Como criar personas para marketing?

personas para marketing

Em vários momentos da faculdade, seja ela de comunicação, jornalismo ou marketing escutamos a pergunta “Qual é o público alvo?” e a resposta na maioria das vezes é um público bem abrangente. Será que em um cenário cada vez mais complexo e com mais dados, o conceito de público alvo deve ser abrangente dessa forma?

Hoje falarei sobre uma alternativa para isso, que é a criação de personas para marketing. Já ouviu falar sobre o tema? Caso não, fique aqui comigo que não irá se arrepender.

O que é uma persona?

Persona é uma representação semi fictícia do um cliente ideal baseado em pesquisas de mercado e em dados reais. Essa pesquisa inclui dados demográficos, padrões de comportamento, motivações e objetivos dos seus clientes. Quanto mais detalhada for a pesquisa melhor!

Basicamente um desenho de persona deve responder algumas perguntas, entre elas:

– Qual o sexo da maioria?
– Qual a faixa etária?
– Qual o seu cargo?
– O que o motiva?
– Qual sua principal dificuldade?
– Qual é o seu principal problema?
– O que ele/ela busca em uma solução
– Quais são suas motivações?
– Como ele vê o produto?
– Quais são seus interesses?

Essas perguntas podem variar de negócio para negócio. O importante é que com as perguntas você consiga formar uma imagem bem definida quem é a sua persona (a sua pessoa alvo – sua persona para marketing, digamos assim).

Por que trabalhar com personas para marketing?

Em um mundo onde o comportamento de compra está completamente diferente de 10 anos atrás, é muito mais factível trabalhar com personas para marketing, pois desta forma você poderá criar ações que façam parte do cotidiano da persona desenhada, que é um retrato de um cliente ideal e com certeza é uma fatia de todo o seu público alvo.

Dessa forma, você conseguirá converter mais facilmente as pessoas com comportamento semelhante ao da persona e poderá trabalhar segmentações poderosíssimas na mídia online (através do facebook ads, google adwords, etc).

Como é a estrutura de uma persona para marketing?

Depois de realizar a pesquisa e ter as perguntas respondidas, é chegada a hora de documentar a persona e facilitar o entendimento. Para esse post, utilizarei um desenho de persona que achei em um ótimo site gringo.

Existem várias ferramentas que ajudam na criação de personas para marketing mas como disse acima, utilizarei um exemplo que considerei bom para ilustrar a estrutura de uma persona.

Em um post futuro abordarei as ferramentas que considero mais bacanas para a criação de personas para marketing.

Voltando para a estrutura, ela ficará da seguinte forma:

1 . Nome e título.

Para facilitar a criação de uma imagem mental, dê um nome e uma profissão à sua persona. Caso você seja uma empresa B2B, identifique quem fará a compra e o cargo que ele atua.

2 . Básico:

Descreva os traços básicos de sua persona: Idade, sexo , localização, estado civil , gostos e desgostos e o que mais for relevante para a compreensão da persona.

3 . Experiência profissional e pessoal.

Considere informações como histórico de trabalho , papel , atividades de lazer , hobbies, etc.

4 . Citação.

A citação é apenas uma simples frase que sintetiza a atitude da persona para o seu produto ou serviço. (Se ele conhece, não conhece, acha legal, acha balela)

5 . Experiência online

A persona costuma utilizar a internet? Quais atividades ela realiza na web? Que dispositivos que ele usa? Isso é importante para determinar como o público vai interagir com a marca online.

6 . Sites favoritos

Exemplo :

www.exemplo1.com
www.exemplo2.com
www.exemplo3.com

7 . Objetivos.

Quais são os objetivos dessa persona ao procurar seu produto/serviço/empresa ? Será que ele quer encontrar um produto/serviço que possa utilizar imediatamente ou ele demora mais em seu processo decisório ? O principal fator decisório dele é o preço ou ele se preocupa mais em ter o seu problema resolvido? Ele precisa de um parceiro para o engajamento de longo prazo?

8 . Eu preciso/eu quero

O que falta para sua persona atingir os objetivos acima ? Lembre-se de ter em mente todas as características que você descreveu acima.

Existe algum outro assunto relacionado que gostaria de ver aqui no blog do Marketagem? Entre na conversa com a gente. Adoraríamos ouvir a sua opinião!

Deixe uma resposta

Receba nossas postagens por e-mail

Fechar Menu