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Como realizar uma pesquisa de palavras chave para SEO?

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Vivemos na era do conteúdo e o Marketing de conteúdo tem sido a melhor alternativa para empresas que desejam obter crescimento sustentável sem investir um caminhão de dinheiro em mídia. o SEO (busca orgânica) tem papel chave em uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo e é sobre isso que falarei hoje.

Como realizar uma pesquisa de palavras chave para SEO? Ficou curioso? Continue comigo no post e veremos um passo a passo simples de como realizar essa importantíssima tarefa dentro do processo de SEO.

Primeiras coisas primeiro. O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca (Google, Yahoo, Bing, etc), ou seja, quando um usuário digita no Google uma palavra-chave, por exemplo, o objetivo do SEO é fazer com que o seu site apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica (isso pode acontecer com uma ou mais páginas).

Por que devo aprender SEO?

Se você deseja trabalhar em uma empresa antenada com o que acontece no Marketing Digital, com certeza você esbarrará com produção de conteúdo e Inbound Marketing. Isso vale para futuros publicitários, futuros jornalistas, ou seja, futuros profissionais de marketing digital em geral.

Se falamos de produção de conteúdo, consequentemente falamos de SEO. Para produzir conteúdos otimizados para SEO, é necessário entender o processo, os fatores e as tarefas envolvidas.

Leia também: Jornalismo de marca e oportunidades para futuros jornalistas.

Para aparecer nas primeiras posições é simples?

Muitas pessoas têm a impressão que é super simples aparecer nas primeiras posições dos buscadores, afinal, até hoje vemos empresas vendendo esse serviço como se fossem ciganos.

Trago a pessoa amada em 2 horas!

Podem tirar o cavalinho da chuva porque o trabalho de SEO é de formiguinha e constante. Quando digo constante, levo o seguinte pensamento “O que te levou ao topo não irá te manter no topo”, ou seja, para se manter no topo das buscas, as tarefas envolvidas no processo de SEO devem ser constantemente revistas e isso talvez implique em adequação de conteúdo ou até troca de palavra chave em foco.

Aaaah, legal Victor! Você falou no processo de SEO 2 vezes! Que processo é esse? Que tarefas estão envolvidas nesse processo?

O processo de SEO é dividido em dois grandes grupos de fatores (que englobam técnicas e tarefas). São eles: ONPAGE e OFFPAGE

O que é o SEO Onpage?

Os fatores Onpage caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site, ou seja, são tarefas executadas para melhoria do próprio site sem dependência de terceiros (veja a figura acima).

O que é o SEO Offpage?

Os fatores Offpage caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos externos do site, ou seja, são tarefas executadas para melhoria de fatores externos do site, como por exemplo:

  • A qualidade dos sites que apontam (possuem) para o seu;
  • O Page Rank de cada site apontador;
  • Há quanto tempo seu site está sendo apontado;
  • O título das páginas que têm links para seu site;
  • O texto usado no link e ao redor dele;
  • A relevância do seu conteúdo nas redes sociais;
  • entre outros fatores…

Aonde entra a pesquisa de palavras chave para SEO, Victor?

Como vimos acima nos fatores onpage, tudo gira em torno das palavras chave. Com isso, a pesquisa de palavras chave para SEO é a primeira tarefa a ser executada nos fatores Onpage. Pensando de forma fria realizar uma pesquisa de palavras chave pode parecer algo extremamente simples mas se pensarmos em algumas questões ( Qual é a dificuldade de ranquear para essa palavra? / Como é a concorrência para essa palavra chave? / Qual é o volume de busca mensal para essa palavra? / Ela é uma palavra genérica ou de calda longa?), o negócio começa a ficar um pouco mais embaçado.

Para facilitar a pesquisa de palavras chave para SEO, apresentarei um passo a passo de como executar esta tarefa essencial com auxílio de algumas ferramentas gratuitas que estão disponíveis nesse mundão digital.

Passo 1 – Como ter ideias de palavra chave

NUNCA construa conteúdo com base em achismos, sempre construa conteúdo com base nas necessidades de público-alvo (ou persona, que falarei em um post futuro sobre).

Ao saber o que o seu público deseja, a pesquisa de palavras chave para SEO fica muito mais interessante e focada. Para dar uma senhora ajuda nesse processo, apresentarei 2 ferramentas bem legais que geram ideias de palavra chave com base em uma simulação de busca sua. São elas: https://ubersuggest.io/ e https://keywordtool.io/.

A utilização de ambas é bem simples:

  • Certifique-se que a sua simulação de busca seja para Google BR (vale para as duas);
  • Aguarde a geração de ideias;
  • Escolha as palavras que acha mais adequadas para a montagem de um bom conteúdo;
  • Siga para o passo 2.

PS: As 2 geram ideias. Para checar o volume de buscas mensais, utilizaremos outra ferramenta gratuita. A https://keywordtool.io/ possuí em sua versão paga o volume de busca mensal para todas as palavras sugeridas.

Passo 2 – Checar o volume de buscas / concorrência

Com as sugestões de palavra chave gerada no passo 1, você utilizará a ferramenta de palavras chave do Google para ter noção da concorrência e uma ideia de buscas mensais palavras sugeridas.

Mas fique atento, pois a ferramenta passou por algumas mudanças que prejudicaram um pouco o uso dela para SEO.

Os resultados não estão mais tão exatos como costumavam ser.

Se antes buscássemos “seo,pesquisa”, a resposta seria o print abaixo.

google keyword planner

Já hoje, a resposta é a seguinte:

keyword planner atualizaçõesNotou a diferença?

Dificilmente você identificará um número muito preciso para definir as palavras-chave para produção de conteúdo.

E agora? O que fazer?

A mudança aconteceu para que as pessoas utilizem a ferramenta atrelada a uma campanha de Google Adwords. Sendo assim, basta criar uma campanha de Adwords que a visualização voltará a ficar boa.

Caso não tenha campanhas de Adwords em pauta, a sugestão é utilizar outras ferramentas, como por exemplo o SEMrush, que não tem a mesma precisão do antigo Keyword Planner mas é uma ferramenta fantástica.

Passo 3 – Checar as tendências

Para finalizar, jogue a palavra que mais lhe chamou atenção na ferramenta de palavras chave do Google Google Trends e veja como está o comportamento dela com o tempo e se existem palavras que estão com busca crescente.

Pronto! Seguindo esses passos, você poderá desenvolver um conteúdo bastante otimizado para SEO e poderá também acompanhar a evolução dos acessos via busca orgânica no Google Analytics (já que você montou o conteúdo especificamente para uma palavra) .

PS: Como as mudanças no Keyword Planner são bem recentes, o futuro nos reserva muitos desafios. Então, pode ter certeza que muito em breve esse post será atualizado com novidades.

Existe algum outro assunto relacionado que gostaria de ver aqui no blog do Marketagem? Entre na conversa com a gente. Adoraríamos ouvir a sua opinião!

Este post tem 2 comentários

  1. Obrigado por compartilhar este artigo. Parabéns.

    1. Obrigado pelo feedback, Marcio!

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