Entenda como usar as métricas no Marketing Digital

métricas no marketing digital

As empresas investem em marketing digital por acreditarem que essa estratégia dará mais retorno que outras estratégias.

Em muitos casos elas estão certas, pois o ambiente digital quando bem trabalhado pode alavancar absurdamente negócios ao sucesso.

Provavelmente uma dessas perguntas está martelando a sua cabeça agora:

  • O que podemos fazer para garantir esse sucesso?
  • Como saber se um post do Facebook se comunicou de forma correta com a audiência?
  • Se um site está atraindo e retendo os visitantes corretos?
  • Se um blog possui conteúdo relevante e envolvente?
  • Se uma campanha de Ads vale a pena?
  • Como mostrar para os seus clientes o retorno que obtiveram em todo o investimento realizado?

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensuração de praticamente tudo e essa é a resposta para praticamente para todas as perguntas feitas acima: Saber o que medir e o que fazer com as métricas, pois um relatório sem tomada de decisão significa que você está caminho errado.

Aqui mesmo no blog já apresentamos algumas métricas de marketing digital e nesse post vamos mostrar como utilizar algumas que farão a diferença em seu trabalho.

Se prepara e vai fundo!

Usando as métricas de marketing digital a seu favor

Hoje é possível obter quase qualquer dado que lhe interesse.

Essa infinidade de informações permite otimizar ações de marketing, comprovar a eficácia e conhecer melhor o comportamento de seu público.

Porém, contudo, todavia… Excesso de informação também pode ser um tiro no próprio pé.

Por isso, a primeira tarefa ao trabalhar com métricas no marketing digital é saber separar aquelas que realmente importam das que são irrelevantes, como as métricas de vaidade, por exemplo.

“Poxa, mas tudo gira em torno de resultados?” Sim! O objetivo final de toda empresa é obter lucro. Então uma hora ou outra baterão nessa tecla.

Sabendo escolher e priorizar as métricas que irá utilizar, você não apenas facilitará seu trabalho como comprovará os resultados com maior facilidade.

Se você já está sentindo aquela angústia no peito, fique tranquilo!

Confira abaixo alguns indicadores de performance e métricas de acordo com os objetivos e ações.

Indicadores e métricas para vendas

indicadores de performance para vendas

Se o objetivo é fazer com que empresas vendam mais e tenham mais lucro, você precisa entender de indicadores e métricas que tenham ligação com vendas / resultados financeiros.

 ROI:

O ROI é um indicador que por meio dele, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) com cada investimento realizado.

Para calcular o ROI de uma determinada ação ou canal, você deverá fazer a seguinte conta:

ROI = Receita gerada pelo canal ou ação – custo do canal/ação / custo do canal/ação

O ROI é composto por métricas, que nesse caso são:

  • Receita gerada pelo canal ou ação
  • Custo do canal ou ação

Custo de aquisição por cliente (CAC):

Saber quanto custa a conquista de um novo cliente é um indicador importantíssimo para as empresas visualizarem se o investimento em marketing tem valido a pena quanto para avaliar seu trabalho.

Caso o CAC esteja muito alto isso pode ser um bom indício que talvez sua estratégia não esteja tão boa assim.

Afinal, será que vale a pena conquistar 100 clientes a um valor de R$ 20,00 cada, sendo que o ticket médio de compra é de R$ 30,00?

CAC = despesas + investimentos em marketing/ número de novos clientes

PS: Perceberam que a lógica de cálculo do CAC é bem parecida com a do ROI?

Ticket médio:

Possibilita entender o valor médio gasto por consumidores de um negócio.

Para você, pode ser um importante indicador de como os usuários do site tem se comportado e pode dar dicas valiosas sobre quais produtos e serviços devem ser trabalhados em futuras campanhas.

O ideal é que faça o cálculo mensal desse valor, o que é simples de se obter.

Ticket Médio Mensal = receita do mês/ número de clientes por mês

PS: Essa informação pode ser facilmente encontrada no Google Analytics, caso ele esteja bem configurado.

Indicadores e métricas para marketing de conteúdo

indicadores para conteúdo

O marketing de conteúdo está no topo das paradas.

Porém mesmo estando no topo, muitas empresas e profissionais possuem dúvidas em como mensurar o trabalho de conteúdo.

Confira abaixo alguns indicadores de performance e métricas importantes.

Taxa de conversão:

A conversão pode ser definida como uma ação que um usuário toma ao interagir com um conteúdo ou oferta de conteúdo.

Exemplo: Preenchimento de formulários, Download de um e-book, Assinatura de uma newsletter, entre outras..

Lembre-se: o grande objetivo do marketing digital é promover conversões, por isso fique sempre ligado nessa métrica e acompanhe-a cuidadosamente.

Uma taxa de conversão baixa pode ter diferentes significados, desde problemas de usabilidade em sua landing page, conteúdo inadequado, público alvo mal definido, etc.

Taxa de conversão = número de visitantes em uma página/ número de visitantes que realizaram a ação desejada

Taxa de conversão do funil de vendas:

Lembra do funil de vendas? Aquele esquema que mostra cada etapa da decisão de compra? Pois é, ele é muito útil também no marketing de conteúdo e serve como um fio condutor dos potenciais clientes através de uma jornada de compra.

Em cada uma dessas etapas o potencial cliente se encontra em uma fase diferente exigindo assim estratégias e conteúdos específicos a cada um.

A taxa de conversão aqui contribui para conhecer os resultados atingidos em cada uma dessas etapas.

Indicadores e métricas para Anúncios (Ads)

Mesmo com a ascensão do conteúdo a mídia paga (Ads) ainda é uma das formas mais rápidas e eficientes de obter resultado na web.

Configurando bem as campanhas, é possível conseguir uma alta conversão com baixo investimento.

Para te ajudar nessa tarefa, fique de olho nas métricas e indicadores abaixo:

Click-trough-rate (CTR)

O CTR ou Taxa de Cliques é um dos indicadores mais importante dos anúncios pagos.

O raciocínio aqui é simples: para um anúncio ter bons resultados, as pessoas precisam clicar nele.

A partir dessa taxa você será capaz de analisar todos os pontos de sua campanha. Um CTR alto indica que seus anúncios estão atraentes, enquanto uma CTR baixa significa que seu anúncio precisa ser melhorado.

CTR (%) = (número de cliques no anúncio/número de impressões do anúncio) x 100

Custo por Clique (CPC):

Se você está se arriscando no mundo dos anúncios pagos é fundamental considerar essa métrica.

O ideal é sempre conseguir o menor CPC possível por isso esse dado também serve para lhe mostrar quais versões de seus anúncios estão obtendo o melhor desempenho, quais devem ser melhoradas e lógico, quais devem ser descartadas sem dó nem piedade.

Para calcular o CPC é bem simples, basta dividir o custo da campanha pelos números de cliques obtidos.

PS: Essa métrica é bem simples de ser visualizada em qualquer plataforma de publicidade.

Moral da história

O marketing digital além de oferecer a possibilidade de alcançar audiências enormes de forma muito mais assertiva e acessível, possui uma capacidade de enorme de mensuração.

Esse artigo teve como objetivo apresentar a utilização de algumas métricas e indicadores de performancelevando em conta dois aspectos:

  • Saber mostrar para os seus clientes o retorno do investimento, como o dinheiro vem sendo aplicado e quais os resultados obtidos, não se trata apenas de uma obrigação, mas de valorizar o SEU trabalho.
  • Através da análise das métricas é possível qualificar suas ações e campanhas, realizando testes A/B para conseguir sempre o melhor resultado.

Isso quer dizer que você deve considerar apenas as métricas que foram tratadas no artigo? Não!

Especialmente sobre o último aspecto, há diferentes métricas que podem ser utilizadas em seu favor, porém tudo dependerá do seu objetivo.

Saber fazer as perguntas certas é o segredo para encontrar as respostas que precisa e não se perder no mar de números e informações nem sempre relevantes.

Comece devagar, trabalhe com as que mencionamos aqui e aos poucos vá se aprofundando no assunto.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de assuntos e temas que gostaria ver em nosso blog? Deixe um comentário.

Sobre o Autor

Formado em Publicidade e com MBA em Gestão de Projeto. Possui sólida experiência em Marketing Digital e é especialista em SEO. Além disso é co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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