5 Autores para aprender Marketing Digital com experts

Aprender Marketing Digital exige dedicação e foco. Principalmente se você quer realmente investir em algum dos campos que esse mercado abriu. E é claro: estudar, estudar e estudar.

Além disso, é importante saber que você precisará sempre se manter atualizado e aprendendo sobre esse ramo. Até porque as ferramentas de Marketing Digital seguem em constante evolução e mudança.

Logo é importante que você conheça profissionais de renome em seus campos no marketing que se tornaram autoridades e se dedicam a passar adiante sua experiência adquirida. E tenha acesso a seus materiais de leitura.

Para ajudar, nós aqui do Marketagem listamos 5 autores que são referência em diferentes área do Marketing Digital. Confira logo abaixo:

Marketing de Conteúdo

Criar conteúdo se tornou uma ótima entrada no marketing digital para jornalistas devido a necessidade de produzir textos otimizados relevantes para o usuário que é uma das principais estratégias do Marketing de Conteúdo. 

Quer aprender mais sobre essa área conhecida como Content Marketing?  Confira então as obras desses 3 autores experts no assunto:

Joe Pulizzi

Considerado referência quando o assunto é Content Marketing, Pulizzi se fortaleceu ainda mais como autoridade no tema quando lançou em  2014 o livro “Marketing de Conteúdo Épico”.

“Boas histórias que vão entreter, informar e provocar o seu público”. Esse é um dos pontos que o expert em Content Marketing destaca na obra. E também a importância de oferecer conteúdo relevante para os internautas.

Marketing de Conteúdo Épico

Além de podcaster, Pulizzi é fundador de 3 companhias sendo a mais famosa a Content Marketing Institute (CMI). E  organizador de vários eventos relacionados ao Marketing de Conteúdo como o Content Marketing World (CMW) que hoje é o maior do mundo sobre o tema.  

Vale lembrar que no ano de lançamento da obra, o CMW já era o maior evento da América do Norte. 

Se quiser entender melhor a importância do livro “Marketing de Conteúdo Épico”, os pontos mais interessantes e porque você deve ler, a dica é assistir nosso vídeo sobre Marketing de Conteúdo Épico:

Vitor Peçanha

Produtor de conteúdo e co-fundador do site Rock Content, Vitor se dedicou a difundir o seu conhecimento no blog da sua marca e também no canal de Youtube da empresa especializada em marketing de conteúdo. Hoje ele também faz palestras por todo o país compartilhando suas histórias de sucesso.

Em 2017, ele escreveu o livro “Obrigado pelo Marketing”. Com sua linguagem acessível, a obra mostra as várias etapas para criar e executar uma estratégia de sucesso. Peçanha explica com detalhes como usar do melhor modo canais como:

Com o objetivo de ser um atalho para qualquer profissional começar sua carreira com um conhecimento avançado, a obra se tornou um material obrigatório para todos que querem aprender e se aperfeiçoar em Marketing de Conteúdo.

Rafael Rez

Em 2002, Rafael fundou seu primeiro negócio. Ele foi sócio de outros empreendimentos. É MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Também foi consultor, professor de MBA, Pós-graduação e curso de Extensão em várias instituições e já participou de importantes palestras no país como a Digitalks Expo e Feira do Empreendedorismo.  

Com toda essa vivência na área, Rafael Rez resolveu então escrever o livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”. Na obra, ele defende que o Conteúdo é muito mais do que simplesmente postar em blogs ou redes sociais para aparecer no Google: “Isso é cumprir tabela, não atender as dores do cliente” – afirma no livro.

O autor também explica que o conteúdo deve conquistar o tempo e a atenção das pessoas. O que hoje é a moeda mais cara. Fala de funil de venda e detalha sobre o marketing de permissão criado por Seth Godin. 

SEO

Aprender a dominar as ferramentas de busca para ranquear melhor o seu site é uma arte. Nesse aspecto, entender o que é e como funciona o SEO é essencial. Destacamos uma autora referência na área.

Martha Gabriel

Reconhecida por todos os profissionais da área e considerada uma dos principais pensadores digitais no país, Martha Gabriel é referência em Marketing Digital, inovação e empreendedorismo. E  já palestrou em eventos mundialmente famosos como o TED e Keynote Speaker International.

Consultora, professora e escritora, ela se formou em Engenharia e ainda fez pós em Marketing e Design inovando o campo do Neuromarketing. Além disso, Martha Gabriel é mestre em Artes.

Com toda essa bagagem no currículo, Martha Gabriel lançou alguns livros. Dentre suas obras destacamos o “Marketing na Era Digital”. Em seus 15 capítulos, a publicação aborda de modo simples e direto a importância estratégica do marketing no novo contexto em que vivemos, cada vez digital. E também fala de conceitos mais técnicos como:

  • Redes
  • Mobile (uso de QR Codes, por exemplo)
  • Realidades Virtuais e Aumentadas
  • Social Media Marketing

Vale destacar que o livro é totalmente interativo. Dessa forma você usa o celular para acessar cases e vídeos aprofundando os temas apresentados.

Já no livro “SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca”, Martha Gabriel fala sobre gestão estratégica de Search Engine Optimization, Marketing de Busca e links patrocinados. Com foco tanto na tecnologia quanto em marketing. O que tornou a obra referência no assunto.

Sem contar que ambos os livros se tornaram essenciais para compreender as ferramentas de buscas e como utilizá-las ao seu favor.

Growth Hacking

Área vital para o desenvolvimento de startups de tecnologia, o Growth Hacking visa atingir o cliente com técnicas de redes sociais e marketing viral com o máximo de criatividade. Quer aprender mais sobre esse tema? Então vale a pena acompanhar esse autor essencial que nós aqui do Marketagem indicamos.

Sean Ellis

Podcaster e palestrante, Ellis inventou o termo Growth Hacking como o conhecemos. Co-autor do livro “Hacking Growth”, que foi traduzido para 16 línguas, e se destina a orientar na criação e execução de estratégias de growth hacking. Ajudou companhias como a Amazon e a Uber a atingirem mais de 1 bilhão em lucros.

Ellis mostra que implementar uma técnica tão inovadora envolve equipes multifuncionais combinando a expertise de:

  • analistas
  • designers
  • engenheiros de software
  • profissionais do marketing
Hacking Growth Sean Ellis

Tudo para gerar, testar e priorizar importantes ideias para o que cresimento.

Co-criador da GrowthHackers.com, o maior portal de Growth Hacking do mundo, Ellis já rodou o mundo com suas palestras acerca do tema.  E ocupou cargos de liderança em empresas como a DropBox e Eventbrite.

Para Ellis, o “Growth Hacker é o profissional que tem como foco o crescimento baseado em métricas”. Envolvendo equipes de profissionais multifuncionais para rapidamente gerar, testar e priorizar ideias importantes para o crescimento.

Marketing Digital

Um autor bônus que destacamos para você é Philip Kotler. O americano é um dos maiores nomes do Marketing, além de renomado especialista em estratégias do mercado.

Apesar da formação em economia, Kotler encontrou no Marketing a sua vocação. Professor universitário, já atuou como consultor de grandes empresas como a IBM e a General Electric.

Marketing 4.0

Escreveu vários livros que são referências para a área, entre eles: “Administração de Marketing” (uma bíblia do assunto) e “Marketing 4.0 – Do Tradicional ao Digital” em que Kotler coloca a convergência tecnológica como fator para o cruzamento do modelo de negócio tradicional com o digital. 

Vale lembrar que nós do Marketagem falamos sobre essa obra no post 5 livros de marketing digital para você aprender planejamento. Se quiser saber mais sobre o assunto, a dica é dar uma conferida. 

Conclusão

O Marketing Digital segue em constante evolução. Mudando sempre de acordo com o avanço da tecnologia e com os hábitos dos consumidores e dos negócios. 

Por esse motivo os profissionais da área e estudantes que pretendem atuar nela precisam se manter sempre atualizados. E para isso, nada melhor do que acompanhar o trabalho dos autores que são referência nela. 

Nesse post, nós do Marketagem listamos escritores que temos como referência em seus campos de atuação. Mas, você pode encontrar outros que se destaquem também. Ou que abordem o mesmo tema por um outro ponto de vista. 

Já se você quiser aprender a gerenciar projetos, o que é fundamental para empreender e em diversas carreiras do Marketing Digital, a dica é dar uma conferida no nosso post que traz  5 dicas livros sobre Gestão de Projetos.

Quer aprofundar mais seus estudos em Marketing Digital? Assine nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo novo do blog Marketagem. Aproveite também para baixar nossos Materiais Gratuitos

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Primeiros Passos no Marketing Digital

Next Post

Como levar seu negócio para o online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top
Abrir a conversa
1
Fale com um especialista pelo Whatsapp
Olá! 👋
Caso tenha alguma dúvida, fale com um especialista por aqui!