Empreendedorismo e risco andam de mãos dadas.
Mas, é possível arriscar o mínimo possível em muitas áreas do seu negócio.
Basta adotar algumas medidas como a realização de pesquisas de marketing.
Consideradas verdadeiras ferramentas estratégicas para a tomada de decisão, elas conseguem coletar dados reais sistematicamente para serem analisados pela empresa, o que reduz bastante as chances de escolha de caminhos mais arriscados ou ineficazes.
Muito além de perguntas feitas pela marca e respostas dadas por consumidores e prospects, a pesquisa de marketing é um raio x do mercado em relação ao objeto de investigação da organização.
Isso porque resulta em um levantamento de dados reais, o que a torna uma ferramenta estratégica fundamental para minimizar riscos.
Segundo Philip Kotler, a pesquisa de marketing engloba do planejamento à análise passando pela coleta de informações.
O pai do Marketing a define ainda como “a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”.
Portanto a pesquisa de marketing é indispensável para criar soluções eficazes para a organização.
Além disso, ela ainda apresenta novas oportunidades para o negócio.
Faz tempo que responder pesquisas de marketing deixou de ser algo chato e desinteressante para o usuário.
Algumas empresas no Brasil e no mundo elaboram estratégias criativas, interessantes e que realmente funcionam bem.
Confira alguns exemplos de sucesso:
Simples, rápidas e que dão bons resultados, assim são as pesquisas de marketing . Quando um novo usuário assina a newsletter, ele recebe um e-mail de boas-vindas informando que começará a receber postagens nossas. Mas, também dando a ele a oportunidade de dar sugestões de assuntos para nosso blog.
Então a partir da resposta do público-alvo, é possível tomar as melhores decisões sobre planejamento de conteúdo otimizado e também conhecê-lo melhor (saber de onde ele vem, o cargo dos leitores, etc.)
Existem também formas mais simples, e não menos eficazes, de aplicar pesquisas de marketing em seu site ou loja virtual como:
Para facilitar a vida dos profissionais de Marketing na hora de aplicar pesquisas, a dica é usar algumas ferramentas específicas.
É possível usar, por exemplo, o Google Forms que é gratuito. Mas, há também outras que são pagas como o Hotjar e Getsitecontrol.
Mais do que permitir a criação de formulários e enquetes pelos internautas, a ferramenta gratuita do Google organiza os dados em tempo real e elabora automaticamente gráficos com base nas respostas dadas por seus usuários.
O que é bastante útil para quem trabalha com pesquisas de marketing.
É uma ferramenta paga que oferece dados sobre o comportamento dos usuários dentro do seu site. (PS: Ele também possui um plano gratuito ótimo para testar a ferramenta)
O que permite saber onde ele é mais visitado ou está recebendo menos interação.
Com isso, você pode conhecer os pontos fracos para serem aprimorados como, por exemplo, algumas páginas de formulários que nunca são preenchidos ou são abandonadas pela metade pelos internautas.
O recurso Form Analytics monitora como os usuários se comportam ao preencher cada campo.
Então você fica sabendo em quais as pessoas desistem do formulário e também os que elas levam mais tempo para concluir o preenchimento, etc.
Com esses dados preciosos fornecidos pelo Hotjar, a empresa consegue otimizar as páginas de formulário trazendo melhores resultados.
É outra ferramenta para pesquisa de marketing paga que ajuda a melhorar o desempenho dos formulários.
O Getsitecontrol permite criar formulários personalizados e facilita também conseguir feedbacks já que o usuário recebe notificações instantâneas sempre que um internauta realiza o preenchimento.
Ou seja, dá para responder na hora.
Além disso você pode inserir no site pop ups de cadastramento bem precisos e segmentados para os usuários realizarem inscrição, mas com o diferencial de dispensar aquela grande quantidade de campos que costuma desestimular as pessoas na hora de preencher.
Tanto o Hotjar quanto o Getsite Control são bem simples de utilizar.
Utilizaremos como exemplo a configuração do Hotjar.
A instalação da ferramenta pode ser feita via Google Tag Manager. Veja abaixo o passo a passo de como realizar a instalação.
Após a configuração do acionador, basta publicar a tag e seguir para a criação da pesquisa em si.
Após a criação das perguntas, basta definir qual será o comportamento de ativação da pesquisa (saída da página, depois de x segundos, logo que entrar na página, etc) e ativar a pesquisa.
Feito isso, basta acompanhar as respostas e agir conforme os feedbacks recebidos.
Pesquisas de marketing não precisam ser complicadas de executar ou frutos de um processo longo e complexo.
Como foi visto neste post, elas podem ser simples de aplicar e bem eficazes.
Mas, tudo vai depender da sua criatividade ser alinhada com os objetivos da sua empresa.
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