Vendas e atendimento

Como monetizar seu negócio no digital

Nos últimos anos, com o crescimento do Youtube, muito se ouve falar em monetização nessa plataforma. Mas, na verdade, não é só youtubers e grandes empresas que têm canal no buscador de vídeos que conseguem ganhar dinheiro com canais de Marketing Digital.  Também é possível monetizar site, blog e até mesmo redes sociais como o Instagram

Quer aprender algumas dicas de monetização para sua empresa faturar também no mundo digital? Então confere esse post Marketagem para ficar por dentro de algumas ideias que servem inclusive para freelancers, pequenas empresas e negócios locais. 

O que é monetização

O significado de monetizar é trazer retorno financeiro por meio de algo. Ou seja, no caso de um negócio online é quando você começa a recorrer a uma fonte de receita ou mais para fazer seu site simples, blog, ou até mesmo Instagram começar a dar dinheiro. 

Normalmente a monetização no digital costuma envolver estratégias de Marketing Digital e publicidade online. Isso porque não dá para influenciar pessoas sem ser conhecido, ainda que por um grupo de pessoas super segmentado (aliás, esse é o ideal para monetizar).

Como monetizar o Instagram

Como ganhar dinheiro no Instagram? Essa é a dúvida de muitas lojas físicas que querem passar a vender online e pessoas que querem criar perfil comercial na rede social para vender ou promover seus serviços.   

Não se preocupe! Ganhar dinheiro no Instagram não é só para famosos, digital influencers com milhões de seguidores ou grandes marcas. 

Também dá para faturar explorando sua expertise e se comunicando com audiências bem nichadas quando se tem uma microempresa ou negócios de pequeno ou médio porte. Confira algumas dicas de monetização nessa social media:  

Venda no Instagram usando o Instagram Shopping

O pagamento online direto no Instagram é uma expectativa do mercado, mas ainda não foi autorizado aqui no Brasil, até o momento. Mas, enquanto isso não acontece, os perfis de Instagram comercial conseguem realizar vendas pela rede social de maneira direta ou indireta.

E para isso, sua empresa pode optar pelo Instagram Shopping que, na verdade, não é exatamente uma loja virtual como pode parecer. É apenas um conector entre plataformas de ecommerce e a rede social. 

Mas, apesar disso, vale lembrar que para usá-lo não precisar criar um site. Isso porque dá para utilizar a loja do Facebook vinculando-a  com o Instagram.

Quem pode usar o Instagram Shopping 

Para conseguir usar o Instagram Shopping, você precisa atender alguns requisitos como:

  • Ter o Perfil Comercial no Instagram
  • Ter um e-commerce
  • Estar em conformidade com as políticas comerciais do Facebook
  • Estar localizado em um dos países habilitados (Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália e Espanha)
  • Conectar o perfil comercial  a um catálogo de produtos do Facebook para assim conseguir marcar seus produtos em suas publicações no perfil do Instagram e levar as pessoas para a página de compra.

Vender de maneira indireta: Instagram como canal de Marketing Digital 

Para isso, a marca precisa ter um blog/site de vendas ou ecommerce e fazer todo um trabalho de Marketing Digital usando o Instagram para atrair e levar as pessoas para as páginas. Portanto as  a vendas são realizadas fora do Instagram.

Use links aos seu favor

A dica é colocar o link na bio junto com um texto persuasivo para incentivar o usuário a deixar um pouco o Insta e ir comprar no seu site ou blog. 

No caso do link nos Stories, vale lembrar que só está disponível para perfis com mais de 10.000 seguidores. Mas, usando anúncios do Instagram (Instagram Ads), é possível fazer linkagem externa no bio também. 

Como a rede social tem um apelo visual forte, você precisa caprichar nas imagens das postagens e Stories que irá publicar para encantar e atrair seus possíveis clientes

Também é possível explorar o IGTV com conteúdos interessantes e relevantes para os seguidores e o Reels (que chegou há pouco tempo para bater de frente com o TikTok).  Vale ressaltar que essa nova aposta do Instagram está atrelada à onda dos vídeos verticais e curtos que tem crescido muito.

Use o Instagram Ads para promover seus posts 

Para aumentar as chances de vendas online no Instagram e também crescer o número de seguidores do seu perfil, a dica é investir em anúncios online. O aplicativo oferece diferente formas de publicidade (Instagram Ads):

  • Anúncios no feed 
  • Anúncios nos stories
  • Anúncios de vídeo
  • Anúncios de fotos
  • Anúncios de carrossel
  • Anúncios de coleções

Caso você tenha uma lojinha na rede social, você pode ainda usar o Instagram Shopping Ads que são anúncios específicos para produtos que podem aparecer no Feed ou na busca (Explore).

Instagram dá dinheiro, mas não é imediato! 

Existem diferentes possibilidades de monetizar Instagram. Mas nenhuma delas é instantânea. Até se você optar pela venda de produtos online, via Instagram Shopping, isso demanda todo um planejamento para dar conta de gerenciar vendas na rede social

O que engloba gerenciar anúncios online, conteúdo, imagens, vídeos, automação, atendimento online e por aí vai…

 Portanto o ideal é que você comece a dominar estratégias de Instagram, antes mesmo de criar seu perfil comercial, ou o quanto antes.

 Dessa forma o retorno financeiro passa a ser mais consistente. Isso porque aprender técnicas é importante, mas saber coordená-las bem, para ajudar você atingir seus objetivos, costuma dar melhores resultados.

 Como monetizar um blog ou site

Bem antes do Instagram existir, a monetização de site e blogs já ocorria. Ou seja, dá para ganhar dinheiro na internet com isso seja por venda direta de espaço publicitário nas páginas, seja por recomendações e avaliações para os internautas. Tudo vai depender dos seus objetivos com a criação do site ou blog.

 Mas, para ganhar dinheiro na internet com a monetização de páginas, a dica é você diversificar e combinar as diferentes técnicas. 

 Use Google Adsense

Baseado no tipo de conteúdo postado, público-alvo e até mesmo na quantidade de tráfego que seu blog ou site tem, os anunciantes do Google Ads pagam por publicidade online nas suas páginas. 

Para você ter uma ideia, você recebe 68% da receita (reconhecida pelo Google) com anúncio online no conteúdo e 51% para adsense no resultado de pesquisa. Como os lucros são variáveis, é importante usar outra forma de monetizar também. 

 Realize vendas direta de anúncios

Outra opção é você mesmo prospectar empresas para anunciar no seu site ou blog. Ou aguardar que elas entrem em contato pedindo seu Midiakit..

 Assim você mesmo define o preço que irá cobrar pelo espaço para anunciante em suas páginas. Caso queira prospectar, é como uma Venda B2B. Confira algumas dicas de como fazer:

  1. Identifique as potenciais empresas que poderiam se interessar em pagar por conteúdo no seu blog ou site Ajuda muito pensar em nichos diferentes e complementares porque provavelmente têm o mesmo target. Ex: você tem um escritório de arquitetura (o que dá ao site autoridade no assunto) então você pode prospectar ecommerces de móveis, marcas de tinta, lojas de quadros e decoração, etc. 
  2.  Prepare um midiakit: documento que contém sua tabela de preço, personas,  target, métricas relevantes, entre outras informações de interesse dos anunciantes.
  3.  Estude muito bem:  não só as potenciais empresas que você deseja fechar negócio como também o mercado e a concorrência delas. Depois elabore uma proposta comercial para mandar para ela. 
  4.  Tenha bom relacionamento com a marca: para facilitar o contato e negociação. Para isso, a dica é  ter um briefing comercial para orientar a criação de uma proposta comercial de valor. O que aumenta consideravelmente as chances de você obter sucesso. 

Outra forma de monetizar blog ou site profissional é com conteúdo patrocinado. Ou seja, uma empresa compra o espaço na sua página para publicar um texto que deseja ou negocia para você escrever esse post para ela e publicar na sua página. 

Muita agências de marketing digital inclusive entram em contato com blogueiros do nicho que interessa aos clientes delas para a publicação de posts patrocinados. 

Uma dica importante é levar em conta o tipo de conteúdo e nicho do seu prospet ou cliente. Dessa forma você evita comprometer a credibilidade da sua marca com informações não relevantes e não prejudica o SEO do site ou bliog.  

Por exemplo: o blog da sua marca é sobre moda feminina  e você publica um publipost sobre caixa de ferramentas. Dificilmente o seu público-alvo vai se interessar, além de perder visitantes e leads, o buscador ainda pode entender como irrelevante e a página não ranquear bem.

Faça avaliação de produtos ou serviços (reviews)

Quando a autoridade e influência do seu site ou blog com determinado segmento é grande também pode despertar o interesse de outras empresas, não apenas para publiposts, mas inclusive para você testar um produto ou serviço dela para publicar uma análise no blog da sua marca. Aliás, nada impede que você entre em contato também tentando essa parceria.

 Venda produtos online

Criar uma loja virtual dentro do seu site ou blog para sua marca vender produtos próprios também é uma ótima forma de ganhar dinheiro na internet. 

 Para isso, você precisa de planejamento e não esquecer de produzir conteúdo otimizado para SEO dos produtos. Lembre-se quando o internauta não tem o máximo de informação necessária para realizar a compra online, ele fecha negócio com a concorrência.

 Então não esqueça de colocar as dimensões, benefícios, tamanhos, cores e vantagens de comprar na loja virtual da sua marca (frete grátis, parcelamento, etc.).

Disponibilize conteúdo exclusivo para assinantes

Caso sua empresa seja de serviços, a dica é vender conteúdo de qualidade em uma área destinada a isso como, por exemplo, materiais premium. Para ter acesso a esses infoprodutos, é preciso ou pagar uma assinatura mensal ou então realizar a compra online. 

Ou seja, pode ser desde ebooks produzidos com sua expertise até aulas virtuais ou eventos online. Para decidir o que oferecer como conteúdo exclusivo, a dica é levar em conta o ramo da sua empresa e o seu perfil de público-alvo e personas.    

Afiliados

Outra fonte de monetização de páginas são os programas de afiliados .Neles, é possível ganhar dinheiro na internet por comissão de vendas de produtos de terceiros. Ou seja, você pode escolher os produtos ou serviços que têm a ver com o nicho do seu site ou blog para publicar conteúdo sobre eles.

Como o ganho não é rápido, além de ser variável, a dica é você investir também em outras maneiras de monetizar o site.

Conclusão

 Existem várias formas de monetizar seu negócio no digital. É possível ganhar dinheiro com o Instagram e também com as páginas do seu site ou blog. O ideal é você diversificar e sempre escolher o que faz sentido para as estratégias e valores da sua empresa.

Além disso, antes de tomar a decisão de monetizar, é bom estudar o comportamento do seu público-alvo. E as pesquisas de Marketing podem ajudar nisso. 

Então se pergunte: será que esse infoproduto resolve alguma dor da minha persona? Será que colocar produtos à venda no Instagram vai agregar aos objetivos de Marketing da minha empresa? E por aí vai…

Digitalização de empresas: como descobrir se está na hora do seu negócio entrar no mundo digital?

A digitalização de empresas já é uma realidade no mundo há décadas. Mas, com a crise da Covid-19, se tornou uma questão de necessidade para a sobrevivência de muitos negócios no Brasil e no mundo levar a loja física também para o online .

Porém, estar presente no mundo digital não é algo que pode ser feito da noite para o dia. Isso porque a digitalização de empresas é uma etapa de um processo muito maior que é o de transformação digital.

Quer levar sua empresa tradicional para o mundo virtual, mas está na dúvida se é o momento certo? Confira este post Marketagem porque você vai descobrir quais os principais indícios que mostram que a hora de digitalizar sua empresa está chegando.   

Analise sua empresa como um todo e avalie os processos atuais dela

Softwares, aplicativos (apps), complementos, extensões e tecnologia na nuvem já fazem parte da rotina da sua empresa? Caso a resposta seja positiva, então é um primeiro indício que seu negócio está apto a operar no digital também. 

Antes de fazer a digitalização da empresa é importante ter em mente que não se trata apenas de criar a área de Marketing Digital

Para você obter bons resultados, é importante que toda a sua empresa esteja digitalizada para que já exista uma cultura de digitalzação, antes mesmo de fazer seu perfil comercial no Instagram ou criar um site da marca.  

Isso porque a presença digital gera oportunidades de negócios também com um novo tipo de consumidor: o internauta/usuário. E ele está acostumado a uma jornada de compra diferenciada e tem comportamentos diferentes de quem só compra na loja física como:

  • Pesquisa muito na internet para tomar decisão de compra (mesmo que compre em loja fisica)
  • Espera ter opção de atendimento online (não exatamente um chatbot, mas pelo menos, um SAC 2.0 humanizado e eficiente)
  • Compra online e offline
  • Recebe emails marketing (inclusive transacionais)
  • Avalia produtos, serviços e experiências pelas redes sociais e sites
  • Envia comprovantes pelo WhatsApp, Direct ou Facebook Messenger e recebe nota fiscal eletrônica por email
  • Entre muitas outras ações fundamentais que passam pelo digital sem ter a ver diretamente com o Marketing 

Por esse motivo seu negócio como um todo precisa estar adaptado para uma transformação digital específica como a criação de um perfil no Instagram ou um site da marca.

Entenda se o seu negócio tem condição de realizar entregas no digital com a mesma qualidade que faz na loja física

Sua empresa dá conta de atender bem, muito mais clientes, do que tem atualmente na loja física? 

Embora a digitalização de empresas não vá triplicar sua quantidade de consumidores de forma imediata, é importante planejar esse crescimento para manter a saúde financeira do seu negócio. Portanto se pergunte:

  • Quais ferramentas de Marketing Digital  e de outras áreas (CRM, ERP, etc.) sua empresa vai precisar contratar para o processo de digitalização?
  • Quais os custos com treinamento da sua equipe?
  • Precisa contratar mais gente para dar conta do atendimento online? 
  • Precisa de ajuda de especialistas em Marketing Digital e Vendas para conseguir entrar no digital e se manter no início? 
  • E por aí vai…

Existem diferentes ferramentas para ajudar empresas que estão no online. Elas facilitam do cruzamento de dados à gestão de tarefas. Da estratégia à execução e até mesmo a entender melhor seu público-alvo por meio de pesquisas de marketing e criação de personas

Mas, isso vai demandar treinamento e preparo das suas equipes que precisarão estar mais integradas do que nunca para realizar entregas de valor e atender bem os consumidores-usuários.

E não apenas em relação às ferramentas e aos processos, mas é necessário toda uma mudança de mindset para lidar com a nova realidade da empresa: ser digital. 

Portanto se o seu negócio já está passando por um update completo para atrair, conquistar e fidelizar clientes também no online, então esse é um outro forte indício que está apto para se tornar uma empresa digitalizada.

Descubra se o seu público-alvo está também no online

Além da mudança na operação em si, a própria cultura organizacional precisará ser transformada em uma cultura digital. 

Isso porque será preciso mais do que nunca entender o seu target para oferecer uma boa experiência do usuário para ele. O que ajuda, não apenas nas vendas online, mas na fidelização de clientes e desenvolvimento de embaixadores da marca. 

Confira alguns dados fundamentais que você precisa saber do seu público-alvo antes de ir para o digital:

  • Dores
  • Necessidades
  • Comportamentos
  • Expectativas
  • Dados demográficos
  • Dados socioeconômicos
  • Entre outras informações relevantes

Dessa forma é mais fácil entender as demandas dos seus clientes e prospects. E até mesmo tomar decisões estratégicas em relação ao Marketing Digital e Vendas com base no negócio como um todo.

Lembre-se: um dos fatores que mostram que vale a pena digitalizar sua empresa é quando o público-alvo, não só está nas redes sociais e navegando na internet, mas principalmente quando seu target realiza compra de produtos online como os que seu negócio oferece.

Portanto fazer pesquisas de marketing digital antes da digitalização costuma ser algo estratégico. A pesquisa de mercado é uma delas, mas existem outras que também são importantes,

Encare o digital como complemento da loja física 

Antes de levar sua empresa para o digital, é preciso ter certeza que o seu pessoal está entendendo que o site de vendas online e as redes sociais não chegaram para tirar empregos ou simplesmente trazer mais demandas. E sim para ajudar a vender mais.

Por esse motivo a mudança de mindset é tão importante. É indispensável antes de entrar com tudo no meio digital, que os colaboradores e equipes estejam compreendendo que hoje em dia a jornada do cliente é omnichannel

Ou seja, a pessoa pesquisa no Google sobre o produto ou serviço que deseja adquirir. Lê diversos conteúdos em blogs para descobrir qual modelo é o melhor para o seu caso específico e até pede recomendações nas redes sociais.

E quando tem certeza do que quer comprar, ai sim ou vai até a loja física ou a loja virtual.  Mas, antes de realizar a transação, é cada vez mais comum que as pessoas vão até a loja tradicional para conhecer o que pretende adqurir de perto ou experimentar.

Sendo que essa compra pode ser concretizada por lá mesmo (normalmente quando o consumidor quer o produto ou serviço na hora) ou pela internet (quando a pessoa não se importa de esperar a entrega). 

Portanto, nos dias de hoje, o processo de compra pode começar no online e terminar na loja física ou começar no offline e ser concretizada no online.

Aprenda a aumentar suas vendas online com a consultoria Vendas B2B Marketagem

Defina os canais de Marketing Digital que vale a pena investir 

Mesmo não estando efetivamente no online, saber quais canais de Marketing Digital vale a pena investir no caso específico do seu negócio faz toda a diferença. Isso porque antes de criar o site ou entrar nas redes sociais para negócio, é indispensável ter um bom planejamento.

E ele começa pela determinação de objetivos claros, que serão quebrados em metas, e precisam ser mensurados de acordo com os KPIs que fazem sentido. Por isso você precisa ter respostas para perguntas como: 

  • Qual a finalidade de criar o perfil da marca no Instagram ou Facebook
  • Para que criar um site? 
  • Por que vou investir em anúncios online?

Quando seu negócio encontrar essas respostas é outro indício que a hora de entrar no mundo digital está bem próxima.

Principais canais de Marketing Digital

  • Redes Sociais: Instagram, LinkedIn, Facebook,Youtube.,TikTok, etc.
  • Blog: repositório de conteúdo da sua empresa que costuma ser construído em plataformas como WordPress (a melhor  quase 40% da web usa), Blogger, entre outras.
  • Site: existem diferentes tipos de website, porém o site institucional e o site de vendas são os mais comuns. 
  • Mídia online paga : Google Ads, Bing Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc.
  • Canal orgânico: são os resultados (que não são pagos) da pesquisa do Google e outros buscadores como Bing, Yahoo, Duck Duck Go!, etc.

Conclusão

A digitalização de empresas é um passo importante para sobrevivência no mercado. Mas, é preciso um certo grau de maturidade tecnológica da organização previamente para que ocorra bem e gere os melhores resultados para o negócio.

Isso porque o processo de digitalização de empresas faz parte de um outro muito maior que  é a transformação digital.

Por esse motivo o desenvolvimento de uma cultura digital é fundamental, além do costume de usar ferramentas e tecnologia na nuvem, entre outros sistemas,  nas operações. 

Além disso, é necessário entender quais canais de Marketing Digital fazem sentido para o seu negócio. E para isso, estudar como  o seu público-alvo se comporta no mundo virtual faz toda a diferença, entre outros pontos que merecem atenção antes da criação do Instagram da marca ou do site da loja.

Planeja levar seu negócio para o online? Conte para a gente, nos comentários, as principais dúvidas sobre Marketing Digital e Vendas que a gente responde você.

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Dicas de atendimento. Entregando certo para pessoas certas

Imagine a situação, sua Internet caiu e será preciso entrar no mundo invertido do atendimento por telefone com dezenas de pessoas, todas te perguntando seu CPF, qual é o problema, te dizendo para desligar o aparelho, sempre entre uma musica e outra. Horrível né? Quando tenho que fazer isso me sinto no Caverna do Dragão […]

Por que preciso saber vender?

Vamos começar esse post com uma afirmação, para quebrar uma frase que foi muito usada alguns anos atrás. Vender não é arte. Pode dar um Google sobre o termo “arte” e veja se tem algo relacionado a vendas, tão pouco existe movimento artístico sobre venda e conhecemos vendedores pelo termo vendedores, e não artistas. Morreu […]

Como montar uma proposta comercial

Quantas vezes você já deixou de fechar vendas de produtos ou serviços, que tinham tudo para dar certo, só porque a proposta comercial não estava bem feita?  Montar uma boa proposta comercial é parte fundamental para que você consiga fechar um negócio. Mesmo que a prospecção seja bem feita com o entendimento das dores, roteiro GPCT […]

Como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa em momentos de crise

Já parou para pensar como a adaptabilidade e inovação podem salvar empresas em tempos difíceis? 

Com a imprevisível crise do Coronavírus, as pessoas tiveram que praticar isolamento social e a maioria passou a consumir o necessário para sobrevivência. Até mesmo pelo aumento do desemprego e a crise econômica como um todo. 

Além disso, a forma de consumir precisou mudar da noite para o dia. E mais do que nunca os brasileiros passaram a utilizar serviços delivery, realizar pedidos por WhatsApp e se comunicar com as empresas usando redes sociais e sites.  

Sua empresa não estava preparada para isso? Precisa se adaptar o quanto antes, mas não sabe muito bem por onde começar? Então acompanhe esse post Marketagem porque você confere dicas fundamentais para sobreviver em tempos difíceis e até mesmo se fortalecer como marca no pós-crise.  

Aproveite a crise para determinar onde sua marca quer chegar

Em momentos complicados como esses, é uma boa hora de colocar a mão na massa para garantir a sobrevivência e ainda construir melhores resultados ao longo prazo. 

Mas, o primeiro passo para isso, é entender onde sua empresa esteve até agora para poder fazer as mudanças necessárias agora e ainda ir além, após os tempos difíceis. Para isso, olhe para o negócio como um todo. E só depois para cada parte dele como o Marketing Digital.  Portanto as dicas são:

  1.  Analise dados e resultados (para onde pretendia ir se não existisse crise e para onde ele está indo com ela)
  2. Faça uma projeção do fluxo de caixa. Por quanto tempo ele resiste com a queda nas vendas? 
  3. Trace um plano para se adaptar à nova realidade do seu negócio nos tempos difíceis (caso ainda não tenha um)
  4. Planeje novas estratégias e ações para seu negócio
  5. Reavalie processos (detecte gargalos que existiam antes da crise para resolvê-los antes dela acabar. Aproveite para aprimorar os processos da toda empresa em geral)  
  6. Invista na produção de conteúdo. Mas, comece pela gestão de redes sociais porque é mais simples de implementar e menos custoso para sua empresa (em um primeiro momento).

Seja ainda mais útil para seu público-alvo

Para isso, sua empresa precisa ficar de olho nas audiências. Portanto é necessário o monitoramento das redes sociais. Dessa forma você poderá entender, de verdade, como sua marca pode fazer a diferença na vida dos seus clientes e possíveis consumidores. Confira algumas dicas:

  • Descubra quais os sentimentos deles em relação à crise
  • Crie estratégias de posicionamento da marca com base nisso
  • Identifique os principais desafios deles para oferecer novos produtos ou serviços que melhorem a vida dessas pessoas. Inclusive facilitando-as a atingir metas e objetivos
  • Compartilhe conhecimentos relevantes que sua empresa domina   
  • Motive e engaje seu público (incentive-os a fazer planos para o pós-crise e entenda o que sua marca pode fazer para melhorar o bem-estar das pessoas

Mergulhe na era digital porque o tempo é de inovar

Nunca se praticou tanto home office e realizou tantas compras sem sair de casa (delivery e online) em todo o mundo quanto em tempos de distanciamento social por causa da Covid-19. 

E esses novos comportamentos revelaram a necessidade de digitalização de empresas. Ou seja, manter presença online e também permitir que as operações ocorram de maneira remota. 

Isso porque a crise ocasionada pelo Coronavírus acabou antecipando tendências. E hoje para sobreviver, até pequenas empresas, precisam aprender a vender também pela internet e redes sociais. E mais do que nunca: o atendimento precisa ser humanizado e centrado nas pessoas. 

Além de terem que contar com tecnologia que permita acompanhar as mudanças dos consumidores para não ficarem para trás

Adaptação é a palavra-chave para superar dificuldades econômicas

Existem empresas que estão esperando o isolamento social passar para começar a agir. Ou seja, estão assumindo um risco alto. 

Já outras estão lutando para se adaptar ao momentos de crise. Reinventando produtos ou serviços para torná-los mais úteis aos consumidores. E assim captar clientes mesmo em tempos difíceis.

Desenvolvendo novas soluções para melhor se adequarem a essa nova forma de consumo de pessoas e empresas. Isto é, adaptando o processo de vendas B2B e B2C para a nova realidade que o Coronavírus acabou criando. E os negócios que estão tendo essa proatividade, têm muito mais chance de sobreviver à crise. 

Portanto, mesmo que você gerencie uma microempresa ou de pequeno porte, a dica é se adaptar ao momento difícil para sobreviver e ainda se antecipar a fase pós-crise para chegar lá ainda mais forte.   

Marketing Digital é estratégico para os negócios

Você sabia que com a crise do Coronavírus, os segmentos que sofreram impactos diretamente como turismo, automóvel, alimentação e lazer reduziram os investimentos em publicidade na TV? 

O que faz todo sentido. Mas, seria uma boa estratégia dessas empresas realocar esse orçamento (budget) em Marketing Digital. Assim seria possível planejar e executar ações nas Redes Sociais para humanizar e fortalecer a marca. Só para citar um exemplo.

Em momentos difíceis, muitas empresas deixam também de investir no canal online porque julgam não trazer aumento de receita imediatamente. Mas, ocorre que esses investimentos são cada vez mais necessários para as pessoas conhecerem sua marca, se relacionarem com ela e realizarem compras futuras. 

Sem contar que há diferentes canais de Marketing Digital e alguns realmente só dão retorno ao longo prazo. Mas, outros trazem ao curto e médio como os anúncios online (Ads) e o atendimento via redes sociais.  

De acordo com um estudo recente realizado pela Kantar Brasil Insights, em tempos de Covid-19, o investimento na marca é uma das estratégias mais assertivas assim como o controle de despesas internas. Confira:

É hora de demonstrar a personalidade da marca

Muito antes da crise do Coronavírus, o mercado já tinha a humanização do Marketing como forte tendência. Mas, em tempos difíceis como esse, a personalidade da sua marca será fundamental até para sobreviver.

Ainda segundo o estudo realizado pela Kantar, grandes empresas têm se posicionado de diferentes maneiras:

  • Lutando e ativando: atitudes proativas para estarem mais fortes no pós-crise porque se recusaram a ser vítimas
  • Fortalecendo e liderando: testando e confiando na vitória 
  • Criando estratégias e planejando: preocupado, mas analisando estratégias com muita cautela
  • Preservando e defendendo: estão inseguros e preocupados com sua marca e com os outros
  • Colaborando e aceitando: com preocupação, mas compartilhando esperança
  • Evitando e desviando: sendo otimista

Para dar exemplos práticos dos dados acima, basta comparar o posicionamento das marcas Nike e Havaianas. Ambas vendem calçados, mas têm personalidades bem diferentes. O que é refletido nas atitudes perante à crise.

A famosa marca de tênis optou por incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas sem precisar ir para a rua, por meio dos apps da Nike, compartilhando a seguinte mensagem: jogue dentro de casa, jogue pelo mundo). 

Ou seja, colocou em prática o posicionamento lutar e ativar. O que além de fortalecer a marca ainda realmente está colaborando para o comportamento que defende. 

Já a mundialmente conhecida marca de sandálias de dedo, optou por convidar as pessoas a ter empatia. Com o mote, “Vista as sandálias dos outros”, a Havaianas incentiva o compartilhamento de mensagens positivas e de esperança. Ou seja, a personalidade da marca prevalece  assumindo de maneira positiva o evitar e desviar

Assim como as grandes marcas, sua empresa (por menor que seja) também precisa se posicionar. Dessa forma consegue se fortalecer mais. E principalmente se aproximar do seu target o engajando-o por meio de Marketing Digital nas Redes Sociais

Produza conteúdo para redes sociais

Mantenha presença online conversando com suas audiências. Caso ainda não tenha perfis comerciais no Instagram e/ou Facebook, o período de crise pode ser uma excelente oportunidade para começar. 

Mas, antes tenha certeza que seu público-alvo está nessas social media. Caso contrário, não vale a pena o investimento.

Caso já invista em redes sociais da empresa, é preciso ter em mente que não é porque o período é delicado que sua marca deve se calar. Ou ficar apenas compartilhando promoções. 

Aliás, de acordo com um estudo realizado pela Kantar, em que 500 consumidores brasileiros foram ouvidos em março de 2020, 80% desaprovou o uso do tema Coronavírus para promoção de marcas.

O que postar nas rede sociais em momentos de crise

As principais informações que os consumidores brasileiros querem ver compartilhadas em perfis comerciais de Instagram e Facebook, ainda de acordo com a pesquisa da Kantar Brasil Insights são as seguintes:

  • Como a empresa está se esforçando para superar o momento difícil
  • Como a marca pode ser realmente útil no cotidiano das pessoas
  • Quais os valores da sua empresa 

Outra dica fundamental para criar conteúdo que faz sentido para suas audiências é consultar o Google Trends. Descubra o que as pessoas estão mais pesquisando nesse período de crise em relação ao seu mercado na ferramenta gratuita do Google.

A partir daí, é só planejar e produzir conteúdo de qualidade, útil e informativo, sobre os assuntos em alta nas redes sociais da sua empresa. 

Quer aprender mais sobre planejamento estratégico para redes sociais?  Então confere o vídeo abaixo porque nosso especialista Léo Asp explica o fundamental.

Conclusão

Adaptação é a palavra-chave para superar momentos difíceis inclusive para micro e pequenas empresas. Em tempos de dificuldades, é preciso entender onde sua empresa está para traçar novos planos e estratégias para superar tudo isso com inovação.

Além disso, nos momentos de crise também se planeja o sucesso que você terá quando ela passar. Lembre-se: o isolamento social não será eterno. 

E quando essa época difícil finalmente passar, você pode até atingir resultados melhores do que tinha antes da quarentena se trabalhar duro até nessa fase de incertezas.

Precisa de ajuda para colocar a mão na massa e começar suas ações de Marketing Digital? Conheça o serviço de consultoria em Marketing Digital que ajuda você a vender mais nas redes sociais e ainda ensina tudo que você precisa saber sobre online.  

Como usar Mapa de Empatia para criar personas

Empatia na medida certa nunca é demais.

Tanto que até mesmo no mundo do Marketing Digital ela é bem-vinda inclusive para quem produz conteúdo.

Isso porque uma das ferramentas para criar personas é o mapa de empatia (empathy map em inglês).

Ele serve como base para que a equipe de Marketing de Conteúdo, por exemplo, se coloque no lugar do cliente ideal para identificar seus comportamentos, pensamentos, sentimentos e até as influências que recebe de terceiros.

Ou seja, o mapa de empatia é arma poderosa para criar conexão com pessoas que você deseja que seja seu cliente e também com aquelas que já são. 

Quer adotar o empathy map também na sua empresa?

É bem simples. Você pode escolher entre a versão digital e física.

Sendo que essa última pode ser feita com papel e post-it.

Ou então em portas de vidro, mural, flip chart, lousas, etc.

Para facilitar sua vida,  ao fim deste post você encontra um modelo de mapa de empatia editável que nós aqui do Marketagem preparamos. 

Mas, qual a definição de empatia mesmo? 

Essa habilidade cada vez mais valorizada no mundo contemporâneo já é alvo de estudo da Psicologia há décadas.

De acordo com Carl Rogers, um dos precursores da Psicologia Humanista, empatia é um processo que apresenta diferentes facetas sendo uma delas o ato de penetrar no mundo perceptivo do outro sentindo-se em casa nele. 

Resumindo: empatia é tentar se colocar no lugar do outro observando as coisas do ponto de vista dele.

É um exercício de pensar como ele pensaria, sentir como ele sentiria, fazer como ele faria, e por aí vai… 

O que é mapa de empatia então?

canvas mapa de empatia

Empathy map é uma ferramenta para aprofundar o conhecimento de targets e prospects na criação de personas, no desenvolvimento de produtos, serviços ou novos negócios, entre outros. 

O objetivo é a equipe tentar se colocar no lugar do usuário ou consumidor.

No caso do Inbound Marketing, por exemplo, é para criar empatia com clientes atuais e potenciais para oferecer a eles conteúdos relevantes de qualidade em sites, blogs, e-mail marketing, entre outros.

Sempre de acordo com o funil de marketing e a jornada do comprador. O que  facilita muito a conexão entre pessoas e marcas. 

O que a ferramenta pode revelar

Para criar personas de orientação do conteúdo é preciso ir além do básico (perfil demográfico, classe social, salário, faixa etária e estado civil).

É necessário conhecer também comportamentos, hábitos, desafios, motivações, etc. E aí entra pesquisa de persona e principalmente o mapa de empatia que pode revelar informações valiosas como:     

E aí entra pesquisa de persona e principalmente o mapa de empatia que pode revelar informações valiosas como:     

  • O que a persona precisa fazer diferente?
  • O que a persona vê?
  • O que a persona diz?
  • O que a persona faz?
  • O que a persona ouve?
  • O que a persona pensa e sente? 

Empathy Mapping Canvas: o que mudou na nova versão?

O mapa de empatia foi criado pelo autor e empresário americano Dave Gray (CEO da X Plane e autor do livro Gamestorming: Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras) como uma ferramenta de design para colocar as pessoas no centro de todo o processo. 

Fez tanto sucesso que o modelo logo começou a ser usado em famosas universidades americanas como Harvard e depois em inúmeras organizações em todo o mundo.

Mas, a popularidade da ferramenta acabou levando, em alguns casos, a alteração da ideia original dela (lembra do telefone sem fio?).

Por esse motivo, Gray decidiu criar uma nova versão: o Mapa de Empatia Canvas que deixa evidente por onde começar o processo. 

Novidades da ferramenta para gerar empatia

  •  Inclusão do Goal: é por onde você deve começar já que é nesse item que você vai definir no lugar de quem a equipe está se colocando e também algo que precisa ser feito (um comportamento observável).   
  • Numeração: o passo-a-passo que as pessoas que vão participar do empathy map devem trilhar está destacado na nova versão da ferramenta.Tudo foi estrategicamente ordenado pelo criador para facilitar ser mais empático.  
  • Fenômenos que não podem ser observados estão dentro da cabeça: sentimentos, pensamentos, dores e ganhos podem apenas ser especulados por intuição, mas não podem ser de fato observados. Por esse motivo têm que estar dentro da cabeça e ser a última parte do mapa de empatia. 

Mapa de Empatia: como usar corretamente

Se você não tem a nova edição Canvas ou alguma outra versão online, vale a pena fazer manualmente mesmo.

O importante é seguir o passo-a-passo certinho. 

  1. Comece pelo tópico “Quem estamos tentando ter empatia”
  2. Siga para o item 2 “O que eles precisam fazer” 
  3. Prossiga sempre na ordem até o fim
  4. Quando você chegar dentro da cabeça (“o que pensa e sente”), é importante separar dores de ganhos e concluir com outros pensamentos e sentimentos possíveis. 

Segundo Gray, o criador da ferramenta, para conseguir ter empatia é preciso primeiro observar o que está no exterior para então ir entendendo aos poucos o que se passa no interior da pessoa. 

Kit de construção de personas

O início: fora da cabeça

1- Quem é a persona? 

O primeiro passo para começar a tentar criar empatia usando o mapa é responder quem é a pessoa que você está tentando criar conexão.

Diga em que situação ela está e qual seu papel nela

2- O que a persona precisa fazer? 

No segundo passo, é hora de se colocar no lugar da persona para responder:

  • O que ela tem que fazer de maneira diferente?
  • Quais decisões precisa tomar?
  • Que emprego ela deseja conseguir?

Além disso, nesta etapa, é preciso perguntar: Como a equipe de Marketing de Conteúdo saberá se a persona tem obtido sucesso nisso tudo?

3- O que a persona vê?

Esse é o momento de tentar responder com o que a persona faz contato visual. 

  • O que vê nos ambientes dos quais faz parte e os que frequenta?
  • O que ela enxerga ao seu redor ?
  • O que vê as pessoas fazendo e falando? 
  • O que tem assistido?
  • O que está lendo?
  • O que tem visto em anúncios? E nos lugares que compra? 

4- O que a persona diz?  

No passo 4 do Mapa de Empatia, é o momento de se questionar: O que a persona anda falando por aí?

A resposta irá envolver tanto o que a equipe já sabe por meio de monitoramento quanto imagina que diria.

5- O que a persona faz?

Essa é a fase que o time observa o comportamento dos consumidores que estão no target e tenta prever o que a persona faria. 

6- O que a persona escuta?

Esse é o momento de saber o que a persona está ouvindo dos amigos, dos parentes, dos colegas de trabalho, dos influenciadores digitais, etc.

E também imaginar o que poderiam escutar. 

 Parte final: dentro da cabeça 

7- O que a persona pensa e sente?

  • Dores: quais seus medos, preocupações, dúvidas e frustrações
  • Ganhos: quais são suas necessidades, desejos, sonhos e aspirações 

E para finalizar: quais outros pensamentos e sentimentos motivariam os comportamentos dessa pessoa?

Mapa de empatia facilita a criação de personas

mapa-de-empatia-e-personas

É juntando dados reais obtidos com pesquisa de persona e as respostas encontradas no mapa de empatia que é possível criar esses personagens semi ficcionais.

E assim realizar a segmentação do seu público-alvo com base nas etapas do funil e da jornada do consumidor.

O que facilita bastante a conexão entre pessoas e marcas. 

Então mesmo que você use uma automação para gerar personas, não está livre do processo de levantar informações comportamentais e dados previamente.  

Principais Informações para criação de personas

Observe como as respostas do mapa de empatia respondem vários itens do questionário abaixo: 

  • Quem é o seu cliente em potencial do ponto de vista comportamental, físico e socioeconômico? 
  • Que temas relacionados ao seu segmento, a persona poderia ter interesse? 
  • Quais hábitos e hobbies do seu cliente em potencial? Como é a rotina dele?
  • Quais os principais desafios que a persona precisa encarar? O que impede ela de conquistar o que deseja? 
  • Qual  grau de instrução? 
  • Como ele se informa? Em quais veículos de comunicação? Que tipo de notícias e informações?
  • Quais são suas motivações? O que pretende conquistar? Por que ainda não conquistou? 
  • Como nosso conteúdo pode ser útil para ajudar essa persona? 

Exemplo de mapa de empatia online

Nós aqui do Marketagem, elaboramos um kit para criação de personas que contém um modelo de mapa de empatia em brancol para você baixar e personalizar. Confira só.

E aí? Curtiu o post? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de assinar a nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo sobre Marketing Digital.


Kit de construção de personas

O que é Vendas Inbound e Outbound Sales: entenda as principais diferenças entre elas

Quem nunca ouviu que vender é uma arte? Essa ideia provavelmente surgiu com a atuação de vendedores durante o processo de Marketing Tradicional.

Mas, com a popularização da internet e o boom dos e-commerces mundo afora, algumas empresas passaram a criar e testar metodologias diferentes. Como é o caso da Venda Inbound, muito praticada no online, inclusive em Vendas B2B (entre empresas).

Vale lembrar que usar o Inbound Marketing não é a única maneira de vender online. Há também a metodologia Outbound que sofreu adaptações para alavancar vendas também na internet. Inclusive é possível até combinar as duas metodologias. O que é feito por alguns afiliados e por muitas empresas. 

Quer saber as principais diferenças entre Vendas Inbound e Vendas Outbound? Então acompanhe esse post Marketagem até o fim porque você vai entender direitinho!

O que é Vendas Inbound?

Metodologia criada por Brian Halligan, que é fundador e CEO da Hubspot, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair clientes por meio de conteúdo relevante de qualidade em todas as etapas do funil e da jornada do cliente.

Como nesse processo de vendas, essa equipe é muito bem alinhada com a de Marketing, a abordagem continua sendo o aprofundamento do relacionamento e a resolução de problemas das pessoas. 

Portanto Inbound Sales é venda consultiva.  Então o profissional segue orientando e educando a audiência com o envio de materiais ricos, calls de apresentação, entre outras ações.       

Vale lembrar que devido ao alinhamento entre Vendas e Marketing no Inbound, uma das estratégias para produção de conteúdo é consultar as principais dúvidas registradas no SAC e também as maiores objeções enfrentadas pelos vendedores. 

Vendas Inbound: só no fundo de funil 

Quando lead vira oportunidade é o momento que a equipe de vendas entra em ação. Isso porque, em Inbound Sales, a abordagem é no momento certo: no fundo do funil de Marketing. 

Já que a pessoa está muito mais propensa a comprar o produto ou serviço do que quando tinha acabado de descobrir que algo poderia tornar a vida dela mais prática ou resolver seu problema (lá no início da jornada do cliente).

Portanto o setor de Inbound Sales lida com muito menos prospects do que tinha lá no topo do funil, porém essas pessoas tendem se tornar leads qualificados. Isso porque estão mais interessadas na solução da sua empresa e, no momento, apenas estão comparando preços com a concorrência.

Venda Consultiva é sobre orientar prospects

Quando o time de Inbound Sales aborda o possível cliente, a pessoa não costuma encarar o contato como algo invasivo (o que pode acontecer, por exemplo, com as cold calling da Venda Outbound). 

Até porque durante o processo de vendas, a empresa identificou inclusive a melhor forma de conversar com o prospect. O que pode resultar em menos objeções na hora de agendar uma reunião ou call para apresentação do produto ou serviço. 

Além disso, a abordagem é mais informativa (em conformidade com toda a metodologia Inbound Marketing) do que de convencimento propriamente dito como ocorre em métodos tradicionais.     

Vendas Outbound

Metodologia tradicional adaptada também para o online, as Vendas Outbound são aquelas baseadas em anúncios online e prospecção ativa. 

Portanto para a abordagem do prospect não precisa ter todo um relacionamento prévio para tentar convencê-lo a realizar a compra. É mais desenvolver antes técnicas de persuasão com bons argumentos de vendas mesmo. 

Cold Calling 

Um exemplo de estratégia tradicional de Outbound Sale é quando você pesquisa empresas na internet que tenham a ver com seu produto ou serviço para entrar em contato para vender.  

Para quem quer entender melhor sobre esse tipo de abordagem para alavancar vendas, a dica é ler o livro Receita Previsível de Aaron Ross (Predictable Revenue – título original em inglês). O autor explica como são as Cold Calling 2.0 e conta como elas se adaptaram na era digital. 

Mídia paga

É por meio dos anúncios online que as pessoas ficam sabendo da existência de promoções, produtos ou serviços. Por isso motivo o investimento em campanhas no Google Ads e Facebook Ads também são muito importantes no processo de vendas Outbound já que dão retorno ao curto prazo.

Mas, criar publicidade online não é assim tão simples quanto parece. Tanto que  para atingir suas metas de Vendas Outbound é necessário saber traçar estratégias que façam sentido para sua audiência e até mesmo aprender a configurar a ferramenta de maneira correta. 

E-mail Marketing serve para Inbound e Outbound

Quando o assunto é vendas online, não tem como deixar de falar das campanhas de E-mail Marketing. Isso porque elas servem tanto para Inbound quanto para Outbound embora as estratégias sejam opostas. 

Vale lembrar que as boas práticas de e-mail marketing são fundamentais para o sucesso da sua campanha. E o envio de SPAM, por exemplo, deve ser evitado nas duas metodologias de venda, mas principalmente em Inbound Sales.  

E-mails em Vendas Outbound 

Texto das campanhas tem o intuito de persuasão e convencimento para que a venda online se concretize o quanto antes. Por esse motivo as técnicas de Copywriting são muito usadas, além de outras estratégias de Marketing de Resposta Direta (Clica- Cadastra – Compra). 

Quer saber mais sobre como escrever textos persuasivos? Os gatilhos mentais são fundamentais. E para saber mais sobre isso, eu recomendo a leitura do livro “As Armas da Persuasão” de Robert B. Ciadini. 

E-mails em Vendas Inbound 

Já em uma campanha de E-mail Marketing em Inbound Sales, a ideia é nutrir o lead com conteúdos relevantes para aprofundar o relacionamento levando-o ao fundo do funil. Por isso Newsletters e outros materiais educativos e ricos são enviados.

Além disso, as interações são em tom de conversa, perguntas, recomendações, etc.  Ou seja, segue a metodologia do Marketing de Atração. Portanto nada de ficar empurrando produtos ou serviços e forçando a barra para vender antes da hora.

Isso porque é preciso respeitar a jornada do cliente. Além disso, os esforços de vendas são direcionados somente aos leads realmente qualificados quando já estão no estágio oportunidade do funil.    

Conclusão

Vendas Inbound e Vendas Outbound possuem metodologias muito diferentes para conquistar clientes. Mas, não é possível afirmar que uma é melhor do que a outra. Até porque elas funcionam muito bem juntas por serem complementares.

As Vendas Inbound são baseadas na metodologia do Marketing de Atração em que a prospecção não é ativa. A ideia é que as pessoas venham até as páginas da empresa. E para isso, o Inbound utiliza SEO e Marketing de Conteúdo como ferramentas indispensáveis.

Já as Vendas Outbound tem como base a prospecção ativa. Por isso faz uso de ferramentas como publicidade online e copywriting.

Quer aprender mais sobre Vendas e Atendimento? Então acompanhe nosso blog. Assine nossa Newsletter para receber os posts em primeira mão.

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Como planejar suas vendas para o próximo ano

O último trimestre, inclusive novembro, é o momento perfeito para realizar o planejamento anual de vendas de uma empresa. Isso porque em janeiro já é hora de colocar a mão na massa para a meta começar a ser atingida.

Caso contrário, se você parar no primeiro mês do ano para planejar, começará 2020 perdendo oportunidades. E possivelmente irá comprometer o resultado do ano inteiro. 

A menos que a meta de fevereiro, por exemplo, fosse o dobro das outras para compensar a falta de vendas no mês 1. Mas, isso não é recomendado por não ser algo viável nem realista. 

Aliás, uma dica para determinar metas realizáveis é analisar dados de anos anteriores para aquele período. Ex: antes de estabelecer a meta de maio 2020, o ideal é comparar com o mês 5 de 2019, 2018 e 2017. E veja também se os resultados foram diferentes do esperado por causa de algum evento. 

Quer aprender um pouco mais sobre planejamento de vendas para 2020? Então acompanhe esse post Marketagem porque você vai conhecer pontos importantes que precisam ser levados em consideração. Confere só:

Definição de OKRs 

Um ponto importante para planejar vendas para o próximo ano é determinar objetivos e metas com assertividade. Para isso, durante o planejamento é fundamental, determinar métricas que façam sentido acompanhar para analisar a performance das vendas no ciclo.

Para isso, a dica é usar a metodologia ágil Objectives and Key Results (OKRs). Isso porque facilita estabelecer objetivos claros para serem quebrados em metas colaborativas que serão mensuradas por indicadores-chave de desempenho (KPIs) regularmente.  

Normalmente os ciclos de OKR são de 3 meses. Então, pelo menos, a cada trimestre, a equipe se reúne para conversar sobre os resultados do período. Dessa forma é possível entender o que deu certo (para manter e tornar ainda melhor futuramente) e o que não deu (para mudanças de rumo ou aprimoramento de táticas e estratégias). 

Foco em KPIs relevantes

A análise de Key Performance Indicator é uma das bases para decisões no  planejamento do próximo ciclo. Portanto KPIs precisam ser escolhidos corretamente no planejamento de vendas. Por exemplo: se a meta for aumentar as vendas em 10% nos próximos 3 meses, analisar só a taxa de conversão do funil de vendas não irá mostrar o real resultado. 

É preciso avaliar também o desempenho de outras métricas de venda como ROI, CAC e Ticket Médio. Dessa forma você entende (respectivamente) qual o retorno sobre investimento, qual o custo de aquisição por cliente e qual o valor médio gasto por consumidores do seu negócio. Ou seja, com esses KPIs têm muito mais dados relevantes para tomar decisões para o próximo ciclo.  

Quer aprender mais sobre métricas de Marketing Digital? Confira esse post porque Victor Baptista explica os indicadores de vendas, marketing, conteúdo e anúncios. 

Planejamentos precisam estar alinhados para aumentar o faturamento (principalmente os de Vendas e Marketing)

Muito se fala em Inbound Marketing, mas é importante lembrar que a metodologia foi criada para facilitar as vendas online por meio de estratégias não invasivas (que não interrompem o conteúdo que você está vendo para anunciar produtos ou serviços). E ela pode ser aplicada tanto em Vendas B2B quanto em Vendas B2C. 

Ou seja, o Marketing de Atração (como também é conhecido) nasceu para ser diferente do Marketing tradicional. Mas, hoje em dia, Inbound e Outbound são usados de maneira complementar por muitas empresas com excelentes resultados. Mas para isso, é necessário desenvolver um planejamento integrado para conciliar de maneira eficaz essas duas metodologias opostas. 

Metas Inbound precisam ser definidas com foco no avanço dentro do funil e também na jornada do cliente

Vale lembrar que as Vendas Inbound são feitas com base em um aprofundamento no relacionamento entre prospects e empresa. Mas, para ocorrer de maneira eficaz, é indispensável que o setor de Marketing e Vendas estejam totalmente alinhados. 

Já que o primeiro irá começar uma conversa, criar relacionamento e nutrir leads para que o último entre em contato na hora certa para realizar vendas consultivas. E para isso ocorrer em total sintonia, o planejamento de Marketing e o planejamento de Vendas precisam estar totalmente alinhados entre si e em relação aos objetivos do negócio. 

Por esse motivo as metas do Marketing devem estar em conformidade com as do setor de vendas. O que facilita o fluxo do funil e a jornada do cliente. Embora sejam metas diferentes, elas precisam trabalhar para um mesmo objetivo: aumentar as vendas da empresa. 

Esteja atento às tendências do mercado na hora de planejar 

Muitas vezes quando o planejamento anual de vendas é realizado, lá no fim do ano anterior, o cenário é um. Só que com o passar do meses, fatores externos (imprevisíveis naquela época) podem começar a atuar.  

Ou seja, podem acontecer decisões políticas e econômicas inesperadas que impactam todo o cenário e consequentemente suas vendas. Ou até mesmo lançamentos de alguns produtos ou serviços que mexem com o mercado e obrigam a mudar o planejado.

Para não ser surpreendido negativamente e poder agir o quanto antes, a dica é estar sempre antenado aos fatos e tendências na hora de realizar o planejamento de vendas e inclusive depois dessa etapa. E não deixe de anotar eventos e analisar seus impactos na hora da avaliação de resultados.   

Conclusão

Planejar vendas para o novo ano é um processo complexo que requer pelo menos 1 trimestre de antecedência. Antes de iniciar o planejamento anual, é importante estar bem informado. 

Portanto esteja sempre ligado nas tendências do mercado e acontecimentos impactantes. E também não deixe de analisar o máximo de dados passados da empresa referente a cada mês para facilitar a criação de metas viáveis. 

Além disso, é importante também alinhar objetivos com o negócio em si e com outros setores relacionados como o Marketing. Principalmente se sua empresa investe em Inbound Marketing.
Quer aprender mais sobre Vendas e Atendimento? Então continue acompanhando o blog Marketagem. Toda semana tem conteúdo novo publicado!

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Como as lojas físicas podem atrair mais cliente com o Marketing Digital

O Marketing Digital revolucionou as vendas online e físicas. Lojas virtuais crescem e expandem em grande velocidade. Mas, isso não significa que as lojas físicas estão fora do jogo.

Apesar do crescimento do virtual, frequentar e comprar em estabelecimentos ainda são muito presentes em nossos hábitos de consumo. Desde coisas rotineiras, como supermercado, até comprar uma roupa ou um eletrodoméstico.

Segundo relatório divulgado pela Magazine Luiza, em 2019 houve um crescimento de 19% em suas vendas nas unidades físicas. Mostrando que, mesmo em tempos em que tudo está disponível online, é igualmente importante ter presença digital. Dessa forma não é preciso ser um varejista grande para conseguir ter mais clientes.

Sabia que é possível você, com um investimento menor ou igual ao online, atrair mais pessoas para sua loja física e torná-los seus clientes? Quer saber como?

Continue lendo esse post do Marketagem porque você vai conhecer boas estratégias online para ajudar a atrair clientes

Marketing Digital para Lojas Físicas 

Comprar com o uso da internet já é rotina para muita gente, mas existem aquelas pessoas que fazem questão de ir à loja. E para elas, até existe uma nova modalidade: clientes que usam da internet para pesquisar o que querem, mas compram em estabelecimentos físicos. (Quem nunca?)

Uma pesquisa divulgada no Think With Google mostra que 82% dos consumidores fazem essa busca. Seja para conhecerem melhor o produto, a marca e até mesmo o lugar onde irão comprar. Outro dados importantes da pesquisa mostram que:

  • lojas que facilitam o cliente achar tais informações online aumentam sua venda até 8 vezes mais;
  • 57% dos usuários estão mais propensos a visitar a loja;
  • 39% dos usuários ficam mais dispostos a entrar em contato com a loja;
  • 51% dos usuários podem comprar na loja;

Isso mostra como ter uma presença digital com informações organizadas no Google pode ter um impacto positivo e direto no seu lucro mensal. Mesmo que você não tenha um e-commerce.

Como preparar sua loja para essa nova realidade

Antes de começar a usar a internet para aparecer, você precisa preparar a sua loja para essa nova realidade. E para isso, é muito importante saber com quem você quer falar. A que tipo de público o seu produto se destina.

Uma dica para isso é você criar uma persona com o auxílio do nosso kit,  detalhando como seria o perfil do seu cliente ideal. Sabendo a quem você vai se dirigir, é possível ter uma visão melhor de como atender e de forma mais assertiva. 

Atraindo clientes para loja

Hoje existem diversas possibilidades para se divulgar ao público que você quer atingir. Com ações simples, combinando o online com o offline, para atingir resultados positivo. Você pode:

Crie um site para o seu negócio

É uma ótima forma de ser encontrado pelo Google. Com a criação de site, você pode obter dados como endereço, forma de contato e outras informações que você julgue ser de interesse sobre o seu negócio. Além disso, você pode falar sobre a marca e seus produtos/serviços.

ferramentas de seo

E acrescentando um blog você pode produzir conteúdos sobre o seu ramo de negócios que ajuda sua audiência, cria interesse e fideliza possíveis clientes. Por exemplo, se você tem um brechó, faz todo o sentido fazer um texto sobre moda e economia sustentável. Ou a importância de passar adiante peças que você não faz mais uso.

O SEO é seu aliado

Agora você tem um site, mas quer ser achado pelas pessoas quando elas buscarem pelo seu ramo no Google. É preciso ter em mente que o usuário não olha a segunda página do buscador em diante ao procurar o que quer. 

Então é necessário que você se mantenha na página inicial e o mais perto possível do topo. São nos primeiros resultados dos buscadores onde o maior número de cliques é feito.

Para isso você precisa de um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) ou uma equipe que desempenhe essa tarefa no seu site. Quanto mais o seu site for otimizado, mais o Google irá mostrá-lo para as pessoas, se destacando da concorrência.

Uma outra solução é utilizar o Google Ads, pagando para que a plataforma anuncie sua marca, ganhando público de forma rápida. 

Use e abuse das Redes Sociais

Pesquisa realizada pela PwC Brasilmostrou que 77% dos consumidores usam as redes sociais como fator decisivo para decidir uma compra. O segundo maior motivador no país. Isso mostra a importância de ter esses canais como parte da sua divulgação.

Crie uma página no seu negócio, fale sobre seus produtos e marca e interaja com seus clientes. Com postagens usando de bom humor e criatividade você pode fidelizar e atrair novos clientes para o seu negócio físico.

Quer aprender estratégias para a redes social queridinha dos jovens brasileiros? Confira nosso post com dicas de estratégia e planejamento para o Instagram.

A importância do Omnichannel

Grandes marcas do varejo perceberam que é importante usar diversos canais para melhorar a experiência do usuário. Usando estratégias de Omnichannel, as lojas viram a oportunidade de trazer o cliente do online para o offline.

Mas, vale lembrar que, apesar de o seu negócio ter vários canais, o cliente que você quer atingir é o mesmo. Ou seja, não existe “cliente da internet” e “cliente da loja”. Logo todos os seus canais (loja, site e redes sociais) devem ter a mesma voz quando se dirigirem a ele.

E também guiar o cliente durante sua jornada de compra. Ele pode chegar ao seu canal apenas procurando algo ou fazendo contato para tirar dúvidas e até mesmo efetuando a compra na sua loja física. 

Para que serve o Omnichannel

  • Vender produtos online e o cliente retirar na loja física;
  • Vender produtos por televendas e possibilitar a troca na loja;
  • Usar aplicativos de Realidade Aumentada para que o cliente veja como o produto ficará em sua casa;

Quando ações multicanais são feitas da maneira correta gera uma ótima experiência para o consumidor. E consequentemente aumenta a confiança dele em relação ao vendedor e à loja. E também de retornar ao estabelecimento e divulgar a marca para família e amigos.

Google Meu Negócio: Ajuda gratuita às PMEs 

Um outro caminho para atrair clientes é o Google Meu Negócio. A ferramenta gratuita é ótima para pequenas e médias empresas e você pode:

  • Informar sobre seus produtos/serviços;
  • Endereço completo e telefone;
  • Horário de funcionamento preciso;
  • Fotos de qualidade da sua loja;
  • Avaliações e comentários dos clientes.

Elimina os obstáculos entre seu negócio e o cliente

Imagine que, em pleno feriado, você precisa ir ao mercado. Mas não sabe se ele está aberto. Esse é o tipo de situação em que o Google Meu Negócio ajuda o cliente. 

Com as informações preenchidas corretamente, é possível informar o exato horário de funcionamento do mercado aos internautas. E assim eles conseguem chegar ao seu estabelecimento a tempo para comprar o que precisa. 

Da mesma forma que, com o telefone de contato, o cliente pode saber se o produto que ele está interessado tem na loja e qual o preço. Sua jornada de compra e tomada de decisão já iniciam antes mesmo dele sair de casa.

 Portanto a dica é facilitar essas informações ao seu cliente para eliminar os obstáculos entre ele e  sua marca. Do contrário, isso pode acarretar em avaliações ruins para o seu negócio. E com certeza não é isso que você quer.

Conclusão

Hoje ter presença digital é super importante para sua loja física. Isso porque muitas vezes a jornada de compra começa pela internet mas é concluída offline. E para que isso ocorra, é necessário conhecer sua persona para criar estratégias de Marketing Digital mais assertivas e, claro, manter a equidade do tom de voz em todos os canais da sua marca.  

O que passamos nesse texto foram algumas dicas introdutórias.  O trabalho de Marketing Digital requer profissionais capacitados e dedicados. Com conhecimento em áreas distintas do negócio, e diariamente comprovando a eficácia das estratégias descritas. Atraindo clientes e divulgando marcas pela internet.

Mas com as orientações acima você pode ter um início, ir do 0 para 1. Comece aos poucos, escolha alguma das ações descritas, execute e mensure. 

Sua loja física já usa estratégias de Marketing Digital? Conte para a gente nos comentários suas maiores dificuldades sobre o assunto?

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