Telefone:
(21) 3620-8232

Fundamentais na produção de conteúdo para muitos segmentos e fortes aliados do SEO, os blogs de empresas estão conquistando cada vez mais espaço na internet. 

Para se ter uma ideia, em 2017, já existia 5,5 milhões de blogs no Brasil de acordo com dados da Big Data Corp. E desse total, cerca de 82% eram monetizados com publicidade online. E certamente agora em 2020, esse número já aumentou bastante. 

Mas, não é só que tem um negócio próprio e nem grandes marcas que estão postando conteúdos em plataformas como WordPress. Até quem quer se destacar no mercado de trabalho está apostando em blogs profissionais para crescer na carreira.  

Sem contar que o bom e velho blog pessoal não perdeu seu espaço. Vale lembrar que grandes digital influencers costumam manter seus blogs pessoais sempre atualizados. 

Quer conhecer os principais benefícios de criar um blog? Então fica ligado nesse post Marketagem porque eu explico para você os motivos para investir tempo e um pouco de dinheiro nessa ferramenta altamente estratégica. Confira: 

Benefícios de criar um blog profissional

benefícios de criar um blog

Transforma você em autoridade no assunto 

Quando você escreve um post, sobre um tema que domina, em um blog  de terceiros que é referência ou até mesmo no LinkedIn, as pessoas já encaram você como autoridade no assunto. 

Agora imagina quando você mesmo cria um blog sobre esse tema que domina… Você mostra ao mercado que entende mesmo da coisa e quando precisarem de um expert certamente vão lembrar de você. 

O que pode trazer benefícios para sua carreira (mudança de emprego, recolocação profissional,  convites para palestrar, fazer lives, etc) e até mesmo para os negócios (aumento das vendas dos produtos ou serviços que você oferece, mais leads, etc.). 

Ou seja, de um jeito ou de outro, compartilhar seus conhecimentos aprofundados e expertise em um blog próprio só agrega valor a sua reputação como profissional.   

Permite começar uma conversa

A interação é algo que os blogs estimulam com o espaço para comentários abaixo dos textos postados. E uma dica para começar uma conversa com seus leitores é finalizá-los com perguntas abertas (que não seja para a pessoa dizer sim ou não).

Esse questionamento, que é uma tática chamada Call To Action (CTA), é bem estratégica já que você pode até ter insights para novos conteúdos de acordo com a resposta dos internautas. Mas, para isso, pergunte de maneira persuasiva e de acordo com seus objetivos com o conteúdo. 

Você mesmo pode criar um blog (DIY)

Outra vantagem é que para produzir conteúdos em posts não é necessário gastar dinheiro contratando webdesigners, desenvolvedores ou webmasters. Isso porque você mesmo pode criar um site do zero mesmo sem ser profundo conhecedor de linguagem HTML. 

Basta escolher um CMS gratuito como o WordPress, que oferece uma grande variedade de templates grátis (o que resolve o problema do design). E usar alguns plugins para conseguir começar suas publicações em pouco tempo e sem nenhum gasto com plataforma. 

Baixo custo

Como não precisa gastar dinheiro com mão de obra nem com plataforma, o blog é considerado um investimento mínimo que pode trazer ótimos resultados. As únicas coisas que você precisará pagar na hora de criar seu site do zero são: 

  • Domínio: é o endereço do seu site. Ele precisa ser comprado e você paga um valor inferior a 50 reais por ano ou pode pagar mais garantido ele por até 10 anos. Um exemplo, para deixar mais claro, nosso domínio é: https://marketagem.com.br/ 

  • Hospedagem de sites (host): é o provedor que irá hospedar seu blog. Existem muitas opções no mercado e elas costumam oferecer planos específicos para WordPress que incluem domínio, e-mails e CSS. Os valores variam bastante, mas você paga bem menos de 10 reais por mês na hora de contratar e menos de 30 reais mensais para renovar.

Benefícios de criar blogs da marca

a importância de ter um blog da marcaAlém de oferecer todos os pontos positivos de um blog profissional, os criados pelas empresas servem também para fazer as pessoas se conectarem com a marca de forma mais profunda. O que, sem dúvida, a fortalece bastante perante seu público-alvo. 

Faz sua empresa ser encontrada no Google mais facilmente

A produção de conteúdo em blogs não só aumenta a autoridade da marca sobre determinados assuntos como ainda permite que ela seja encontrada no Google por quem está mais propenso a consumir seu produto ou serviço. 

Isso, é claro, quando você otimiza o blog para buscadores (com técnicas de SEO) e também realiza o planejamento do conteúdo usando personas (estratégias de Content Marketing e Inbound) . 

Ao otimizar seu blog para os principais mecanismos de busca, você permite que eles encontrem suas páginas e identifiquem sobre o que cada uma delas se trata. 

Com isso, é possível indexar e ranquear as páginas no Google e outros buscadores. Portanto as técnicas e estratégias de SEO aumentam as chances de ficar na primeira página e fazem seu blog ser encontrado mais facilmente por suas personas. 

Colabora muito com SEO

Muita gente pensa que otimização de sites para mecanismos de busca é algo extremamente técnico que envolve apenas conhecimentos profundos em linguagem HTML e plugins de WordPress. Mas, isso é apenas parte do trabalho.

O conteúdo otimizado para SEO também é fundamental para que seu blog fique bem posicionado nos mecanismos de busca. Mas, para isso, é preciso que os textos dos posts sejam bem planejados, não apenas com pesquisa de palavra-chave, mas também levando em conta a intenção do usuário

É indispensável para Marketing de Conteúdo

Criar maior conexão com seu público-alvo por meio de oferecimento de conteúdo de qualidade gratuito sobre temas que sua empresa domina e que são de interesse das audiências é uma das principais funções do blog da marca. 

Isso porque ele permite tirar as principais dúvidas do seu target sobre os assuntos ligados ao seu nicho e educar a audiência sobre produtos ou serviços da empresa. 

Para isso, é necessário produzir conteúdo focado na persona e também distribuir nas redes sociais para atrair leitores e ainda iniciar uma conversa. 

Mas, antes de começar o planejamento do conteúdo, é importante se basear nas etapas do funil de marketing e a jornada do cliente.

É a base das estratégias de Inbound Marketing

Com conteúdos relevantes de qualidade, é possível atrair leitores para seu blog e mantê-los navegando nele. E ainda fazer com as que as pessoas assinem sua newsletter tornando-se leads que sua empresa precisará estreitar relacionamento por meio de campanhas de e-mail marketing

Quando esses leads ficarem qualificados (ou seja, os mais propensos a fechar negócio com sua marca), é hora da equipe de Vendas Inbound entrar em ação para aumenta os lucros da empresa.  

Blogs corporativos são estratégicos para empresas

Vale lembrar que Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO funcionam muito bem juntos trazendo excelentes resultados como:

  • Aumento da consciência da marca (awareness)
  • Crescimento do tráfego orgânico 
  • Geração de mais leads 
  • Facilita vender mais pela internet

Conclusão

Ser reconhecido como autoridade no assunto e alcançar a primeira página do Google são alguns, dos vários benefícios, que criar um blog pode trazer. 

Sem contar que investir na centralização de todo o conteúdo produzido por você ou sua empresa ainda requer baixo investimento já que você precisa apenas pagar hospedagem e plataforma. 

Lembrou de mais algum benefício que a criação de blogs pode trazer? Compartilhe com a gente nos comentários. 

Victor Baptista

Fundador do Marketagem

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Como usar o Google Analytics para investir em Marketing Digital

Next Post

Como comprar um domínio para seu blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top