Telefone:
(21) 3620-8232

Como comprar um domínio para seu blog

Estratégicos para fazer você se destacar na sua carreira em Marketing Digital, os blogs são ótimos espaços para você compartilhar seus conhecimentos e adquirir autoridade no assunto que é especialista.

Além disso, esse conjunto de páginas virtuais também costuma aproximar marcas de seus targets por meio de conteúdo otimizado que responde às principais dúvidas dos possíveis consumidores e clientes sobre os produtos ou serviços da empresa em cada etapa da jornada do cliente e do funil de marketing

Um dos primeiros passos para colocar seu blog no ar é a compra do domínio. Quer saber como faz isso? Então fica ligado neste post Marketagem até o fim porque eu explico onde você pode adquirir o seu e descobrir se ainda está disponível para compra. 

O que é domínio? 

Quase tão velhos quanto o nascimento da internet, os domínios surgiram como uma forma mais prática de localizar e identificar sites. Ou seja, os nomes facilitam a memorização do endereço da página na web pelas pessoas.

Portanto a escolha do domínio é a base de tudo quando o assunto é blog. O que o torna tão importante quanto a qualidade do conteúdo e a identidade visual da página

Isso porque é o domínio que define o “nome do site” e também o endereço eletrônico dele. Então normalmente é o primeiro passo para criar um blog de sucesso. Para ficar ainda mais claro, eu vou dar como exemplo o nosso domínio: https://marketagem.com.br/

Domínio gratuito X pago

Quando você cria um blog em ferramentas gratuitas como, por exemplo, WordPress, você ganha um domínio grátis terminado em wordpress.com. E mesmo ocorre no Blogger com o domínio terminado em blogspot.com.

 Mas, se você quer que o endereço eletrônico termine em .com.br, com. ou qualquer outra extensão diferente, é preciso comprar um domínio. O que costuma ser barato em planos de empresas de hospedagem de sites.

Quais as categorias de domínios de blog existentes?

Aqui no Brasil, a maioria dos endereços eletrônicos termina em: .com.br. Mas, existe uma grande variedade de categorias de domínios. 

arquivo de persona simplificado

Algumas inclusive sinalizam a profissão do dono do site como, por exemplo, os finalizados em .jorn.br (que indica jornalista do Brasil) ou.ppg.br (publicitários e profissionais de marketing e propaganda brasileiros). Há ainda as extensões regionais como, por exemplo, niteroi.br.. 

Embora sejam mais raros em nosso país, dependendo da sua estratégia com seu blog, pode valer a pena comprar domínio de categoria profissional liberal ou de cidade no Registro.Br (que é o departamento do Núcleo de Informação e Coordenação dos domínios terminados em Ponto Br). 

Como consultar se o domínio que pretende comprar está disponível

  • Registro.br: é nessa página que você pode comprar domínios que terminem em com.br e muitas outras categorias.E, claro, consultar a disponibilidade do nome de blog que você quer antes.
  • Empresas de hospedagem de site: normalmente elas oferecem pacotes completos que incluem hospedagem de site, e-mails, DNS. E também são autorizadas a vender domínios neles. Só que normalmente são os finalizados em com. ou outras extensões.

Cuidados ao escolher o domínio do seu blog

Depois que você consultou se o nome do blog que você deseja comprar está disponível, é hora de descobrir a vida pregressa dele. Afinal, você não quer associar sua carreira ou marca a um domínio que teve má reputação online, certo?

Para isso, a dica é jogar o nome do site no Google, com o seguinte comando: site:seudominio.com.br (ou .com,etc.). Se o buscador mostrar resultados de pesquisas esquisitos, vale a pena reavaliar se vale mesmo a pena adquirir esse domínio. Já se não aparecer nada na busca, não importa o que foi antes, o Google já desindexou.  

Outra dica de ouro é consultar o Wayback Machine, que é uma ferramenta gratuito do Google que mostra o histórico do site. E aí você vai saber como ele era antes de você comprar o domínio. Se nada aparecer é porque o domínio nunca foi comprado antes.

Caso o domínio que você tanto quer esteja comprado por alguém, é possível descobrir quando irá expirar no site Who Is. Lá você também encontra a qual empresa ou pessoa pertence o domínio atualmente. 

Conclusão

Escolher o domínio para seu blog deve ser um dos primeiros passos na hora de criar seu site do zero. Isso porque ele vai ficar na URL da home e ajudar a localizar suas páginas na web. 

Mas, é possível ir além, enfatizando sua profissão na extensão do domínio ou até mesmo a localidade que você atua. Porém, o mais usual é os domínios de site e blogs no Brasil terminarem em com.br.

Vale ressaltar que o melhor domínio para seu blog  é aquele que conversa com seu objetivo com ele. Portanto se for criar autoridade como profissional, uma extensão da categoria profissional pode colaborar com isso. 

Além disso, palavra-chave é muito bem-vinda em domínios. Mas, elas precisam fazer sentido e estar perfeitamente alinhadas com o propósito da criação do blog

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Benefícios de ter um blog

Next Post

O que preciso saber antes de começar um blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top