3 livros de marketing de conteúdo que universitários deveriam ler

livros de marketing de conteúdo

Você já deve estar ciente de que o conteúdo é um dos alicerces do marketing digital atual, correto?

Ele é tão importante que, de uns anos para cá, surgiu uma vertente chamada Marketing de Conteúdo, que é, resumidamente, a reunião de todas as estratégias e ações voltadas para produzir e publicar conteúdo relevante para atrair e se relacionar com stakeholders (clientes, formadores de opinião, prospects etc.) e potencializar negócios.

Caso isso tudo seja novidade e você nunca tenha escutado falar sobre na faculdade, continue a leitura e conheça dicas de livros de marketing de conteúdo para universitários.

Eles  podem te ajudar a entender esta estratégia e já começar a colocá-la em prática nos seus projetos pessoais (blogs, redes sociais etc.).

Leia também: Como e porque produzir conteúdo relevante na era dos memes e emoticons

Empresas brasileiras já estão se rendendo ao Marketing de Conteúdo

Em 2017, de acordo com a Content Trends 2017, desenvolvida pela Rock Content, 71% das empresas brasileiras já estavam fazendo alguma ação de marketing de conteúdo, o que mostra que esta é uma prática em crescimento no país.

Ainda temos muito a crescer, visto que Estados Unidos e Canadá, de acordo com o Content Marketing Institute, 88% dos negócios B2B e 76% dos  B2C já usam conteúdo para alavancar resultados em atração e conversão de leads.

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3 livros de Marketing de Conteúdo para universitários

A seguir, veja três dicas de livros para compreender e começar o trabalho de marketing de conteúdo:

marketing de conteúdo épico

Marketing de Conteúdo Épico, de Joe Pullizi

Um dos principais especialistas do mundo em marketing de conteúdo, Joe Pulizzi (criador do Content Marketing Institute), explica neste livro como atrair clientes atuais e futuros criando informações e conteúdo que efetivamente despertem o interesse da audiência.

O livro possui uma leitura leve e fácil de compreender e conta com vários exemplos e cases.

Uma vez que fisgamos os clientes com conteúdo épico, eles nos recompensam fazendo nossas vendas aumentarem sem parar.

O autor passa pelos seguintes tópicos ao longo das 352 páginas de conteúdo épico:

  • Definição de Público e tipos de Conteúdo;
  • Desenvolvimento da missão do Marketing de conteúdo;
  • Processos de criação e administração de conteúdo;
  • Melhor aproveitamento dos canais de Marketing Digital;
  • Como medir os resultados do seu Marketing de Conteúdo.

A obra é excelente para quem pretende entender melhor o funcionamento do Marketing de Conteúdo e iniciar a aplicação das técnicas abordadas.

livros de marketing de conteúdo - Regras de Conteúdo

Regras de Conteúdo, de Ann Handley e C.C. Chapman

Escrito em forma de manual, esse livro oferece dicas de como gerar e publicar conteúdo aplicado à web de uma forma assertiva.

Os autores mostram como aproveitar os canais disponíveis fazendo investimentos mínimos e até de forma gratuita.

É uma obra voltada para quem já é ambientado e está se aventurando na organização de fluxos de conteúdo, geração e mensuração de resultados em alcance de audiência, geração de leads e conversão de vendas.

livros de marketing de conteúdo - Storytelling

Storytelling – Histórias Que Deixam Marcas, de Adilson Xavier

Neste livro, você irá aprender a contar histórias que prendam a audiência e a conduza no funil de marketing (nas etapas percorridas desde o momento em que o consumidor é atraído pelos conteúdos até sua decisão de compra).

Alexandre Xavier desvenda o que é a técnica do Storytelling e mostra exemplos práticos de como aplicá-las à estratégia de conteúdo de uma empresa.

Ele relata casos de sucesso de grandes companhias como Disney, Coca-Cola, Apple, Ford, entre outras, que há muitos anos descobriram o poder das histórias para se conectar com os públicos de interesse.

A obra ainda dispõe de QR codes que podem levar o leitor para conteúdos extras publicados na web.

— Leia também: 3 livros essenciais para quem quer aprender a lidar com redes sociais de forma profissional

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Post feito em parceria com Cícero Nogueira – jornalista e especialista em Marketing de Conteúdo (certificado por Hubspot, Contentools e Rock Content).

Sobre o Autor

Esse artigo foi um guest post escrito por um de nossos parceiros especialistas no assunto. Quer ter um conteúdo seu ou da sua empresa aqui no blog? Fale conosco pelo e-mail contato@marketagem.com.br!

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