Nos últimos anos, com o crescimento do Youtube, muito se ouve falar em monetização nessa plataforma. Mas, na verdade, não é só youtubers e grandes empresas que têm canal no buscador de vídeos que conseguem ganhar dinheiro com canais de Marketing Digital.  Também é possível monetizar site, blog e até mesmo redes sociais como o Instagram

Quer aprender algumas dicas de monetização para sua empresa faturar também no mundo digital? Então confere esse post Marketagem para ficar por dentro de algumas ideias que servem inclusive para freelancers, pequenas empresas e negócios locais. 

O que é monetização

O significado de monetizar é trazer retorno financeiro por meio de algo. Ou seja, no caso de um negócio online é quando você começa a recorrer a uma fonte de receita ou mais para fazer seu site, blog, ou até mesmo Instagram começar a dar dinheiro. 

Normalmente a monetização no digital costuma envolver estratégias de Marketing Digital e publicidade online. Isso porque não dá para influenciar pessoas sem ser conhecido, ainda que por um grupo de pessoas super segmentado (aliás, esse é o ideal para monetizar).

Como monetizar o Instagram

Como ganhar dinheiro no Instagram? Essa é a dúvida de muitas lojas físicas que querem passar a vender online e pessoas que querem criar perfil comercial na rede social para vender ou promover seus serviços.   

Não se preocupe! Ganhar dinheiro no Instagram não é só para famosos, digital influencers com milhões de seguidores ou grandes marcas. 

Também dá para faturar explorando sua expertise e se comunicando com audiências bem nichadas quando se tem uma microempresa ou negócios de pequeno ou médio porte. Confira algumas dicas de monetização nessa social media:  

Venda no Instagram usando o Instagram Shopping

O pagamento online direto no Instagram é uma expectativa do mercado, mas ainda não foi autorizado aqui no Brasil, até o momento. Mas, enquanto isso não acontece, os perfis de Instagram comercial conseguem realizar vendas pela rede social de maneira direta ou indireta.

E para isso, sua empresa pode optar pelo Instagram Shopping que, na verdade, não é exatamente uma loja virtual como pode parecer. É apenas um conector entre plataformas de ecommerce e a rede social. 

Mas, apesar disso, vale lembrar que para usá-lo não precisar criar um site. Isso porque dá para utilizar a loja do Facebook vinculando-a  com o Instagram.

Quem pode usar o Instagram Shopping 

Para conseguir usar o Instagram Shopping, você precisa atender alguns requisitos como:

  • Ter o Perfil Comercial no Instagram
  • Ter um e-commerce
  • Estar em conformidade com as políticas comerciais do Facebook
  • Estar localizado em um dos países habilitados (Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália e Espanha)
  • Conectar o perfil comercial  a um catálogo de produtos do Facebook para assim conseguir marcar seus produtos em suas publicações no perfil do Instagram e levar as pessoas para a página de compra.

Vender de maneira indireta: Instagram como canal de Marketing Digital 

Para isso, a marca precisa ter um blog/site de vendas ou ecommerce e fazer todo um trabalho de Marketing Digital usando o Instagram para atrair e levar as pessoas para as páginas. Portanto as  a vendas são realizadas fora do Instagram.

Use links aos seu favor

A dica é colocar o link na bio junto com um texto persuasivo para incentivar o usuário a deixar um pouco o Insta e ir comprar no seu site ou blog. 

No caso do link nos Stories, vale lembrar que só está disponível para perfis com mais de 10.000 seguidores. Mas, usando anúncios do Instagram (Instagram Ads), é possível fazer linkagem externa no bio também. 

Como a rede social tem um apelo visual forte, você precisa caprichar nas imagens das postagens e Stories que irá publicar para encantar e atrair seus possíveis clientes

Também é possível explorar o IGTV com conteúdos interessantes e relevantes para os seguidores e o Reels (que chegou há pouco tempo para bater de frente com o TikTok).  Vale ressaltar que essa nova aposta do Instagram está atrelada à onda dos vídeos verticais e curtos que tem crescido muito.

Use o Instagram Ads para promover seus posts 

Para aumentar as chances de vendas online no Instagram e também crescer o número de seguidores do seu perfil, a dica é investir em anúncios online. O aplicativo oferece diferente formas de publicidade (Instagram Ads):

  • Anúncios no feed 
  • Anúncios nos stories
  • Anúncios de vídeo
  • Anúncios de fotos
  • Anúncios de carrossel
  • Anúncios de coleções

Caso você tenha uma lojinha na rede social, você pode ainda usar o Instagram Shopping Ads que são anúncios específicos para produtos que podem aparecer no Feed ou na busca (Explore).

Instagram dá dinheiro, mas não é imediato! 

Existem diferentes possibilidades de monetizar Instagram. Mas nenhuma delas é instantânea. Até se você optar pela venda de produtos online, via Instagram Shopping, isso demanda todo um planejamento para dar conta de gerenciar vendas na rede social

O que engloba gerenciar anúncios online, conteúdo, imagens, vídeos, automação, atendimento online e por aí vai…

 Portanto o ideal é que você comece a dominar estratégias de Instagram, antes mesmo de criar seu perfil comercial, ou o quanto antes.

 Dessa forma o retorno financeiro passa a ser mais consistente. Isso porque aprender técnicas é importante, mas saber coordená-las bem, para ajudar você atingir seus objetivos, costuma dar melhores resultados.

 Como monetizar um blog ou site

Bem antes do Instagram existir, a monetização de site e blogs já ocorria. Ou seja, dá para ganhar dinheiro na internet com isso seja por venda direta de espaço publicitário nas páginas, seja por recomendações e avaliações para os internautas. Tudo vai depender dos seus objetivos com a criação do site ou blog.

 Mas, para ganhar dinheiro na internet com a monetização de páginas, a dica é você diversificar e combinar as diferentes técnicas. 

 Use Google Adsense

Baseado no tipo de conteúdo postado, público-alvo e até mesmo na quantidade de tráfego que seu blog ou site tem, os anunciantes do Google Ads pagam por publicidade online nas suas páginas. 

Para você ter uma ideia, você recebe 68% da receita (reconhecida pelo Google) com anúncio online no conteúdo e 51% para adsense no resultado de pesquisa. Como os lucros são variáveis, é importante usar outra forma de monetizar também. 

 Realize vendas direta de anúncios

Outra opção é você mesmo prospectar empresas para anunciar no seu site ou blog. Ou aguardar que elas entrem em contato pedindo seu Midiakit..

 Assim você mesmo define o preço que irá cobrar pelo espaço para anunciante em suas páginas. Caso queira prospectar, é como uma Venda B2B. Confira algumas dicas de como fazer:

  1. Identifique as potenciais empresas que poderiam se interessar em pagar por conteúdo no seu blog ou site Ajuda muito pensar em nichos diferentes e complementares porque provavelmente têm o mesmo target. Ex: você tem um escritório de arquitetura (o que dá ao site autoridade no assunto) então você pode prospectar ecommerces de móveis, marcas de tinta, lojas de quadros e decoração, etc. 
  2.  Prepare um midiakit: documento que contém sua tabela de preço, personas,  target, métricas relevantes, entre outras informações de interesse dos anunciantes.
  3.  Estude muito bem:  não só as potenciais empresas que você deseja fechar negócio como também o mercado e a concorrência delas. Depois elabore uma proposta comercial para mandar para ela. 
  4.  Tenha bom relacionamento com a marca: para facilitar o contato e negociação. Para isso, a dica é  ter um briefing comercial para orientar a criação de uma proposta comercial de valor. O que aumenta consideravelmente as chances de você obter sucesso. 

Outra forma de monetizar blog ou site é com conteúdo patrocinado. Ou seja, uma empresa compra o espaço na sua página para publicar um texto que deseja ou negocia para você escrever esse post para ela e publicar na sua página. 

Muita agências de marketing digital inclusive entram em contato com blogueiros do nicho que interessa aos clientes delas para a publicação de posts patrocinados. 

Uma dica importante é levar em conta o tipo de conteúdo e nicho do seu prospet ou cliente. Dessa forma você evita comprometer a credibilidade da sua marca com informações não relevantes e não prejudica o SEO do site ou bliog.  

Por exemplo: o blog da sua marca é sobre moda feminina  e você publica um publipost sobre caixa de ferramentas. Dificilmente o seu público-alvo vai se interessar, além de perder visitantes e leads, o buscador ainda pode entender como irrelevante e a página não ranquear bem.

Faça avaliação de produtos ou serviços (reviews)

Quando a autoridade e influência do seu site ou blog com determinado segmento é grande também pode despertar o interesse de outras empresas, não apenas para publiposts, mas inclusive para você testar um produto ou serviço dela para publicar uma análise no blog da sua marca. Aliás, nada impede que você entre em contato também tentando essa parceria.

 Venda produtos online

Criar uma loja virtual dentro do seu site ou blog para sua marca vender produtos próprios também é uma ótima forma de ganhar dinheiro na internet. 

 Para isso, você precisa de planejamento e não esquecer de produzir conteúdo otimizado para SEO dos produtos. Lembre-se quando o internauta não tem o máximo de informação necessária para realizar a compra online, ele fecha negócio com a concorrência.

 Então não esqueça de colocar as dimensões, benefícios, tamanhos, cores e vantagens de comprar na loja virtual da sua marca (frete grátis, parcelamento, etc.).

Disponibilize conteúdo exclusivo para assinantes

Caso sua empresa seja de serviços, a dica é vender conteúdo de qualidade em uma área destinada a isso como, por exemplo, materiais premium. Para ter acesso a esses infoprodutos, é preciso ou pagar uma assinatura mensal ou então realizar a compra online. 

Ou seja, pode ser desde ebooks produzidos com sua expertise até aulas virtuais ou eventos online. Para decidir o que oferecer como conteúdo exclusivo, a dica é levar em conta o ramo da sua empresa e o seu perfil de público-alvo e personas.    

Afiliados

Outra fonte de monetização de páginas são os programas de afiliados .Neles, é possível ganhar dinheiro na internet por comissão de vendas de produtos de terceiros. Ou seja, você pode escolher os produtos ou serviços que têm a ver com o nicho do seu site ou blog para publicar conteúdo sobre eles.

Como o ganho não é rápido, além de ser variável, a dica é você investir também em outras maneiras de monetizar o site.

Conclusão

 Existem várias formas de monetizar seu negócio no digital. É possível ganhar dinheiro com o Instagram e também com as páginas do seu site ou blog. O ideal é você diversificar e sempre escolher o que faz sentido para as estratégias e valores da sua empresa.

Além disso, antes de tomar a decisão de monetizar, é bom estudar o comportamento do seu público-alvo. E as pesquisas de Marketing podem ajudar nisso. 

Então se pergunte: será que esse infoproduto resolve alguma dor da minha persona? Será que colocar produtos à venda no Instagram vai agregar aos objetivos de Marketing da minha empresa? E por aí vai…

 

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Kit de sobrevivência com 7 ferramentas gratuitas de mídias sociais

Next Post

Como definir publico-alvo para seu negócio no online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top
Abrir a conversa
1
Fale com um especialista pelo Whatsapp
Olá! 👋
Caso tenha alguma dúvida, fale com um especialista por aqui!