Tel: (21) 3620-8232

Como usar pesquisas de marketing para melhorar seu negócio

o que é pesquisa de marketing

Empreendedorismo e risco andam de mãos dadas.

Mas, é possível arriscar o mínimo possível em muitas áreas do seu negócio.

Basta adotar algumas medidas como a realização de pesquisas de marketing.

Consideradas verdadeiras ferramentas estratégicas para a tomada de decisão, elas conseguem coletar dados reais sistematicamente para serem analisados pela empresa, o que reduz bastante as chances de escolha de caminhos mais arriscados ou ineficazes.

O que são pesquisas de marketing?

Muito além de perguntas feitas pela marca e respostas dadas por consumidores e prospects, a pesquisa de marketing é um raio x do mercado em relação ao objeto de investigação da organização.

Isso porque resulta em um levantamento de dados reais, o que a torna uma ferramenta estratégica fundamental para minimizar riscos.

Segundo Philip Kotler, a pesquisa de marketing engloba do planejamento à análise passando pela coleta de informações.

O pai do Marketing a define ainda como “a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”.

Portanto a pesquisa de marketing é indispensável para criar soluções eficazes para a organização.

Além disso, ela ainda apresenta novas oportunidades para o negócio.

Alguns tipos de pesquisa de marketing

  • Pesquisa de marketing exploratória: seu objetivo é explorar melhor um problema (que muitas vezes ainda é nebuloso para a empresa) para gerar insights e formular hipóteses a serem testadas futuramente. Na prática, o método exploratório costuma ser usado antes do planejamento de campanhas ou para que os profissionais de marketing fiquem mais familiarizados com os temas dos projetos. Ou seja, a pesquisa exploratória tem um papel fundamental na tomada de decisões mais assertivas.
  • Pesquisa de marketing descritiva: serve para identificar fenômenos ou analisar a relação entre duas variáveis (por exemplo: nos últimos 3 anos, só no início de setembro, as vendas tiveram queda na minha loja virtual). Para isso, descrições, classificações e interpretações de dados obtidos por meio de questionários e entrevistas são utilizados.  
  • Pesquisa de marketing experimental: serve para realizar experimentos para descobrir a relação entre causa e efeito por meio de experimentos. Realizar teste A/B é um exemplo desse tipo de pesquisa de marketing.

Pesquisas de marketing aplicadas no Digital: confira exemplos de sucesso no mercado

pesquisa aplicada no digital

Faz tempo que responder pesquisas de marketing deixou de ser algo chato e desinteressante para o usuário.

Algumas empresas no Brasil e no mundo elaboram estratégias criativas, interessantes e que realmente funcionam bem.

Confira alguns exemplos de sucesso:

  • Opinion Box: é um exemplo de empresa que aplica pesquisa de marketing ao entregar conteúdo aprofundado de valor como o Panorama Mobile Time que é divulgado periodicamente. Mas, ela se destacou mesmo ao ser pioneira no Brasil, em 2016, ao testar o envio de pesquisas por meio de chatbots no Facebook Messenger para descobrir se era viável essa nova estratégia.
  • Rock Content: inspirada no sucesso da pesquisa de marketing da Hubspot, a startup mineira também lança periodicamente o relatório Content Trends (que é a maior pesquisa de Marketing de Conteúdo da América Latina).  

Como Search Lab aplica suas pesquisas de marketing

Simples, rápidas e que dão bons resultados, assim são as pesquisas de marketing  realizadas aqui na Search Lab e também no Marketagem.

Quando um novo usuário assina a newsletter, ele recebe um e-mail de boas-vindas informando que começará a receber postagens nossas.

Mas, também dando a ele a oportunidade de dar sugestões de assuntos para nosso blog.

Então a partir da resposta do nosso público-alvo, é possível tomar as melhores decisões sobre planejamento de conteúdo otimizado e também conhecê-lo melhor (saber de onde ele vem, o cargo dos leitores, etc.)

Outras estratégias para o setor de Marketing pesquisar com sucesso

Existem também formas mais simples, e não menos eficazes, de aplicar pesquisas de marketing em seu site ou loja virtual como:

  • Criar pop ups no site convidando o usuário para um teste de usabilidade
  • Perguntar qual outro assunto ele gostaria de saber mais
  • Perguntar se o conteúdo da página foi útil e se ele ficou satisfeito, etc.

Ferramentas de pesquisa (gratuitas e pagas)

ferramentas-de-pesquisa

Para facilitar a vida dos profissionais de Marketing na hora de aplicar pesquisas, a dica é usar algumas ferramentas específicas.

É possível usar, por exemplo, o Google Forms que é gratuito. Mas, há também outras que são pagas como o Hotjar e Getsitecontrol.

Google Forms

Mais do que permitir a criação de formulários e enquetes pelos internautas, a ferramenta gratuita do Google organiza os dados em tempo real e elabora automaticamente gráficos com base nas respostas dadas por seus usuários.

O que é bastante útil para quem trabalha com pesquisas de marketing.

Hotjar

hotjar

É uma ferramenta paga que oferece dados sobre o comportamento dos usuários dentro do seu site. (PS: Ele também possui um plano gratuito ótimo para testar a ferramenta)

O que permite saber onde ele é mais visitado ou está recebendo menos interação.

Com isso, você pode conhecer os pontos fracos para serem aprimorados como, por exemplo, algumas páginas de formulários que nunca são preenchidos ou são abandonadas pela metade pelos internautas.

O recurso Form Analytics monitora como os usuários se comportam ao preencher cada campo.

Então você fica sabendo em quais as pessoas desistem do formulário e também os que elas levam mais tempo para concluir o preenchimento, etc.

Com esses dados preciosos fornecidos pelo Hotjar, a empresa consegue otimizar as páginas de formulário trazendo melhores resultados.

Getsite Control

getsitecontrol

É outra ferramenta para pesquisa de marketing paga que ajuda a melhorar o desempenho dos formulários.

O Getsitecontrol permite criar formulários personalizados e facilita também conseguir feedbacks já que o usuário recebe notificações instantâneas sempre que um internauta realiza o preenchimento.

Ou seja, dá para responder na hora.   

Além disso você pode inserir no site pop ups de cadastramento bem precisos e segmentados para os usuários realizarem inscrição, mas com o diferencial de dispensar aquela grande quantidade de campos que costuma desestimular as pessoas na hora de preencher.

Como usar essas ferramentas?

Tanto o Hotjar quanto o Getsite Control são bem simples de utilizar.

Utilizaremos como exemplo a configuração do Hotjar.

Passo 1 – Instalar a ferramenta

A instalação da ferramenta pode ser feita via Google Tag Manager. Veja abaixo o passo a passo de como realizar a instalação.

configuração da tag do hotjar
Configuração da Tag do Hotjar
configuração do acionador do hotjar
Configuração do acionador do Hotjar

Passo 2 – Crie a pesquisa na ferramenta e a publique

Após a configuração do acionador, basta publicar a tag e seguir para a criação da pesquisa em si.

Criação de pesquisa no hotjar
Criação de pesquisa no Hotjar
criação das perguntas no hotjar
Criação das perguntas no Hotjar

Após a criação das perguntas, basta definir qual será o comportamento de ativação da pesquisa (saída da página, depois de x segundos, logo que entrar na página, etc) e ativar a pesquisa.

Feito isso, basta acompanhar as respostas e agir conforme os feedbacks recebidos.

Leia também

Conclusão

Pesquisas de marketing não precisam ser complicadas de executar ou frutos de um processo longo e complexo.

Como foi visto neste post, elas podem ser simples de aplicar e bem eficazes.

Mas, tudo vai depender da sua criatividade ser alinhada com os objetivos da empresa assim como fazemos aqui na Search Lab.

Deixe uma resposta

DESEJA APRENDER MARKETING DIGITAL GRATUITAMENTE?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Receba nossas postagens por e-mail

Fechar Menu