Empreendedorismo

Criar site institucional: porque vale a pena investir em um website da empresa

Mais do que marcar presença online, ter site institucional transmite mais profissionalismo e credibilidade para as pessoas que ainda não conhecem sua marca 

Você sabia que quase 127 milhões de brasileiros estão ativos na internet de acordo com a pesquisa TIC Domicilio? E com o distanciamento social ocasionado pela pandemia Covid-19 provavelmente esse número aumentou bastante e deve ser refletido em pesquisas futuras.  

Para atender ao crescente número de internautas no Brasil e conquistar mais clientes para seus negócios, muitas empresas brasileiras estão investindo em Marketing Digital seja com a criação de um site, seja com os perfis da marca nas redes sociais.

Quer entender melhor porque cada vez mais empresas, de diferentes portes e segmentos variados, têm em comum o investimento em website

Então confira este post Marketagem porque você vai conhecer os principais benefícios que um site institucional pode trazer até mesmo para pequenas e médias empresas. Confira:

Site institucional deixou de ser apenas para grandes marcas 

Nos primórdios da internet comercial, em meados dos anos 90, quando o acesso à internet ainda era para uma minoria privilegiada e compras online era raridade no Brasil, criar site institucional custava caro. E valia a pena mesmo só para multinacionais e grandes empresas. 

Até porque, naquela época, ainda era considerado inovação tecnológica e agregava modernidade à marca. Para se ter uma ideia, o Jornal do Brasil foi o primeiro veículo da imprensa brasileira a ganhar sua versão online em 1995. O que era algo totalmente inovador até então.

Mas, atualmente, a realidade é outra. Empresas que não têm presença digital deixam mesmo de ser conhecidas por seu público-alvo e até mesmo abrem mão de aumentar as vendas (tanto no online quanto no offline). 

Isso porque as pessoas pesquisam no Google antes da compra na loja física e o inverso também. Podem conhecer um produto pessoalmente, mas só realizar a compra na internet.

O que é cada vez mais comum e acaba demandando que muitas marcas hoje estejam presentes em todos os canais de Marketing Digital (para uma experiência omnichannel do consumidor). O que traz melhores resultados até mesmo para negócios locais embora a escolha desses canais deva ser estratégica por questões de budget e até mesmo assertividade.

E no caso das empresas de pequeno e médio porte, além de fortalecer a marca e melhorar o relacionamento com clientes e prospects, digitalizar o negócio durante a quarentena realmente chegou a fazer a diferença entre a falência ou sobrevivência de muitas PMEs.

Investimento relativamente baixo 

site institucional é um modelo básico de baixo custo, quando comparado a uma loja virtual, e que não requer tantos gastos com manutenção e atualização de conteúdo. 

Isso porque normalmente a construção dele é toda feita em WordPress (que é um criador de site com código aberto que é usado por nada menos do que 38% da internet). 

Mas, é um investimento maior do que em sites pessoais (que servem de portfólio) que são boas opções para autônomos quem têm redes sociais. 

Porém, não costuma ser a melhor solução para empresas em geral porque não têm tanta capacidade de customização, além de os recursos serem muito limitados na comparação com WordPress. 

O que inviabiliza inclusive o trabalho de otimização de site para buscadores (mais conhecido como SEO: Search Engine Optimization). Ou seja, sites pessoais como o Wix acabam sendo mesmo um belo cartão de visitas online, mas não conseguem ajudar seu negócio a ser encontrado no Google como um site profissional consegue fazer quando bem otimizado.

Por isso o site institucional em Wordpres é ideal para pequenas e médias empresas. Vale lembrar que esse tipo de website é formado pelas páginas-chave que PMEs precisam ter:  

  • Homepage: funciona como uma verdadeira vitrine do site por reunir resumidamente informações fundamentais como geolocalização, o que é seu negócio, tipos de serviços e como funcionam, depoimentos dos seus clientes, e até mesmo vitrine de blog 
  • Quem Somos: serve para contar a história da empresa e outras informações estratégicas com o objetivo de passar credibilidade para os internautas, colaborar para a boa reputação da sua marca e gerar uma identificação e conexão com a missão, visão, valores, etc. 
  • Serviços: são páginas que resumem os tipos de produtos ou serviços que sua empresa oferece  
  • Depoimentos: o que as pessoas que já fecharam negócio com sua empresa acham dela é indispensável como prova social porque ajuda bastante a transmitir confiança a quem ainda não conhece sua marca
  • Contato: ter um formulário de contato facilita bastante a vida dos internautas na hora de se comunicar com sua empresa. Além disso, é indispensável para quem pretende fazer Marketing Digital e SEO porque é quando visitante entra para a base de contato (lead).

Aumenta a credibilidade da sua empresa

Com a popularização da internet e dos smartphones, as pessoas passaram a ficar conectadas no mundo virtual praticamente 24 horas, 7 dias por semana durante os 365 dias do ano. 

Com isso, um novo comportamento se tornou muito comum: antes de entrar em contato com a marca, normalmente o possível consumidor busca a empresa no Google.

E quando não encontra nada, essa falta de informação, costuma passar a sensação que o negócio não existe. O que pode fazer inclusive você deixar de realizar vendas por falta de um site institucional, de algum perfil nas redes sociais ou até mesmo um blog. 

No caso do website, ele é recomendado porque é mais do que um simples cartão de visita na internet. E quando o design é bem feito, as páginas são rápidas e fáceis de usar, o site corporativo alcança mesmo seu objetivo de passar credibilidade para as pessoas e ainda transmitir profissionalismo e expertise. 

Facilita sua marca ser encontrada no Google

Quando você opta por um site institucional em WordPress, as coisas costumam ficar mais simples para o Google e para os outros mecanismos de busca online. Para começar, facilita a indexação (coisa que o Wix, por exemplo, não consegue fazer e nos ecommerces tende a ser mais demorado).

Isso porque é possível usar plugins gratuitos e pagos que ajudam as páginas a carregar mais rapidamente inclusive na internet móvel, comprimir imagens para o site ficar mais leve, escrever conteúdo otimizado, entre outros detalhes que facilitam mesmo o trabalho de SEO.  

Permite trabalhar Marketing Digital como um todo

Criar site institucional também tem como vantagem possibilitar que sua empresa consiga trabalhar Marketing Digital como um todo. Ou seja, ir além do atendimento nas redes sociais e divulgação via Facebook Ads / Instagram Ads.

Isso porque sua marca consegue manter relacionamento com os prospects e clientes em todas as etapas da jornada do cliente e do funil de Marketing Digital usando os canais que são mais estratégicos e ainda tomando decisões com base em análise de dados com ajuda, por exemplo, do plugin Google Analytics para WordPress. 

Redes Sociais

Por serem ferramentas gratuitas que reúnem muitos internautas, as mídias sociais como, por exemplo, Facebook e Instagram costumam ser o primeiro canal de Marketing Digital que as empresas que não têm site utilizam para manter relacionamento com o público, realizar atendimento online e até mesmo vender pela internet.

Mas, vale lembrar que quando você tem um site institucional, os resultados das redes sociais podem ser potencializados se houver planejamento e alinhamento com as campanhas de, email marketing, anúncios online e até mesmo com o conteúdo do blog, etc. E sobretudo foco no público-alvo que também é usuário do Google.  

Blog

Se você quiser, sua empresa pode ter um modelo de site corporativo com blog. O que ajuda a atrair mais visitantes e aumentar a consciência da sua marca por parte dos usuários do Google. 

Ou seja, colabora ao longo prazo para seu negócio ficar mais conhecido pelo público-alvo que realmente interessa a você por meio da produção de conteúdo relevante para eles. 

SEO

O investimento em otimização de site para motores de busca ajuda a empresa não apenas a aparecer nas primeiras posições do Google.

Mas, também a levar visitantes para as páginas (tráfego orgânico), manter as pessoas navegando (por meio de otimizações de conteúdo e tecnologia) e até mesmo a aumentar conversões e vendas.

Ou seja, SEO quando bem alinhado com outras estratégias de Marketing Digital e Comunicação realmente consegue ajudar a trazer melhores resultados para o negócio. 

Google Ads

Assim como quem usa as redes sociais para negócios costuma criar campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads para impulsionar conteúdos e produtos, no Google também dá para trabalhar campanhas de anúncios online só que usando o Google Ads.

Email Marketing

A página do formulário de contato, além de ser um canal de comunicação a mais da sua empresa, também revela que o internauta conhece sua marca e ainda pode estar tirando dúvidas ou solicitando orçamento porque realmente considera fechar negócio com sua empresa.

Dessa forma ele deixou de ser um simples visitante porque entrou efetivamente na sua base de contatos tornando-se um lead. 

E assim tem todas as chances de se tornar uma oportunidade e até mesmo cliente fiel. O que pode ser facilitado quando você envia uma sequência de email marketing para eles, entre outras ações que precisam ser previamente autorizadas por quem irá receber. 

Conclusão

Criar site institucional vem se mostrando cada vez mais um investimento que traz ótimos resultados para as empresas ao longo prazo.

Além de transmitir profissionalismo e mais confiança para quem pretende fazer negócio com a marca, ainda é um canal de comunicação eficaz que inclusive possibilita fazer Marketing Digital e trabalhar SEO para que sua empresa apareça no Google, entre outros benefícios.

Quer aprender mais sobre Marketing Digital para aplicar você mesmo no seu negócio? Então fica ligado aqui no blog Marketagem e assine nossa newsletter para receber novidades da á por email!

O que é um CRM e como ele pode ajudar a criar melhores campanhas de Marketing

Customer Relationship Management (CRM) é um software de gestão de relacionamento com clientes que facilita campanhas de Marketing Digital e as vendas

Um velho ditado já dizia: “quem não é visto, não é lembrado”. Em resumo, esse é o mantra ouvido em qualquer departamento de Marketing. Por isso, este setor tem fundamental importância para as empresas, sobretudo, quando a missão é divulgar produtos e serviços para milhares de consumidores.

Como todos sabem, apenas comunicar a existência de uma oferta é bem pouco. Uma solução com ótimo preço, anunciada para o público errado, é incapaz de trazer um bom retorno de investimento. É nessas horas que os profissionais de Marketing entram em ação. Planejar uma campanha sob medida para o target correto é sinônimo de faturamento crescente.

Até porque isso facilita bastante a prospecção de vendas. Com um bom material de apoio, os vendedores têm ferramentas suficientes para captar novos clientes. Entretanto, se eles baterem as metas com sucesso, além dos lucros, irão gerar uma quantidade enorme de dados sobre cada transação. 

É nesse momento que um sistema de CRM mostra o seu valor para o departamento de Marketing. Por meio dele, esses profissionais têm acesso imediato a informações relevantes para a criação de campanhas ainda mais eficazes.

Aprenda a fazer proposta comercial com o expert em Vendas do Marketagem

O que é um CRM?

O CRM é uma tecnologia criada para agregar, em apenas um único sistema, diferentes informações sobre os clientes, com o objetivo de apoiar os gestores a tomarem as melhores decisões.

Na verdade, esse software é muito mais do que isso. Com ele, o departamento de Marketing pode integrar outros sistemas, como plataformas para o envio automático de e-mail marketing, e até mesmo aplicativo de mensagens. Ao realizar a integração com o WhatsApp Business, por exemplo, uma única conta pode ter múltiplos usuários.

Apesar das inúmeras possibilidades que o CRM oferece, o maior benefício dele, sem dúvida, é proporcionar a chance de conhecer a fundo cada lead ou cada consumidor que se relaciona com uma empresa. 

Como criar melhores campanhas de Marketing com a ajuda do CRM?

É preciso deixar claro que inexiste uma fórmula perfeita para criar campanhas de Marketing com o apoio de um CRM. Às vezes, uma estratégia que funciona muito bem para uma empresa de pequeno porte é a menos indicada para outra de tamanho maior.

O ideal é que você, com o apoio de sua equipe, analise o que é melhor para o relacionamento entre a sua companhia e os seus clientes.

Use o CRM para criar campanhas de Marketing com foco em leads de alto valor

Nenhum outro sistema pode oferecer tamanha quantidade de informações das pessoas que, de alguma forma, interagiram com a sua empresa, como o CRM.

Ele fornece inúmeros dados sobre leads que têm alto potencial para se tornarem clientes fiéis. Por outro lado, com esse software, você pode conferir quais leads não têm muito valor, seja porque se conectam pouco com seu negócio, seja porque estão distantes do perfil de cliente que você procura.

Baseado nessas informações, o seu time de Marketing pode criar campanhas com foco nos leads que têm maiores chances de conversão. Dessa forma, sua empresa economiza tempo e, sobretudo, recursos financeiros.

Com as informações do CRM, crie conteúdo personalizado

Após definir em quais leads a sua empresa deve investir, é chegado o momento de elaborar um conteúdo sob medida para eles. O CRM, ao ser integrado com ferramentas de automação de marketing, permite a você criar e-mails personalizados. Em vez de chamar o lead por expressões como “Querido cliente” e afins, sua equipe tem a chance de enviar mensagens que o chamam pelo nome próprio.

Você pode até achar que isso tem pouco impacto na percepção das pessoas. Entretanto, em diversos segmentos, sobretudo, o mercado de luxo, já está provado a eficácia de se tratar o cliente pelo primeiro nome. Isso mostra o quanto o seu negócio está com foco total nas solicitações dele.

Mas isso é apenas o começo. Afinal, ao conhecer o seu público, será muito mais fácil a produção de conteúdo otimizado para seus produtos e serviços. E, além de reconhecer quem deve receber cada tipo de mensagem, procure ainda usar a linguagem do seu cliente.

Quanto mais você falar como ele, maiores serão as chances de ele ficar à vontade para negociar com a sua empresa.

Aumente a efetividade de suas campanhas integrando o CRM com outros sistemas

O CRM, além de organizar todas as relações entre os clientes e uma empresa, por meio de um único software, tem como vantagem competitiva a integração com outros sistemas. O setor de Marketing da sua empresa consegue, por exemplo, integrar o CRM com ferramentas de publicidade online, como o Google Ads

Dessa forma, você pode usar os seus sistemas favoritos no mesmo software, o que evita a necessidade de se utilizar diferentes senhas em diversas ferramentas. 

Crie campanhas de Marketing utilizando as métricas do CRM

A precisão dos dados organizados pelo CRM apresenta o cenário real sobre como suas campanhas de Marketing estão funcionando. Isso é essencial para que você possa se dedicar mais aos projetos que estão dando certo, e analisar os pontos de melhorias em campanhas com resultados abaixo do esperado.

Além disso, com o CRM, sua equipe de marketing consegue ver o estágio de cada cliente no funil de vendas. Assim, ela pode entender melhor quais são as barreiras para conversão, e, em quais dessas fases os leads estão mais dispostos para fechar negócio.

Conclusão

Criar suas campanhas a partir dos dados apresentados por um CRM é a forma mais eficaz de atingir um público-alvo. Com essas informações, seu departamento de Marketing tem a possibilidade de elaborar uma comunicação ainda mais precisa.

Afinal, qualquer conteúdo se torna muito melhor quando é possível saber, com exatidão, quem será o receptor daquela mensagem.

Em um mercado tão competitivo, saber como engajar uma conversa com o cliente deve ser a prioridade de toda empresa. Em especial, a sua.

Por Pedro Capistrano Ribeiro – Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

Conheça os diferentes tipos de sites e entenda qual é o mais recomendado para sua empresa

Alguns modelos como o site institucional são simples, mas possibilitam começar um trabalho de Marketing Digital e SEO

Criar o site da empresa é uma necessidade nos dias de hoje. Mas, você já sabe qual tipo de website pode agregar mais aos objetivos do seu negócio? 

Para facilitar a vida de quem planeja ter suas próprias páginas na internet, além das redes sociais, é importante saber qual o melhor modelo, no seu caso específico, antes da criação do website.

Quer entender um pouco mais sobre sites? Então acompanhe esse post Marketagem até o fim porque você vai conhecer os principais tipos e para quais objetivos são recomendados.

Principais tipos de site 

Site institucional: primeiro passo para ser encontrado no Google

Normalmente é considerado o cartão de visita da marca no meio digital e uma espécie de vitrine de produtos ou serviços da organização. É constituído basicamente das páginas mais importantes para o negócio como:

  • Homepage 
  • Quem Somos
  • O que fazemos (serviços/ produtos)
  • Clientes
  • Contato

Além disso, um site institucional ainda pode ter geolocalização e atendimento online.

Mas, mesmo sendo um modelo simples, o site profissional de uma empresa pode ser uma ferramenta poderosa de comunicação e aquisição. Isso porque com base nessas páginas é possível aumentar a base de contato (leads), facilitar a segmentação do público-alvo,  além de criar um novo ponto de contato com a marca. E, claro, passar mais credibilidade ao seu target.  

Vale lembrar que um bom site institucional costuma ser construído em plataformas que oferecem mais recursos para que ele seja o mais personalizado possível. O que agrega à comunicação visual da marca. E também permite que o trabalho de SEO (otimização de sites para buscadores como o Google) seja realizado.  

Ou seja, é o primeiro passo para sua empresa ser encontrada no Google já que um site pessoal, por exemplo, não tem recursos suficientes para permitir que a otimização de site para buscadores seja realizada.

Exemplo de site institucional é simples, mas permite começar trabalhar Marketing Digital e SEO

Site institucional com blog é fundamental para trabalhar Inbound Marketing

Esse tipo de website é uma evolução do site institucional porque além de ter os recursos que ele possui, permite que o blog seja uma categoria do menu. 

Assim como o modelo mais simples, o site profissional com blog costuma ser construído em  WordPress.com que é o criador de sites mais usado do mundo (38% dos websites são construídos com ele).

Isso porque essa plataforma de código aberto viabiliza a inserção de plugins gratuitos e pagos que conseguem deixar o site mais leve. O que resulta em melhor experiência de usuário nas páginas e colabora bastante com a otimização das páginas para buscadores (SEO).

Sem contar que facilita as estratégias de Marketing Digital principalmente as de Inbound Marketing (Marketing de Atração). Ou seja, é uma ótima opção para quem quer fortalecer a marca e ainda ajudar nas vendas online. 

 Exemplo de site institucional com blog permite trabalhar Inbound Marketing

Blog da marca: repositório de conteúdo da sua empresa

Nos primórdios da internet eram páginas pessoais que equivaliam a um diário online. Mas, com o passar dos anos, o avanço das tecnologias e a popularização da internet, as estratégias de  blogs da marca começaram a fazer parte do cotidiano dos internautas.

Isso porque as empresas começaram a entender que investir na produção de conteúdo traz muitos benefícios que resultam no fortalecimento da marca. Afinal, é cada vez mais comum as pessoas decobrirem empresas online ao encontrarem a resposta que procuravam no Google no blog institucional delas. 

Portanto a estratégia de blog costuma ser mais focada na atração de visitantes com o objetivo de ampliar a consciência da marca (awareness) e transformá-los em leads que normalmente são nutridos por email-marketing com a ajuda de outros canais de Marketing Digital.

Vale lembrar que visitantes podem se tornar leads quando realizam ações no site. No caso do blog, a assinatura de newsletter é um exemplo. O que é muito importante porque é um passo aidante na jornada do cliente e um aprofundamento no funil de Marketing Digital ( sai do topo para  o meio).

Ou seja, o blog quando  é planejado e produzido alinhando diferentes estratégias como de SEO, Redes Sociais, Email Marketing, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo costuma trazer melhores resultados para a empresa ao longo prazo.

Site one page:  ótima opção para quem quer começar um site pessoal

É um tipo de site que é mais básico do que o website institucional sem blog. Além de oferecer um menu com poucas categorias, ao clicar nele, o usuário vê a tela se deslocar para a parte da página que tem o conteúdo desejado. 

Ou seja, um menu com muitos botões deixaria o usuário incomodado com o deslocamento tão longo. Exemplos famosos de sites one page são os construídos com a plataforma Wix

Vale destacar que eles são ótimos para sites pessoais principalmente para quem tem o intuito de mostrar os tipos de serviços que oferece (de preferência poucos), portfólio leve e informações de contato. E complementar isso com a presença digital nas redes sociais como LinkedIn, Facebook e Instagram.

Isso porque o site one page trava com muita quantidade de arquivos. O que provoca lentidão e erros sendo péssimo para empresas por menor que elas sejam. 

Exemplo de site pessoal no Vix

Loja virtual: muitos recursos, mas não tão fácil de usar

Também conhecidos como sites de venda, elas estão em plataformas de ecommerces. Ou seja, são um capítulo à parte. Isso porque têm a capacidade de suportar muitas informações como: 

  • Arquivos pesados (imagens, vídeos, textos, etc,)
  • Pagamento online e segurança das informações
  • Atendimento eletrônico/ chatbots
  • Cadastramento de grandes volumes de produto
  • Recursos para facilitar gestão de estoque
  • Árvore de categorias (arquitetura da informação)
  • Algumas plataformas de ecommerce têm recursos avançados de SEO (otimização do site para buscadores como o Google) como, por exemplo, a Tray que é bem simples de usar nesse quesito.
  • Entre outros recursos indispensáveis para quem tem uma loja virtual

Portanto sites de venda são recomendados para ecommerces diversos. Lojas virtuais de médio porte, por exemplo, costumam usar plataformas como Loja Integrada enquanto as maiores VTEX, entre outras.  

Sendo que essa escolha da melhor plataforma varia porque marcas grandes normalmente precisam de mais recursos. 

Marketplace: para quem pretende vender online associando sua marca a de terceiros

Também conhecidos como shopping virtual, o marketplace permite que empresas locais ou pequenos negócios realizem vendas online em nome de uma grande marca forte. 

Exemplos clássicos de Marketplace são Americanas.com que tem um portfólio de produtos online muito mais variado do que o das lojas físicas. Isso é possível porque no site há também ofertas de produtos de terceiros. O que é informado principalmente na hora da compra já que aparece o nome do parceiro que vai enviar a mercadoria para você.

Diferente das plataformas ecommerce, os marketplaces têm estratégias próprias de otimização de páginas como SEO para lojas de aplicativos dos smartphones que é chamado de ASO (App Search Optimization), entre outras estratégias.

Com a crise da Covid-19, muitas lojas físicas recorreram aos marketplaces e redes sociais, em um primeiro momento, para continuar faturando por meio de vendas online. Mas, o passo seguinte normalmente é criar um site próprio para vender mais enquanto fortalece a marca. 

Exemplo de marketplace

Conclusão

Existem diferentes tipos de sites. Alguns com mais recursos e outros mais limitados. Porém, a escolha mais acertada vai depender do seu objetivo do website. 

Para quem pretende investir em Marketing Digital, é a dica é optar por um modelo de site institucional em WordPress (de preferência com blog, mas também é possível começar os trabalhos sem o repositório de conteúdo da marca).  

Isso porque por meio do website é possível reunir informações importantes sobre a empresa para que as pessoas saibam que ela exista, desenvolvam mais confiança e entre em contato com você para pedir orçamento ou fechar negócio

 

Como monetizar seu negócio no digital

Nos últimos anos, com o crescimento do Youtube, muito se ouve falar em monetização nessa plataforma. Mas, na verdade, não é só youtubers e grandes empresas que têm canal no buscador de vídeos que conseguem ganhar dinheiro com canais de Marketing Digital.  Também é possível monetizar site, blog e até mesmo redes sociais como o Instagram

Quer aprender algumas dicas de monetização para sua empresa faturar também no mundo digital? Então confere esse post Marketagem para ficar por dentro de algumas ideias que servem inclusive para freelancers, pequenas empresas e negócios locais. 

O que é monetização

O significado de monetizar é trazer retorno financeiro por meio de algo. Ou seja, no caso de um negócio online é quando você começa a recorrer a uma fonte de receita ou mais para fazer seu site simples, blog, ou até mesmo Instagram começar a dar dinheiro. 

Normalmente a monetização no digital costuma envolver estratégias de Marketing Digital e publicidade online. Isso porque não dá para influenciar pessoas sem ser conhecido, ainda que por um grupo de pessoas super segmentado (aliás, esse é o ideal para monetizar).

Como monetizar o Instagram

Como ganhar dinheiro no Instagram? Essa é a dúvida de muitas lojas físicas que querem passar a vender online e pessoas que querem criar perfil comercial na rede social para vender ou promover seus serviços.   

Não se preocupe! Ganhar dinheiro no Instagram não é só para famosos, digital influencers com milhões de seguidores ou grandes marcas. 

Também dá para faturar explorando sua expertise e se comunicando com audiências bem nichadas quando se tem uma microempresa ou negócios de pequeno ou médio porte. Confira algumas dicas de monetização nessa social media:  

Venda no Instagram usando o Instagram Shopping

O pagamento online direto no Instagram é uma expectativa do mercado, mas ainda não foi autorizado aqui no Brasil, até o momento. Mas, enquanto isso não acontece, os perfis de Instagram comercial conseguem realizar vendas pela rede social de maneira direta ou indireta.

E para isso, sua empresa pode optar pelo Instagram Shopping que, na verdade, não é exatamente uma loja virtual como pode parecer. É apenas um conector entre plataformas de ecommerce e a rede social. 

Mas, apesar disso, vale lembrar que para usá-lo não precisar criar um site. Isso porque dá para utilizar a loja do Facebook vinculando-a  com o Instagram.

Quem pode usar o Instagram Shopping 

Para conseguir usar o Instagram Shopping, você precisa atender alguns requisitos como:

  • Ter o Perfil Comercial no Instagram
  • Ter um e-commerce
  • Estar em conformidade com as políticas comerciais do Facebook
  • Estar localizado em um dos países habilitados (Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália e Espanha)
  • Conectar o perfil comercial  a um catálogo de produtos do Facebook para assim conseguir marcar seus produtos em suas publicações no perfil do Instagram e levar as pessoas para a página de compra.

Vender de maneira indireta: Instagram como canal de Marketing Digital 

Para isso, a marca precisa ter um blog/site de vendas ou ecommerce e fazer todo um trabalho de Marketing Digital usando o Instagram para atrair e levar as pessoas para as páginas. Portanto as  a vendas são realizadas fora do Instagram.

Use links aos seu favor

A dica é colocar o link na bio junto com um texto persuasivo para incentivar o usuário a deixar um pouco o Insta e ir comprar no seu site ou blog. 

No caso do link nos Stories, vale lembrar que só está disponível para perfis com mais de 10.000 seguidores. Mas, usando anúncios do Instagram (Instagram Ads), é possível fazer linkagem externa no bio também. 

Como a rede social tem um apelo visual forte, você precisa caprichar nas imagens das postagens e Stories que irá publicar para encantar e atrair seus possíveis clientes

Também é possível explorar o IGTV com conteúdos interessantes e relevantes para os seguidores e o Reels (que chegou há pouco tempo para bater de frente com o TikTok).  Vale ressaltar que essa nova aposta do Instagram está atrelada à onda dos vídeos verticais e curtos que tem crescido muito.

Use o Instagram Ads para promover seus posts 

Para aumentar as chances de vendas online no Instagram e também crescer o número de seguidores do seu perfil, a dica é investir em anúncios online. O aplicativo oferece diferente formas de publicidade (Instagram Ads):

  • Anúncios no feed 
  • Anúncios nos stories
  • Anúncios de vídeo
  • Anúncios de fotos
  • Anúncios de carrossel
  • Anúncios de coleções

Caso você tenha uma lojinha na rede social, você pode ainda usar o Instagram Shopping Ads que são anúncios específicos para produtos que podem aparecer no Feed ou na busca (Explore).

Instagram dá dinheiro, mas não é imediato! 

Existem diferentes possibilidades de monetizar Instagram. Mas nenhuma delas é instantânea. Até se você optar pela venda de produtos online, via Instagram Shopping, isso demanda todo um planejamento para dar conta de gerenciar vendas na rede social

O que engloba gerenciar anúncios online, conteúdo, imagens, vídeos, automação, atendimento online e por aí vai…

 Portanto o ideal é que você comece a dominar estratégias de Instagram, antes mesmo de criar seu perfil comercial, ou o quanto antes.

 Dessa forma o retorno financeiro passa a ser mais consistente. Isso porque aprender técnicas é importante, mas saber coordená-las bem, para ajudar você atingir seus objetivos, costuma dar melhores resultados.

 Como monetizar um blog ou site

Bem antes do Instagram existir, a monetização de site e blogs já ocorria. Ou seja, dá para ganhar dinheiro na internet com isso seja por venda direta de espaço publicitário nas páginas, seja por recomendações e avaliações para os internautas. Tudo vai depender dos seus objetivos com a criação do site ou blog.

 Mas, para ganhar dinheiro na internet com a monetização de páginas, a dica é você diversificar e combinar as diferentes técnicas. 

 Use Google Adsense

Baseado no tipo de conteúdo postado, público-alvo e até mesmo na quantidade de tráfego que seu blog ou site tem, os anunciantes do Google Ads pagam por publicidade online nas suas páginas. 

Para você ter uma ideia, você recebe 68% da receita (reconhecida pelo Google) com anúncio online no conteúdo e 51% para adsense no resultado de pesquisa. Como os lucros são variáveis, é importante usar outra forma de monetizar também. 

 Realize vendas direta de anúncios

Outra opção é você mesmo prospectar empresas para anunciar no seu site ou blog. Ou aguardar que elas entrem em contato pedindo seu Midiakit..

 Assim você mesmo define o preço que irá cobrar pelo espaço para anunciante em suas páginas. Caso queira prospectar, é como uma Venda B2B. Confira algumas dicas de como fazer:

  1. Identifique as potenciais empresas que poderiam se interessar em pagar por conteúdo no seu blog ou site Ajuda muito pensar em nichos diferentes e complementares porque provavelmente têm o mesmo target. Ex: você tem um escritório de arquitetura (o que dá ao site autoridade no assunto) então você pode prospectar ecommerces de móveis, marcas de tinta, lojas de quadros e decoração, etc. 
  2.  Prepare um midiakit: documento que contém sua tabela de preço, personas,  target, métricas relevantes, entre outras informações de interesse dos anunciantes.
  3.  Estude muito bem:  não só as potenciais empresas que você deseja fechar negócio como também o mercado e a concorrência delas. Depois elabore uma proposta comercial para mandar para ela. 
  4.  Tenha bom relacionamento com a marca: para facilitar o contato e negociação. Para isso, a dica é  ter um briefing comercial para orientar a criação de uma proposta comercial de valor. O que aumenta consideravelmente as chances de você obter sucesso. 

Outra forma de monetizar blog ou site profissional é com conteúdo patrocinado. Ou seja, uma empresa compra o espaço na sua página para publicar um texto que deseja ou negocia para você escrever esse post para ela e publicar na sua página. 

Muita agências de marketing digital inclusive entram em contato com blogueiros do nicho que interessa aos clientes delas para a publicação de posts patrocinados. 

Uma dica importante é levar em conta o tipo de conteúdo e nicho do seu prospet ou cliente. Dessa forma você evita comprometer a credibilidade da sua marca com informações não relevantes e não prejudica o SEO do site ou bliog.  

Por exemplo: o blog da sua marca é sobre moda feminina  e você publica um publipost sobre caixa de ferramentas. Dificilmente o seu público-alvo vai se interessar, além de perder visitantes e leads, o buscador ainda pode entender como irrelevante e a página não ranquear bem.

Faça avaliação de produtos ou serviços (reviews)

Quando a autoridade e influência do seu site ou blog com determinado segmento é grande também pode despertar o interesse de outras empresas, não apenas para publiposts, mas inclusive para você testar um produto ou serviço dela para publicar uma análise no blog da sua marca. Aliás, nada impede que você entre em contato também tentando essa parceria.

 Venda produtos online

Criar uma loja virtual dentro do seu site ou blog para sua marca vender produtos próprios também é uma ótima forma de ganhar dinheiro na internet. 

 Para isso, você precisa de planejamento e não esquecer de produzir conteúdo otimizado para SEO dos produtos. Lembre-se quando o internauta não tem o máximo de informação necessária para realizar a compra online, ele fecha negócio com a concorrência.

 Então não esqueça de colocar as dimensões, benefícios, tamanhos, cores e vantagens de comprar na loja virtual da sua marca (frete grátis, parcelamento, etc.).

Disponibilize conteúdo exclusivo para assinantes

Caso sua empresa seja de serviços, a dica é vender conteúdo de qualidade em uma área destinada a isso como, por exemplo, materiais premium. Para ter acesso a esses infoprodutos, é preciso ou pagar uma assinatura mensal ou então realizar a compra online. 

Ou seja, pode ser desde ebooks produzidos com sua expertise até aulas virtuais ou eventos online. Para decidir o que oferecer como conteúdo exclusivo, a dica é levar em conta o ramo da sua empresa e o seu perfil de público-alvo e personas.    

Afiliados

Outra fonte de monetização de páginas são os programas de afiliados .Neles, é possível ganhar dinheiro na internet por comissão de vendas de produtos de terceiros. Ou seja, você pode escolher os produtos ou serviços que têm a ver com o nicho do seu site ou blog para publicar conteúdo sobre eles.

Como o ganho não é rápido, além de ser variável, a dica é você investir também em outras maneiras de monetizar o site.

Conclusão

 Existem várias formas de monetizar seu negócio no digital. É possível ganhar dinheiro com o Instagram e também com as páginas do seu site ou blog. O ideal é você diversificar e sempre escolher o que faz sentido para as estratégias e valores da sua empresa.

Além disso, antes de tomar a decisão de monetizar, é bom estudar o comportamento do seu público-alvo. E as pesquisas de Marketing podem ajudar nisso. 

Então se pergunte: será que esse infoproduto resolve alguma dor da minha persona? Será que colocar produtos à venda no Instagram vai agregar aos objetivos de Marketing da minha empresa? E por aí vai…

O que você deve saber antes de criar o site profissional da sua empresa

Mais do que um cartão de visita online, o site institucional da empresa é uma ferramenta de comunicação e aquisição portanto precisa transmitir profissionalismo

Já ouviu falar que website é um simples cartão de visita online? Na verdade, ele pode ser muito mais do que isso. Um site profissional oferece diferentes recursos que permitem aumentar a base de contato da sua empresa (leads) e ainda trabalhar SEO e Marketing Digital. 

Ou seja, sites institucionais são verdadeiras ferramentas de comunicação e aquisição que permitem que sua marca seja encontrada no Google e inclusive pelas pessoas certas no melhor momento. 

Quer entender como fazer isso? E também outras coisas fundamentais que você precisa saber antes de criar um website profissional? Confere esse post Marketagem até o fim porque você vai descobrir os benefícios e custos de investir no site profissional da sua empresa. 

Benefícios de criar um site profissional da marca

  • Sua empresa oferece mais canais de comunicação: novos pontos de contato da marca, cada vez mais importantes, são criados quando você tem um site profissional. A página Fale Conosco é uma delas, mas também tem os emails corporativos que ajudam na comunicação e no fortalecimento da credibilidade da empresa.
  • A marca aparece no Google ou outros buscadores: quando sua empresa tem um site institucional, ela pode investir em SEO (Search Engine Optimization) que  é um conjunto de estratégias de otimizações de páginas realizadas para facilitar a vida dos usuários do Google e fazer seus possíveis clientes encontrarem seu negócio online.
  • Facilita geração de leads: os formulários presentes no site da empresa permitem que os internautas troquem seus dados pessoais por algo de interesse deles (ex: materiais gratuitos, entrar em contato com sua marca, etc.). E quando eles autorizam, é possível, por exemplo, desenvolver um relacionamento por meio de campanhas de email marketing, entre outras estratégias de Marketing Digital.
  • Permite segmentação de público-alvo: para realizar uma comunicação mais personalizada, a dica é organizar a base de contatos em segmentos. Além de facilitar a nutrição de leads (relacionamento via email marketing), também ajuda a oltimizar a produção de conteúdo do site por meio da criação de personas
  • Maior credibilidade: se antes ter um site era um diferencial competitivo, após a Covid-19 esse tipo de presença digital se tornou uma necessidade. Até porque quem não comprava online antes, passou a comprar. Sem contar que nos dias de hoje ser encontrado no Google é sinônimo de mais confiança dos internautas. 
  • Prova social: outra vantagem de ter um site institucional é poder reunir depoimentos de seus clientes. O que ajuda muito o seu negócio ganhar mais credibilidade e conquistar a confiança de quem ainda não conhece a marca.
  • Permite conhecer o comportamento dos visitantes mais a fundo: quando você tem um site profissional pago, como por exemplo no WordPress, por oferecer mais recursos, é impossível instalar pesquisas online e mapas de calor (heatmaps). O que ajuda tomar decisões com base em dados reais. Coisa que em sites pessoais não têm como fazer por limitações técnicas dos criadores gratuitos.

Criação de sites profissionais: ferramenta gratuita ou site pago?

Criar site grátis é recomendado para freelancers e MEI 

As plataformas de criação de site gratuito como, por exemplo, Wix são ótimas soluções para quem está começando e não requer uploads de arquivos pesados ou muitos documentos. Principalmente para pessoas que trabalham em um determinado nicho e querem conquistar clientes como freelancer. 

Isso porque são ótimos cartões de visita online servindo inclusive como site pessoal para portfólio (lembrando que não são recomendados para quem é designer ou fotógrafo porque esses profissionais costumam usar porfólios online específicos que são famosos na área por suportarem os tipos de arquivos que essas carreiras demandam). 

Criar site grátis também pode ser uma boa ideia para microempreendedores individuais (MEI) que estão começando no Marketing Digital. Principalmente quando também usam as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn) para promover seus trabalhos e manter o relacionamento com o público-alvo e fechar vendas. 

Porém, não costuma valer muito a pena para empresas em geral que desejam ser encontradas por seu público-alvo no Google ou outros buscadores. Isso porque os criadores de site gratuitos têm limitações tecnológicas como:

  • Não têm muitos recursos
  • Não permite customização 
  • Não tem como realizar otimizações de páginas (não tem como trabalhar SEO)

Criar site profissional pago é recomendado para empresas que querem ser encontradas no Google

Investir na criação de site profissional pago é um dos passos mais importantes no processo de digitalização de empresas

Isso porque, além de você criar novos pontos de contato da marca (Fale Conosco e emails corporativos – ex: email@suamarca.com.br), ainda está construindo as bases para que o Google saiba que suas páginas existem e até mesmo para a criação de campanhas de anúncios online no buscador (Google Ads).

Além de permitir o trabalho de SEO, criar site profissional pago também transmite maior credibilidade para sua marca. O que vai além de um layout bonito e funcional porque colabora inclusive no fortalecimento da comunicação visual da empresa. 

Isso é possível porque os planos pagos do WordPress, por exemplo, oferecem muito mais recursos e instalações de plugins. O que viabiliza a customização das suas páginas passando inclusive um ar de profissionalismo para quem acessa. 

E como a primeira impressão é a que fica, vale a pena ter um cuidado especial no site institucional. Até porque é por meio dele que muitos possíveis clientes acabam conhecendo seu negócio. 

Sem contar que o site pago possibilita a integração de diferentes canais de Marketing Digital da sua marca. O que costuma potencializar resultados das estratégias de Instagram e Facebook.

  • Permite que as pessoas encontrem sua empresa no Google
  • Site institucional pode ser customizado e otimizado para SEO
  • Layout mais personalizado agrega à comunicação visual da sua marca e transmite mais profissionalismo aos visitantes
  • Possibilita  potencializar resultados com Marketing Digital (ir além do Instagram, aumentando base de contato, trabalhando campanhas de email marketing e Google Ads, etc). 

Quanto custa um site profissional 

Ter um website da empresa feito com design customizado em um criador de site profissional com maior variedade de recursos como o WordPress é um bom investimento porque fortalece a marca, trabalha o Marketing Digital, faz a empresa aparecer no Google e até mesmo ajuda no crescimento das vendas. 

Portanto se você levar em conta a relação custo/benefício, é um investimento baixo que vale a pena porque traz resultados duradouros. Alguns ao curto prazo como o investimento em Google Ads e outros ao médio ou longo prazo como vendas nas redes sociais e SEO. 

Quer saber quanto você precisa investir em um site profissional para sua empresa? Não tem como informar um valor preciso, até porque o custo da mão-de-obra e das ferramentas para criação de site pago variam bastante. Mas, nós do Marketagem, vamos apontar os principais custos que você precisa colocar na planilha. Confira:

Domínio

É o endereço eletrônico do seu site propriamente dito. Como, por exemplo, https://marketagem.com.br/. 

Para ter um domínio. com.br como no nosso, você precisa fazer uma pesquisa no Registro.br para saber se o domínio com o nome da sua marca está disponível, caso esteja, é só comprar. 

O pagamento é anual e custa em torno R$ 40 e depois é so ir pagando as renovações. Mas, também tem como comprar registro por 2 anos por R$ 76. Vale lembrar que o registro da sua marca no INPI não é uma despesa obrigatória para quem tem site

Hospedagem

É a contratação de provedor para seu site. Lembrando que existem diferentes planos de hospedagem sendo que os mais básicos custam cerca de R$ 9,90 por mês. 

Vale lembrar que alguns serviços incluem SSL grátis por 1 ano (o Google entende o site como seguro quando tem esse certifiicado), domínio, 3 emails corporativos, além de armazenamento e transferência ilimitadas.

Desenvolvimento do site profissional 

Empreendedores que pretendem fazer um site profissional pago precisam contratar uma empresa ou freelancer, que emita nota fiscal, para desenvolver o website. Então esse custo varia bastante. 

Até porque há modelos mais simples como o site institucional sem blog e outros que requerem ainda mais customização como, por exemplo, o site institucional com blog, entre outros. 

Mas, para se ter uma ideia, um site profissional mais simples normalmente custa em torno de R$ 2 mil a R$ 4 mil. Então vale a pena pesquisar antes da compra.

O preço é um ponto a ser levado em consideração, porém não o único. Portanto a dica é levar em conta também expertise, experiência e reputação da empresa que vai criar o site profissional do seu negócio para você não ter decepções ou prejuízos futuros.

Marketing Digital precisa entrar também nos custos do seu site profissional

Como é uma área bem ampla, o investimento em Marketing Digital pode ser dividido em algumas áreas. Vale ressaltar que você não vai precisar gastar tudo de uma vez só e logo no início.

Os principais custos abaixo estão listados, mais ou menos, por ordem de prioridade. E inclusive faz mais sentido eles irem entrando na realidade do seu negócio conforme ele for ganhando maturidade no digital.

Ou seja, se você acaba de começar a digitalização da empresa, o investimento em redes sociais e site devem ser prioridades. 

Já se você tem site institucional há tempos (tem até blog da marca), tem presença online forte no Instagram e Facebook, então o investimento de anúncios online (Facebook Ads, Instagram Ads e até Google Ads) é recomendado. Enquanto SEO seria para o próximo passo.

  • Custos com produção de conteúdo das páginas do site
  • Orçamento dos anúncios online (Ads)
  • Custos com gestão de Redes Sociais
  • Investimento em email marketing
  • Investimento em SEO

Conclusão

A criação de sites profissionais é uma das etapas mais importantes no processo de digitalização de empresas. Isso porque um site institucional transmite mais credibilidade e profissionalismo a sua empresa quando é bem feito.

Além disso, com um website é possível ser encontrado no Google e elevar o trabalho de Marketing Digital do seu negócio a um outro nível. O que costuma trazer excelentes resultados ao médio ou longo prazo.

Aprenda estratégias de Marketing Digital com a consultoria Marketing Digital Marketagem

Empreendedorismo digital: é possível começar com um site simples

Criar site institucional em WordPress é um passo fundamental para se tornar empreendedor digital

Você é um profissional autônomo que está na dúvida se um site simples consegue atender bem suas demandas?

Então confere esse post Marketagem para entender melhor o que é empreendedorismo digital e como um site institucional, até mesmo sem blog, pode ajudar a ganhar dinheiro na internet com sua carreira freelancer ou sendo um microempreendedor individual (MEI). 

 O que é empreendedorismo digital

Quando uma pessoa cria um negócio para funcionar exclusivamente pela internet com o objetivo de ter lucro é chamado de empreendedor digital. Mas, o conceito se ampliou ao longo dos anos  com a popularização da internet, e passou a englobar também os casos de digitalização de empresas

Ou seja, quando um negócio que já existe no offline  passa por uma transformação digital para se adaptar às novas tecnologias para operar também pela internet para faturar também pelo online

O que pode ocorrer com a criação de site institucional ou com vendas pelo WhatsApp ou até mesmo uma simples presença nas redes sociais como Instagram ou Facebook, entre outras ações.

Como ser empreendedor digital 

Fazer um site simples é um passo fundamental para o empreendedorismo digital, mas não é o  primeiro e nem o único. 

Na verdade, dependendo de como você pretende ganhar dinheiro com a internet, o caminho pode ser bem parecido com o de um empreendedor tradicional. E pode ser bem diferente quando a empresa já existe e está migrando para o virtual ou aumentando a operação para atuar também online. 

Ou seja, a resposta para a pergunta como ser um empreendedor digital é complexa porque depende do seu caso específico. Porém, alguns passos são recomendados para a maioria dos casos como:

  •  Faça um bom planejamento financeiro: inclusive para não misturar suas finanças pessoais com as finanças do negócio (o que costuma ser péssimo para a saúde financeira independente se a empresa é digital ou física) 
  • Estude o mercado: identificar oportunidades em produtos ou serviços e até mesmo o esforço de venda é possível com pesquisas de Marketing. Inclusive ajuda você a escolher seu nicho  
  • Analise a concorrência: ficar de olho no que as empresas ou empreendedores digitais que atuam no seu segmento fazem é importante para criar estratégias que trazem resultados e até mesmo entender como se relacionar com o público-alvo de maneira assertiva, criar boa reputação, entre outros benefícios.
  • Defina seu público-alvo: entenda o perfil de consumidor que faz sentido para o seu negócio online. Exemplo: homens de  25 a 40 anos da classe B com renda entre X e Y. 
  • Faça matriz de SWOT: vale a pena fazer a análise  dos seus pontos fortes e pontos fracos (ambiente interno), mas também das oportunidades e ameaças relacionadas ao ambiente externo
  • Crie um site institucional: até mesmo um modelo simples sem blog consegue trazer bons resultados e fazer a diferença para quem é profissional autônomo, MEI, freelancer ou pretende começar no empreendedorismo digital 
  • Crie perfis nas redes sociais: primeiro descubra quais as que o seu público-alvo está e concentre-se nelas. Para potencializar o relacionamento online, você pode criar um blog da marca para abastecer o Facebook ou LinkedIn, por exemplo, com informações relevantes. Ou então apenas criar conteúdo com apelo visual para o Instagram.
  • Entenda de Marketing Digital: por mais simples que o site seja, ele é um importante ponto de contato que pode inclusive permitir que outras ações de Marketing Digital sejam realizadas. Sem contar que para as pessoas descobrirem suas páginas virtuais, é preciso divulgá-las de diferentes formas: anúncios online nas redes sociais e/ou no Google, conteúdos atraentes nas redes sociais e em blogs, etc. 

Como ganhar dinheiro com empreendedorismo digital com a ajuda de um site simples  

Muitas pessoas que pretendem se tornar empreendedores digitais acham que para começar a ganhar dinheiro pela internet precisam investir em um site robusto e sofisticado com vários recursos para passar credibilidade e conseguir trabalhar bem o Marketing Digital. Mas, não precisa necessariamente ser assim. 

Isso porque um site simples em WordPress consegue entregar o que é fundamental para um profissional autônomo mostrar seu trabalho e um freelancer começar seu negócio. E também o que uma empresa física precisa para oferecer mais do que um cartão de visita virtual, mas um verdadeiro um ponto de contato online.  

Ou seja, esse tipo de site institucional reúne as páginas principais e os recursos básicos como:

  • Homepage
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Contato
  • Depoimentos 
  • Geolocalização

site institucional é simples, mas permite começar trabalhar Marketing Digital e SEO

Redução de custos com criação de site institucional simples

A redução de custos é fundamental para profissionais autônomos conseguirem oferecer seus serviços com preços mais competitivos assim como os microempreendedores individuais e freelas. Por isso o investimento em um site simples pode fazer a diferença. 

O modelo é considerado um investimento relativamente baixo quando comparado às plataformas de ecommerces (mesmo colocando na conta os custos com domínio, registro e hospedagem). E no caso dos sites mais robustos, além de serem mais caros por não usarem templates prontos, dependendo de como forem construídos podem precisar de manutenção com o passar do tempo. O que precisa ser levado em conta também no seu planejamento financeiro. 

Já na comparação com o site Wix, apesar de ser gratuito, pode acabar demandando um investimento em um site simples em WordPress ao médio ou longo prazo. Isso porque ele tem limitações técnicas que inviabilizam algumas coisas, como por exemplo, a otimização de site para o Google (Search Engine Optimization mais conhecido como SEO). 

Sem contar que não suportam uma grande quantidade de arquivos. O que pode comprometer a experiência do usuário gerando até travamentos. Ou seja, costumam ser boas opções para sites pessoais, mas para empreendedorismo digital, acabam apenas adiando o investimento em site profissional.

Vendendo seus produtos ou serviços online

Empreendedores digitais costumam vender infoprodutos. O que pode ser feito por meio de um site simples. Basta criar uma página de venda de ebooks, cursos online, entre outros. O pagamento pode ser por meio de depósito na conta da sua empresa, via Pagseguro (ou outra solução para transações online), boleto bancário, etc.

Para a divulgação, você pode usar anúncios online nas Redes Sociais (Facebook Ads, Instagram Ads, etc.) e/ou no buscador Google Ads). Dessa forma você traz pessoas direto para a página. O que aumenta as chances de vendas. 

Vendas indiretas com Marketing Digital

Outra possibilidade é divulgar seus serviços no site, mas utilizar as estratégias de Marketing Digital para realizar vendas ao médio ou longo prazo. Como, por exemplo, com Inbound Marketing (Marketing de Atração).

Para isso, você pode criar um blog no seu site institucional (por mais simples que seja) e começar a produção de conteúdo que você pode divulgar nas redes sociais da marca e também para a base de contato (que foi gerada pelos formulários existentes no seu website) por meio de campanhas de email marketing.

Mas, lembre-se que SPAM  não é uma boa prática, então só mande mensagens para quem aceitou previamente o recebimento. 

Você pode ainda otimizar o site para aparecer nas primeiras posições do Google. O que facilita muito ser encontrado pelo seu público-alvo. E ainda confere mais visibilidade ao seu site (já ouviu aquela máxima: “se não está no Google, não existe” ?). Mas, esse não costuma ser o primeiro passo porque os resultados são ao médio ou longo prazo (pelo menos 6 meses, dependendo do caso).

Monetizar site simples também é possível

Outra forma de explorar as possibilidades de ganho com seu site simples, além da venda de produtos próprios nele, é colocando também anúncios de terceiros (por meio, por exemplo, do Google AdSense).

E até mesmo vendendo posts patrocinados (caso você tenha um blog nele). O que pode ser por meio de prospecção direta ou indireta. Caso você faça isso, a dica é mostrar ao leitor que se trata de um conteúdo patrocinado.

Sem contar que você pode ainda fazer reviews e avaliações de produtos de parceiros no blog do seu site profissional. 

Conclusão

Ser um empreendedor digital é o sonho de muita gente. Mas, para transformar isso em realidade e ganhar dinheiro na internet, não é preciso investir tão alto em um site robusto e sofisticado. 

É possível criar um site simples em WordPress para conseguir divulgar seus produtos ou serviços, fazer Marketing Digital, aparecer no Google e ainda explorar email marketing e as redes sociais para vender mais. 

Os modelos  de website com blog são os mais recomendados para profissionais autônomos, MEI e freelancers porque aumentam as possibilidades de trabalhar o Marketing Digital para gerar mais vendas ao longo prazo. Porém, também é possível empreender no online com um site básico sem blog mesmo. 

Quer aprender mais sobre sites e Marketing Digital? Assine nossa newsletter para receber os novos conteúdos por email. 

Quer melhorar sua proposta comercial?
Faça as perguntas certas para mais prospects virarem clientes com o Briefing + aula com expert em Vendas do Marketagem

Como uma consultoria de Marketing Digital ajuda na sobrevivência e digitalização de negócios locais

A pandemia do Coronavírus mudou rapidamente a rotina dos brasileiros. Em tempos de quarentena e crise, a maioria das empresas precisou adaptar suas atividades para fazer vendas pelo celular e internet. E ainda levar suas operações para home office.

Já os consumidores também precisaram se familiarizar mais com compras online e, mais do que nunca, com os serviços delivery. E alguns dos novos comportamentos tendem a durar após o tempo de isolamento social.

Tem um negócio local ou empresa pequena que precisa de digitalização para realizar vendas online o quanto antes? Então acompanhe esse post Marketagem porque ele vai ajudar você a entender se vale a pena investir no digital e o porquê do investimento. 

Novos comportamentos dos consumidores requerem adaptação dos pequenos negócios por questões de sobrevivência

Uma recente pesquisa sobre os impactos da Covid-19 nos hábitos de compra e consumo dos brasileiros, realizada pela Opinion Box com 2101 pessoas em todo o Brasil entre 8 e 9 de abril, revelou as principais perspectivas para quando a quarentena acabar (e a crise gerada pela pandemia). Confira:

  • 53% dos entrevistados pretendem continuar comprando de pequenos produtores/locais. 
  • 49% devem manter as compras do supermercado online   
  • 44% possivelmente irão seguir em home office

Além disso, o estudo comprova que durante esse período de isolamento, as pessoas estão passando muito mais tempos na internet. Desde o início da pandemia, 63% dos entrevistados estão mais online. 

E houve um crescimento de compra de comida delivery (de 26% em 27 de março para 40% entre os dias 8 e 9 de abril).   

Presença online se tornou uma necessidade com a quarentena

Na prática, o que todos dados acima revelam é que sua empresa não precisa mais ficar restrita à loja física e ao atendimento presencial. Isso porque a forma de relacionamento e consumo das pessoas mudou inesperadamente.

E essa rápida adaptação também precisa ser aplicada aos pequenos negócios e empresas locais para tentar sobreviver à crise. Por esse motivo ampliar o alcance das vendas explorando o digital é um passo importante para resistir aos impactos financeiros do Coronavírus.

Para isso, você pode começar criando perfis da marca no Google Meu Negócio e nas redes sociais por serem prático e gratuito. 

Mas, é importante ter um plano de Marketing Digital para não começar a postar e depois parar. Em um segundo momento você pode evoluir para um blog, campanhas de e-mail marketing e até mesmo um site da empresa. 

Dessa forma é possível digitalizar sua empresa permitindo que as pessoas façam transações e pedidos pela internet, além de tornar mais fácil manter um relacionamento próximo com seus clientes atuais e futuros. 

Use sua rede de contatos para vender mais

Se sua empresa já tem presença online, é preciso mensurar para saber se ela está realmente gerando resultados para o negócio. Ou se as pessoas apenas interagem com seu perfil no Instagram ou Facebook, mas não compram nada com você. 

Dessa forma sua empresa entende como os usuários se comportam em relação a sua marca e ainda cria novas estratégias de vendas usando inclusive as rede sociais da marca para potencializar resultados.  

Então a dica é reverter o quadro aproveitando esses contatos para estreitar relacionamento e tentar converter, ao máximo, seguidores em clientes. 

O que uma consultoria de Marketing Digital pode fazer por negócios locais  

  • Digitalizar a empresa: reunir especialistas experientes para colocar a mão na massa para sua empresa ter presença online e poder continuar atendendo seus clientes também pelas redes sociais. 
  • Fazer o planejamento de redes sociais junto com você: a consultoria cria planos e ações para produzir conteúdo para Instagram e/ou Facebook, além de definir o que precisa ser mensurado.
  • Ensinar Marketing Digital para você e sua equipe: com base nas demandas da sua empresa, o time da consultoria ensina tudo o que você precisa saber para manter sua empresa no digital. Ou seja, o aprendizado é totalmente focado na prática e personalizado de acordo com suas necessidades reais. 
  • Dar insights: como o compartilhamento de conhecimento é totalmente baseado na realidade da sua empresa, durante o processo de aprendizado e acompanhamento, os experts podem dar insights para melhorar os resultados no digital.
  • Acompanhar tudo de perto: além de ensinar você a planejar e executar, uma boa consultoria de Marketing Digital também acompanha os seus progressos. Aqui no Marketagem, por exemplo, isso é feito via skype por 90 dias.  

Como descobrir se vale a pena levar sua empresa para o mundo digital

Avalie se seus produtos ou serviços também podem ser vendidos online 

Existem casos em que não é viável a digitalização da empresa porque não há como comercializar o produto ou serviço por meio do Marketplace do Facebook ou Mercado Livre por exemplo. E nem mesmo por loja virtuais ou sites institucionais

Seja porque não é permitido por lei seja porque o serviço ou produto em si impede. Mas é importante você considerar todos os fatores, além dos próprios custos operacionais. 

Além disso, não deixe de conferir como está seu fluxo de caixa hoje e quanto tempo dá para se manter com ele sem vender nada.   

Analise se sua empresa tem estrutura para vender pelas redes sociais

Outro fator importante é saber se o negócio tem mesmo condições de vender pela internet e realizar entregas dentro do prazo. Além disso, é importante contar com um atendimento de qualidade nas redes sociais. Então é preciso se perguntar:  

  • A equipe está capacitada para gerenciar pedidos e atender bem pelas redes sociais?
  • Sua empresa tem recursos tecnológicos para transformar internautas em clientes?
  • Consegue adaptar a atual logística e a gestão de estoque para a nova realidade digital? 

Descubra se seus clientes também comprariam seu produto pela internet

Outra forma de saber se a digitalização da sua pequena empresa vale o investimento é entender o comportamento dos seus clientes atuais. Se a maioria tem o hábito de consumir outros produtos ou serviços online, a chance de começarem a comprar pela internet com você também é grande.

Já se a maior parte nunca comprou nada pela web porque não sabe fazer isso ou simplesmente desconfia das transações online, então oferecer canais digitais não vale a pena no seu caso.

Porém, essa importante informação para sua tomada de decisão precisa ser baseada em dados reais. Ou seja, obtidos com entrevistas e pesquisas com seus atuais clientes e possíveis consumidores.

Para isso, a dica é perguntar a quem compra na sua loja física (nem que seja em uma conversa informal) se compraria também o seu produto pela internet. Caso a resposta seja positiva, descubra como faria isso: 

  • Pelo Facebook ou Instagram?   
  • Pelo Mercado Livre?
  • Por meio de um site da marca ou loja virtual? 
  • Quais seriam as melhores formas de pagamento para eles?

Portanto aproveite esse momento de redução das atividades para manter contato com seus clientes e prospects. E entre uma conversa e outra vá obtendo suas respostas. Ou então crie um pequeno questionário e envie para seu público-alvo pelo WhatsApp, redes sociais ou e-mail. 

Conclusão

Para muitas empresas pequenas, e até mesmo negócios locais, migrar para a internet tem sido uma maneira de continuar se conectando com os consumidores e possíveis clientes em meio à crise do Coronavírus. E assim sobreviver a proibição de abrir as portas realizando vendas pelas redes sociais ainda que temporariamente.

Mas, algumas mudanças de comportamento dos brasileiros por causa do isolamento social tendem a continuar mesmo após a quarentena como, por exemplo, priorizar a compra de pequenas empresas locais

Dessa forma vale a pena investir na digitalização do negócio porque sua marca passa a disponibilizar mais canais para as pessoas realizarem compras e serem atendidas de forma mais cômoda, prática e segura.     

Quer garantir que a migração para o online seja realizada da melhor maneira possível? A dica então é contar com o apoio de um  serviço de consultoria de Marketing Digital realizada por experts que planejam ações online junto com você. Tudo sob medida para seu negócio!

Digitalização de empresas: como descobrir se está na hora do seu negócio entrar no mundo digital?

A digitalização de empresas já é uma realidade no mundo há décadas. Mas, com a crise da Covid-19, se tornou uma questão de necessidade para a sobrevivência de muitos negócios no Brasil e no mundo levar a loja física também para o online .

Porém, estar presente no mundo digital não é algo que pode ser feito da noite para o dia. Isso porque a digitalização de empresas é uma etapa de um processo muito maior que é o de transformação digital.

Quer levar sua empresa tradicional para o mundo virtual, mas está na dúvida se é o momento certo? Confira este post Marketagem porque você vai descobrir quais os principais indícios que mostram que a hora de digitalizar sua empresa está chegando.   

Analise sua empresa como um todo e avalie os processos atuais dela

Softwares, aplicativos (apps), complementos, extensões e tecnologia na nuvem já fazem parte da rotina da sua empresa? Caso a resposta seja positiva, então é um primeiro indício que seu negócio está apto a operar no digital também. 

Antes de fazer a digitalização da empresa é importante ter em mente que não se trata apenas de criar a área de Marketing Digital

Para você obter bons resultados, é importante que toda a sua empresa esteja digitalizada para que já exista uma cultura de digitalzação, antes mesmo de fazer seu perfil comercial no Instagram ou criar um site da marca.  

Isso porque a presença digital gera oportunidades de negócios também com um novo tipo de consumidor: o internauta/usuário. E ele está acostumado a uma jornada de compra diferenciada e tem comportamentos diferentes de quem só compra na loja física como:

  • Pesquisa muito na internet para tomar decisão de compra (mesmo que compre em loja fisica)
  • Espera ter opção de atendimento online (não exatamente um chatbot, mas pelo menos, um SAC 2.0 humanizado e eficiente)
  • Compra online e offline
  • Recebe emails marketing (inclusive transacionais)
  • Avalia produtos, serviços e experiências pelas redes sociais e sites
  • Envia comprovantes pelo WhatsApp, Direct ou Facebook Messenger e recebe nota fiscal eletrônica por email
  • Entre muitas outras ações fundamentais que passam pelo digital sem ter a ver diretamente com o Marketing 

Por esse motivo seu negócio como um todo precisa estar adaptado para uma transformação digital específica como a criação de um perfil no Instagram ou um site da marca.

Entenda se o seu negócio tem condição de realizar entregas no digital com a mesma qualidade que faz na loja física

Sua empresa dá conta de atender bem, muito mais clientes, do que tem atualmente na loja física? 

Embora a digitalização de empresas não vá triplicar sua quantidade de consumidores de forma imediata, é importante planejar esse crescimento para manter a saúde financeira do seu negócio. Portanto se pergunte:

  • Quais ferramentas de Marketing Digital  e de outras áreas (CRM, ERP, etc.) sua empresa vai precisar contratar para o processo de digitalização?
  • Quais os custos com treinamento da sua equipe?
  • Precisa contratar mais gente para dar conta do atendimento online? 
  • Precisa de ajuda de especialistas em Marketing Digital e Vendas para conseguir entrar no digital e se manter no início? 
  • E por aí vai…

Existem diferentes ferramentas para ajudar empresas que estão no online. Elas facilitam do cruzamento de dados à gestão de tarefas. Da estratégia à execução e até mesmo a entender melhor seu público-alvo por meio de pesquisas de marketing e criação de personas

Mas, isso vai demandar treinamento e preparo das suas equipes que precisarão estar mais integradas do que nunca para realizar entregas de valor e atender bem os consumidores-usuários.

E não apenas em relação às ferramentas e aos processos, mas é necessário toda uma mudança de mindset para lidar com a nova realidade da empresa: ser digital. 

Portanto se o seu negócio já está passando por um update completo para atrair, conquistar e fidelizar clientes também no online, então esse é um outro forte indício que está apto para se tornar uma empresa digitalizada.

Descubra se o seu público-alvo está também no online

Além da mudança na operação em si, a própria cultura organizacional precisará ser transformada em uma cultura digital. 

Isso porque será preciso mais do que nunca entender o seu target para oferecer uma boa experiência do usuário para ele. O que ajuda, não apenas nas vendas online, mas na fidelização de clientes e desenvolvimento de embaixadores da marca. 

Confira alguns dados fundamentais que você precisa saber do seu público-alvo antes de ir para o digital:

  • Dores
  • Necessidades
  • Comportamentos
  • Expectativas
  • Dados demográficos
  • Dados socioeconômicos
  • Entre outras informações relevantes

Dessa forma é mais fácil entender as demandas dos seus clientes e prospects. E até mesmo tomar decisões estratégicas em relação ao Marketing Digital e Vendas com base no negócio como um todo.

Lembre-se: um dos fatores que mostram que vale a pena digitalizar sua empresa é quando o público-alvo, não só está nas redes sociais e navegando na internet, mas principalmente quando seu target realiza compra de produtos online como os que seu negócio oferece.

Portanto fazer pesquisas de marketing digital antes da digitalização costuma ser algo estratégico. A pesquisa de mercado é uma delas, mas existem outras que também são importantes,

Encare o digital como complemento da loja física 

Antes de levar sua empresa para o digital, é preciso ter certeza que o seu pessoal está entendendo que o site de vendas online e as redes sociais não chegaram para tirar empregos ou simplesmente trazer mais demandas. E sim para ajudar a vender mais.

Por esse motivo a mudança de mindset é tão importante. É indispensável antes de entrar com tudo no meio digital, que os colaboradores e equipes estejam compreendendo que hoje em dia a jornada do cliente é omnichannel

Ou seja, a pessoa pesquisa no Google sobre o produto ou serviço que deseja adquirir. Lê diversos conteúdos em blogs para descobrir qual modelo é o melhor para o seu caso específico e até pede recomendações nas redes sociais.

E quando tem certeza do que quer comprar, ai sim ou vai até a loja física ou a loja virtual.  Mas, antes de realizar a transação, é cada vez mais comum que as pessoas vão até a loja tradicional para conhecer o que pretende adqurir de perto ou experimentar.

Sendo que essa compra pode ser concretizada por lá mesmo (normalmente quando o consumidor quer o produto ou serviço na hora) ou pela internet (quando a pessoa não se importa de esperar a entrega). 

Portanto, nos dias de hoje, o processo de compra pode começar no online e terminar na loja física ou começar no offline e ser concretizada no online.

Aprenda a aumentar suas vendas online com a consultoria Vendas B2B Marketagem

Defina os canais de Marketing Digital que vale a pena investir 

Mesmo não estando efetivamente no online, saber quais canais de Marketing Digital vale a pena investir no caso específico do seu negócio faz toda a diferença. Isso porque antes de criar o site ou entrar nas redes sociais para negócio, é indispensável ter um bom planejamento.

E ele começa pela determinação de objetivos claros, que serão quebrados em metas, e precisam ser mensurados de acordo com os KPIs que fazem sentido. Por isso você precisa ter respostas para perguntas como: 

  • Qual a finalidade de criar o perfil da marca no Instagram ou Facebook
  • Para que criar um site? 
  • Por que vou investir em anúncios online?

Quando seu negócio encontrar essas respostas é outro indício que a hora de entrar no mundo digital está bem próxima.

Principais canais de Marketing Digital

  • Redes Sociais: Instagram, LinkedIn, Facebook,Youtube.,TikTok, etc.
  • Blog: repositório de conteúdo da sua empresa que costuma ser construído em plataformas como WordPress (a melhor  quase 40% da web usa), Blogger, entre outras.
  • Site: existem diferentes tipos de website, porém o site institucional e o site de vendas são os mais comuns. 
  • Mídia online paga : Google Ads, Bing Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc.
  • Canal orgânico: são os resultados (que não são pagos) da pesquisa do Google e outros buscadores como Bing, Yahoo, Duck Duck Go!, etc.

Conclusão

A digitalização de empresas é um passo importante para sobrevivência no mercado. Mas, é preciso um certo grau de maturidade tecnológica da organização previamente para que ocorra bem e gere os melhores resultados para o negócio.

Isso porque o processo de digitalização de empresas faz parte de um outro muito maior que  é a transformação digital.

Por esse motivo o desenvolvimento de uma cultura digital é fundamental, além do costume de usar ferramentas e tecnologia na nuvem, entre outros sistemas,  nas operações. 

Além disso, é necessário entender quais canais de Marketing Digital fazem sentido para o seu negócio. E para isso, estudar como  o seu público-alvo se comporta no mundo virtual faz toda a diferença, entre outros pontos que merecem atenção antes da criação do Instagram da marca ou do site da loja.

Planeja levar seu negócio para o online? Conte para a gente, nos comentários, as principais dúvidas sobre Marketing Digital e Vendas que a gente responde você.

Aprenda estratégias de Marketing Digital com a consultoria Marketing Digital Marketagem

Como definir publico-alvo para seu negócio no online

Segmentar público-alvo e fazer definição de personas é fundamental para gerar resultados com Marketing Digital 

Imagine que você deseja abrir um novo negócio, só que dessa vez, apenas no digital. Ou então que sua loja física passou a vender também usando site e/ou redes sociais.

Você saberia como criar um público para seu negócio no online? Se a resposta é negativa ou talvez, então esse post Marketagem vai ajudar bastante. Confira!

O que é público-alvo

O grupo específico de possíveis clientes ou consumidores da sua empresa é a definição de público-alvo ou target (que significa alvo em inglês) de uma forma mais simplificada e genérica. E quem faz parte dele são pessoas, no caso  de Vendas B2C, ou empresas, no caso de Vendas B2B, que têm um perfil de consumo semelhante.

No digital, para despertar o interesse do público-alvo, sua empresa precisa planejar estratégias de Marketing Digital de acordo com os dados desse grupo.

Vale destacar que, apesar de apresentar semelhanças de consumo e renda, o público-alvo costuma ser bem heterogêneo quando você vai analisar mais a fundo. Por isso para ter mais chances de gerar resultados, a segmentação de target é fundamental

Público alvo: exemplo

Homens entre 35 e 50 anos, solteiros, classe B e A, moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro e Barra da Tijuca, com renda mensal entre R$ 15.000 e R$ 40.000 que consomem tênis de corrida de alta performance de grandes marcas internacionais. 

Público-alvo e persona são coisas diferentes

Um público-alvo, mesmo sendo bem específico, como homens de 35 a 50 anos, por exemplo, é composto por pessoas que consomem tênis de corrida de marcas diferentes, preços distintos e com frequências variadas.

Então para as estratégias e ações de Marketing Digital serem mais assertivas e trazerem melhores resultados, é preciso criar diferentes subgrupos com base não apenas em dados demográficos e socioeconômicos

Mas, principalmente baseado em localização, comportamentos, gostos e até mesmo hobbies. Entre muitas outras informações relevantes que facilitam entender para quem você está vendendo (buyer persona) e/ou produzindo conteúdo nas redes sociais, blog ou site (brand persona).. 

Depois que esses dados são cruzados, é possível agrupar o público-alvo, não apenas em segmentos, mas inclusive em personas que são as representações semi ficcionais de clientes ideais descobertas por meio de pesquisa específica para isso que leva em conta também  objetivos de vida, comportamentos, motivações, hobbies, etc.). 

Ou seja, são especificações do público-alvo para humanizar os dados para as estratégias de Marketing Digital serem mais direto ao ponto e assim converterem mais. 

 Persona: exemplo  

  •  Persona 1:  João é Funcionário público, 40 anos, morador do Leblon, é apaixonado por corrida de rua. Todo dia corre pela orla do Rio para se exercitar e como treino. Seu objetivo é se preparar para correr uma meia maratona, mas sonha mesmo é em correr a maratona do Rio e depois participar de maratonas mundo afora. Usa somente o Instagram, diariamente, para postar seus treinos e desempenhos.
  • Persona 2: José é empresário, 49 anos, só corre aos fiins de semana porque o médico mandou. Sempre compra tênis de corrida anti impacto por medo de lesionar o joelho.  Usa o Instagram raramente para curtir marcas e falar com amigos. Mas, no Facebook é muito ativo. 

Diante dessas informações de personas, você se comunicaria com José e João da mesma forma? A resposta certamente é não porque seria muito mais assertivo atingir João no Instagram do que no Facebook enquanto com José seria o contrário. Sem contar que cada mídia social tem uma forma de conversar e planejar estratégias.

Como definir persona

Viu como um mesmo público-alvo é formado por personas totalmente diferentes? 

É importante  lembrar que, antes da realização da pesquisa de persona, é a fase de proto-personas. Isso porque a empresa ainda está trabalhando com hipóteses, mas que não foram validadas ainda (e pode ser que não sejam).

Nessa etapa inicial, ajuda muito usar o Mapa de Empatia porque ele ajuda a ter insights, para as futuras personas, trabalhando dados de um aspecto mais humanizado. Portanto a equipe de Marketing Digital tenta responder coisas como: o que a persona está vendo, sentindo, ouvindo, dizendo e por aí vai… 

Depois que as proto-personas são criadas, é hora de pesquisar para descobrir se essas hipóteses procedem mesmo. Para isso, é preciso fazer entrevistas com clientes que sua empresa já atendeu e/ ou prospects com perfil similar. Essas pessoas precisam ser muito bem escolhidas de modo que cada persona tenha seu representante para poder ser validada ou não.

Só depois dessa validação, por meio de pesquisas  e entrevistas, aí sim é a hora de ir para as ferramentas de criação de personas. Esse é o passo final do processo! 

 E o que significa segmentar público-alvo então?

De acordo com o Dicionário Priberam, segmentar signfica “cortar ou dividir em segmentos”. Portanto, em Marketing Digital, segmentar público-alvo é o mesmo que separar ou organizar os clientes e prospects do seu negócio conforme os dados demográficos e socioeconômicos deles  como:

  • Sexo/ Gênero
  • Idade
  • Localidade 
  • Renda
  • Classe Social
  • Consumo
  • Entre outros

A segmentação de público tem muitas vantagens sendo as principais o aumento das chances da empresa vender mais e não ter custos com ações de Marketing Digital para um target que não é o seu. Ou seja, o benefício da assertividade no planejamento e ações.

No digital, segmentar target serve para trazer as pessoas certas na hora certa para as páginas de produtos que elas têm mais chances de comprar. 

O que ocorre porque a segmentação permite otimizar estratégias e facilita o planejamento delas. Sem contar que torna até mesmo a comunicação da sua empresa mais assertiva em diferentes áreas do Markerting Digital como: 

Como criar público para seu negócio no online

Marque presença nas redes sociais que as personas da sua empresa estão

 Dessa forma é possível atrair seguidores engajados. Para isso, a dica é investir na produção de conteúdo pensando nas diferentes personas do público-alvo com o intuito de fazê-las conhecer seus produtos ou serviços de maneira criativa. 

Ajuda muito fazer postagens, não apenas promocionais, mas principalmente de assuntos relacionados aos interesses, estilo de vida, motivações e objetivos das suas personas.

Invista em anúncios online

Se sua empresa está apenas nas redes sociais, a dica é investir em  Facebook Ads (que inclui também o Instagram Ads). Quando for fazer a campanha, é importante sempre segmentar o target para obter melhores resultados.

Então você pode escolher anunciar, por exemplo, apenas para homens de 45 a 50 anos que são moradores de Botafogo, Flamengo e Laranjeiras oferecendo um desconto especial de 50% na primeira compra na sua loja física desses bairros. 

Ou promovendo uma postagem sobre como escolher tênis de corrida para maratona e selecionar apenas os atletas profissionais do Rio de Janeiro que estão no seu Instagram.

Crie estratégias de Marketing Digital integradas

Caso sua empresa tenha um site, um blog e esteja nas redes sociais, você pode usar diferentes estratégias de Marketing Digital, bem alinhadas, para criar audiência e gerar conversões e vendas. 

Então, por exemplo, você pode – e deve – usar Facebook, LinkedIn  e Instagram para compartilhar os links do blog da marca

E nele, chamar o leitor para assinar sua newsletter para receber conteúdo em primeira mão por email. Com essa lista de contatos (leads), você pode fazer campanhas de email marketing muito bem segmentadas e mais assertivas.

Na hora de planejar o conteúdo dos blog posts, é fundamental que você pense nas personas para construir textos relevantes e úteis para elas. E de preferência que tenha linkagem também para as páginas de categoria, subcategoria ou produto do seu site.  

Sem contar com as campanhas de Google Ads que sua empresa pode fazer para aumentar o tráfego do site e aumentar vendas online no seu site.

Como fazer para todas essas estratégias conversarem?

 Para focar nas personas na produção de conteúdo (blog, site e redes sociais), você precisa  entender a jornada de compra dos clientes no online e o funil de Marketing Digital.

Assim é possível fazer Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. O que vai engajando as pessoas pensando nas vendas ao longo prazo.

Já para fazer a segmentação do publico-alvo nos anúncios online, você precisa entender de Outbound Marketing que é a adaptação da publicidade tradicional para o mundo digital. Ou seja, as vendas são ao curto prazo. 

Dessa forma você consegue compartilhar a informação certa no momento certo para a pessoa certa. O que inclui conteúdo, mas também as ofertas do seu negócio online para seu público-alvo.

Conclusão

Criar um público para seu negócio no online é fundamental para aumentar as chances de conversões e vendas seja no seu site, seja no Instagram ou outras redes sociais. 

Mas, é preciso ter em mente, que para investir em campanhas e ações de Marketing Digital mais assertivas, é indispensável que você tenha uma precisa definição de público-alvo. 

Dessa forma é possível evitar custos e tempo planejando estratégias para atingir pessoas que não têm o menor interesse na sua marca ou nos seus produtos ou serviços.  Portanto que estão fora do seu target. 

Além disso, mesmo quando você tem um público-alvo muito bem definido, ainda é necessário segmentar o target para conquistar melhores resultados com o Marketing Digital, não apenas na publicidade online, mas também nas comunicações via Email Marketing e Redes Sociais. 

Já na produção de conteúdo, para conseguir engajamento das suas  audiências, você pode ainda trabalhar com personas porque elas ajudam muito a construir posts e textos para sites que realmente conversam com as pessoas certas. 

O que cresce o engajamento e aumenta consideravelmente as chances de conversões e vendas online ao médio ou longo prazo.  

 

Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa em momentos de crise

Já parou para pensar como a adaptabilidade e inovação podem salvar empresas em tempos difíceis? 

Com a imprevisível crise do Coronavírus, as pessoas tiveram que praticar isolamento social e a maioria passou a consumir o necessário para sobrevivência. Até mesmo pelo aumento do desemprego e a crise econômica como um todo. 

Além disso, a forma de consumir precisou mudar da noite para o dia. E mais do que nunca os brasileiros passaram a utilizar serviços delivery, realizar pedidos por WhatsApp e se comunicar com as empresas usando redes sociais e sites.  

Sua empresa não estava preparada para isso? Precisa se adaptar o quanto antes, mas não sabe muito bem por onde começar? Então acompanhe esse post Marketagem porque você confere dicas fundamentais para sobreviver em tempos difíceis e até mesmo se fortalecer como marca no pós-crise.  

Aproveite a crise para determinar onde sua marca quer chegar

Em momentos complicados como esses, é uma boa hora de colocar a mão na massa para garantir a sobrevivência e ainda construir melhores resultados ao longo prazo. 

Mas, o primeiro passo para isso, é entender onde sua empresa esteve até agora para poder fazer as mudanças necessárias agora e ainda ir além, após os tempos difíceis. Para isso, olhe para o negócio como um todo. E só depois para cada parte dele como o Marketing Digital.  Portanto as dicas são:

  1.  Analise dados e resultados (para onde pretendia ir se não existisse crise e para onde ele está indo com ela)
  2. Faça uma projeção do fluxo de caixa. Por quanto tempo ele resiste com a queda nas vendas? 
  3. Trace um plano para se adaptar à nova realidade do seu negócio nos tempos difíceis (caso ainda não tenha um)
  4. Planeje novas estratégias e ações para seu negócio
  5. Reavalie processos (detecte gargalos que existiam antes da crise para resolvê-los antes dela acabar. Aproveite para aprimorar os processos da toda empresa em geral)  
  6. Invista na produção de conteúdo. Mas, comece pela gestão de redes sociais porque é mais simples de implementar e menos custoso para sua empresa (em um primeiro momento).

Seja ainda mais útil para seu público-alvo

Para isso, sua empresa precisa ficar de olho nas audiências. Portanto é necessário o monitoramento das redes sociais. Dessa forma você poderá entender, de verdade, como sua marca pode fazer a diferença na vida dos seus clientes e possíveis consumidores. Confira algumas dicas:

  • Descubra quais os sentimentos deles em relação à crise
  • Crie estratégias de posicionamento da marca com base nisso
  • Identifique os principais desafios deles para oferecer novos produtos ou serviços que melhorem a vida dessas pessoas. Inclusive facilitando-as a atingir metas e objetivos
  • Compartilhe conhecimentos relevantes que sua empresa domina   
  • Motive e engaje seu público (incentive-os a fazer planos para o pós-crise e entenda o que sua marca pode fazer para melhorar o bem-estar das pessoas

Mergulhe na era digital porque o tempo é de inovar

Nunca se praticou tanto home office e realizou tantas compras sem sair de casa (delivery e online) em todo o mundo quanto em tempos de distanciamento social por causa da Covid-19. 

E esses novos comportamentos revelaram a necessidade de digitalização de empresas. Ou seja, manter presença online e também permitir que as operações ocorram de maneira remota. 

Isso porque a crise ocasionada pelo Coronavírus acabou antecipando tendências. E hoje para sobreviver, até pequenas empresas, precisam aprender a vender também pela internet e redes sociais. E mais do que nunca: o atendimento precisa ser humanizado e centrado nas pessoas. 

Além de terem que contar com tecnologia que permita acompanhar as mudanças dos consumidores para não ficarem para trás

Adaptação é a palavra-chave para superar dificuldades econômicas

Existem empresas que estão esperando o isolamento social passar para começar a agir. Ou seja, estão assumindo um risco alto. 

Já outras estão lutando para se adaptar ao momentos de crise. Reinventando produtos ou serviços para torná-los mais úteis aos consumidores. E assim captar clientes mesmo em tempos difíceis.

Desenvolvendo novas soluções para melhor se adequarem a essa nova forma de consumo de pessoas e empresas. Isto é, adaptando o processo de vendas B2B e B2C para a nova realidade que o Coronavírus acabou criando. E os negócios que estão tendo essa proatividade, têm muito mais chance de sobreviver à crise. 

Portanto, mesmo que você gerencie uma microempresa ou de pequeno porte, a dica é se adaptar ao momento difícil para sobreviver e ainda se antecipar a fase pós-crise para chegar lá ainda mais forte.   

Marketing Digital é estratégico para os negócios

Você sabia que com a crise do Coronavírus, os segmentos que sofreram impactos diretamente como turismo, automóvel, alimentação e lazer reduziram os investimentos em publicidade na TV? 

O que faz todo sentido. Mas, seria uma boa estratégia dessas empresas realocar esse orçamento (budget) em Marketing Digital. Assim seria possível planejar e executar ações nas Redes Sociais para humanizar e fortalecer a marca. Só para citar um exemplo.

Em momentos difíceis, muitas empresas deixam também de investir no canal online porque julgam não trazer aumento de receita imediatamente. Mas, ocorre que esses investimentos são cada vez mais necessários para as pessoas conhecerem sua marca, se relacionarem com ela e realizarem compras futuras. 

Sem contar que há diferentes canais de Marketing Digital e alguns realmente só dão retorno ao longo prazo. Mas, outros trazem ao curto e médio como os anúncios online (Ads) e o atendimento via redes sociais.  

De acordo com um estudo recente realizado pela Kantar Brasil Insights, em tempos de Covid-19, o investimento na marca é uma das estratégias mais assertivas assim como o controle de despesas internas. Confira:

É hora de demonstrar a personalidade da marca

Muito antes da crise do Coronavírus, o mercado já tinha a humanização do Marketing como forte tendência. Mas, em tempos difíceis como esse, a personalidade da sua marca será fundamental até para sobreviver.

Ainda segundo o estudo realizado pela Kantar, grandes empresas têm se posicionado de diferentes maneiras:

  • Lutando e ativando: atitudes proativas para estarem mais fortes no pós-crise porque se recusaram a ser vítimas
  • Fortalecendo e liderando: testando e confiando na vitória 
  • Criando estratégias e planejando: preocupado, mas analisando estratégias com muita cautela
  • Preservando e defendendo: estão inseguros e preocupados com sua marca e com os outros
  • Colaborando e aceitando: com preocupação, mas compartilhando esperança
  • Evitando e desviando: sendo otimista

Para dar exemplos práticos dos dados acima, basta comparar o posicionamento das marcas Nike e Havaianas. Ambas vendem calçados, mas têm personalidades bem diferentes. O que é refletido nas atitudes perante à crise.

A famosa marca de tênis optou por incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas sem precisar ir para a rua, por meio dos apps da Nike, compartilhando a seguinte mensagem: jogue dentro de casa, jogue pelo mundo). 

Ou seja, colocou em prática o posicionamento lutar e ativar. O que além de fortalecer a marca ainda realmente está colaborando para o comportamento que defende. 

Já a mundialmente conhecida marca de sandálias de dedo, optou por convidar as pessoas a ter empatia. Com o mote, “Vista as sandálias dos outros”, a Havaianas incentiva o compartilhamento de mensagens positivas e de esperança. Ou seja, a personalidade da marca prevalece  assumindo de maneira positiva o evitar e desviar

Assim como as grandes marcas, sua empresa (por menor que seja) também precisa se posicionar. Dessa forma consegue se fortalecer mais. E principalmente se aproximar do seu target o engajando-o por meio de Marketing Digital nas Redes Sociais

Produza conteúdo para redes sociais

Mantenha presença online conversando com suas audiências. Caso ainda não tenha perfis comerciais no Instagram e/ou Facebook, o período de crise pode ser uma excelente oportunidade para começar. 

Mas, antes tenha certeza que seu público-alvo está nessas social media. Caso contrário, não vale a pena o investimento.

Caso já invista em redes sociais da empresa, é preciso ter em mente que não é porque o período é delicado que sua marca deve se calar. Ou ficar apenas compartilhando promoções. 

Aliás, de acordo com um estudo realizado pela Kantar, em que 500 consumidores brasileiros foram ouvidos em março de 2020, 80% desaprovou o uso do tema Coronavírus para promoção de marcas.

O que postar nas rede sociais em momentos de crise

As principais informações que os consumidores brasileiros querem ver compartilhadas em perfis comerciais de Instagram e Facebook, ainda de acordo com a pesquisa da Kantar Brasil Insights são as seguintes:

  • Como a empresa está se esforçando para superar o momento difícil
  • Como a marca pode ser realmente útil no cotidiano das pessoas
  • Quais os valores da sua empresa 

Outra dica fundamental para criar conteúdo que faz sentido para suas audiências é consultar o Google Trends. Descubra o que as pessoas estão mais pesquisando nesse período de crise em relação ao seu mercado na ferramenta gratuita do Google.

A partir daí, é só planejar e produzir conteúdo de qualidade, útil e informativo, sobre os assuntos em alta nas redes sociais da sua empresa. 

Quer aprender mais sobre planejamento estratégico para redes sociais?  Então confere o vídeo abaixo porque nosso especialista Léo Asp explica o fundamental.

Conclusão

Adaptação é a palavra-chave para superar momentos difíceis inclusive para micro e pequenas empresas. Em tempos de dificuldades, é preciso entender onde sua empresa está para traçar novos planos e estratégias para superar tudo isso com inovação.

Além disso, nos momentos de crise também se planeja o sucesso que você terá quando ela passar. Lembre-se: o isolamento social não será eterno. 

E quando essa época difícil finalmente passar, você pode até atingir resultados melhores do que tinha antes da quarentena se trabalhar duro até nessa fase de incertezas.

Precisa de ajuda para colocar a mão na massa e começar suas ações de Marketing Digital? Conheça o serviço de consultoria em Marketing Digital que ajuda você a vender mais nas redes sociais e ainda ensina tudo que você precisa saber sobre online.  

Scroll to top
Abrir a conversa
1
Fale com um especialista pelo Whatsapp
Olá! 👋
Caso tenha alguma dúvida, fale com um especialista por aqui!