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Como produzir conteúdo baseado em personas?

construção de personas

Desde o início da popularização da internet e da ampliação do acesso aos computadores pessoais na década de 1990, as formas como os meios digitais foram utilizados para cumprir objetivos de marketing foram sendo modificadas, se adaptando aos novos meios e hábitos dos usuários.

Já tem alguns anos a produção de conteúdo é vista como o santo graal do marketing digital, prometendo alavancar resultados e dar maior força às marcas através, especialmente, de três pilares: atração, engajamento e fidelização.

Se o “conteúdo é rei”, contudo, isso não significa que basta uma empresa criar um blog e estar presente nas redes sociais mais utilizadas para obter sucesso na internet.

Para se destacar no oceano de informações existentes na web é preciso ter qualidade, ser original e relevante.

Personas como guia para produção de conteúdo

Um conteúdo relevante para um usuário não necessariamente o será para outro, de tal forma que mesmo nos meios digitais é preciso conhecer muito bem o público que irá trabalhar para uma estratégia de marketing digital de sucesso.

O conceito de público-alvo, familiar aos profissionais de marketing, pode ser definido como uma parcela da população que serve como potenciais clientes a uma empresa, o que embora seja uma informação inegavelmente útil em diferentes aspectos, pode não ser o suficiente para direcionar uma produção de conteúdo de destaque.

Nesse sentido, as personas são elementos que irão fornecer uma base de informações aprofundada que servirá para direcionar a produção de conteúdo, seja ele textual ou audiovisual, de forma a estabelecer uma comunicação efetiva com seus potenciais consumidores.

Isso porque persona é a representação do(s) seu(s) cliente(s) ideal (ais), humanizando-o e lhe dando personalidade, permitindo adotar uma estratégia de marketing totalmente direcionada e que considere as expectativas, os anseios, sonhos e medos daqueles que serão tingidos por sua mensagem.

Mas atenção: um produto, serviço ou marca pode atender perfis diferentes, de tal forma que é plenamente possível trabalhar com mais de uma persona, entendendo que cada uma delas exigirá certo tipo de conteúdo, linguagem, estratégia, etc.

Na hora de definir as personas de um negócio, esteja ele consolidado ou começando a atuar no mercado, algumas perguntas podem servir como guia, tais quais:

  • Quem é seu cliente potencial?
  • Quais assuntos ligados ao seu setor são do interesse deles?
  • No que ele trabalha? Além disso, o que gosta de fazer?
  • Qual o nível de instrução?
  • Que tipo de informação consome e por quais mídias?
  • Quais sãos seus sonhos, frustrações e desafios?
  • Quem influencia sua decisão de compra?

Embora seja um perfil fictício, ele deve sempre ser elaborado pensando no público que pretende ou já é atingido, servindo de guia na escolha de temas, formatos, linguagens, estilos, definição de estratégias.

Vamos imaginar uma loja de móveis planejados que tem duas personas: profissionais de design de interiores consolidados no mercado e jovens em busca de decorar sua primeira residência.

A busca por informações possivelmente serão diferentes.

Enquanto no primeiro caso o uso de termos técnicos e conteúdos mais aprofundados provavelmente pautarão as mesmas.

No segundo, dicas, informações sobre custos, vantagens e outras generalidades devem ser predominantes.

Necessidades e anseios diferentes levam a buscas por informações diferentes.

No oceano de informações da internet não basta ter conteúdo, é preciso ser relevante.

Trabalhar com personas na hora de produzir conteúdo permite que as ações de marketing atinjam de maneira assertiva o público de uma empresa ou marca, estabelecendo uma comunicação efetiva com os potenciais consumidores.

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