Telefone:
(21) 3620-8232

Afiliados: dá para ganhar dinheiro promovendo produtos dos outros?

Quem não quer ser nômade digital? Trabalhar em home office, sendo seu próprio patrão, ganhando muito dinheiro e ainda tendo tempo para curtir a vida. Na Era Mobile, isso é realmente possível. Tanto que acabou virando o sonho de grande parte dos brasileiros. Mas, é preciso ter cuidado para não se iludir com promessas de altos lucros da noite para o dia. 

Uma das formas de ganhar dinheiro pela internet, que vem sendo amplamente difundida, é o Marketing de Afiliados. O fato de poder aliar trabalho remoto, lifestyle e autonomia tem despertado o interesse de muitas pessoas em produzir conteúdo para divulgar produtos ou serviços de terceiros.

Mas, será que dá para ficar rico com comissões de vendas online? Lendo este post do Marketagem, você vai ficar sabendo o que são os afiliados, como funcionam os programas e algumas dicas sobre o que você precisa aprender caso decida que isso é realmente para você.  

O que é Afiliado

Mais conhecido como Programa de Afiliados, esse tipo de Marketing Online é tipo uma venda consignada no mundo offline. Só que você trabalha em casa ao invés de sair por aí batendo de porta em porta para tentar vender os produtos. 

Para ser um afiliado, é necessário se inscrever em plataformas específicas para isso. Lá você escolhe os produtos que vai vender online. Mas, vale lembrar que nesse tipo de programa, o recebimento do dinheiro não é por clique, mas por transações realizadas por intermédio seu. Ou seja: é comissão de vendas. 

Para ficar ainda mais claro, vou dar um exemplo offline: vamos supor que você comece a vender óculos de fábrica em consignação. A cada produto vendido, sua comissão está garantida. E aqueles que você não conseguir vender, é só devolver para o fabricante. 

Aparentemente você só tem a ganhar dependendo do seu esforço. Mas, não é bem por aí, porque houve seu investimento de tempo, além dos custos de deslocamento (combustível do veículo ou passagens de transporte público) e alimentação.

Claro que no online não tem gastos de deslocamento. Porém, eles são substituídos por outros como luz e internet (só para citar os mais óbvios). Então, antes de se tornar afiliado, é necessário calcular seu investimento e todo mês colocá-lo na planilha para ver se está valendo mesmo a pena esse tipo de trabalho. 

Como funciona o Marketing de Afiliados na prática

O trabalho não é rápido, simples ou fácil como pode parecer em um primeiro momento. Até porque você terá que investir bastante tempo criando estratégias e táticas para promover produtos de terceiros. Veja os 6 passos para ganhar dinheiro como afiliado:

E acredite: o passo 3 não é dos mais fáceis. Entre uma pessoa clicar no anúncio ou link externo e realizar de fato uma compra, há um grande abismo…. Pergunta só aos donos de e-commerce… 

  • Abandono de carrinho
  • Desistência de preenchimento de cadastro
  • Problemas com pagamento (análise de crédito, boletos que vencem, etc.)
  • Arrependimento de compra 
  • Entre outros

Então por mais que você faça sua parte direitinho (divulgação e convencimento), se a pessoa desistir de comprar por algum motivo, seus esforços terão sido em vão. Lembre-se: afiliado vive de comissão assim como os vendedores consignados offline.  

E quando tudo dá certo? Bom, você não será o primeiro a receber o dinheiro. Primeiro há a confirmação da venda por meio de rastreamento, depois o produtor recebe o pagamento do cliente e por último sua comissão entra na sua conta. Portanto é um retorno incerto e ao longo prazo. 

O que você precisa dominar antes de virar Afiliado

Agora que está ciente sobre os riscos de ser afiliado, caso você resolva trabalhar com esse tipo de Marketing Online, a dica é já ter algumas experiências e conhecimentos prévios para tentar faturar suas comissões de venda. Confira: 

Entender de Marketing Digital 

Se você tem apenas uma noção de como escrever textos persuasivos (Ads ou Copywriter) e sabe divulgar via Facebook, talvez isso não seja suficiente para você conseguir realizar vendas e ganhar suas comissões. 

Isso porque aprender a realizar campanhas de E-mail Marketing com estratégia, criar anúncios online (Google Ads/ Facebook Ads) e até mesmo entender de SEO faz toda diferença  para vender pela internet. 

Então uma Mentoria de Marketing Digital pode ajudar. Mas, para isso, você teria que ter um objetivo específico. Por exemplo: eu tenho um blog do nicho x que já tem Y seguidores e quero aprender estratégias de Marketing Digital para aumentar vendas. Dessa forma todas as suas aulas individuais seriam planejadas de acordo com seu objetivo.   

Ser Influencer Digital 

Quando você tem um blog ou canal de Youtube com bastante seguidores reais que são influenciados por seus conteúdos porque você já é autoridade no assunto, as chances de se dar bem como afiliado é muito maior. Isso porque você vai falar ou escrever sobre produtos ou serviços que, de verdade, podem ser uma solução para eles.

Ou seja, os resultados de um afiliado nessa condição, é totalmente diferente de um que tenha criado um canal do Youtube só para ser afiliado ou até mesmo feito uma conta no Instagram com o mesmo intuito. 

Experiência com Redes Sociais é fundamental

Saber criar diferentes estratégias para cada uma das redes sociais que você pretende usar na divulgação dos conteúdos sobre produtos ou serviços é indispensável. Isso porque facilita o engajamento, além de serem canais de comunicação entre você e sua audiência.    

Entender de Mídia Paga pode fazer toda a diferença

Anúncios online dão rápidos resultados. Por esse motivo os Ads não podem ficar de fora das suas estratégias de venda como afiliado. Mas, é necessário que você saiba criar estratégias que funcionam e escolha os canais certos. Afinal, tudo tem que fazer sentido. 

Planejar campanhas de E-mail Marketing 

Ferramenta muito útil para a estreitar relacionamento com a audiência, o E-mail Marketing precisa ser usado de forma estratégica. Não é só escolher uma plataforma e ficar enviando uma promoção atrás do outra para todos os seus contatos (até porque isso é SPAM!). 

Pelo contrário, é necessário planejar uma sequência de mensagens persuasivas com base em campanhas de E-mail Marketing bem segmentadas e que mantenham sempre o diálogo. Já as ofertas irrecusáveis precisam ser disparadas na hora certa.

Quando vale a pena ser afiliado

Construiu uma ampla base de dados com leads não comprados relacionados aos nichos que você pretende vender produtos online? Então pode ser que se tornar afiliado traga resultado.

  • Quando é uma das formas de monetizar seu blog ou canal de Youtube 
  • Quando você tem ampla base de contatos reais (potenciais clientes/ leads)
  • Quando você já é um influencer digital bem conhecido no seu nicho

Como ser um afiliado

Bom, existem várias Redes de Afiliados no Brasil como, por exemplo, Hotmart e Lomadee. A minha dica é: antes de realizar sua inscrição para promover produtos na internet, se informe muito sobre o assunto.

Leia atentamente as perguntas e respostas (FAC) e, se for isso mesmo que você quer, é importante escolher os produtos ou serviços que realmente tenham a ver com sua audiência e principalmente que sejam de sua confiança.

Conclusão 

Ser afiliado pode até ser uma das suas fontes de renda trabalhando como freelancer em casa. Mas, é preciso ter em mente que – não há fórmulas mágicas para ficar rico da noite para o dia – e que esse trabalho em especial é algo com resultado ao médio ou longo prazo.

Isso porque você irá concentrar seus esforços na divulgação de produtos de terceiros e também terá que convencer os internautas que fazem parte de um target nichado que as soluções são para eles.  

Além disso, tenha em mente que as comissões das suas vendas online não são resultados imediatos (e ainda dependem de fatores externos que você não tem domínio por mais que seja a persuasão em pessoa). 

Portanto minha dica é: diversifique suas formas de ganhar dinheiro porque os  lucros não são garantidos e previsíveis. Mas, se você está decidido a se tornar um afiliado, então minha dica é: não deixe de aprender Marketing Digital porque para alavancar vendas online requer estratégias que não existem no offline. 

Daniel Arend

Co-fundador do Marketagem

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

CEO, CFO, CTO: Entenda o que significa cada sigla e confira algumas dicas para chegar ao C-Level

Next Post

Quero começar um e-commerce, o que preciso fazer?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top