a rotina de produção de conteúdo. Estabelecendo datas para a criação do calendário editorial até a programação de posts. 

Aprenda a monetizar seu blog

Como você já deve imaginar, não dá para ficar milionário em 1 mês postando na internet. Mas, dá para ganhar dinheiro com conteúdo ao monetizar o seu blog. Então vale a pena pensar em como fazer isso antes mesmo de criá-lo. 

Mensurar é preciso para avaliar o desempenho 

Outra coisa que é preciso ter em mente antes de lançar seu blog é que precisará analisar a performance das postagens e entender de onde está vindo seu tráfego por exemplo. O que é possível por meio de ferramentas como o Google Analytics e outros plugins instalados no WordPress.

O que você precisa saber da parte técnica antes de começar um blog

  • Você terá que escolher um CMS  e definir qual será o layout entre os vários templates gratuitos oferecidos
  • Precisará comprar um domínio e configurar DNS na plataforma que você usa
  • Escolher uma empresa de hospedagem (host) para ter o e-mail @seublog.com ou @seublog.com.br (dependendo do domínio comprado)
  • Também será necessário instalar plugins como, por exemplo, o Yoast (SEO),  e até mesmo outros como anti spam, etc. 
  • Precisará aprender a publicar no CMS e realizar as otimizações de SEO nos posts 

Conclusão

Para criar um blog de sucesso, é necessário ter em mente todo o processo que ele demanda. A compra do domínio é o primeiro passo antes de colocar a mão na massa e construir o blog em si. Mas, vale a pena também criar estratégias em relação à produção de conteúdo e principalmente para monetizar seu blog.  

Quer aprender um pouco mais sobre produção de conteúdo e blogs? Assine gratuitamente nossa newsletter para receber novidades sobre o mundo do Marketing Digital em primeira mão! 

Primeiros Passos no Marketing Digital

Uma das carreiras que mais chama a atenção de estudantes e empreendedores hoje em dia é o Marketing Digital.

O primeiro pelo leque de oportunidades profissionais que o ramo oferece, que vai de tecnologia a análise de conteúdo. O segundo por ver em suas técnicas, estratégias e ferramentas a chance de alavancar resultados em seu negócio( seja ele grande ou pequeno).

Mas, independente da opção em que você se encontra, um fator é muito importante: saber exatamente do que se trata o Marketing Digital. Os campos, as técnicas e os conhecimentos necessários para alcançar seus objetivos.

Com tantas informações, conceitos, nomes e siglas, pode até ser intimidador para quem nunca teve contato com a área. Porém, não se preocupe porque vamos guiá-lo nessa caminhada, apresentando o tema e explicando seus principais pontos para que você dê seus primeiros passos no Marketing Digital. 

O que é o Marketing Digital?

Não adianta falar de conceitos sem saber o básico, certo? Então vamos definir o que é esse tal Marketing Digital: é o conjunto de estratégias e ações em meios online usado com diferentes objetivos. Entre os principais estão:

  • Fazer a marca/produto/serviço aparecer mais (Awareness);
  • Atrair e gerar leads;
  • Aumentar as vendas de um negócio online (principalmente e-commerce);

Mas essas estratégias não são exclusivas para lojas virtuais. Vale lembrar que aqui no blog do Marketagem falamos recentemente sobre a importância de atrair mais clientes implementando Marketing Digital em lojas físicas.

Com a internet, cada vez mais pessoas migraram seus hábitos de consumo dos dispositivos  tradicionais (rádio e TV) para os dispositivos móveis (smartphones e tablets). Por estarem conectadas boa parte do seu dia, fazem suas compras online e procuram serviços e recomendações.

Portanto é vital para o seu negócio que ele esteja onde seu cliente está. E vários fatores podem influenciar na decisão de compra dele, como amigos e localização. O Marketing Digital atua para diminuir os obstáculos entre marcas e pessoas.

 Marketing Digital não é receita de bolo

Parece um conceito simples, mas pode ser extremamente subjetivo. Vai depender em especial de dois fatores: o negócio e o cliente. A interação com o público que você quer atingir e se seu produto ajuda a sanar a dor dele.

Portanto não há jeito certo de executar as tarefas do Marketing Digital. Há apenas o bom uso de ferramentas e canais dentro do planejamento que você determinar. Além disso, o que trouxe resultado para o seu concorrente não quer dizer que trará para você.

Cada caso é um caso. Cada cliente é uma persona diferente. E, por mais que o objetivo final de um negócio seja gerar lucro, cada negócio tem a sua estratégia para atingi-lo. 

Portanto Marketing Digital não é fácil e exige dedicação e aprendizado. Um bom início pode ser realizar um curso introdutório com profissionais experientes.

Principais termos de Marketing Online

Diversas áreas têm seus jargões e siglas específicas e no Marketing Digital não é diferente. Então preparamos esse rápido glossário explicando alguns dos mais usados no meio:

Persona

É uma representação semi ficcional do seu cliente ideal. A persona serve para nortear a produção de conteúdo de acordo com a jornada do cliente. Ajuda até a identificar as melhores formas de falar com o público que você quer atingir e a entender seus desejos e necessidades. 

Vale a pena usar esse kit para ajudar na construção da sua persona.  Além disso, se você quiser saber mais sobre o tema, a dica é assistir o vídeo abaixo porque explicamos mais detalhadamente sobre Persona e como construir uma. Confira:

Funil de vendas

Também chamado de Funil de Marketing, é o caminho que o usuário faz para se tornar um cliente. Para guiá-lo nessa jornada, é recomendado utilizar estratégias de Marketing de Conteúdo, criação de personas, palavras-chaves, campanhas de e-mail marketing, entre outros.  

Outros termos básicos importantes 

  • Lead: são pessoas que estão chegando ao meio do funil de marketing. Como têm interesse em seu conteúdo e no relacionamento com sua marca, elas deixam informações pessoais ou profissionais (como e-mail ou celular) para receber informações relevantes da sua empresa.
  • Landing Pages: páginas em que os visitantes deixam suas informações normalmente em troca de algum material para download como e-books ou algum serviço gratuito como, por exemplo, uma auditoria em SEO .
  • CTA: do inglês Call To Action, é  uma chamada para ação que pode estar presente em posts ou vídeos. Ex: Quer aprender mais sobre Marketing Digital? Assine nossa newsletter Marketagem para saber das novidades em primeira mão. 
  • E-commerce: sites que realizam vendas online. Ou seja, as lojas virtuais.  
  • SEO: conjunto de técnicas para otimizar seu site para buscadores. O que o torna mais facilmente encontrado na busca orgânica dos mecanismos de busca.

Diferença entre objetivos, metas e KPIs

Está quase na hora de preparar a sua estratégia? Então precisa estar bem estabelecidos objetivos, metas e KPIs. E para isso, você precisa entender que eles não são a mesma coisa. Confira as diferentes  definições:

  • Objetivo: o que você quer alcançar. Ex: aumentar as vendas
  • Meta: é seu objetivo quebrado em diferentes partes. Elas estão relacionadas à quantidade e período de tempo. Ex: Crescer 30% das vendas online em 6 meses. 
  • KPI: Sigla de “Key Performance Indicator”, são indicadores-chave de resultado que revelam se você está atingindo o objetivo proposto. Normalmente são usados principalmente associados às metodologias ágeis. 

Quer entender melhor? Confira nosso vídeo sobre isso:

Veja um exemplo prático

É importante você ter seus objetivos, estratégias, ações e meios digitais muito bem definidos. Vamos mostrar isso em um exemplo prático disso.

Aqui no Marketagem nosso objetivo é muito claro: captar alunos para o Curso de Marketing Digital na Prática. Agora nós vamos traçar toda a nossa estratégia e ações em cima desse plano para no final ver em quais canais é possível atingir as persona do nosso curso de Marketing Digital.

Passo a passo

  1. Estratégia: Criar curso de introdução ao Marketing Digital com valor acessível para os interessados em aprender sobre o tema. Fazer divulgação no Google.
  1. Ações: Criar o curso de Introdução ao Marketing Digital, Investimento em SEO e Google Ads.
  1. Meios digitais: Google Ads e Site. 

 Para atingir os resultados desejados, é importante saber exatamente onde se quer chegar.  Do contrário as ações que você fará serão vazias. Como se você seguisse uma viagem para um lugar que nunca foi e não tivesse um mapa ou indicações para saber se está chegando ou não.

O que são canais de Marketing Digital?

Basicamente os canais de Marketing Digital são os meios em que o público que você quer atingir está. Dessa forma você precisa criar estratégias para se relacionar com ele, atrai-lo e convertê-lo em cliente.

Existem vários, mas você não precisa usar todos. Faça isso de acordo com a sua estratégia. Confira os principais canais de Marketing Digital disponíveis:

Marketing de Conteúdo

Também chamado de Content Marketing, é utilizado para compartilhar informações relevantes que atraiam e ajudem a sanar dúvidas do usuário por meio de conteúdo de alta qualidade. Para isso, distribua seu conteúdo em:

  • Blogs
  • Sites da empresa
  • Redes Sociais 

Feito da maneira correta, o Marketing de Conteúdo pode aumentar as visitas do seu site, trazer autoridade e reconhecimento a sua marca. E se seu produto for muito específico, você pode educar o público para que no futuro ele venha a ser seu cliente.

Um exemplo disso é se o seu produto for um brechó. Você pode produzir conteúdo otimizado, relevante e de alta qualidade ensinando seu público sobre os benefícios da moda sustentável.

Redes Sociais

Um excelente canal para criar interação e aproximação direta com clientes e prospects. As redes sociais fazem uma ponte direta entre público e marca para dialogar, comunicar e influenciar.

Logo, ter uma página nas redes sociais pode contribuir na sua estratégia de várias formas, por exemplo:

  • Promover suas ações e conteúdos
  • Humanizar a marca (mostrando por exemplo seu dia a dia)
  • Gerar engajamento 

Esses fatores ajudam o cliente a se identificar com a sua marca, além de agregar mais valor a ela. Isso porque mostra que você tem mais a oferecer do que só o seu produto (ideais, atitudes e valores). No vídeo abaixo, nosso expert em Redes Sociais explica sobre os 4 pilares do planejamento estratégico de social media. Confira só:

 Já se você busca uma mudança de carreira, a dica é ler nosso post sobre a profissão gerente de redes sociais.

 Quer aprender mais sobre social? Separei mais posts aqui do blog Marketagem sobre o tema:

Devo estar em todas as redes sociais?

Ótima pergunta para quem quer começar a ter presença digital. Isso irá depender exclusivamente de onde o público que você quer atingir mais se concentra. Por exemplo, se você trabalha em um segmento que dependa de um artifício mais visual, como moda, um perfil no Instagram com seus modelos pode ser uma boa.

Afinal, nosso país é o segundo maior usuário da rede. E 35% dos seus usuários são jovens. Atingir esse público pode gerar bons resultados para o seu negócio. Dedicamos um post inteiro para falar de métricas de Instagram e outras dicas sobre a rede social queridinha dos brasileiros;

E no post de Presença nas Redes Sociais falamos mais sobre a importância de ter seu negócio próximo do seu público e como identificar melhor a ideal para você. Não deixe de ler.

SEO

Mas nada desse trabalho adianta se você não puder ser encontrado nos buscadores, não é? E é aí que entram as técnicas de SEO.

SEO vem de Search Engine Optimization (otimização das ferramentas de busca). E como diz o nome, ele trata de fazer melhorias no site para que ele atinja as primeiras posições nos buscadores como o Google por exemplo.

Essa otimização acontece em vários pontos. Pode melhorar a leitura do seu site para os robôs do Google, otimizar conteúdo com palavras-chave, reduzir a velocidade de carregamento do site, colaborar com a usabilidade, entre muitos outros. 

Com tais melhorias, há mais chance de você estar no topo da página de busca.O que aumenta as chances do usuário clicar nos seus links.

Listamos neste post ferramentas do SEO que ajudam no dia a dia para facilitar seu trabalho de melhorar. Não deixe de conferir.

E-Mail Marketing

Automação utilizada para envio de mensagens com fins comerciais para uma lista de contatos autorizados. O E-Mail Marketing é uma poderosa ferramenta, que pode ter o objetivo de:

  • Fortalecer sua marca ou produto;
  • Comunicação com clientes;
  • Iniciar / Guiar o cliente na jornada de compra.
  • Atuar como Newsletter que é uma espécie de jornal informativo para o cliente.

O E-Mail Marketing também é ótimo para segmentar o seu público. Você pode criar listas a partir da receptividade do cliente. Quem está abrindo ou quem está clicando, por exemplo.

Isso permite que você seja mais assertivo em suas campanhas, mandando o material apropriado para o momento da jornada em que esse cliente se encontra.

Mas com grandes poderes, também vem grandes responsabilidades. Veja o que fazer e não fazer em uma campanha e tome cuidado para que você não se torne o chato do e-mail, enchendo a caixa de mensagens do seu público.

Isso é extremamente irritante, e uma das más práticas do e-mail marketing que listamos no nosso post de 6 cuidados para ao enviar uma campanha.

Mídias online

Quando você acessa o Google e vê os primeiros sites como anúncio, já se perguntou de que modo eles estão em posições de tanto destaque? Essa é só uma de algumas formas de como as mídias pagas atuam na internet.

Como o próprio nome sugere, mídias online são ações publicitárias de exposição da sua marca. Mediante um pagamento, você coloca seu veículo em evidência, aparece mais e tem mais chance de aumentar seu tráfego e vendas no seu site.

Esse é um exemplo claro de como a internet revolucionou e barateou serviços que antes eram caros para pequenos empreendedores. Antes esses anúncios eram feitos em forma de comerciais de rádio ou em revistas e jornais.

Hoje as principais e mais influenciadoras fontes de mídias online são o Google Ads e o Facebook Ads. Falamos detalhadamente sobre cada um deles e suas diferenças no blog do Marketagem, não deixe de ler.

Mas tome cuidado. Afinal, investir nessas mídias sem saber como elas funcionam pode esvaziar seu bolso e não trazer resultado algum. Por isso, saiba quando se deve investir em Google Ads e em Facebook Ads e a importância do Remarketing para o Google.

Por que estudar Marketing Digital?

O campo do Marketing Digital vem abrindo enormes possibilidades. Com o avanço da tecnologia, mais áreas surgem para cobrir necessidades que antes nem imaginávamos que viriam a existir.

Estudar Marketing Digital pode ser o fator determinante para uma mudança de carreira ou elevar as possibilidades de ter sucesso no negócio próprio

Cada vez mais pessoas estão online e migram seus afazeres para a internet. Logo o digital tem muito mais presença na jornada de compra de um cliente.

Nós listamos aqui 4 motivos para mostrar que estudar Marketing Digital é fundamental.

Conclusão

Agora você tem o necessário para começar a entrar de cabeça nesse universo viciante. Pode parecer assustador de início, mas continue praticando e você entenderá o processo. Tornando tudo menos complicado.

Mas é só o início. Mantenha-se sempre atualizado e praticando com pequenos testes. Planeje sua estratégia, execute suas ações e mensure os resultados.

Esse post ajudou você a entender um pouco mais sobre o Marketing Digital? Comente suas dúvidas e assine nossa Newsletter para ficar atualizado nas novidades.

Como levar seu negócio para o online

Você sabia que durante a Black Friday 2019 cerca de 84% das pessoas adquiriram produtos online em e-commerces que nunca tinham realizado transações antes? E que na mesma BF, 33% dos internautas compraram em lojas virtuais que nunca tinham ouvido falar?  

Esse comportamento de compra dos brasileiros, revelado pela pesquisa da Provokers Consultoria, é cada vez mais recorrente. E ocorre também em vários outros segmentos inclusive em empresas offline que estão também no meio digital. 

O crescimento das vendas não é o único benefício que você pode obter ao levar seu negócio para o online. Outro resultado possível com sua empresa na internet investindo em Marketing Digital é a ampliação da consciência da marca (Awareness). 

Quer descobrir como trazer seu negócio para o mundo digital? Confira esse post Marketagem até o fim porque você vai ficar por dentro do básico que é preciso fazer para isso. Confira só: 

Ter objetivos claros é o primeiro passo para o sucesso no mundo digital

Antes de investir tempo e dinheiro na criação do blog da marca e em perfis de redes sociais, é importante sempre ter em mente o real motivo de levar sua empresa também para o mundo online. 

É para aumentar as vendas? Fortalecer a marca? Independente da sua motivação, é preciso entender que ela será a base para nortear, não apenas as estratégias e ações do Marketing Digital, mas de todas as suas decisões futuras.   

Sem contar que o planejamento de Marketing Digital precisa ser baseado em dados que serão analisados estrategicamente de acordo com os objetivos do negócio no meio online. 

Eles tornam mais simples a compreensão da jornada do cliente (porque você vai passar a entender como eles se comportam no digital) e também criar ações de acordo com o  funil de marketing

Entenda bem seu público-alvo 

Antes de entrar no meio online, é importante sua empresa conhecer muito bem o público-alvo que quer alcançar e também o que já está atingindo. Como se comporta seu target no meio digital? Isso é algo que você precisa saber para assegurar o sucesso das suas estratégias online. 

Para isso, é necessário realizar pesquisas de marketing, entre outras, para analisar profundamente o mercado e seu público-alvo. E assim descobrir se vale mesmo a pena levar sua empresa para o meio online. 

  • Seu target realmente compra pela internet ou apenas consome conteúdo online antes de realizar a transação? 
  • O público-alvo tem o hábito de pesquisar online e comprar na loja física? 
  • Ou compra online, mas antes  costuma ver o produto fisicamente em um ponto de vendas offline? 

Tudo isso precisa ser pesquisado e analisado para descobrir se realmente vale a pena o investimento em canais digitais e até mesmo em quais deles. 

Entenda sua persona para investir nos canais de marketing digital mais adequados

Diferente do público-alvo, as personas da marca são as representações semi ficcionais dos clientes ideais do seu negócio. Caso sua empresa já as tenha, é importante atualizá-las periodicamente inclusive antes de entrar no digital. 

Se não tiver, é importante desenvolvê-las porque a criação de personas ajuda muito em diferentes aspectos do Inbound Marketing. Desde a escolha dos canais de marketing digital mais adequados até a orientação de produção de conteúdo para blog.  

Com essa humanização de dados, é mais fácil se colocar no lugar dos internautas e criar ações de Marketing Digital mais efetivas em todas as fases do funil. 

Então, por exemplo, se sua empresa tem personas, é mais fácil entender se vale a pena ter uma conta da marca no Instagram ou se faz mais sentido investir em Facebook Ads. Ou até mesmo se manter um blog é mesmo a melhor estratégia no seu caso específico. 

Invista em produção de conteúdo 

Criar um blog traz vários benefícios para sua empresa. Um dos mais importante é o fortalecimento da sua marca porque ela passa a ser conhecida por internautas de todo o Brasil e do mundo como autoridade no seu nicho

Sem contar que facilita ainda que seu negócio seja encontrado no Google e outros buscadores pelas pessoas certas. O que contribui bastante para a geração de leads qualificados para seu negócio, além de aumento de tráfego orgânico. 

Mas, vale lembrar que produção de conteúdo é algo mais amplo. Ou seja, vai além de conteúdo otimizado para blogs e sites. Isso porque inclui também as postagens realizadas nas redes sociais e até os vídeos produzidos para Youtube.

Distribua o conteúdo estrategicamente nas redes sociais

Marcar presença nas social medias é fundamental para começar uma conversa com suas personas e ainda distribuir os conteúdos do blog. Mas, nem sempre vale a pena criar perfil da marca em todas as redes sociais.

Na verdade, a dica é descobrir antes onde sua audiência está. No Facebook e no Instagram? Ou apenas no LinkedIn? Caso seu negócio tenha uma grande variedade de personas espalhadas pelas principais social medias, é importante se comunicar de forma assertiva com elas.

Para isso, é necessário muita pesquisa e planejamento de social media para realizar ações e campanhas mais assertivas para conectar sua marca com os clientes e prospects.

Estreite o relacionamento com campanhas de e-mail marketing

Outro tipo de produção de conteúdo é a criação de textos para campanhas de e-mail marketing. De uma maneira mais pessoal (comunicação 1 para 1 assinada por um membro da sua equipe e sem preocupação otimizações de SEO), essas mensagens precisam ser autorizadas pelos destinatários.

Dependendo da estratégia da sua marca, esses e-mails podem ser mais persuasivos e/ou informativos. Embora o ideal seja fazer um mix de ambos ( por exemplo: a cada 8 informações e conversas, 1 mensagem mais persuasiva para estimular as vendas).

Vale lembrar que as automações de e-mail marketing permitem que você realize segmentação dos contatos com maior facilidade, além de possibilitar a personalização do conteúdo que você irá enviar. O que simplifica o processo de nutrição de leads do ponto de vista tático. 

Use os mecanismos de busca ao seu favor

SEO

As pessoas estão pesquisando cada vez mais na internet antes de comprar produtos online ou em lojas físicas e começar um relacionamento duradouro com as marcas. 

Quando o seu blog responde para os internautas as principais dúvidas que eles têm relacionadas ao seu nicho, além de conferir mais autoridade a sua marca, ainda faz com que sua empresa esteja sempre viva na mente dos possíveis consumidores e clientes atuais. 

Por esse motivo é recomendado que você invista em Search Engine Optimization (SEO) quando levar seu negócio para o digital. Isso porque serão realizadas várias estratégias e técnicas de otimização de site para buscadores. 

Mas, vale lembrar que SEO está ligado à busca orgânica e traz resultado ao longo prazo. Por esse motivo se você quiser resultados imediatos para divulgação da sua marca, a dica é investir em publicidade online nos buscadores que seu público-alvo mais utiliza. 

Mensure todas as suas ações no meio online

Outra coisa fundamental que você precisa saber antes de levar seu negócio para o digital é que tudo precisa ser medido e acompanhado frequentemente para poder ser analisada. 

Para isso, será necessário usar algumas ferramentas de Marketing Digital específicas como:

Analise dados para entender o que está dando certo 

Uma das etapas mais importantes do Marketing Digital, a análise de dados é indispensável para obter bons resultados no meio online. Isso porque permite que você avalie periodicamente durante o processo o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado. 

Uma das ferramentas básicas para fazer isso é o Google Analytics. Com essa solução da empresa dona do maior buscador do mundo, você pode acompanhar a performance dos principais canais em um só lugar. Além disso, é possível descobrir em quais valem a pena investir. 

Quer saber como usar o Google Analytics para investir em canais de Marketing Digital? É só assistir o vídeo abaixo porque nele eu explico como fazer isso passo a passo. 

Conclusão

Levar seu negócio para o online é uma forma eficaz de expandir a consciência da sua marca (Awareness) e atingir o maior número de pessoas certas por meio da produção de conteúdo de qualidade focada nas personas do seu negócio e na divulgação nas social medias.

Sem contar que o investimento em diferentes canais de Marketing Digital ainda colabora para o aumento das vendas online e até mesmo offline. Isso porque a jornada do cliente na era mobile está cada vez mais multicanal (Omnichannel).

Quer aprender Marketing Digital para ajudar a potencializar os resultados do seu negócio? Assine a newsletter Marketagem para receber conteúdo novo via e-mail. Vale a pena também acompanhar nossas redes sociais e Youtube!

Recolocação de mercado: como fazer sua transição de carreira para o Marketing Digital

Área relativamente nova que oferece uma grande variedade de carreiras, o Marketing Digital atrai profissionais dos mais variados setores que estão em busca de recolocação no mercado. 

Principalmente os formados em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas). Mas, há espaço também para pessoas com diferentes tipos de graduação ou certificações técnicas.

Está pensando em fazer sua transição de carreira para o Marketing Digital? Então dá uma conferida no nosso post porque você vai descobrir quais as principais profissões do setor. E também como suas experiências anteriores podem facilitar sua transição de carreira. 

Principais áreas do Marketing Digital

O primeiro passo para ter sucesso na área, é saber exatamente no que quer trabalhar. Isso porque o Marketing Digital é um campo amplo que reúne profissões novas que exigem skills e domínios de ferramentas totalmente diferentes. Confira as principais carreiras:  

Quer trabalhar no meio online, mas ainda não entende o que faz a maioria desses profissionais? E nem conhece as habilidades que precisa desenvolver? Uma dica legal é, além de pesquisar bastante sobre a área, se inscrever em um curso introdutório para aprender o básico de Marketing Digital

Isso vai facilitar sua transição de carreira porque você vai entrar em contato com professores que também são profissionais experientes. E que podem inclusive ajudar você a descobrir qual área deve aprofundar seus aprendizados futuros com indicações de cursos específicos nela.

Sem contar que irá conhecer pessoas e fazer networking, caso seja um curso presencial de introdução ao Marketing Digital.

Como suas experiências profissionais podem agregar ao Marketing Digital

Quem pretende se preparar para começar a trabalhar com Marketing Digital precisa aprender conceitos, estratégias, ferramentas e técnicas para conquistar a recolocação na área. Mas, em muitos casos, suas experiências profissionais podem ser necessárias na nova carreira. Inclusive se tornando até diferenciais. 

Jornalistas

As habilidades de pesquisa, escrita e storytelling são muito necessárias no Marketing Digital principalmente nas seguintes carreiras:

  • Inbound Marketing/ Marketing de Conteúdo: precisa aprender a realizar pesquisa de palavra-chave e a compreender a intenção do usuário. Para dessa forma criar pautas para posts que sejam relevantes para as audiências e também que reforcem a autoridade do marca. Só para citar um exemplo das atribuições dessa função que engloba gestão de conteúdo.
  • Redator: se você quer trabalhar com produção de conteúdo, por exemplo, como é fundamental que você tenha noções de SEO para aplicar em textos. Dessa forma é possível criar conteúdo otimizado. O que é indispensável para o blog ou site se posicionar melhor no Google. Ou seja, ser encontrado com mais facilidade pelos internautas.
  • Jornalista de dados: outra nova profissão para jornalistas em alta.  Também conhecido como profissional de Data Driven Journalism, é ele que interpreta indicadores e estatísticas, compara informações, pesquisa dados brutos de planilhas de Excel,etc. Então se você quer atuar nessa área do Marketing Digital terá que aprender a realizar análise de dados, caso ainda não saiba. 

Assessor de imprensa 

Gestão de Redes Sociais, Analista de Link Building ou Assessor de Imprensa Digital são algumas das profissões que graduados em Comunicação Social costumam se sair bem no Marketing Digital. 

 

  • Profissional de Link Building: o conhecimento de SEO, produção de conteúdo e assessoria de comunicação são a base. Isso porque você irá desenvolver relacionamentos para conseguir publicações com backlinks. Portanto toda sua experiência como assessor de comunicação offline é indispensável. Da produção de releases à rede de contatos que você possui. 
  • Redes Sociais: atua na distribuição de conteúdo nas social media. Do planejamento à execução passando pela mensuração do processo. Ou seja, não é muito diferente da sua experiência com veículos offline. 

No caso de você atuar como Link Builder, terá que analisar prévia de métricas de SEO Offpage como Domain Authority (DA – autoridade de domínio) e Page Authority (PA – autoridade de página) que são analisadas na ferramenta Moz ou similares. 

Isso porque você também terá que levar em conta esses indicadores na hora de escolher os veículos que realmente interessam o envio de releases e publicações de guestposts.    

Já se resolver trabalhar como gestor de redes sociais, será necessário aprender  estratégias de Instagram, LinkedIN e/ou Facebook. E também as especificidades de cada uma das social medias para conseguir se comunicar com o público-alvo de maneira mais assertiva.

Quer algumas dicas para atuar na área de Social Media? Baixe gratuitamente o Webinar Como Rodar sua estratégia de Redes Sociais que reúne experts da área. 

Publicitário 

Para você que é formado em Publicidade e quer trabalhar na área de Marketing Digital, é preciso aprender algumas coisas. Mas, sua experiência offline pode ajudar bastante principalmente na área de mídia de performance

Isso porque você pode trabalhar com Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outros. Ou seja, criando anúncios online e gerenciando campanhas.  

Também pode trabalhar com Inbound Marketing na área de e-mail marketing.  Ou como copywriting, que é o bom e velho redator publicitário, mas que atua com conteúdo otimizado focado em vendas.  

Entre as várias opções, o trabalho como atendimento publicitário em agência digital também é destaque. 

Profissional de TI 

Quem é da área de Informática também encontra algumas opções de recolocação profissional na área de Marketing Digital. É possível atuar como desenvolvedor em agências online, e-commerces ou empresas com presença online em geral. 

Outra opção é ser especialista em SEO Onpage. Dessa forma você pode atuar em agências de Marketing Digital, lojas virtuais ou em startups diversas realizando otimizações de sites.

Para isso, será necessário aprender Search Engine Optimization. Inclusive para entender como funciona o Google e os principais buscadores. Além de se manter atualizado em relação à algoritmos e updates. 

Profissionais de vídeo

Considerado um mix de buscador e rede social, o Youtube é a segunda maior ferramenta de busca online do mundo e reúne um grande número de youtubers profissionais e influenciadores digitais que vem aumentando cada vez mais nos últimos anos.  

O que fez crescer a demanda por profissionais de vídeo para atuar na produção e edição de conteúdo para Youtube e outras social medias.

Portanto não falta espaço no Marketing Digital para quem é expert em audiovisual. Sem contar que as experiências prévias offline podem agregar bastante na carreira online. Talvez seja necessário apenas aprender alguns programas específicos, mas vai depender da vaga desejada.

Além disso, também é possível conseguir recolocação na área de e-learning. Isso porque a quantidade de cursos digitais também cresceu bastante nos últimos anos. O que gerou novos empregos para profissionais de vídeo.  

Conclusão

Gestor de Redes Sociais e consultor de SEO são apenas algumas das diferentes profissões do Marketing Digital. Esse vasto campo vem criando inclusive várias oportunidades de recolocação no mercado

Para atuar no meio online, muitas vezes é preciso aprender coisas novas e até se especializar na área que você deseja por meio de cursos e/ou mentorias

Mas, vale lembrar que em muitas situações, as experiências anteriores de quem está em transição de carreira têm muito a contribuir com a nova área. E fazem toda a diferença na hora de conquistar seu novo emprego.  

Quer começar a aprender Marketing Digital? Baixe nossos materiais gratuitos para entender melhor sobre o mercado e conhecer dicas de especialistas na área. 

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