Telefone:
(21) 3620-8232

Dia do Profissional de Propaganda: entenda mais sobre a profissão e relembre campanhas que entraram para a história

Você sabia que dia 17 de outubro é celebrado o Dia do Profissional de Propaganda?

Em homenagem a esses criativos experts na arte da persuasão, nós do Marketagem resolvemos fazer esse post. 

E nele você vai conhecer a diferença entre Publicidade e Propaganda, além de relembrar alguns exemplos inesquecíveis. Confira: 

O que é Propaganda?

O que é propaganda?

Para Marketing

No livro ‘Administração de Marketing’, a definição de Propaganda de Kotler e Keller é: “qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Os anúncios são uma maneira lucrativa de disseminar mensagens, seja para desenvolver uma preferência de marca, seja para instruir pessoas”. 

Para Comunicação 

Mas, a definição de Kotler não é consenso no meio acadêmico. Tanto que há comunicólogos que defendem que Propaganda não é sinônimo de Publicidade.

Como é o caso do autor Ivan Santos Barbosa, que em sua obra ‘Propaganda e significação: do conceito a inscrição psico-cultural’ define: “Propaganda é mais abrangente, todo anúncio é nessa óptica, uma propaganda, mas nem toda propaganda seria publicidade.“

Para Linguística 

Já se você pesquisar em dicionários tradicionais irá encontrar definições de Propaganda como essas do Michaelis Online: 

  1. “Ato ou efeito de propagar.
  2. Disseminação de ideias, informação ou rumores com o fim de auxiliar ou prejudicar uma instituição, causa ou pessoa.
  3. Propagação de doutrinas, ideias, argumentos, informações etc., baseados em dados verdadeiros ou falsos, com o objetivo de persuadir ou influenciar o público em geral ou um grupo de pessoas”. 

Publicidade até aparece como a 4ª definição, mas deixando claro para o internauta que é um outro verbete. 

Já o Dicio, até entende Publicidade como sinônimo de Propaganda, mas a primeira definição que aparece é a seguinte: “Difusão de uma ideia, de uma crença, de uma ideologia ou religião: fazia propaganda da sua fé. “

Conceito de propaganda: dicas históricas

Sob o ponto de vista da Linguística e da Comunicação, a Propaganda tem cunho ideológico. Isso porque, propaga ideais em nome de instituições que podem ser de partidos a associações passando por ONGs e igrejas. E a História também reforça essa teoria. Confira:

  1. Tio Sam convocando homens dos Estados Unidos para servir na Segunda Guerra Mundial é um exemplo de propaganda inesquecível

  1. Joseph Goebbels era o Ministro da Propaganda da Alemanha na Era Hitler e não da Publicidade Nazista. 

  1. Em 1450, Gutenberg inventou a prensa móvel que revolucionou a História Mundial. E em 1482, a primeira propaganda criada com ela foi a de uma manifestação religiosa segundo o livro ‘Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária’. 

Então o que é Publicidade?

Nas palavras do comunicólogo Barbosa, o conceito de Publicidade é: “a campanha cuja finalidade é promover comercialmente um produto, serviço ou loja”.

Então por meio de técnicas de persuasão, em diferentes tipos de peças criativas, ela tem o objetivo de convencer pessoas a comprar ou fazer o público lembrar de determinada marca para futuramente adquirir produtos ou serviços dela.

E Outbound Marketing? 

Metodologia oposta ao Inbound Marketing (que é o Marketing de Atração), o Outbound nada mais é do que o Marketing Tradicional adaptado à Era Digital. 

Portanto é um processo de prospecção ativa que pode usar canais online e/ou offline no processo de vendas que costuma gerar resultados ao curto prazo ou até imediatos. 

Então quando falamos de Outbound Marketing, não tem como deixar de citar os anúncios online (os famosos Ads), as campanhas de e-mail marketing com intuito de venda direta (normalmente escritas por copywriters) e até mesmo as propagandas. 

Vale lembrar que, embora sejam opostos, Inbound e Outbound costumam funcionar muito bem juntos. 

No mercado de trabalho, profissionais de Propaganda e Publicitários disputam as mesmas vagas

Embora teoricamente a criação de campanhas ideológicas seja a expertise dos profissionais de Propaganda, na realidade do mercado de trabalho brasileiro, não há distinção. Dessa forma eles podem atuar como publicitários, sem problemas, e vice-versa. 

Até porque a maioria das universidades nacionais preparam os alunos para trabalharem tanto em Publicidade quanto em Propaganda. Dessa forma, os dois profissionais estão aptos a criar campanhas de Mídia Paga Online  e/ou Offline.

Vale lembrar que Redatores Publicitários e Diretores de Arte também podem criar propagandas para campanhas políticas (que costumam render alta remuneração durante o projeto) e até para Organizações Sem Fins Lucrativos como colaboradores ou voluntários. 

Quer saber mais sobre a carreira de Redator Publicitário? Assista nosso webinar “Será que redator é tudo igual?” com o redator publicitário Felipe Silva, a redatora UX Cris Luckner e comigo, Anna Cecilia!  

3 propagandas online para entender de vez a diferença conceitual 

A Jornada – MSF

Essa propaganda do Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem como finalidade o aumento de doações. Para isso, os profissionais de Propaganda sensibilizaram o público com o trabalho real dos voluntários.

Ligue 188 – CVV

De cunho informativo, a propaganda do Centro de Valorização da Vida (CVV) foi criada para informar a população sobre o novo número e dizer que é gratuito. 

The Autocomplete Truth – ONU

A propaganda da Organização das Nações Unidas (ONU) tem o intuito de defender uma causa: empoderamento feminino/ combate ao machismo.

Conclusão

Mesmo com conceitos diferentes, para alguns estudiosos de Comunicação e Linguística, na prática Propaganda e Publicidade são sinônimos em Marketing e também no mercado de trabalho no Brasil.  

Até porque as universidades de Publicidade e Propaganda (PP) preparam os alunos para trabalhar em qualquer uma das profissões assim como os cursos de Marketing Digital que ensinam a criar campanhas de Google Ads e Facebook Ads. 

Então não precisa se preocupar com as distinções conceituais se quiser trabalhar com isso. O importante mesmo é aprender estratégias e táticas para aplicar no mercado e conquistar o emprego dos seus sonhos ou empreender na área.  

Já tinha parado para pensar que Publicidade e Propaganda pode não ser a mesma coisa? Conte para a gente nos comentários o que você acha sobre essa diferença conceitual e deixe suas dúvidas sobre Mídia Online. 

Anna Cecília

Redatora web do Marketagem

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Quero começar um e-commerce, o que preciso fazer?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top