Criar site institucional: porque vale a pena investir em um website da empresa

Mais do que marcar presença online, ter site institucional transmite mais profissionalismo e credibilidade para as pessoas que ainda não conhecem sua marca 

Você sabia que quase 127 milhões de brasileiros estão ativos na internet de acordo com a pesquisa TIC Domicilio? E com o distanciamento social ocasionado pela pandemia Covid-19 provavelmente esse número aumentou bastante e deve ser refletido em pesquisas futuras.  

Para atender ao crescente número de internautas no Brasil e conquistar mais clientes para seus negócios, muitas empresas brasileiras estão investindo em Marketing Digital seja com a criação de um site, seja com os perfis da marca nas redes sociais.

Quer entender melhor porque cada vez mais empresas, de diferentes portes e segmentos variados, têm em comum o investimento em website

Então confira este post Marketagem porque você vai conhecer os principais benefícios que um site institucional pode trazer até mesmo para pequenas e médias empresas. Confira:

Site institucional deixou de ser apenas para grandes marcas 

Nos primórdios da internet comercial, em meados dos anos 90, quando o acesso à internet ainda era para uma minoria privilegiada e compras online era raridade no Brasil, criar site institucional custava caro. E valia a pena mesmo só para multinacionais e grandes empresas. 

Até porque, naquela época, ainda era considerado inovação tecnológica e agregava modernidade à marca. Para se ter uma ideia, o Jornal do Brasil foi o primeiro veículo da imprensa brasileira a ganhar sua versão online em 1995. O que era algo totalmente inovador até então.

Mas, atualmente, a realidade é outra. Empresas que não têm presença digital deixam mesmo de ser conhecidas por seu público-alvo e até mesmo abrem mão de aumentar as vendas (tanto no online quanto no offline). 

Isso porque as pessoas pesquisam no Google antes da compra na loja física e o inverso também. Podem conhecer um produto pessoalmente, mas só realizar a compra na internet.

O que é cada vez mais comum e acaba demandando que muitas marcas hoje estejam presentes em todos os canais de Marketing Digital (para uma experiência omnichannel do consumidor). O que traz melhores resultados até mesmo para negócios locais embora a escolha desses canais deva ser estratégica por questões de budget e até mesmo assertividade.

E no caso das empresas de pequeno e médio porte, além de fortalecer a marca e melhorar o relacionamento com clientes e prospects, digitalizar o negócio durante a quarentena realmente chegou a fazer a diferença entre a falência ou sobrevivência de muitas PMEs.

Investimento relativamente baixo 

site institucional é um modelo básico de baixo custo, quando comparado a uma loja virtual, e que não requer tantos gastos com manutenção e atualização de conteúdo. 

Isso porque normalmente a construção dele é toda feita em WordPress (que é um criador de site com código aberto que é usado por nada menos do que 38% da internet). 

Mas, é um investimento maior do que em sites pessoais (que servem de portfólio) que são boas opções para autônomos quem têm redes sociais. 

Porém, não costuma ser a melhor solução para empresas em geral porque não têm tanta capacidade de customização, além de os recursos serem muito limitados na comparação com WordPress. 

O que inviabiliza inclusive o trabalho de otimização de site para buscadores (mais conhecido como SEO: Search Engine Optimization). Ou seja, sites pessoais como o Wix acabam sendo mesmo um belo cartão de visitas online, mas não conseguem ajudar seu negócio a ser encontrado no Google como um site profissional consegue fazer quando bem otimizado.

Por isso o site institucional em Wordpres é ideal para pequenas e médias empresas. Vale lembrar que esse tipo de website é formado pelas páginas-chave que PMEs precisam ter:  

  • Homepage: funciona como uma verdadeira vitrine do site por reunir resumidamente informações fundamentais como geolocalização, o que é seu negócio, tipos de serviços e como funcionam, depoimentos dos seus clientes, e até mesmo vitrine de blog 
  • Quem Somos: serve para contar a história da empresa e outras informações estratégicas com o objetivo de passar credibilidade para os internautas, colaborar para a boa reputação da sua marca e gerar uma identificação e conexão com a missão, visão, valores, etc. 
  • Serviços: são páginas que resumem os tipos de produtos ou serviços que sua empresa oferece  
  • Depoimentos: o que as pessoas que já fecharam negócio com sua empresa acham dela é indispensável como prova social porque ajuda bastante a transmitir confiança a quem ainda não conhece sua marca
  • Contato: ter um formulário de contato facilita bastante a vida dos internautas na hora de se comunicar com sua empresa. Além disso, é indispensável para quem pretende fazer Marketing Digital e SEO porque é quando visitante entra para a base de contato (lead).

Aumenta a credibilidade da sua empresa

Com a popularização da internet e dos smartphones, as pessoas passaram a ficar conectadas no mundo virtual praticamente 24 horas, 7 dias por semana durante os 365 dias do ano. 

Com isso, um novo comportamento se tornou muito comum: antes de entrar em contato com a marca, normalmente o possível consumidor busca a empresa no Google.

E quando não encontra nada, essa falta de informação, costuma passar a sensação que o negócio não existe. O que pode fazer inclusive você deixar de realizar vendas por falta de um site institucional, de algum perfil nas redes sociais ou até mesmo um blog. 

No caso do website, ele é recomendado porque é mais do que um simples cartão de visita na internet. E quando o design é bem feito, as páginas são rápidas e fáceis de usar, o site corporativo alcança mesmo seu objetivo de passar credibilidade para as pessoas e ainda transmitir profissionalismo e expertise. 

Facilita sua marca ser encontrada no Google

Quando você opta por um site institucional em WordPress, as coisas costumam ficar mais simples para o Google e para os outros mecanismos de busca online. Para começar, facilita a indexação (coisa que o Wix, por exemplo, não consegue fazer e nos ecommerces tende a ser mais demorado).

Isso porque é possível usar plugins gratuitos e pagos que ajudam as páginas a carregar mais rapidamente inclusive na internet móvel, comprimir imagens para o site ficar mais leve, escrever conteúdo otimizado, entre outros detalhes que facilitam mesmo o trabalho de SEO.  

Permite trabalhar Marketing Digital como um todo

Criar site institucional também tem como vantagem possibilitar que sua empresa consiga trabalhar Marketing Digital como um todo. Ou seja, ir além do atendimento nas redes sociais e divulgação via Facebook Ads / Instagram Ads.

Isso porque sua marca consegue manter relacionamento com os prospects e clientes em todas as etapas da jornada do cliente e do funil de Marketing Digital usando os canais que são mais estratégicos e ainda tomando decisões com base em análise de dados com ajuda, por exemplo, do plugin Google Analytics para WordPress. 

Redes Sociais

Por serem ferramentas gratuitas que reúnem muitos internautas, as mídias sociais como, por exemplo, Facebook e Instagram costumam ser o primeiro canal de Marketing Digital que as empresas que não têm site utilizam para manter relacionamento com o público, realizar atendimento online e até mesmo vender pela internet.

Mas, vale lembrar que quando você tem um site institucional, os resultados das redes sociais podem ser potencializados se houver planejamento e alinhamento com as campanhas de, email marketing, anúncios online e até mesmo com o conteúdo do blog, etc. E sobretudo foco no público-alvo que também é usuário do Google.  

Blog

Se você quiser, sua empresa pode ter um modelo de site corporativo com blog. O que ajuda a atrair mais visitantes e aumentar a consciência da sua marca por parte dos usuários do Google. 

Ou seja, colabora ao longo prazo para seu negócio ficar mais conhecido pelo público-alvo que realmente interessa a você por meio da produção de conteúdo relevante para eles. 

SEO

O investimento em otimização de site para motores de busca ajuda a empresa não apenas a aparecer nas primeiras posições do Google.

Mas, também a levar visitantes para as páginas (tráfego orgânico), manter as pessoas navegando (por meio de otimizações de conteúdo e tecnologia) e até mesmo a aumentar conversões e vendas.

Ou seja, SEO quando bem alinhado com outras estratégias de Marketing Digital e Comunicação realmente consegue ajudar a trazer melhores resultados para o negócio. 

Google Ads

Assim como quem usa as redes sociais para negócios costuma criar campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads para impulsionar conteúdos e produtos, no Google também dá para trabalhar campanhas de anúncios online só que usando o Google Ads.

Email Marketing

A página do formulário de contato, além de ser um canal de comunicação a mais da sua empresa, também revela que o internauta conhece sua marca e ainda pode estar tirando dúvidas ou solicitando orçamento porque realmente considera fechar negócio com sua empresa.

Dessa forma ele deixou de ser um simples visitante porque entrou efetivamente na sua base de contatos tornando-se um lead. 

E assim tem todas as chances de se tornar uma oportunidade e até mesmo cliente fiel. O que pode ser facilitado quando você envia uma sequência de email marketing para eles, entre outras ações que precisam ser previamente autorizadas por quem irá receber. 

Conclusão

Criar site institucional vem se mostrando cada vez mais um investimento que traz ótimos resultados para as empresas ao longo prazo.

Além de transmitir profissionalismo e mais confiança para quem pretende fazer negócio com a marca, ainda é um canal de comunicação eficaz que inclusive possibilita fazer Marketing Digital e trabalhar SEO para que sua empresa apareça no Google, entre outros benefícios.

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