Assessoria de imprensa no digital. O que muda?

assessoria de imprensa no digital

Todos nós já sabemos que atualmente qualquer pessoa possui o poder de produzir conteúdo (escrito, áudio ou vídeo) e propagá-los pelas redes sociais.

Essas, além de permitirem alcançar uma audiência gigante, também possibilitam interação instantânea com a informação.

Diante dessas mudanças, você sabe como trabalhar a assessoria de imprensa nos meios digitais?

Os novos desafios da assessoria de imprensa no digital

Quando pensamos na figura do assessor de imprensa, logo nos vem à cabeça a imagem do profissional que serve como intermediário entre seus clientes e os veículos de mídia.

Aquele que cava espaço na busca por mídia espontânea, orienta a comunicação cuidando da imagem de uma empresa, marca ou pessoa.

Quando a internet virou um fenômeno mundial, muitos se apressaram em dizer que presenciaríamos o rápido fim dos grandes veículos de comunicação.

É inegável que desde então temos uma ampla variedade de fontes para obter informações, como youtubers e blogueiros, por exemplo.

Mas ainda assim os veículos tradicionais ainda são muito relevantes.

Isso quer dizer que você, futuro assessor de imprensa de sucesso, não deve abrir mão de se comunicar com jornalistas e buscar mídia espontânea para seus clientes em jornais, revistas, rádio, televisão e grandes portais de notícias, mas também terá de saber trabalhar com os desafios dos meios digitais.

Como fazer isso?

Vamos supor que seu cliente seja uma banda de rock.

Você pode tentar enviar releases para grandes veículos de comunicação? Claro que pode!

Mas será que não traria mais resultados enviá-los a blogs e páginas especializados que possuam um bom acesso e influencia sobre esse público-alvo?

Ou então: uma marca de cosméticos para o público jovem. Ao invés de cavar espaço em publicações tradicionais, por que não firmar parcerias com influenciadores, como os poderosos youtubers?

A marca teria maior visibilidade e contaria com toda autoridade do escolhido perante sua audiência.

O desafio é maior, mas as possibilidades também!

Agora se você está pensando “Ah, então só mudam os canais de divulgação!” não se apresse e continue a leitura.

Lembra que agora todos podem ser produtores de conteúdo e contarem seus canais de comunicação?

O assessor de imprensa pode e deve utilizar as redes sociais para estabelecer comunicação com o público.

Mas atenção: assessoria de imprensa no digital não é marketing de performance! Seu foco e objetivos devem sempre ser voltados para uma comunicação eficiente entre o público e seu cliente, fortalecendo sua imagem (e consequente os resultados financeiro).

E para fazer tudo isso de forma eficiente, você jovem, que se gabou que em humanas nunca teria que lidar com números e métricas, terá que aprender a monitorar e mensurar os resultados alcançados para cada ação realizada.

Informação é poder. Se quiser que seus futuros clientes fiquem satisfeitos, é preciso que produza resultados.

E para saber aquilo que funciona e o que não funciona para um marca, é preciso analisar o impacto de suas ações através da infinidade de dados que a internet proporciona.

Lembre que na web as mudanças ocorrem de forma rápida.

Acompanhe passo a passo, compreenda os números e quando preciso tome uma atitude.

Mesmo nos meios digitais o assessor de imprensa continua sendo um profissional muito relevante.

Conhecer profundamente as novas mídias e seu impacto na comunicação é fundamental para que você alcance o sucesso na profissão.

Ficou com dúvidas ou possuí alguma sugestão de tema que gostaria de saber mais? Deixe um comentário!