Como definir publico-alvo para seu negócio no online

Segmentar público-alvo e fazer definição de personas é fundamental para gerar resultados com Marketing Digital 

Imagine que você deseja abrir um novo negócio, só que dessa vez, apenas no digital. Ou então que sua loja física passou a vender também usando site e/ou redes sociais.

Você saberia como criar um público para seu negócio no online? Se a resposta é negativa ou talvez, então esse post Marketagem vai ajudar bastante. Confira!

O que é público-alvo

O grupo específico de possíveis clientes ou consumidores da sua empresa é a definição de público-alvo ou target (que significa alvo em inglês) de uma forma mais simplificada e genérica. E quem faz parte dele são pessoas, no caso  de Vendas B2C, ou empresas, no caso de Vendas B2B, que têm um perfil de consumo semelhante.

No digital, para despertar o interesse do público-alvo, sua empresa precisa planejar estratégias de Marketing Digital de acordo com os dados desse grupo.

Vale destacar que, apesar de apresentar semelhanças de consumo e renda, o público-alvo costuma ser bem heterogêneo quando você vai analisar mais a fundo. Por isso para ter mais chances de gerar resultados, a segmentação de target é fundamental

Público alvo: exemplo

Homens entre 35 e 50 anos, solteiros, classe B e A, moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro e Barra da Tijuca, com renda mensal entre R$ 15.000 e R$ 40.000 que consomem tênis de corrida de alta performance de grandes marcas internacionais. 

Público-alvo e persona são coisas diferentes

Um público-alvo, mesmo sendo bem específico, como homens de 35 a 50 anos, por exemplo, é composto por pessoas que consomem tênis de corrida de marcas diferentes, preços distintos e com frequências variadas.

Então para as estratégias e ações de Marketing Digital serem mais assertivas e trazerem melhores resultados, é preciso criar diferentes subgrupos com base não apenas em dados demográficos e socioeconômicos

Mas, principalmente baseado em localização, comportamentos, gostos e até mesmo hobbies. Entre muitas outras informações relevantes que facilitam entender para quem você está vendendo (buyer persona) e/ou produzindo conteúdo nas redes sociais, blog ou site (brand persona).. 

Depois que esses dados são cruzados, é possível agrupar o público-alvo, não apenas em segmentos, mas inclusive em personas que são as representações semi ficcionais de clientes ideais descobertas por meio de pesquisa específica para isso que leva em conta também  objetivos de vida, comportamentos, motivações, hobbies, etc.). 

Ou seja, são especificações do público-alvo para humanizar os dados para as estratégias de Marketing Digital serem mais direto ao ponto e assim converterem mais. 

 Persona: exemplo  

  •  Persona 1:  João é Funcionário público, 40 anos, morador do Leblon, é apaixonado por corrida de rua. Todo dia corre pela orla do Rio para se exercitar e como treino. Seu objetivo é se preparar para correr uma meia maratona, mas sonha mesmo é em correr a maratona do Rio e depois participar de maratonas mundo afora. Usa somente o Instagram, diariamente, para postar seus treinos e desempenhos.
  • Persona 2: José é empresário, 49 anos, só corre aos fiins de semana porque o médico mandou. Sempre compra tênis de corrida anti impacto por medo de lesionar o joelho.  Usa o Instagram raramente para curtir marcas e falar com amigos. Mas, no Facebook é muito ativo. 

Diante dessas informações de personas, você se comunicaria com José e João da mesma forma? A resposta certamente é não porque seria muito mais assertivo atingir João no Instagram do que no Facebook enquanto com José seria o contrário. Sem contar que cada mídia social tem uma forma de conversar e planejar estratégias.

Como definir persona

Viu como um mesmo público-alvo é formado por personas totalmente diferentes? 

É importante  lembrar que, antes da realização da pesquisa de persona, é a fase de proto-personas. Isso porque a empresa ainda está trabalhando com hipóteses, mas que não foram validadas ainda (e pode ser que não sejam).

Nessa etapa inicial, ajuda muito usar o Mapa de Empatia porque ele ajuda a ter insights, para as futuras personas, trabalhando dados de um aspecto mais humanizado. Portanto a equipe de Marketing Digital tenta responder coisas como: o que a persona está vendo, sentindo, ouvindo, dizendo e por aí vai… 

Depois que as proto-personas são criadas, é hora de pesquisar para descobrir se essas hipóteses procedem mesmo. Para isso, é preciso fazer entrevistas com clientes que sua empresa já atendeu e/ ou prospects com perfil similar. Essas pessoas precisam ser muito bem escolhidas de modo que cada persona tenha seu representante para poder ser validada ou não.

Só depois dessa validação, por meio de pesquisas  e entrevistas, aí sim é a hora de ir para as ferramentas de criação de personas. Esse é o passo final do processo! 

 E o que significa segmentar público-alvo então?

De acordo com o Dicionário Priberam, segmentar signfica “cortar ou dividir em segmentos”. Portanto, em Marketing Digital, segmentar público-alvo é o mesmo que separar ou organizar os clientes e prospects do seu negócio conforme os dados demográficos e socioeconômicos deles  como:

  • Sexo/ Gênero
  • Idade
  • Localidade 
  • Renda
  • Classe Social
  • Consumo
  • Entre outros

A segmentação de público tem muitas vantagens sendo as principais o aumento das chances da empresa vender mais e não ter custos com ações de Marketing Digital para um target que não é o seu. Ou seja, o benefício da assertividade no planejamento e ações.

No digital, segmentar target serve para trazer as pessoas certas na hora certa para as páginas de produtos que elas têm mais chances de comprar. 

O que ocorre porque a segmentação permite otimizar estratégias e facilita o planejamento delas. Sem contar que torna até mesmo a comunicação da sua empresa mais assertiva em diferentes áreas do Markerting Digital como: 

Como criar público para seu negócio no online

Marque presença nas redes sociais que as personas da sua empresa estão

 Dessa forma é possível atrair seguidores engajados. Para isso, a dica é investir na produção de conteúdo pensando nas diferentes personas do público-alvo com o intuito de fazê-las conhecer seus produtos ou serviços de maneira criativa. 

Ajuda muito fazer postagens, não apenas promocionais, mas principalmente de assuntos relacionados aos interesses, estilo de vida, motivações e objetivos das suas personas.

Invista em anúncios online

Se sua empresa está apenas nas redes sociais, a dica é investir em  Facebook Ads (que inclui também o Instagram Ads). Quando for fazer a campanha, é importante sempre segmentar o target para obter melhores resultados.

Então você pode escolher anunciar, por exemplo, apenas para homens de 45 a 50 anos que são moradores de Botafogo, Flamengo e Laranjeiras oferecendo um desconto especial de 50% na primeira compra na sua loja física desses bairros. 

Ou promovendo uma postagem sobre como escolher tênis de corrida para maratona e selecionar apenas os atletas profissionais do Rio de Janeiro que estão no seu Instagram.

Crie estratégias de Marketing Digital integradas

Caso sua empresa tenha um site, um blog e esteja nas redes sociais, você pode usar diferentes estratégias de Marketing Digital, bem alinhadas, para criar audiência e gerar conversões e vendas. 

Então, por exemplo, você pode – e deve – usar Facebook, LinkedIn  e Instagram para compartilhar os links do blog da marca

E nele, chamar o leitor para assinar sua newsletter para receber conteúdo em primeira mão por email. Com essa lista de contatos (leads), você pode fazer campanhas de email marketing muito bem segmentadas e mais assertivas.

Na hora de planejar o conteúdo dos blog posts, é fundamental que você pense nas personas para construir textos relevantes e úteis para elas. E de preferência que tenha linkagem também para as páginas de categoria, subcategoria ou produto do seu site.  

Sem contar com as campanhas de Google Ads que sua empresa pode fazer para aumentar o tráfego do site e aumentar vendas online no seu site.

Como fazer para todas essas estratégias conversarem?

 Para focar nas personas na produção de conteúdo (blog, site e redes sociais), você precisa  entender a jornada de compra dos clientes no online e o funil de Marketing Digital.

Assim é possível fazer Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. O que vai engajando as pessoas pensando nas vendas ao longo prazo.

Já para fazer a segmentação do publico-alvo nos anúncios online, você precisa entender de Outbound Marketing que é a adaptação da publicidade tradicional para o mundo digital. Ou seja, as vendas são ao curto prazo. 

Dessa forma você consegue compartilhar a informação certa no momento certo para a pessoa certa. O que inclui conteúdo, mas também as ofertas do seu negócio online para seu público-alvo.

Conclusão

Criar um público para seu negócio no online é fundamental para aumentar as chances de conversões e vendas seja no seu site, seja no Instagram ou outras redes sociais. 

Mas, é preciso ter em mente, que para investir em campanhas e ações de Marketing Digital mais assertivas, é indispensável que você tenha uma precisa definição de público-alvo. 

Dessa forma é possível evitar custos e tempo planejando estratégias para atingir pessoas que não têm o menor interesse na sua marca ou nos seus produtos ou serviços.  Portanto que estão fora do seu target. 

Além disso, mesmo quando você tem um público-alvo muito bem definido, ainda é necessário segmentar o target para conquistar melhores resultados com o Marketing Digital, não apenas na publicidade online, mas também nas comunicações via Email Marketing e Redes Sociais. 

Já na produção de conteúdo, para conseguir engajamento das suas  audiências, você pode ainda trabalhar com personas porque elas ajudam muito a construir posts e textos para sites que realmente conversam com as pessoas certas. 

O que cresce o engajamento e aumenta consideravelmente as chances de conversões e vendas online ao médio ou longo prazo.  

 

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