10 ferramentas de Marketing Digital para melhorar seu trabalho

Quem é Analista de Marketing Digital sabe que ferramentas são fundamentais para otimizar tempo evitando ter que fazer manualmente muitas tarefas repetitivas necessárias no dia a dia.

quem quer conseguir um emprego na área, também precisa ficar ligado nas automações que são referências no mercado. Dessa forma é possível dominar algumas dessas ferramentas, não só para aumentar sua empregabilidade em Marketing Digital, mas inclusive para saber executar quando você conquistar o cargo que deseja.

Hoje em dia muitos desses softwares têm design intuitivo. O que permite que você possa usá-los facilmente. Mas, alguns são mais robustos e complexos. O que pode requerer treinamentos ou cursos específicos para lidar com eles. 

Quer algumas dicas de ferramentas de Marketing Digital para tornar sua rotina de trabalho mais simples? Então fica ligado neste post porque você vai conhecer dicas de:

  • Ferramenta para redes sociais
  • Ferramenta para anúncios online
  • Automações de e-mail marketing
  • Ferramentas para funil de marketing
  • Ferramenta para SEO 
  • Ferramenta para análise de dados
  • Ferramenta para melhorar experiência do usuário

Hootsuite

Uma das ferramentas de gestão de redes sociais mais conhecidas por quem trabalha na área de Marketing Digital, o Hootsuite oferece planos pagos, que permitem gerenciar 20 perfis de redes sociais com até 3 usuários na modalidade Equipe. Tudo isso incluindo do planejando à mensuração passando por postagens automáticas e curadoria de conteúdo. 

A automação oferece ainda planos para grandes empresas com soluções personalizadas. Mas, também existe o plano gratuito Hootsuite que permite cadastrar apenas 1 usuário que pode monitorar até 3 redes sociais e programar o limite de 30 postagens por mês. 

Ou seja, é ideal para micro e pequenas empresas experimentarem o serviço. E pode ser usado inclusive por gestores de social media que são freelancers.

Quer conhecer outras ferramentas gratuitas para redes sociais? Confira então nosso post Kit de Sobrevivência. Aproveite também e dê uma conferida no post sobre vantagens e desvantagens das automações de Instagram.

Hootsuite Ads

Solução criada especialmente para quem trabalha com mídia paga, o Hootsuite Ads permite que você gerencie todos os seus anúncios em um só lugar. Ou seja, tanto os links patrocinados de buscadores (Google Ads) quanto as postagens impulsionadas nas redes sociais (Facebook Ads).

No caso das publicidades em social medias, uma das grandes vantagens da ferramenta é que ela facilita impulsionar as melhores postagens no Facebook, por exemplo, para suas audiências. 

E permite ainda que você remaneje seu budget redirecionando investimentos dos anúncios que não performam bem para os que estão performando melhor (mesmo que estejam em plataformas diferentes).

Com o objetivo de deixar suas campanhas de Ads mais simples em todas as etapas do processo, a automação para anúncios online da Hootsuite facilita da criação aos relatórios inclusive permitindo trabalho colaborativo e facilitando a gestão do orçamento das campanhas. 

Crie sua persona

Quem trabalha com Inbound Marketing precisa conhecer bem seu público-alvo para segmentá-lo em diferentes personas. Ou seja, criar perfis semi ficcionais dos clientes ideias com base em dados reais. 

As buyer personas reúnem portanto uma série de informações demográficas e comportamentais que facilitam identificar em que ponto da jornada do cliente os diferentes grupos de prospects estão. 

E dessa forma é possível nortear a produção de conteúdo, criar campanhas de e-mail marketing mais eficazes e consequentemente permitir que o setor de Vendas saiba qual é a hora certa para entrar em ação e qual a melhor abordagem.

Para construir buyer persona, é possível utilizar diferentes ferramentas gratuitas como, por exemplo, o Crie sua Persona. O site desenvolvido pela Superstorm reúne uma série de perguntas que facilitam a segmentação. Você até escolhe o avatar que melhor a representa. O que ajuda a humanizar o Inbound Marketing.

Reunir dados relevantes é o primeiro passo para criar personas corretamente

Vale lembrar que essa, assim como todas automações para criação de personas, ajudam muito no processo de Marketing Digital. Mas, dependem de informações estratégicas que precisam ser previamente levantadas por você.

Não sabe por onde começar? O passo 1 é fazer uma  pesquisa de persona e um mapa de empatia.

Nunca fez isso? Não se preocupe porque nós do Marketagem criamos um gratuito Kit Persona que reúne uma série de informações úteis que facilitam a construção e segmentação de clientes ideais da empresa na etapa anterior ao geradores de persona.   

Quer experimentar? Então é só baixar gratuitamente na  Página de Materiais Gratuitos

WordPress

Entre as várias plataformas de Content Management System (CMS) do mercado, o WordPress é, sem dúvida, a mais famosa e que mais se destaca no meio empresarial. 

Com 36% da web sendo usuária desse sistema de gerenciamento de conteúdo online, de acordo com o site oficial da marca, o WordPress virou até referência no mundo do Marketing Digital e também nos mais variados segmentos quando o assunto é criação de blog grátis ou construção de site gratuito.

Por isso o conhecimento, ainda que básico dessa ferramenta CMS, é requisitado em  inúmeras vagas de Analista de Marketing pela maioria das empresas.  

Principais vantagens de usar WordPress

  • Você pode escolher entre uma grande variedade de templates gratuitos para blog
  • Não precisa entender profundamente de HTML se for apenas produzir e gerenciar conteúdo no WordPress
  • É fácil de usar (interface intuitiva)
  • Dá para instalar muitos plugins que podem ajudar da otimização do conteúdo para SEO à aceleração do carregamento de páginas
  • É SEO friendly
  • O WordPress.org tem código aberto 
  • Dá para gerenciar o conteúdo e os comentários realizados
  • É possível mensurar os resultados instalando o Google Analytics no WordPress ou outro plugin do tipo como WP Statistics
  • É um dos CMS mais usados em empresas 

2 ferramentas de automação de e-mail Marketing gratuitas que valem a pena testar

Existe uma grande variedade de automações de e-mail marketing no mercado. Algumas oferecem planos pagos e gratuitos que variam de acordo com a quantidade de recursos que reúnem. 

Como é o caso do Mautic Demo (que possui inclusive código aberto) e do Mailchimp que, é uma ferramenta famosa no mercado, e que disponibiliza um plano gratuito com vários recursos que é recomendada para micro e pequenas empresas que estão começando no Inbound Marketing

E até  mesmo para profissionais freelancers ou autônomos que têm uma base de dados pequena e bem nichada para se relacionar por meio de campanhas de e-mail marketing.  

Mailchimp Grátis

A versão free tem capacidade de armazenar até 2 mil contatos e a mesma quantidade como limite de envios de mensagem diárias. Então conforme suas campanhas forem dando certo e sua base de lead for crescendo, a dica é ir se planejando financeiramente para contratar uma automação de e-mail marketing paga porque será realmente necessário.

Uma dica importante para quem for usar a versão gratuito do Mailchimp é caprichar no planejamento das campanhas. Já que você terá que lidar com limitação de disparos diárias e mensais. Dessa forma planeje algo como:

  • 1 e-mail de boas-vindas ( recurso autoresponder) para quebrar o gelo e relembrar que seu contato foi autorizado pelo destinatário na ocasião X 
  • 1 e-mail semanal com newsletter (4 por mês) 
  • 1 e-mail com resumo do seu conteúdo por mês incentivando também a pessoa a fazer download de materiais mais aprofundados (novas conversões que aprofundem no funil de Inbound)
  • 1 e-mail com cupom de desconto (postcards) ou outra ação para reverter abandono de carrinho ou estimular vendas. Caso você use também ações de Outbound Marketing em suas estratégias de Marketing Digital.  

Principais recursos do plano gratuito Mailchimp 

A versão oferece várias funções indispensáveis para rodar campanhas de e-mail marketing da segmentação à mensuração passando pelos disparos. Confira as principais funcionalidades gratuitas do Mailchimp:   

  • Templates básicos para e-mail marketing
  • Dá para enviar 12 mil mensagens por mês (até 2 mil por dia)
  • Dá para criar newsletter e enviá-las automaticamente
  • É possível até configurar anúncios em redes sociais e landing pages
  • Permite importar contatos 
  • Pode integrar com CRM de Marketing
  • Integração com até 7 canais de Marketing Digital ( e-mail, Facebook e Instagram Ads, Social Posting, postcards, formulários em popups, Marketing Calendar )
  • Tem recursos para engajamento da audiência 
  • Dá para automatizar os principais e-mails (boas-vindas, parabéns, ações para recuperação de carrinho, etc). 
  • Criar relatórios básicos e receber recomendações básicas do sistema
  • 1 conta de gestor
  • Entre muitos outros recursos disponíveis no Mailchimp grátis 

Mautic 

Já para você que trabalha como Analista de Marketing Digital em empresas que estão mais avançadas em Inbound Marketing. Ou que tem uma base de dados muito maior, a dica é usar uma automação de e-mail marketing mais robusta como o Mautic.

A  ferramenta, que é uma Open Source Marketing Automation, permite que você crie campanhas de e-mail marketing mais complexas também da segmentação à mensuração passando pela automatização de disparos. 

Nós aqui do Marketagem, usamos o Mautic inclusive para enviar nossa newsletter. Mas, se você quiser experimentar, a recomendação é começar a usar a versão gratuita da automação que oferece recursos como:

  • Envio de e-mail marketing 
  • Segmentação de base
  • Campanhas multicanais
  • Criação de Landing Pages
  • Website Tracking
  • Integrações com os principais plugins e APIs
  • Dynamic Content (que permite personalizar a experiência do usuário no site e via e-mail marketing)
  • Entre outros recursos

Hubspot CRM 

versão grátis do software é mais básica, mas permite visualizar com clareza as etapas do funil de marketing com o intuito de tornar as ações de Inbound Marketing mais assertivas e consequentemente com melhores resultados. 

Ou seja, a ferramenta específica para gerenciar funil de marketing facilita seu contato com prospects e simplifica até o futuro trabalho de Vendas e Atendimento

Com o Hubspot CRM, é possível realizar principalmente o gerenciamento do relacionamento com as pessoas que estão no início da jornada do cliente (topo do funil) até a fase do meio indo para o fundo. 

Ou seja, permite que você vá nutrindo os leads, que ainda não foram encaminhados para equipe de vendas, por não serem ainda qualificados. 

No meio do funil, por exemplo, a ferramenta da Hubspot pode ser a base de dados para o planejamento da régua de relacionamento e o processo de qualificação de leads. Além de tornar mais simples criar estratégias de nutrição (lead nurturing) que é viabilizada também pela automação de e-mail marketing. 

Isso porque as informações dos prospects ficam organizadas e fáceis de visualizar com a solução da Hubspot. Ela inclusive reúne cada interação realizada em um mesmo lugar.   

SEM Rush

Por ser bem completo, o SEM Rush acabou se tornando uma das indispensáveis ferramentas de Marketing Digital porque facilita muito o trabalho do dia a dia em diferentes áreas como:

  • Mídias Sociais
  • Mídia Paga (Ads)
  • SEO
  • Marketing Intelligence

No caso dos profissionais de Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, a automação é fundamental da análise de concorrência à identificação de gargalos em processos ou projetos de SEO.

Além disso, o SEM Rush, ainda facilita o planejamento de conteúdo por meio do recurso Keyword Magic Tools que permite pesquisar volume de busca de palavras-chave. O que é indispensável para produção de textos otimizados para SEO e até mesmo para o planejamento de conteúdo para redes sociais.

Essa mesma funcionalidade também revela o grau de concorrência de keywords. O que é uma informação fundamental para quem trabalha com campanhas de publicidade online como Google Ads e Facebook Ads. 

Google Analytics (GA) 

ferramenta gratuita do Google reúne uma série de informações preciosas para gerenciar os diferentes canais de Marketing Digital. E em variados aspectos que vão do estabelecimento de metas no GA à análise de resultados totalmente baseada em dados. 

Com o Google Analytics, é possível encontrar diversas respostas que podem melhorar tanto as campanhas de Redes Sociais quanto às ações de Inbound Marketing e até mesmo as otimizações de SEO

Confira algumas aplicações práticas do GA na rotina de trabalho de profissionais de Marketing Digital: 

  • Identificar de onde os visitantes da sua página chegam (monitoramento de tráfego)
  • Descobrir os melhores horários para realizar postagens nas redes sociais (com base no real engajamento da sua audiência)
  • Monitorar como anda a velocidade de carregamento do site/blog tanto na versão mobile quanto no desktop
  • Analisar ROI 
  • Entender como distribuir o budget, com base na performance, dos diferentes canais de Marketing Digital 
  • Entre muitas outras utilidades que tornam sua campanha mais assertiva e orientada a dados

Quer aprender a alinhar metas e objetivos no Google Analytics? Então assista o vídeo abaixo porque eu explico como fazer isso de forma simples e clara.

Hotjar

Experiência do usuário e Marketing Digital precisa andar sempre de mãos dadas. Isso porque pouco irá adiantar, por exemplo, os investimentos em SEO e Redes Sociais se ao chegarem no seu blog ou site, as pessoas se depararem com formulários enormes que travam. 

O que simplesmente impede que novas conversões sejam realizadas. Só para citar um exemplo.

É justamente para evitar que situações como essas ocorram em suas páginas que o Hotjar foi desenvolvido. A automação reúne recursos importantes para melhorar a experiência do usuário e facilitar até a identificação do melhor lugar para colocar as Call to Actions (CTA). Isso porque oferece:

  • Mapa de Calor (heatmap): que permite que você entenda quais partes das páginas os usuários visualizam e interagem. 
  • Gravações de visitas: que informa toda interação do usuário desde o momento que acessou seu site até a hora que foi embora
  • Funis de conversão: para você entender exatamente o que está fazendo o visitante ir embora. Em que parte do site isso acontece. 
  • Análise de formulários: indispensáveis para conclusão de conversões, se os formulários  não oferecem uma experiência prática e rápida, eles simplesmente podem ser os vilões das suas estratégias de SEO e SEM. Ou seja, esse recurso faz toda a diferença para melhorar resultados também.
  • Entre outras funcionalidades fundamentais para melhorar os problemas de User Experience(UX) em seu site. 

Por ser uma ferramenta completa de análise de comportamento do usuário, com base nos dados do Hotjar, você pode melhorar formulários, otimizar conteúdo, aprimorar layouts, etc.

Conclusão

Investir em boas ferramentas de Marketing Digital pode facilitar bastante as rotinas de trabalho dos analistas inclusive aumentando a produtividade. 

Isso porque algumas automações, mais do que otimizar tempo na execução de tarefas repetitivas que seriam braçais sem elas, ainda reúnem dados relevantes que permitem o profissional realizar campanhas mais assertivas e obter melhores resultados.

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