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5 livros de Marketing Digital para você aprender planejamento

Alinhar metas e objetivos de diferentes segmentos da empresa, inclusive com os do negócio, é fundamental antes de começar um bom planejamento de Marketing Digital. 

Por esse motivo é preciso, por exemplo, planejar estratégias de Inbound Marketing  em conformidade com as de Vendas. Caso contrário, a chance do resultado não ser o esperado é enorme.  

Além disso, uma dica legal é aprender conceitos de Marketing porque torna mais simples realizar o planejamento. 

E para facilitar sua vida, reunimos neste post 5 livros sobre Planejamento de Marketing, inclusive alguns com foco no digital. Confere só:         

Planejamento de Marketing Digital 2ª edição

Lançado em 2015, pela Editora Brasport, a 1ª edição do livro tinha 256 páginas. A obra fez tanto sucesso que virou best-seller. 

Em 2017, teve o lançamento da 2ª edição, após atualização do material, que agora conta com 288 páginas e ainda ganhou a importante contribuição de Keller (co-autor do livro Administração de Marketing) no capítulo 2.

Escrito pelo coordenador do MBA e pós-MBA da FGV, André L. Miceli, e o gerente de Marketing Daniel O. Salvador, “Planejamento de Marketing Digital 2ª ed.” é um dos poucos livros em língua portuguesa que falam especificamente sobre planejamento de marketing online.  E ainda inclui:

  • Cases
  • Ferramentas novas
  • Frameworks
  • Métricas 
  • Tendências de tecnologia

Por contar com uma pegada mais prática, a obra é recomendada principalmente para quem tem e-commerce ou site da marca e também para aqueles que pretendem ter. A publicação, por exemplo, ensina a montar o Diagrama de Soluções Digitais (DSD) com uma versão aprimorada pelos autores. 

administração de marketing

Administração de Marketing

Publicada em 1960, essa obra clássica escrita por Philip Kotler em parceria com Kevin Lane Keller não podia ficar fora dessa lista.

Isso porque o capítulo 2 é sobre desenvolvimento de estratégias e plano de marketing.

É nessa parte do livro que os autores apresentam a seguinte definição: 

“Um plano de marketing é um documento escrito que resume o que o profissional de marketing sabe sobre o mercado e que indica como a empresa pretende alcançar seus objetivos. Contém diretrizes táticas para os programas de marketing e para a alocação de fundos ao longo do período de planejamento”. 

Além de encontrar conceitos, ao longo desta verdadeira Bíblia do Marketing, você aprende sobre diferentes tipos de planejamento como: 

  • Planejamento estratégico corporativo e em nível de divisão
  • Planejamento estratégico de unidades de negócios
  • Planejamento de produto: a natureza e o conteúdo de um plano de marketing
  • Conteúdo de um plano de marketing
  • Planejamento de uma estratégia de brand equity
  • Planejamento de um site atraente 
  • Planejamento da força de vendas  

Ou seja, é leitura obrigatória para quem quer entender sobre processos de Marketing principalmente a parte de planejamento.

marketing 4.0

Marketing 4.0: Do tradicional ao digital

Lançado em 2017, pela Editora Sextante, o livro de Philip Kotler com co-autoria de Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan tem 203 páginas sendo que a primeira parte conta as mudanças ocorridas no Marketing nos últimos anos. 

“Acreditamos que a convergência tecnológica acabará levando à convergência entre o marketing tradicional e o marketing digital” – afirma Philip Kotler no Prefácio. 

Como o comportamento do consumidor está diferente assim como a jornada de compra (que agora passa por momentos online e outros offline), o planejamento de marketing precisou ser adaptado a essa nova realidade. 

De acordo com a obra, hoje as empresas precisam integrar suas estratégias de marketing em todos os canais que possuem para fazer o consumidor não sentir diferença entre atendimento e compra pela internet ou pela loja física. Ou seja, se tornar omnichannel

A obra também deixa claro que no Marketing 4.0, o objetivo é mais do que vender, é fidelizar, tendo todo um cuidado pós-venda, para assim desenvolver clientes embaixadores da marca

marketing na era digital

Marketing na Era Digital: conceitos, plataformas e estratégias

Quem estuda SEO certamente já ouviu falar de Martha Gabriel. Já que ela também é autora de um livro famoso sobre o tema, além de fazer palestras em grandes eventos de Marketing Digital (já é até presença confirmada no Expo Digitalks 2020).

Para quem quer entender mais sobre planejamento, a dica é ler a primeira parte do livro Marketing na Era Digital da autora. Publicado em 2010 pela Editora Novatec, o livro dedica o capítulo 2 ao plano de Marketing e dentro do capítulo 1 (sobre conceitos essenciais) você aprende sobre planejamento estratégico de marketing.

A obra, que tem 419 páginas, é dividida em 4 partes e também fala sobre metodologia de plano de marketing de busca no capítulo dedicado a SEM e SEO. Mas, você também encontra capítulos sobre Redes Sociais, Mobile Marketing, E-mail Marketing, etc. 

planejamento estratégico de marketing

Planejamento estratégico de Marketing 4ª ed.

Lançado em 2004, pela Editora FGV, o livro chegou a sua quarta edição em 2011.

Escrito por 4 autores (Sandra Hoelz Fernandes, Helton Haddad Carneiro da Silva, Evandro César Tenca e Paulo Henrique Schenini), “Planejamento estratégico de Marketing” reúne experiência de mercado e acadêmica (teoria e prática).

Encontrada em versão física e em e-book, a obra é dividida em 4 partes:

  • Cap1: Alinhamento empresarial: fala sobre análise de cenários, definição de negócio, conceitos do planejamento estratégico de marketing, entre outros. 
  • Cap 2: Identificando oportunidades: 3º passo do PEM,  oportunidade de negócios, as matrizes (SWOT, BCG, Ansoff, etc.), entre outros assuntos relacionado ao tema.
  • Cap 3: Arquitetura estratégica: 4º passo do PEM, definição de objetivos e metas, mix de marketing, conceito de estratégia, posicionamento, cadeia de valor, etc.
  • Cap 4: Fazendo o PEM acontecer: 5º e 6º passos do PEM, fluxo de caixa, feedback e controle, Balanced Scorecard, técnicas de apresentação do PEM, entre outros.

Conclusão

Um dos processos mais importantes de Marketing, o planejamento deve ser realizado com foco nos objetivos (que devem estar alinhados aos do negócio para melhores resultados). 

É nessa parte também que são definidos os indicadores de mensuração que serão avaliados periodicamente. 

Vale lembrar que plano e planejamento não são sinônimos embora sejam termos relacionados.

Enquanto o primeiro é mais tático, o segundo é algo estratégico. Portanto o plano está contido no planejamento. 

Pretende ler algum desses livros ou já leu? Compartilhe com a gente o que você achou ou suas expectativas sobre a obra. Quer dar suas dicas de leitura sobre planejamento de Marketing? Só deixar nos comentários abaixo.

Anna Cecília

Redatora web do Marketagem

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