Estratégicos para fazer você se destacar na sua carreira em Marketing Digital, os blogs são ótimos espaços para você compartilhar seus conhecimentos e adquirir autoridade no assunto que é especialista.
Além disso, esse conjunto de páginas virtuais também costuma aproximar marcas de seus targets por meio de conteúdo otimizado que responde às principais dúvidas dos possíveis consumidores e clientes sobre os produtos ou serviços da empresa em cada etapa da jornada do cliente e do funil de marketing.
Um dos primeiros passos para colocar seu blog no ar é a compra do domínio. Quer saber como faz isso? Então fica ligado neste post Marketagem até o fim porque eu explico onde você pode adquirir o seu e descobrir se ainda está disponível para compra.
Quase tão velhos quanto o nascimento da internet, os domínios surgiram como uma forma mais prática de localizar e identificar sites. Ou seja, os nomes facilitam a memorização do endereço da página na web pelas pessoas.
Portanto a escolha do domínio é a base de tudo quando o assunto é blog. O que o torna tão importante quanto a qualidade do conteúdo e a identidade visual da página.
Isso porque é o domínio que define o “nome do site” e também o endereço eletrônico dele. Então normalmente é o primeiro passo para criar um blog de sucesso. Para ficar ainda mais claro, eu vou dar como exemplo o nosso domínio: https://marketagem.com.br/
Quando você cria um blog em ferramentas gratuitas como, por exemplo, WordPress, você ganha um domínio grátis terminado em wordpress.com. E mesmo ocorre no Blogger com o domínio terminado em blogspot.com.
Mas, se você quer que o endereço eletrônico termine em .com.br, com. ou qualquer outra extensão diferente, é preciso comprar um domínio. O que costuma ser barato em planos de empresas de hospedagem de sites.
Aqui no Brasil, a maioria dos endereços eletrônicos termina em: .com.br. Mas, existe uma grande variedade de categorias de domínios.
Algumas inclusive sinalizam a profissão do dono do site como, por exemplo, os finalizados em .jorn.br (que indica jornalista do Brasil) ou.ppg.br (publicitários e profissionais de marketing e propaganda brasileiros). Há ainda as extensões regionais como, por exemplo, niteroi.br..
Embora sejam mais raros em nosso país, dependendo da sua estratégia com seu blog, pode valer a pena comprar domínio de categoria profissional liberal ou de cidade no Registro.Br (que é o departamento do Núcleo de Informação e Coordenação dos domínios terminados em Ponto Br).
Depois que você consultou se o nome do blog que você deseja comprar está disponível, é hora de descobrir a vida pregressa dele. Afinal, você não quer associar sua carreira ou marca a um domínio que teve má reputação online, certo?
Para isso, a dica é jogar o nome do site no Google, com o seguinte comando: site:seudominio.com.br (ou .com,etc.). Se o buscador mostrar resultados de pesquisas esquisitos, vale a pena reavaliar se vale mesmo a pena adquirir esse domínio. Já se não aparecer nada na busca, não importa o que foi antes, o Google já desindexou.
Outra dica de ouro é consultar o Wayback Machine, que é uma ferramenta gratuito do Google que mostra o histórico do site. E aí você vai saber como ele era antes de você comprar o domínio. Se nada aparecer é porque o domínio nunca foi comprado antes.
Caso o domínio que você tanto quer esteja comprado por alguém, é possível descobrir quando irá expirar no site Who Is. Lá você também encontra a qual empresa ou pessoa pertence o domínio atualmente.
Escolher o domínio para seu blog deve ser um dos primeiros passos na hora de criar seu site do zero. Isso porque ele vai ficar na URL da home e ajudar a localizar suas páginas na web.
Mas, é possível ir além, enfatizando sua profissão na extensão do domínio ou até mesmo a localidade que você atua. Porém, o mais usual é os domínios de site e blogs no Brasil terminarem em com.br.
Vale ressaltar que o melhor domínio para seu blog é aquele que conversa com seu objetivo com ele. Portanto se for criar autoridade como profissional, uma extensão da categoria profissional pode colaborar com isso.
Além disso, palavra-chave é muito bem-vinda em domínios. Mas, elas precisam fazer sentido e estar perfeitamente alinhadas com o propósito da criação do blog.
Tel: (21)4042-4410
Email: contato@marketagem.com.br
©2020. Todos os direitos reservados