Você sabia que durante a Black Friday 2019 cerca de 84% das pessoas adquiriram produtos online em e-commerces que nunca tinham realizado transações antes? E que na mesma BF, 33% dos internautas compraram em lojas virtuais que nunca tinham ouvido falar?
Esse comportamento de compra dos brasileiros, revelado pela pesquisa da Provokers Consultoria, é cada vez mais recorrente. E ocorre também em vários outros segmentos inclusive em empresas offline que estão também no meio digital.
O crescimento das vendas não é o único benefício que você pode obter ao levar seu negócio para o online. Outro resultado possível com sua empresa na internet investindo em Marketing Digital é a ampliação da consciência da marca (Awareness).
Quer descobrir como trazer seu negócio para o mundo digital? Confira esse post Marketagem até o fim porque você vai ficar por dentro do básico que é preciso fazer para isso. Confira só:
Antes de investir tempo e dinheiro na criação do blog da marca e em perfis de redes sociais, é importante sempre ter em mente o real motivo de levar sua empresa também para o mundo online.
É para aumentar as vendas? Fortalecer a marca? Independente da sua motivação, é preciso entender que ela será a base para nortear, não apenas as estratégias e ações do Marketing Digital, mas de todas as suas decisões futuras.
Sem contar que o planejamento de Marketing Digital precisa ser baseado em dados que serão analisados estrategicamente de acordo com os objetivos do negócio no meio online.
Eles tornam mais simples a compreensão da jornada do cliente (porque você vai passar a entender como eles se comportam no digital) e também criar ações de acordo com o funil de marketing.
Antes de entrar no meio online, é importante sua empresa conhecer muito bem o público-alvo que quer alcançar e também o que já está atingindo. Como se comporta seu target no meio digital? Isso é algo que você precisa saber para assegurar o sucesso das suas estratégias online.
Para isso, é necessário realizar pesquisas de marketing, entre outras, para analisar profundamente o mercado e seu público-alvo. E assim descobrir se vale mesmo a pena levar sua empresa para o meio online.
Tudo isso precisa ser pesquisado e analisado para descobrir se realmente vale a pena o investimento em canais digitais e até mesmo em quais deles.
Diferente do público-alvo, as personas da marca são as representações semi ficcionais dos clientes ideais do seu negócio. Caso sua empresa já as tenha, é importante atualizá-las periodicamente inclusive antes de entrar no digital.
Se não tiver, é importante desenvolvê-las porque a criação de personas ajuda muito em diferentes aspectos do Inbound Marketing. Desde a escolha dos canais de marketing digital mais adequados até a orientação de produção de conteúdo para blog.
Com essa humanização de dados, é mais fácil se colocar no lugar dos internautas e criar ações de Marketing Digital mais efetivas em todas as fases do funil.
Então, por exemplo, se sua empresa tem personas, é mais fácil entender se vale a pena ter uma conta da marca no Instagram ou se faz mais sentido investir em Facebook Ads. Ou até mesmo se manter um blog é mesmo a melhor estratégia no seu caso específico.
Criar um blog traz vários benefícios para sua empresa. Um dos mais importante é o fortalecimento da sua marca porque ela passa a ser conhecida por internautas de todo o Brasil e do mundo como autoridade no seu nicho.
Sem contar que facilita ainda que seu negócio seja encontrado no Google e outros buscadores pelas pessoas certas. O que contribui bastante para a geração de leads qualificados para seu negócio, além de aumento de tráfego orgânico.
Mas, vale lembrar que produção de conteúdo é algo mais amplo. Ou seja, vai além de conteúdo otimizado para blogs e sites. Isso porque inclui também as postagens realizadas nas redes sociais e até os vídeos produzidos para Youtube.
Marcar presença nas social medias é fundamental para começar uma conversa com suas personas e ainda distribuir os conteúdos do blog. Mas, nem sempre vale a pena criar perfil da marca em todas as redes sociais.
Na verdade, a dica é descobrir antes onde sua audiência está. No Facebook e no Instagram? Ou apenas no LinkedIn? Caso seu negócio tenha uma grande variedade de personas espalhadas pelas principais social medias, é importante se comunicar de forma assertiva com elas.
Para isso, é necessário muita pesquisa e planejamento de social media para realizar ações e campanhas mais assertivas para conectar sua marca com os clientes e prospects.
Outro tipo de produção de conteúdo é a criação de textos para campanhas de e-mail marketing. De uma maneira mais pessoal (comunicação 1 para 1 assinada por um membro da sua equipe e sem preocupação otimizações de SEO), essas mensagens precisam ser autorizadas pelos destinatários.
Dependendo da estratégia da sua marca, esses e-mails podem ser mais persuasivos e/ou informativos. Embora o ideal seja fazer um mix de ambos ( por exemplo: a cada 8 informações e conversas, 1 mensagem mais persuasiva para estimular as vendas).
Vale lembrar que as automações de e-mail marketing permitem que você realize segmentação dos contatos com maior facilidade, além de possibilitar a personalização do conteúdo que você irá enviar. O que simplifica o processo de nutrição de leads do ponto de vista tático.
As pessoas estão pesquisando cada vez mais na internet antes de comprar produtos online ou em lojas físicas e começar um relacionamento duradouro com as marcas.
Quando o seu blog responde para os internautas as principais dúvidas que eles têm relacionadas ao seu nicho, além de conferir mais autoridade a sua marca, ainda faz com que sua empresa esteja sempre viva na mente dos possíveis consumidores e clientes atuais.
Por esse motivo é recomendado que você invista em Search Engine Optimization (SEO) quando levar seu negócio para o digital. Isso porque serão realizadas várias estratégias e técnicas de otimização de site para buscadores.
Mas, vale lembrar que SEO está ligado à busca orgânica e traz resultado ao longo prazo. Por esse motivo se você quiser resultados imediatos para divulgação da sua marca, a dica é investir em publicidade online nos buscadores que seu público-alvo mais utiliza.
Outra coisa fundamental que você precisa saber antes de levar seu negócio para o digital é que tudo precisa ser medido e acompanhado frequentemente para poder ser analisada.
Para isso, será necessário usar algumas ferramentas de Marketing Digital específicas como:
Uma das etapas mais importantes do Marketing Digital, a análise de dados é indispensável para obter bons resultados no meio online. Isso porque permite que você avalie periodicamente durante o processo o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado.
Uma das ferramentas básicas para fazer isso é o Google Analytics. Com essa solução da empresa dona do maior buscador do mundo, você pode acompanhar a performance dos principais canais em um só lugar. Além disso, é possível descobrir em quais valem a pena investir.
Quer saber como usar o Google Analytics para investir em canais de Marketing Digital? É só assistir o vídeo abaixo porque nele eu explico como fazer isso passo a passo.
Levar seu negócio para o online é uma forma eficaz de expandir a consciência da sua marca (Awareness) e atingir o maior número de pessoas certas por meio da produção de conteúdo de qualidade focada nas personas do seu negócio e na divulgação nas social medias.
Sem contar que o investimento em diferentes canais de Marketing Digital ainda colabora para o aumento das vendas online e até mesmo offline. Isso porque a jornada do cliente na era mobile está cada vez mais multicanal (Omnichannel).
Quer aprender Marketing Digital para ajudar a potencializar os resultados do seu negócio? Assine a newsletter Marketagem para receber conteúdo novo via e-mail. Vale a pena também acompanhar nossas redes sociais e Youtube!
Tel: (21)4042-4410
Email: contato@marketagem.com.br
©2020. Todos os direitos reservados