Como aliar sua estratégia de Adwords aos tipos de correspondência de palavra chave

Uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas é o Google Adwords.

Essa modalidade de anúncio nos permite impactar o usuário no momento que ele busca por algo no Google e pagar apenas quando os usuários clicarem no nosso anúncio.

Apesar da versatilidade e do comodismo de “dialogar” com o usuário através da busca realizada, os links patrocinados são extremamente técnicos e apresentam um conceito que é a grande origem dos erros que vemos no dia a dia: os tipos de correspondência.

Tipos de correspondência de palavras chave

Para começarmos a entender o que isso significa, precisamos mergulhar no conceito de palavras-chave e termos de pesquisa.

Dizemos que as palavras-chave são representações do que o usuário busca no Google e os termos de pesquisa são exatamente aquilo que foi buscado.

Logo, os tipos de correspondência são a definição de como palavras-chave e termos de pesquisa se relacionam. Essa decisão é tomada pelo estrategista da conta e está intimamente ligada ao sucesso da mesma.

funil adwords

No funil de conversão acima encaixamos os quatro tipos de correspondência de forma que estão no topo aqueles que permitem a maior dispersão (variação) entre palavras-chave e termos de pesquisa e na parte inferior os tipos que permitem a menor variação.

Correspondência ampla

Aciona termos de pesquisa que contenham a nossa palavra-chave ou alguma variação dela.

Ex: Curso de Google Adwords pode ativar termos como: cursos de adwords e treinamento de marketing digital

Correspondência ampla modificada

Aciona termos de pesquisa que contenham as palavras que compõe nossa palavra-chave

Ex: +curso +google +adwords pode ativar termos como cursos google adwords, onde fazer curso google adwords e não ativar outros como treinamentos para google adwords

Correspondência por frase

Aciona termos de pesquisa quando nossa palavra-chave está contida dentro deles.

Ex: “curso de adwords” pode ativar termos como fazer curso de adwords e não ativar fazer adwords curso

Correspondência exata

A palavra chave precisa ser igual ao termo de pesquisa.

Ex: [curso de adwords] ativaria apenas o termo curso de adwords

Relacione as correspondências com a estratégia de Adwords

Após entendermos o funcionamento dos tipos de correspondência, nos resta correlacioná-lo com a nossa estratégia entendendo que quanto maior a variação permitida, maior a chance de encontrarmos termos de pesquisa positivos para a campanha.

Temos que ficar atentos também, pois isso também aumenta a chance de “desperdiçarmos” orçamento em buscas ruins/inúteis para a nossa campanha.

Essas palavras-chaves que acabam ativando buscas não relevantes podem ser negativadas.

Dessa forma um termo de pesquisa que ativaria nossas palavras-chave passa a não fazê-lo toda vez que a palavra-chave negativa também estiver presente.

Para diminuir nossa margem de erro e utilizar corretamente nosso budget é sempre importante efetuarmos o planejamento da campanha antes de colocarmos qualquer anúncio no ar:

  1. Definição do objetivo;
  2. Principais KPI´s;
  3. Quantas campanhas criar.

Essa é uma excelente forma de diminuirmos o erro e de utilizarmos os termos de correspondência como um aliado em nossa estratégia.

A ferramenta planejador de palavras-chave (ou keyword planner) nos ajuda a ter insights de busca além de noção do volume de buscas para cada termo.

Com isso fica mais fácil definir se nosso orçamento e objetivos permitem que corramos um risco maior ou menor nas nossas palavras-chave.

Conclusão

Uma dica final para aqueles que ainda possuem poucas “horas de voo”: ao iniciar uma campanha sendo ainda um iniciante, é comum utilizarmos palavras com menor dispersão, pois nosso “radar” ainda não consegue captar os problemas exatos que variações maiores podem gerar.

Conforme passamos mais tempo com a ferramenta (e nosso conhecimento e confiança aumentam), podemos nos arriscar mais e nos permitir estratégias mais ousadas em termos de correspondência de palavras.

Então pratique bastante, pois quanto mais prática tiver, mais visão estratégica você terá.

Sobre o Autor

Professor a 4 anos e Sócio fundadores da agência e-Can há 5 anos atrás, onde atendeu mais de 50 contas com foco em performance como Levi´s, Pandora, IBM, Casa & Vídeo e outros. Após vender a sua antiga agência, fundou a BeL Partner onde leva a expertise de 10 anos de Google em grandes contas para novos entrantes digitais.

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