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Como aliar sua estratégia de Adwords aos tipos de correspondência de palavra chave

correspondência de palavra chave

Uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas é o Google Adwords.

Essa modalidade de anúncio nos permite impactar o usuário no momento que ele busca por algo no Google e pagar apenas quando os usuários clicarem no nosso anúncio.

Apesar da versatilidade e do comodismo de “dialogar” com o usuário através da busca realizada, os links patrocinados são extremamente técnicos e apresentam um conceito que é a grande origem dos erros que vemos no dia a dia: os tipos de correspondência.

Tipos de correspondência de palavras chave

Para começarmos a entender o que isso significa, precisamos mergulhar no conceito de palavras-chave e termos de pesquisa.

Dizemos que as palavras-chave são representações do que o usuário busca no Google e os termos de pesquisa são exatamente aquilo que foi buscado.

Logo, os tipos de correspondência são a definição de como palavras-chave e termos de pesquisa se relacionam. Essa decisão é tomada pelo estrategista da conta e está intimamente ligada ao sucesso da mesma.

funil de google ads

No funil de conversão acima encaixamos os quatro tipos de correspondência de forma que estão no topo aqueles que permitem a maior dispersão (variação) entre palavras-chave e termos de pesquisa e na parte inferior os tipos que permitem a menor variação.

Correspondência ampla

Aciona termos de pesquisa que contenham a nossa palavra-chave ou alguma variação dela.

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Ex: Curso de Google Adwords pode ativar termos como: cursos de adwords e treinamento de marketing digital

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Correspondência ampla modificada

Aciona termos de pesquisa que contenham as palavras que compõe nossa palavra-chave

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Ex: +curso +google +adwords pode ativar termos como cursos google adwords, onde fazer curso google adwords e não ativar outros como treinamentos para google adwords

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Correspondência por frase

Aciona termos de pesquisa quando nossa palavra-chave está contida dentro deles.

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Ex: “curso de adwords” pode ativar termos como fazer curso de adwords e não ativar fazer adwords curso

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Correspondência exata

A palavra chave precisa ser igual ao termo de pesquisa.

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Ex: [curso de adwords] ativaria apenas o termo curso de adwords

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Relacione as correspondências com a estratégia de Adwords

Após entendermos o funcionamento dos tipos de correspondência, nos resta correlacioná-lo com a nossa estratégia entendendo que quanto maior a variação permitida, maior a chance de encontrarmos termos de pesquisa positivos para a campanha.

Temos que ficar atentos também, pois isso também aumenta a chance de “desperdiçarmos” orçamento em buscas ruins/inúteis para a nossa campanha.

Essas palavras-chaves que acabam ativando buscas não relevantes podem ser negativadas.

Dessa forma um termo de pesquisa que ativaria nossas palavras-chave passa a não fazê-lo toda vez que a palavra-chave negativa também estiver presente.

Para diminuir nossa margem de erro e utilizar corretamente nosso budget é sempre importante efetuarmos o planejamento da campanha antes de colocarmos qualquer anúncio no ar:

  1. Definição do objetivo;
  2. Principais KPI´s;
  3. Quantas campanhas criar.

Essa é uma excelente forma de diminuirmos o erro e de utilizarmos os termos de correspondência como um aliado em nossa estratégia.

A ferramenta planejador de palavras-chave (ou keyword planner) nos ajuda a ter insights de busca além de noção do volume de buscas para cada termo.

Com isso fica mais fácil definir se nosso orçamento e objetivos permitem que corramos um risco maior ou menor nas nossas palavras-chave.

Conclusão

Uma dica final para aqueles que ainda possuem poucas “horas de voo”: ao iniciar uma campanha sendo ainda um iniciante, é comum utilizarmos palavras com menor dispersão, pois nosso “radar” ainda não consegue captar os problemas exatos que variações maiores podem gerar.

Conforme passamos mais tempo com a ferramenta (e nosso conhecimento e confiança aumentam), podemos nos arriscar mais e nos permitir estratégias mais ousadas em termos de correspondência de palavras.

Então pratique bastante, pois quanto mais prática tiver, mais visão estratégica você terá.

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