O que é um CRM e como ele pode ajudar a criar melhores campanhas de Marketing

Customer Relationship Management (CRM) é um software de gestão de relacionamento com clientes que facilita campanhas de Marketing Digital e as vendas

Um velho ditado já dizia: “quem não é visto, não é lembrado”. Em resumo, esse é o mantra ouvido em qualquer departamento de Marketing. Por isso, este setor tem fundamental importância para as empresas, sobretudo, quando a missão é divulgar produtos e serviços para milhares de consumidores.

Como todos sabem, apenas comunicar a existência de uma oferta é bem pouco. Uma solução com ótimo preço, anunciada para o público errado, é incapaz de trazer um bom retorno de investimento. É nessas horas que os profissionais de Marketing entram em ação. Planejar uma campanha sob medida para o target correto é sinônimo de faturamento crescente.

Até porque isso facilita bastante a prospecção de vendas. Com um bom material de apoio, os vendedores têm ferramentas suficientes para captar novos clientes. Entretanto, se eles baterem as metas com sucesso, além dos lucros, irão gerar uma quantidade enorme de dados sobre cada transação. 

É nesse momento que um sistema de CRM mostra o seu valor para o departamento de Marketing. Por meio dele, esses profissionais têm acesso imediato a informações relevantes para a criação de campanhas ainda mais eficazes.

Aprenda a fazer proposta comercial com o expert em Vendas do Marketagem

O que é um CRM?

O CRM é uma tecnologia criada para agregar, em apenas um único sistema, diferentes informações sobre os clientes, com o objetivo de apoiar os gestores a tomarem as melhores decisões.

Na verdade, esse software é muito mais do que isso. Com ele, o departamento de Marketing pode integrar outros sistemas, como plataformas para o envio automático de e-mail marketing, e até mesmo aplicativo de mensagens. Ao realizar a integração com o WhatsApp Business, por exemplo, uma única conta pode ter múltiplos usuários.

Apesar das inúmeras possibilidades que o CRM oferece, o maior benefício dele, sem dúvida, é proporcionar a chance de conhecer a fundo cada lead ou cada consumidor que se relaciona com uma empresa. 

Como criar melhores campanhas de Marketing com a ajuda do CRM?

É preciso deixar claro que inexiste uma fórmula perfeita para criar campanhas de Marketing com o apoio de um CRM. Às vezes, uma estratégia que funciona muito bem para uma empresa de pequeno porte é a menos indicada para outra de tamanho maior.

O ideal é que você, com o apoio de sua equipe, analise o que é melhor para o relacionamento entre a sua companhia e os seus clientes.

Use o CRM para criar campanhas de Marketing com foco em leads de alto valor

Nenhum outro sistema pode oferecer tamanha quantidade de informações das pessoas que, de alguma forma, interagiram com a sua empresa, como o CRM.

Ele fornece inúmeros dados sobre leads que têm alto potencial para se tornarem clientes fiéis. Por outro lado, com esse software, você pode conferir quais leads não têm muito valor, seja porque se conectam pouco com seu negócio, seja porque estão distantes do perfil de cliente que você procura.

Baseado nessas informações, o seu time de Marketing pode criar campanhas com foco nos leads que têm maiores chances de conversão. Dessa forma, sua empresa economiza tempo e, sobretudo, recursos financeiros.

Com as informações do CRM, crie conteúdo personalizado

Após definir em quais leads a sua empresa deve investir, é chegado o momento de elaborar um conteúdo sob medida para eles. O CRM, ao ser integrado com ferramentas de automação de marketing, permite a você criar e-mails personalizados. Em vez de chamar o lead por expressões como “Querido cliente” e afins, sua equipe tem a chance de enviar mensagens que o chamam pelo nome próprio.

Você pode até achar que isso tem pouco impacto na percepção das pessoas. Entretanto, em diversos segmentos, sobretudo, o mercado de luxo, já está provado a eficácia de se tratar o cliente pelo primeiro nome. Isso mostra o quanto o seu negócio está com foco total nas solicitações dele.

Mas isso é apenas o começo. Afinal, ao conhecer o seu público, será muito mais fácil a produção de conteúdo otimizado para seus produtos e serviços. E, além de reconhecer quem deve receber cada tipo de mensagem, procure ainda usar a linguagem do seu cliente.

Quanto mais você falar como ele, maiores serão as chances de ele ficar à vontade para negociar com a sua empresa.

Aumente a efetividade de suas campanhas integrando o CRM com outros sistemas

O CRM, além de organizar todas as relações entre os clientes e uma empresa, por meio de um único software, tem como vantagem competitiva a integração com outros sistemas. O setor de Marketing da sua empresa consegue, por exemplo, integrar o CRM com ferramentas de publicidade online, como o Google Ads

Dessa forma, você pode usar os seus sistemas favoritos no mesmo software, o que evita a necessidade de se utilizar diferentes senhas em diversas ferramentas. 

Crie campanhas de Marketing utilizando as métricas do CRM

A precisão dos dados organizados pelo CRM apresenta o cenário real sobre como suas campanhas de Marketing estão funcionando. Isso é essencial para que você possa se dedicar mais aos projetos que estão dando certo, e analisar os pontos de melhorias em campanhas com resultados abaixo do esperado.

Além disso, com o CRM, sua equipe de marketing consegue ver o estágio de cada cliente no funil de vendas. Assim, ela pode entender melhor quais são as barreiras para conversão, e, em quais dessas fases os leads estão mais dispostos para fechar negócio.

Conclusão

Criar suas campanhas a partir dos dados apresentados por um CRM é a forma mais eficaz de atingir um público-alvo. Com essas informações, seu departamento de Marketing tem a possibilidade de elaborar uma comunicação ainda mais precisa.

Afinal, qualquer conteúdo se torna muito melhor quando é possível saber, com exatidão, quem será o receptor daquela mensagem.

Em um mercado tão competitivo, saber como engajar uma conversa com o cliente deve ser a prioridade de toda empresa. Em especial, a sua.

Por Pedro Capistrano Ribeiro – Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Para criar um site, é preciso saber programar?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top
Abrir a conversa
1
Fale com um especialista pelo Whatsapp
Olá! 👋
Caso tenha alguma dúvida, fale com um especialista por aqui!