Empreendedorismo

Como uma consultoria de Marketing Digital ajuda na sobrevivência e digitalização de negócios locais

A pandemia do Coronavírus mudou rapidamente a rotina dos brasileiros. Em tempos de quarentena e crise, a maioria das empresas precisou adaptar suas atividades para fazer vendas pelo celular e internet. E ainda levar suas operações para home office.

Já os consumidores também precisaram se familiarizar mais com compras online e, mais do que nunca, com os serviços delivery. E alguns dos novos comportamentos tendem a durar após o tempo de isolamento social.

Tem um negócio local ou empresa pequena que precisa de digitalização para realizar vendas online o quanto antes? Então acompanhe esse post Marketagem porque ele vai ajudar você a entender se vale a pena investir no digital e o porquê do investimento. 

Novos comportamentos dos consumidores requerem adaptação dos pequenos negócios por questões de sobrevivência

Uma recente pesquisa sobre os impactos da Covid-19 nos hábitos de compra e consumo dos brasileiros, realizada pela Opinion Box com 2101 pessoas em todo o Brasil entre 8 e 9 de abril, revelou as principais perspectivas para quando a quarentena acabar (e a crise gerada pela pandemia). Confira:

  • 53% dos entrevistados pretendem continuar comprando de pequenos produtores/locais. 
  • 49% devem manter as compras do supermercado online   
  • 44% possivelmente irão seguir em home office

Além disso, o estudo comprova que durante esse período de isolamento, as pessoas estão passando muito mais tempos na internet. Desde o início da pandemia, 63% dos entrevistados estão mais online. 

E houve um crescimento de compra de comida delivery (de 26% em 27 de março para 40% entre os dias 8 e 9 de abril).   

Presença online se tornou uma necessidade com a quarentena

Na prática, o que todos dados acima revelam é que sua empresa não precisa mais ficar restrita à loja física e ao atendimento presencial. Isso porque a forma de relacionamento e consumo das pessoas mudou inesperadamente.

E essa rápida adaptação também precisa ser aplicada aos pequenos negócios e empresas locais para tentar sobreviver à crise. Por esse motivo ampliar o alcance das vendas explorando o digital é um passo importante para resistir aos impactos financeiros do Coronavírus.

Para isso, você pode começar criando perfis da marca no Google Meu Negócio e nas redes sociais por serem prático e gratuito. 

Mas, é importante ter um plano de Marketing Digital para não começar a postar e depois parar. Em um segundo momento você pode evoluir para um blog, campanhas de e-mail marketing e até mesmo um site da empresa. 

Dessa forma é possível digitalizar sua empresa permitindo que as pessoas façam transações e pedidos pela internet, além de tornar mais fácil manter um relacionamento próximo com seus clientes atuais e futuros. 

Use sua rede de contatos para vender mais

Se sua empresa já tem presença online, é preciso mensurar para saber se ela está realmente gerando resultados para o negócio. Ou se as pessoas apenas interagem com seu perfil no Instagram ou Facebook, mas não compram nada com você. 

Dessa forma sua empresa entende como os usuários se comportam em relação a sua marca e ainda cria novas estratégias de vendas usando inclusive as rede sociais da marca para potencializar resultados.  

Então a dica é reverter o quadro aproveitando esses contatos para estreitar relacionamento e tentar converter, ao máximo, seguidores em clientes. 

O que uma consultoria de Marketing Digital pode fazer por negócios locais  

  • Digitalizar a empresa: reunir especialistas experientes para colocar a mão na massa para sua empresa ter presença online e poder continuar atendendo seus clientes também pelas redes sociais. 
  • Fazer o planejamento de redes sociais junto com você: a consultoria cria planos e ações para produzir conteúdo para Instagram e/ou Facebook, além de definir o que precisa ser mensurado.
  • Ensinar Marketing Digital para você e sua equipe: com base nas demandas da sua empresa, o time da consultoria ensina tudo o que você precisa saber para manter sua empresa no digital. Ou seja, o aprendizado é totalmente focado na prática e personalizado de acordo com suas necessidades reais. 
  • Dar insights: como o compartilhamento de conhecimento é totalmente baseado na realidade da sua empresa, durante o processo de aprendizado e acompanhamento, os experts podem dar insights para melhorar os resultados no digital.
  • Acompanhar tudo de perto: além de ensinar você a planejar e executar, uma boa consultoria de Marketing Digital também acompanha os seus progressos. Aqui no Marketagem, por exemplo, isso é feito via skype por 90 dias.  

Como descobrir se vale a pena levar sua empresa para o mundo digital

Avalie se seus produtos ou serviços também podem ser vendidos online 

Existem casos em que não é viável a digitalização da empresa porque não há como comercializar o produto ou serviço por meio do Marketplace do Facebook ou Mercado Livre por exemplo. E nem mesmo por loja virtuais ou sites institucionais. 

Seja porque não é permitido por lei seja porque o serviço ou produto em si impede. Mas é importante você considerar todos os fatores, além dos próprios custos operacionais. 

Além disso, não deixe de conferir como está seu fluxo de caixa hoje e quanto tempo dá para se manter com ele sem vender nada.   

Analise se sua empresa tem estrutura para vender pelas redes sociais

Outro fator importante é saber se o negócio tem mesmo condições de vender pela internet e realizar entregas dentro do prazo. Além disso, é importante contar com um atendimento de qualidade nas redes sociais. Então é preciso se perguntar:  

  • A equipe está capacitada para gerenciar pedidos e atender bem pelas redes sociais?
  • Sua empresa tem recursos tecnológicos para transformar internautas em clientes?
  • Consegue adaptar a atual logística e a gestão de estoque para a nova realidade digital? 

Descubra se seus clientes também comprariam seu produto pela internet

Outra forma de saber se a digitalização da sua pequena empresa vale o investimento é entender o comportamento dos seus clientes atuais. Se a maioria tem o hábito de consumir outros produtos ou serviços online, a chance de começarem a comprar pela internet com você também é grande.

Já se a maior parte nunca comprou nada pela web porque não sabe fazer isso ou simplesmente desconfia das transações online, então oferecer canais digitais não vale a pena no seu caso.

Porém, essa importante informação para sua tomada de decisão precisa ser baseada em dados reais. Ou seja, obtidos com entrevistas e pesquisas com seus atuais clientes e possíveis consumidores.

Para isso, a dica é perguntar a quem compra na sua loja física (nem que seja em uma conversa informal) se compraria também o seu produto pela internet. Caso a resposta seja positiva, descubra como faria isso: 

  • Pelo Facebook ou Instagram?   
  • Pelo Mercado Livre?
  • Por meio de um site da marca ou loja virtual? 
  • Quais seriam as melhores formas de pagamento para eles?

Portanto aproveite esse momento de redução das atividades para manter contato com seus clientes e prospects. E entre uma conversa e outra vá obtendo suas respostas. Ou então crie um pequeno questionário e envie para seu público-alvo pelo WhatsApp, redes sociais ou e-mail. 

Conclusão

Para muitas empresas pequenas, e até mesmo negócios locais, migrar para a internet tem sido uma maneira de continuar se conectando com os consumidores e possíveis clientes em meio à crise do Coronavírus. E assim sobreviver a proibição de abrir as portas realizando vendas pelas redes sociais ainda que temporariamente.

Mas, algumas mudanças de comportamento dos brasileiros por causa do isolamento social tendem a continuar mesmo após a quarentena como, por exemplo, priorizar a compra de pequenas empresas locais

Dessa forma vale a pena investir na digitalização do negócio porque sua marca passa a disponibilizar mais canais para as pessoas realizarem compras e serem atendidas de forma mais cômoda, prática e segura.     

Quer garantir que a migração para o online seja realizada da melhor maneira possível? A dica então é contar com o apoio de um  serviço de consultoria de Marketing Digital realizada por experts que planejam ações online junto com você. Tudo sob medida para seu negócio!

Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa em momentos de crise

Já parou para pensar como a adaptabilidade e inovação podem salvar empresas em tempos difíceis? 

Com a imprevisível crise do Coronavírus, as pessoas tiveram que praticar isolamento social e a maioria passou a consumir o necessário para sobrevivência. Até mesmo pelo aumento do desemprego e a crise econômica como um todo. 

Além disso, a forma de consumir precisou mudar da noite para o dia. E mais do que nunca os brasileiros passaram a utilizar serviços delivery, realizar pedidos por WhatsApp e se comunicar com as empresas usando redes sociais e sites.  

Sua empresa não estava preparada para isso? Precisa se adaptar o quanto antes, mas não sabe muito bem por onde começar? Então acompanhe esse post Marketagem porque você confere dicas fundamentais para sobreviver em tempos difíceis e até mesmo se fortalecer como marca no pós-crise.  

Aproveite a crise para determinar onde sua marca quer chegar

Em momentos complicados como esses, é uma boa hora de colocar a mão na massa para garantir a sobrevivência e ainda construir melhores resultados ao longo prazo. 

Mas, o primeiro passo para isso, é entender onde sua empresa esteve até agora para poder fazer as mudanças necessárias agora e ainda ir além, após os tempos difíceis. Para isso, olhe para o negócio como um todo. E só depois para cada parte dele como o Marketing Digital.  Portanto as dicas são:

  1.  Analise dados e resultados (para onde pretendia ir se não existisse crise e para onde ele está indo com ela)
  2. Faça uma projeção do fluxo de caixa. Por quanto tempo ele resiste com a queda nas vendas? 
  3. Trace um plano para se adaptar à nova realidade do seu negócio nos tempos difíceis (caso ainda não tenha um)
  4. Planeje novas estratégias e ações para seu negócio
  5. Reavalie processos (detecte gargalos que existiam antes da crise para resolvê-los antes dela acabar. Aproveite para aprimorar os processos da toda empresa em geral)  
  6. Invista na produção de conteúdo. Mas, comece pela gestão de redes sociais porque é mais simples de implementar e menos custoso para sua empresa (em um primeiro momento).

Seja ainda mais útil para seu público-alvo

Para isso, sua empresa precisa ficar de olho nas audiências. Portanto é necessário o monitoramento das redes sociais. Dessa forma você poderá entender, de verdade, como sua marca pode fazer a diferença na vida dos seus clientes e possíveis consumidores. Confira algumas dicas:

  • Descubra quais os sentimentos deles em relação à crise
  • Crie estratégias de posicionamento da marca com base nisso
  • Identifique os principais desafios deles para oferecer novos produtos ou serviços que melhorem a vida dessas pessoas. Inclusive facilitando-as a atingir metas e objetivos
  • Compartilhe conhecimentos relevantes que sua empresa domina   
  • Motive e engaje seu público (incentive-os a fazer planos para o pós-crise e entenda o que sua marca pode fazer para melhorar o bem-estar das pessoas

Mergulhe na era digital porque o tempo é de inovar

Nunca se praticou tanto home office e realizou tantas compras sem sair de casa (delivery e online) em todo o mundo quanto em tempos de distanciamento social por causa da Covid-19. 

E esses novos comportamentos revelaram a necessidade de digitalização de empresas. Ou seja, manter presença online e também permitir que as operações ocorram de maneira remota. 

Isso porque a crise ocasionada pelo Coronavírus acabou antecipando tendências. E hoje para sobreviver, até pequenas empresas, precisam aprender a vender também pela internet e redes sociais. E mais do que nunca: o atendimento precisa ser humanizado e centrado nas pessoas. 

Além de terem que contar com tecnologia que permita acompanhar as mudanças dos consumidores para não ficarem para trás

Adaptação é a palavra-chave para superar dificuldades econômicas

Existem empresas que estão esperando o isolamento social passar para começar a agir. Ou seja, estão assumindo um risco alto. 

Já outras estão lutando para se adaptar ao momentos de crise. Reinventando produtos ou serviços para torná-los mais úteis aos consumidores. E assim captar clientes mesmo em tempos difíceis.

Desenvolvendo novas soluções para melhor se adequarem a essa nova forma de consumo de pessoas e empresas. Isto é, adaptando o processo de vendas B2B e B2C para a nova realidade que o Coronavírus acabou criando. E os negócios que estão tendo essa proatividade, têm muito mais chance de sobreviver à crise. 

Portanto, mesmo que você gerencie uma microempresa ou de pequeno porte, a dica é se adaptar ao momento difícil para sobreviver e ainda se antecipar a fase pós-crise para chegar lá ainda mais forte.   

Marketing Digital é estratégico para os negócios

Você sabia que com a crise do Coronavírus, os segmentos que sofreram impactos diretamente como turismo, automóvel, alimentação e lazer reduziram os investimentos em publicidade na TV? 

O que faz todo sentido. Mas, seria uma boa estratégia dessas empresas realocar esse orçamento (budget) em Marketing Digital. Assim seria possível planejar e executar ações nas Redes Sociais para humanizar e fortalecer a marca. Só para citar um exemplo.

Em momentos difíceis, muitas empresas deixam também de investir no canal online porque julgam não trazer aumento de receita imediatamente. Mas, ocorre que esses investimentos são cada vez mais necessários para as pessoas conhecerem sua marca, se relacionarem com ela e realizarem compras futuras. 

Sem contar que há diferentes canais de Marketing Digital e alguns realmente só dão retorno ao longo prazo. Mas, outros trazem ao curto e médio como os anúncios online (Ads) e o atendimento via redes sociais.  

De acordo com um estudo recente realizado pela Kantar Brasil Insights, em tempos de Covid-19, o investimento na marca é uma das estratégias mais assertivas assim como o controle de despesas internas. Confira:

É hora de demonstrar a personalidade da marca

Muito antes da crise do Coronavírus, o mercado já tinha a humanização do Marketing como forte tendência. Mas, em tempos difíceis como esse, a personalidade da sua marca será fundamental até para sobreviver.

Ainda segundo o estudo realizado pela Kantar, grandes empresas têm se posicionado de diferentes maneiras:

  • Lutando e ativando: atitudes proativas para estarem mais fortes no pós-crise porque se recusaram a ser vítimas
  • Fortalecendo e liderando: testando e confiando na vitória 
  • Criando estratégias e planejando: preocupado, mas analisando estratégias com muita cautela
  • Preservando e defendendo: estão inseguros e preocupados com sua marca e com os outros
  • Colaborando e aceitando: com preocupação, mas compartilhando esperança
  • Evitando e desviando: sendo otimista

Para dar exemplos práticos dos dados acima, basta comparar o posicionamento das marcas Nike e Havaianas. Ambas vendem calçados, mas têm personalidades bem diferentes. O que é refletido nas atitudes perante à crise.

A famosa marca de tênis optou por incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas sem precisar ir para a rua, por meio dos apps da Nike, compartilhando a seguinte mensagem: jogue dentro de casa, jogue pelo mundo). 

Ou seja, colocou em prática o posicionamento lutar e ativar. O que além de fortalecer a marca ainda realmente está colaborando para o comportamento que defende. 

Já a mundialmente conhecida marca de sandálias de dedo, optou por convidar as pessoas a ter empatia. Com o mote, “Vista as sandálias dos outros”, a Havaianas incentiva o compartilhamento de mensagens positivas e de esperança. Ou seja, a personalidade da marca prevalece  assumindo de maneira positiva o evitar e desviar

Assim como as grandes marcas, sua empresa (por menor que seja) também precisa se posicionar. Dessa forma consegue se fortalecer mais. E principalmente se aproximar do seu target o engajando-o por meio de Marketing Digital nas Redes Sociais

Produza conteúdo para redes sociais

Mantenha presença online conversando com suas audiências. Caso ainda não tenha perfis comerciais no Instagram e/ou Facebook, o período de crise pode ser uma excelente oportunidade para começar. 

Mas, antes tenha certeza que seu público-alvo está nessas social media. Caso contrário, não vale a pena o investimento.

Caso já invista em redes sociais da empresa, é preciso ter em mente que não é porque o período é delicado que sua marca deve se calar. Ou ficar apenas compartilhando promoções. 

Aliás, de acordo com um estudo realizado pela Kantar, em que 500 consumidores brasileiros foram ouvidos em março de 2020, 80% desaprovou o uso do tema Coronavírus para promoção de marcas.

O que postar nas rede sociais em momentos de crise

As principais informações que os consumidores brasileiros querem ver compartilhadas em perfis comerciais de Instagram e Facebook, ainda de acordo com a pesquisa da Kantar Brasil Insights são as seguintes:

  • Como a empresa está se esforçando para superar o momento difícil
  • Como a marca pode ser realmente útil no cotidiano das pessoas
  • Quais os valores da sua empresa 

Outra dica fundamental para criar conteúdo que faz sentido para suas audiências é consultar o Google Trends. Descubra o que as pessoas estão mais pesquisando nesse período de crise em relação ao seu mercado na ferramenta gratuita do Google.

A partir daí, é só planejar e produzir conteúdo de qualidade, útil e informativo, sobre os assuntos em alta nas redes sociais da sua empresa. 

Quer aprender mais sobre planejamento estratégico para redes sociais?  Então confere o vídeo abaixo porque nosso especialista Léo Asp explica o fundamental.

Conclusão

Adaptação é a palavra-chave para superar momentos difíceis inclusive para micro e pequenas empresas. Em tempos de dificuldades, é preciso entender onde sua empresa está para traçar novos planos e estratégias para superar tudo isso com inovação.

Além disso, nos momentos de crise também se planeja o sucesso que você terá quando ela passar. Lembre-se: o isolamento social não será eterno. 

E quando essa época difícil finalmente passar, você pode até atingir resultados melhores do que tinha antes da quarentena se trabalhar duro até nessa fase de incertezas.

Precisa de ajuda para colocar a mão na massa e começar suas ações de Marketing Digital? Conheça o serviço de consultoria em Marketing Digital que ajuda você a vender mais nas redes sociais e ainda ensina tudo que você precisa saber sobre online.  

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