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Como as lojas físicas podem atrair mais cliente com o Marketing Digital

O Marketing Digital revolucionou as vendas online e físicas. Lojas virtuais crescem e expandem em grande velocidade. Mas, isso não significa que as lojas físicas estão fora do jogo.

Apesar do crescimento do virtual, frequentar e comprar em estabelecimentos ainda são muito presentes em nossos hábitos de consumo. Desde coisas rotineiras, como supermercado, até comprar uma roupa ou um eletrodoméstico.

Segundo relatório divulgado pela Magazine Luiza, em 2019 houve um crescimento de 19% em suas vendas nas unidades físicas. Mostrando que, mesmo em tempos em que tudo está disponível online, é igualmente importante ter presença digital. Dessa forma não é preciso ser um varejista grande para conseguir ter mais clientes.

Sabia que é possível você, com um investimento menor ou igual ao online, atrair mais pessoas para sua loja física e torná-los seus clientes? Quer saber como?

Continue lendo esse post do Marketagem porque você vai conhecer boas estratégias online para ajudar a atrair clientes

Marketing Digital para Lojas Físicas 

Comprar com o uso da internet já é rotina para muita gente, mas existem aquelas pessoas que fazem questão de ir à loja. E para elas, até existe uma nova modalidade: clientes que usam da internet para pesquisar o que querem, mas compram em estabelecimentos físicos. (Quem nunca?)

Uma pesquisa divulgada no Think With Google mostra que 82% dos consumidores fazem essa busca. Seja para conhecerem melhor o produto, a marca e até mesmo o lugar onde irão comprar. Outro dados importantes da pesquisa mostram que:

  • lojas que facilitam o cliente achar tais informações online aumentam sua venda até 8 vezes mais;
  • 57% dos usuários estão mais propensos a visitar a loja;
  • 39% dos usuários ficam mais dispostos a entrar em contato com a loja;
  • 51% dos usuários podem comprar na loja;

Isso mostra como ter uma presença digital com informações organizadas no Google pode ter um impacto positivo e direto no seu lucro mensal. Mesmo que você não tenha um e-commerce.

Como preparar sua loja para essa nova realidade

Antes de começar a usar a internet para aparecer, você precisa preparar a sua loja para essa nova realidade. E para isso, é muito importante saber com quem você quer falar. A que tipo de público o seu produto se destina.

Uma dica para isso é você criar uma persona com o auxílio do nosso kit,  detalhando como seria o perfil do seu cliente ideal. Sabendo a quem você vai se dirigir, é possível ter uma visão melhor de como atender e de forma mais assertiva. 

Atraindo clientes para loja

Hoje existem diversas possibilidades para se divulgar ao público que você quer atingir. Com ações simples, combinando o online com o offline, para atingir resultados positivo. Você pode:

Crie um site para o seu negócio

É uma ótima forma de ser encontrado pelo Google. Com a criação de site, você pode obter dados como endereço, forma de contato e outras informações que você julgue ser de interesse sobre o seu negócio. Além disso, você pode falar sobre a marca e seus produtos/serviços.

ferramentas de seo

E acrescentando um blog você pode produzir conteúdos sobre o seu ramo de negócios que ajuda sua audiência, cria interesse e fideliza possíveis clientes. Por exemplo, se você tem um brechó, faz todo o sentido fazer um texto sobre moda e economia sustentável. Ou a importância de passar adiante peças que você não faz mais uso.

O SEO é seu aliado

Agora você tem um site, mas quer ser achado pelas pessoas quando elas buscarem pelo seu ramo no Google. É preciso ter em mente que o usuário não olha a segunda página do buscador em diante ao procurar o que quer. 

Então é necessário que você se mantenha na página inicial e o mais perto possível do topo. São nos primeiros resultados dos buscadores onde o maior número de cliques é feito.

Para isso você precisa de um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) ou uma equipe que desempenhe essa tarefa no seu site. Quanto mais o seu site for otimizado, mais o Google irá mostrá-lo para as pessoas, se destacando da concorrência.

Uma outra solução é utilizar o Google Ads, pagando para que a plataforma anuncie sua marca, ganhando público de forma rápida. 

Use e abuse das Redes Sociais

Pesquisa realizada pela PwC Brasilmostrou que 77% dos consumidores usam as redes sociais como fator decisivo para decidir uma compra. O segundo maior motivador no país. Isso mostra a importância de ter esses canais como parte da sua divulgação.

Crie uma página no seu negócio, fale sobre seus produtos e marca e interaja com seus clientes. Com postagens usando de bom humor e criatividade você pode fidelizar e atrair novos clientes para o seu negócio físico.

Quer aprender estratégias para a redes social queridinha dos jovens brasileiros? Confira nosso post com dicas de estratégia e planejamento para o Instagram.

A importância do Omnichannel

Grandes marcas do varejo perceberam que é importante usar diversos canais para melhorar a experiência do usuário. Usando estratégias de Omnichannel, as lojas viram a oportunidade de trazer o cliente do online para o offline.

Mas, vale lembrar que, apesar de o seu negócio ter vários canais, o cliente que você quer atingir é o mesmo. Ou seja, não existe “cliente da internet” e “cliente da loja”. Logo todos os seus canais (loja, site e redes sociais) devem ter a mesma voz quando se dirigirem a ele.

E também guiar o cliente durante sua jornada de compra. Ele pode chegar ao seu canal apenas procurando algo ou fazendo contato para tirar dúvidas e até mesmo efetuando a compra na sua loja física. 

Para que serve o Omnichannel

  • Vender produtos online e o cliente retirar na loja física;
  • Vender produtos por televendas e possibilitar a troca na loja;
  • Usar aplicativos de Realidade Aumentada para que o cliente veja como o produto ficará em sua casa;

Quando ações multicanais são feitas da maneira correta gera uma ótima experiência para o consumidor. E consequentemente aumenta a confiança dele em relação ao vendedor e à loja. E também de retornar ao estabelecimento e divulgar a marca para família e amigos.

Google Meu Negócio: Ajuda gratuita às PMEs 

Um outro caminho para atrair clientes é o Google Meu Negócio. A ferramenta gratuita é ótima para pequenas e médias empresas e você pode:

  • Informar sobre seus produtos/serviços;
  • Endereço completo e telefone;
  • Horário de funcionamento preciso;
  • Fotos de qualidade da sua loja;
  • Avaliações e comentários dos clientes.

Elimina os obstáculos entre seu negócio e o cliente

Imagine que, em pleno feriado, você precisa ir ao mercado. Mas não sabe se ele está aberto. Esse é o tipo de situação em que o Google Meu Negócio ajuda o cliente. 

Com as informações preenchidas corretamente, é possível informar o exato horário de funcionamento do mercado aos internautas. E assim eles conseguem chegar ao seu estabelecimento a tempo para comprar o que precisa. 

Da mesma forma que, com o telefone de contato, o cliente pode saber se o produto que ele está interessado tem na loja e qual o preço. Sua jornada de compra e tomada de decisão já iniciam antes mesmo dele sair de casa.

 Portanto a dica é facilitar essas informações ao seu cliente para eliminar os obstáculos entre ele e  sua marca. Do contrário, isso pode acarretar em avaliações ruins para o seu negócio. E com certeza não é isso que você quer.

Conclusão

Hoje ter presença digital é super importante para sua loja física. Isso porque muitas vezes a jornada de compra começa pela internet mas é concluída offline. E para que isso ocorra, é necessário conhecer sua persona para criar estratégias de Marketing Digital mais assertivas e, claro, manter a equidade do tom de voz em todos os canais da sua marca.  

O que passamos nesse texto foram algumas dicas introdutórias.  O trabalho de Marketing Digital requer profissionais capacitados e dedicados. Com conhecimento em áreas distintas do negócio, e diariamente comprovando a eficácia das estratégias descritas. Atraindo clientes e divulgando marcas pela internet.

Mas com as orientações acima você pode ter um início, ir do 0 para 1. Comece aos poucos, escolha alguma das ações descritas, execute e mensure. 

Sua loja física já usa estratégias de Marketing Digital? Conte para a gente nos comentários suas maiores dificuldades sobre o assunto?

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