Como fidelizar clientes em seu negócio

Um sonho de qualquer empreendedor que trabalha em seu próprio negócio é garantir a fidelização do consumidor. Afinal, nada melhor que ter um mês cheio de pedidos e clientes satisfeitos. E para isso, fidelizar clientes se tornou muito importante para a sobrevivência dos pequenos empreendimentos.

No entanto, grande parte dos profissionais não sabe como fidelizar clientes. Pensando nisso, resolvemos listar a importância de fazer essa fidelização e dicas para que você se destaque em um mercado saturado de serviços semelhantes, e ajudarão a conquistar os seus objetivos. Acompanhe!

Por que fidelizar clientes é importante?

Hoje, fidelizar clientes é muito mais do que oferecer agrados e um bom atendimento. Trata-se de gerar valor, ter um bom engajamento em suas redes, estreitando o relacionamento com uma comunicação objetiva e transparente. Sempre visando superar as expectativas do cliente.

A fidelização de clientes tem como principal objetivo manter os consumidores que você conquista e sempre adquirir novos. Olhando assim, o processo de fidelização de clientes pode parecer trabalhoso – e de fato é. Mas não veja como uma missão impossível.

Então, se você está procurando formas eficientes de criar e manter clientes fiéis, está no lugar certo.

O que fideliza os clientes?

Para ajudar a entender na prática, listamos abaixo algumas dicas do que faz o cliente se tornar um consumidor fiel do seu negócio. Para ilustrar nosso exeplo, utilizaremos um delivery de lanches.

Evite competições somente pelo preço 

Um dos erros mais comuns nos negócios é tentar garantir a fidelidade do cliente somente abaixando o preço de um produto. Foi-se o tempo em que o consumidor avaliava somente o valor daquele item. Agora, ele busca por um negócio que ofereça uma boa interação desde o primeiro momento. 

Se o cliente está experimentando o seu produto pela primeira vez, tenha um cuidado especial com o atendimento. Além da eficiência, atenda o consumidor com agilidade. A junção desses dois fatores impacta diretamente na avaliação sobre o seu negócio. 

Personalize o marketing do seu delivery 

Outra dica interessante é não ser invasivo na comunicação com o consumidor. Entre em contato com o cliente pelo WhatsApp, redes sociais ou por e-mail somente se ele tiver alguma dúvida sobre o produto ou se acionar a empresa por algum outro motivo. 

Uma pessoa que tem uma característica invasiva pode acabar prejudicando a reputação do estabelecimento. Imagine que o seu negócio resolveu divulgar uma promoção incrível na sexta-feira. 

A oferta consiste em uma pizza com borda recheada que dá direito a uma bebida. Porém, ela não é nova e você já tinha encaminhado a mensagem para um determinado cliente e ele disse que não era fã de bebida alcoólica. Diante desse cenário, você cria um clima bastante desagrável entre a empresa e o consumidor. 

Agora, imagine outra história. Pense que um consumidor sempre pede duas pizzas de marguerita, refrigerante e pizza doce. Quando você conhece os gostos do cliente, fica mais fácil enviar uma oferta que combine com o perfil dele e da sua família. 

Portanto, evite enviar mensagens em massa para diversas pessoas. Quanto mais personalizado for o conteúdo, maiores são as chances de garantir a fidelização do cliente. 

Crie um programa de fidelização 

Existem diversos motivos pelos quais um negócio deve investir em um programa de fidelidade. Esse tipo de ação incentiva os consumidores a adquirir um produto em um único estabelecimento, permite descobrir quais são os seus melhores consumidores, ajuda a reter os consumidores por mais tempo, reduz o custo de captação do cliente, engaja os usuários com mais facilidade, entre outros. 

Ao contrário do que muita gente imagina, não é complicado desenvolver um programa de fidelidade. Você pode oferecer um desconto para o cliente, um brinde a cada cinco pedidos, além da troca por produtos do cardápio ao acumular um determinado número de pontos. 

Para descobrir qual é a melhor oferta para o seu negócio, conheça o comportamento dos seus clientes. Assim, será mais fácil ter sucesso com esse tipo de ação. 

Seja parceiro de uma plataforma completa

Vamos finalizar as nossas dicas falando da importância de integrar o seu negócio com uma plataforma completa, como a Rappi Delivery. Trata-se de uma opção completa que ajuda o empreendedor de ponta a ponta. Por meio dela, você garante agilidade, otimização de tempo, redução de custos e redução de erros. Vale a pena experimentar. 

Após descobrir como fidelizar clientes em seu delivery, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações que impactam no sucesso do seu negócio.

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