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Como uma consultoria de Marketing Digital ajuda na sobrevivência e digitalização de negócios locais

A pandemia do Coronavírus mudou rapidamente a rotina dos brasileiros. Em tempos de quarentena e crise, a maioria das empresas precisou adaptar suas atividades para fazer vendas pelo celular e internet. E ainda levar suas operações para home office.

Já os consumidores também precisaram se familiarizar mais com compras online e, mais do que nunca, com os serviços delivery. E alguns dos novos comportamentos tendem a durar após o tempo de isolamento social.

Tem um negócio local ou empresa pequena que precisa de digitalização para realizar vendas online o quanto antes? Então acompanhe esse post Marketagem porque ele vai ajudar você a entender se vale a pena investir no digital e o porquê do investimento. 

Novos comportamentos dos consumidores requerem adaptação dos pequenos negócios por questões de sobrevivência

Uma recente pesquisa sobre os impactos da Covid-19 nos hábitos de compra e consumo dos brasileiros, realizada pela Opinion Box com 2101 pessoas em todo o Brasil entre 8 e 9 de abril, revelou as principais perspectivas para quando a quarentena acabar (e a crise gerada pela pandemia). Confira:

  • 53% dos entrevistados pretendem continuar comprando de pequenos produtores/locais. 
  • 49% devem manter as compras do supermercado online   
  • 44% possivelmente irão seguir em home office

Além disso, o estudo comprova que durante esse período de isolamento, as pessoas estão passando muito mais tempos na internet. Desde o início da pandemia, 63% dos entrevistados estão mais online. 

E houve um crescimento de compra de comida delivery (de 26% em 27 de março para 40% entre os dias 8 e 9 de abril).   

Presença online se tornou uma necessidade com a quarentena

Na prática, o que todos dados acima revelam é que sua empresa não precisa mais ficar restrita à loja física e ao atendimento presencial. Isso porque a forma de relacionamento e consumo das pessoas mudou inesperadamente.

E essa rápida adaptação também precisa ser aplicada aos pequenos negócios e empresas locais para tentar sobreviver à crise. Por esse motivo ampliar o alcance das vendas explorando o digital é um passo importante para resistir aos impactos financeiros do Coronavírus.

Para isso, você pode começar criando perfis da marca no Google Meu Negócio e nas redes sociais por serem prático e gratuito. 

Mas, é importante ter um plano de Marketing Digital para não começar a postar e depois parar. Em um segundo momento você pode evoluir para um blog, campanhas de e-mail marketing e até mesmo um site da empresa. 

Dessa forma é possível digitalizar sua empresa permitindo que as pessoas façam transações e pedidos pela internet, além de tornar mais fácil manter um relacionamento próximo com seus clientes atuais e futuros. 

Use sua rede de contatos para vender mais

Se sua empresa já tem presença online, é preciso mensurar para saber se ela está realmente gerando resultados para o negócio. Ou se as pessoas apenas interagem com seu perfil no Instagram ou Facebook, mas não compram nada com você. 

Dessa forma sua empresa entende como os usuários se comportam em relação a sua marca e ainda cria novas estratégias de vendas usando inclusive as rede sociais da marca para potencializar resultados.  

Então a dica é reverter o quadro aproveitando esses contatos para estreitar relacionamento e tentar converter, ao máximo, seguidores em clientes. 

O que uma consultoria de Marketing Digital pode fazer por negócios locais  

  • Digitalizar a empresa: reunir especialistas experientes para colocar a mão na massa para sua empresa ter presença online e poder continuar atendendo seus clientes também pelas redes sociais. 
  • Fazer o planejamento de redes sociais junto com você: a consultoria cria planos e ações para produzir conteúdo para Instagram e/ou Facebook, além de definir o que precisa ser mensurado.
  • Ensinar Marketing Digital para você e sua equipe: com base nas demandas da sua empresa, o time da consultoria ensina tudo o que você precisa saber para manter sua empresa no digital. Ou seja, o aprendizado é totalmente focado na prática e personalizado de acordo com suas necessidades reais. 
  • Dar insights: como o compartilhamento de conhecimento é totalmente baseado na realidade da sua empresa, durante o processo de aprendizado e acompanhamento, os experts podem dar insights para melhorar os resultados no digital.
  • Acompanhar tudo de perto: além de ensinar você a planejar e executar, uma boa consultoria de Marketing Digital também acompanha os seus progressos. Aqui no Marketagem, por exemplo, isso é feito via skype por 90 dias.  

Como descobrir se vale a pena levar sua empresa para o mundo digital

Avalie se seus produtos ou serviços também podem ser vendidos online 

Existem casos em que não é viável a digitalização da empresa porque não há como comercializar o produto ou serviço por meio do Marketplace do Facebook ou Mercado Livre por exemplo. E nem mesmo por loja virtuais ou sites institucionais. 

Seja porque não é permitido por lei seja porque o serviço ou produto em si impede. Mas é importante você considerar todos os fatores, além dos próprios custos operacionais. 

Além disso, não deixe de conferir como está seu fluxo de caixa hoje e quanto tempo dá para se manter com ele sem vender nada.   

Analise se sua empresa tem estrutura para vender pelas redes sociais

Outro fator importante é saber se o negócio tem mesmo condições de vender pela internet e realizar entregas dentro do prazo. Além disso, é importante contar com um atendimento de qualidade nas redes sociais. Então é preciso se perguntar:  

  • A equipe está capacitada para gerenciar pedidos e atender bem pelas redes sociais?
  • Sua empresa tem recursos tecnológicos para transformar internautas em clientes?
  • Consegue adaptar a atual logística e a gestão de estoque para a nova realidade digital? 

Descubra se seus clientes também comprariam seu produto pela internet

Outra forma de saber se a digitalização da sua pequena empresa vale o investimento é entender o comportamento dos seus clientes atuais. Se a maioria tem o hábito de consumir outros produtos ou serviços online, a chance de começarem a comprar pela internet com você também é grande.

Já se a maior parte nunca comprou nada pela web porque não sabe fazer isso ou simplesmente desconfia das transações online, então oferecer canais digitais não vale a pena no seu caso.

Porém, essa importante informação para sua tomada de decisão precisa ser baseada em dados reais. Ou seja, obtidos com entrevistas e pesquisas com seus atuais clientes e possíveis consumidores.

Para isso, a dica é perguntar a quem compra na sua loja física (nem que seja em uma conversa informal) se compraria também o seu produto pela internet. Caso a resposta seja positiva, descubra como faria isso: 

  • Pelo Facebook ou Instagram?   
  • Pelo Mercado Livre?
  • Por meio de um site da marca ou loja virtual? 
  • Quais seriam as melhores formas de pagamento para eles?

Portanto aproveite esse momento de redução das atividades para manter contato com seus clientes e prospects. E entre uma conversa e outra vá obtendo suas respostas. Ou então crie um pequeno questionário e envie para seu público-alvo pelo WhatsApp, redes sociais ou e-mail. 

Conclusão

Para muitas empresas pequenas, e até mesmo negócios locais, migrar para a internet tem sido uma maneira de continuar se conectando com os consumidores e possíveis clientes em meio à crise do Coronavírus. E assim sobreviver a proibição de abrir as portas realizando vendas pelas redes sociais ainda que temporariamente.

Mas, algumas mudanças de comportamento dos brasileiros por causa do isolamento social tendem a continuar mesmo após a quarentena como, por exemplo, priorizar a compra de pequenas empresas locais

Dessa forma vale a pena investir na digitalização do negócio porque sua marca passa a disponibilizar mais canais para as pessoas realizarem compras e serem atendidas de forma mais cômoda, prática e segura.     

Quer garantir que a migração para o online seja realizada da melhor maneira possível? A dica então é contar com o apoio de um  serviço de consultoria de Marketing Digital realizada por experts que planejam ações online junto com você. Tudo sob medida para seu negócio!

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