Como distribuir o budget entre os canais de Marketing Digital da melhor maneira possível?
Quer saber como fazer? Acompanhe nosso post até o final porque você vai entender o que precisa ser configurado e avaliado no Google Analytics para investir na medida certa em cada canal. Ou então assista o vídeo abaixo para aprender como investir em Marketing Digital usando o Google Analytics.
Quando uma empresa realiza o planejamento de Marketing Digital, ela toma como base os objetivos do setor (que de preferência devem estar alinhados aos do negócio).
A partir daí, esses objetivos devem ser quebrados em metas que se tornarão tarefas e serão organizadas em um cronograma para entrarem na fila de execução.
Aqui no Marketagem, por exemplo, usamos o Trello. Mas, assim como as metodologias ágeis variam de empresa para empresa, a forma de montar o cronograma de tarefas e gerenciar o tempo também pode mudar.
Só depois disso tudo é que o Google Analytics (GA) entra no processo para garantir a mensuração. Dessa forma os gestores e/ou outros profissionais responsáveis conseguem analisar a performance de cada canal de marketing da empresa.
Aumentar vendas é um exemplo de objetivo (ou seja, está ligado à estratégia) enquanto aumentar vendas em 30% em 4 meses já seria uma meta (que tem a ver com táticas).
Como transformar objetivo em metas no GA? No vídeo abaixo, eu explico os tipos de metas que podem ser configuradas na ferramenta de análise do Google e como funciona essa parte do planejamento de Marketing Digital.
Após determinar seu objetivo, é hora de cadastrar as metas desejadas na ferramenta. Isso porque são elas que vão indicar quando as atividades configuradas foram concluídas pelo internauta em seu site.
Então ao configurar metas no GA, você permite que a ferramenta gere métricas importantes como Taxa de Conversão e Conversão (quantidade de metas atingidas) para serem analisadas.
E com base nelas, você consegue identificar a contribuição de cada uma para os objetivos do negócio (o que é indispensável para todos os tipos de empresas principalmente para as totalmente online como uma loja virtual).
Vale destacar que no Google Analytics, meta atingida é sinônimo de conversão. Ou seja, converter não se limita apenas a quantidade de vendas realizadas no seu site. Pode ser também:
Analisar o funil multicanal ajuda bastante a descobrir em quais deles você deve investir mais e menos. Isso porque esse recurso do Google Analytics mostra todo o caminho percorrido em suas páginas pela pessoa até a compra como:
Por exemplo: um consumidor pode ter conhecido sua loja virtual ao pesquisar algo no Google e o blog da sua marca ter respondido. E a partir daí, essa pessoa começou a jornada do cliente. Leu posts, converteu várias vezes (baixando e-books, participando de lives, etc.) até que finalmente realizou a compra.
Em casos assim, os dados da ferramenta do Google vão indicar alta em métricas de conversão. O que vai fazer você concluir que vale a pena investir em SEO e em Inbound Marketing.
E possivelmente você irá planejar um aumento do budget para os dois no próximo quarter. E com o aumento do investimento em otimização para buscadores, você poderá reduzir um pouco o custo com Publicidade Online (Ads).
Uma outra forma de chegar a dados que irão ajudar é comparar segmentos de usuários (ex: comparar usuários que chegaram ao site através do orgânico e converteram VS usuários que chegaram ao site através do orgânico e converteram).
Configurar metas no GA permite que métricas de conversão possam ser analisadas na ferramenta. Além disso, os funis multicanais do Google Analytics mostram como cada canal de Marketing Digital contribui para os resultados da sua empresa.
Para você conseguir direcionar seus investimentos em Marketing Digital, da melhor maneira possível, é só analisar esses dados periodicamente.
Mas, lembre-se: as decisões de aumentar e diminuir os budgets de cada canal precisam ser tomadas levando em conta também o objetivo do negócio e as estratégias adotadas.
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