4 ferramentas para criação de personas

Criação de personas

Se você é estudante universitário e viu o post anterior sobre criação de personas, continue comigo que hoje apresentarei 4 ferramentas muito bacanas e práticas para criação de personas.

Recapitulando, o que é uma persona?

Persona é uma representação semi fictícia do um cliente ideal baseado em pesquisas de mercado e em dados reais. Essa pesquisa inclui dados demográficos, padrões de comportamento, motivações e objetivos dos seus clientes. Quanto mais detalhada for a pesquisa melhor!

Conhecendo bem as personas, consequentemente você conhecerá muito bem sobre o seu público alvo e poderá trabalhar de forma assertiva campanhas de marketing, principalmente digital, pela possibilidade de segmentação disponível na internet.

Esse trabalho de criação de personas parece no primeiro momento algo extremamente complicado, porém, a internet possui algumas ferramentas que são uma verdadeira mão na roda para construir personas.

Listei abaixo quatro ferramentas que guiarão vocês na criação de personas.

Crie sua persona

Super Persona

No final de 2015, o portal Superstorm criou uma ferramenta de fácil utilização e sem limitação de uso para criar personas.

A ferramenta é totalmente gratuita e consegue descrever com fidelidade seu usuário e cliente ideal. Essa ferramenta ajuda de forma muito prática a criação de uma persona.

Google Forms

Google Forms

Toda persona é baseada em dados reais e um dos métodos de captação desses dados mais utilizado é a pesquisa. A realização de uma pesquisa robusta pode custar centenas de milhares de reais ou pode custar 0 e ser feita na melhor onda DIY (Do it yourself).

Para que ela seja realizada dessa forma, você precisará de uma boa ferramenta de pesquisa e muita força de vontade e planejamento para distribuir sua pesquisa nos locais adequados.

A ferramenta que apresentarei é a boa e velha Google Forms, muito utilizada em pesquisas para TCC e trabalhos de Faculdade. Essa mesma lógica de trabalho pode ser aplicada na construção de personas.

Make my Persona - Ferramenta para criação de personas

Make my Persona

Para quem não conhece a Hubspot, ela é a maior ferramenta de automação de Marketing do mundo e uma da precursoras do Inbound Marketing. Uma etapa essencial na metodologia Inbound é a construção das personas que terão algum tipo de interação com o seu conteúdo, produto ou serviço.

Como uma ferramenta, a Hubspot volta e meia lança alguma coisa com o intuito de ajudar profissionais e empresas que desejam trabalhar com Inbound Marketing. Uma delas é o Make my Persona,  que nada mais é que um site que auxilia o usuário na criação de personas.

Gerador de Personas - Ferramenta para criação de personas

O Gerador de Personas

A Rock Content criou uma ferramenta em parceria com a Resultados Digitais para facilitar a a criação de personas.

As 2 empresas são as maiores em seus segmentos de atuação aqui no Brasil, respectivamente Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Volta e meia as duas empresas se unem para criar estudos, pesquisas e ferramentas e ações com o intuito de educar o mercado.

Uma dessas iniciativas foi o Gerador de Perasona, que é bem intuitivo e tem o funcionamento muito semelhante com o Make my Persona.

Existe algum outro assunto relacionado que gostaria de ver aqui no blog do Marketagem? Entre na conversa com a gente. Adoraríamos ouvir a sua opinião!

Sobre o Autor

Formado em Publicidade e com MBA em Gestão de Projeto. Possui sólida experiência em Marketing Digital e é especialista em SEO. Além disso é co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

Deixe um comentário 0 comentários