Você sabia que dia 17 de outubro é celebrado o Dia do Profissional de Propaganda?
Em homenagem a esses criativos experts na arte da persuasão, nós do Marketagem resolvemos fazer esse post.
E nele você vai conhecer a diferença entre Publicidade e Propaganda, além de relembrar alguns exemplos inesquecíveis. Confira:
No livro ‘Administração de Marketing’, a definição de Propaganda de Kotler e Keller é: “qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Os anúncios são uma maneira lucrativa de disseminar mensagens, seja para desenvolver uma preferência de marca, seja para instruir pessoas”.
Mas, a definição de Kotler não é consenso no meio acadêmico. Tanto que há comunicólogos que defendem que Propaganda não é sinônimo de Publicidade.
Como é o caso do autor Ivan Santos Barbosa, que em sua obra ‘Propaganda e significação: do conceito a inscrição psico-cultural’ define: “Propaganda é mais abrangente, todo anúncio é nessa óptica, uma propaganda, mas nem toda propaganda seria publicidade.“
Já se você pesquisar em dicionários tradicionais irá encontrar definições de Propaganda como essas do Michaelis Online:
Publicidade até aparece como a 4ª definição, mas deixando claro para o internauta que é um outro verbete.
Já o Dicio, até entende Publicidade como sinônimo de Propaganda, mas a primeira definição que aparece é a seguinte: “Difusão de uma ideia, de uma crença, de uma ideologia ou religião: fazia propaganda da sua fé. “
Sob o ponto de vista da Linguística e da Comunicação, a Propaganda tem cunho ideológico. Isso porque, propaga ideais em nome de instituições que podem ser de partidos a associações passando por ONGs e igrejas. E a História também reforça essa teoria. Confira:
Nas palavras do comunicólogo Barbosa, o conceito de Publicidade é: “a campanha cuja finalidade é promover comercialmente um produto, serviço ou loja”.
Então por meio de técnicas de persuasão, em diferentes tipos de peças criativas, ela tem o objetivo de convencer pessoas a comprar ou fazer o público lembrar de determinada marca para futuramente adquirir produtos ou serviços dela.
Metodologia oposta ao Inbound Marketing (que é o Marketing de Atração), o Outbound nada mais é do que o Marketing Tradicional adaptado à Era Digital.
Portanto é um processo de prospecção ativa que pode usar canais online e/ou offline no processo de vendas que costuma gerar resultados ao curto prazo ou até imediatos.
Então quando falamos de Outbound Marketing, não tem como deixar de citar os anúncios online (os famosos Ads), as campanhas de e-mail marketing com intuito de venda direta (normalmente escritas por copywriters) e até mesmo as propagandas.
Vale lembrar que, embora sejam opostos, Inbound e Outbound costumam funcionar muito bem juntos.
Embora teoricamente a criação de campanhas ideológicas seja a expertise dos profissionais de Propaganda, na realidade do mercado de trabalho brasileiro, não há distinção. Dessa forma eles podem atuar como publicitários, sem problemas, e vice-versa.
Até porque a maioria das universidades nacionais preparam os alunos para trabalharem tanto em Publicidade quanto em Propaganda. Dessa forma, os dois profissionais estão aptos a criar campanhas de Mídia Paga Online e/ou Offline.
Vale lembrar que Redatores Publicitários e Diretores de Arte também podem criar propagandas para campanhas políticas (que costumam render alta remuneração durante o projeto) e até para Organizações Sem Fins Lucrativos como colaboradores ou voluntários.
Quer saber mais sobre a carreira de Redator Publicitário? Assista nosso webinar “Será que redator é tudo igual?” com o redator publicitário Felipe Silva, a redatora UX Cris Luckner e comigo, Anna Cecilia!
Essa propaganda do Médicos Sem Fronteiras (MSF) tem como finalidade o aumento de doações. Para isso, os profissionais de Propaganda sensibilizaram o público com o trabalho real dos voluntários.
De cunho informativo, a propaganda do Centro de Valorização da Vida (CVV) foi criada para informar a população sobre o novo número e dizer que é gratuito.
A propaganda da Organização das Nações Unidas (ONU) tem o intuito de defender uma causa: empoderamento feminino/ combate ao machismo.
Mesmo com conceitos diferentes, para alguns estudiosos de Comunicação e Linguística, na prática Propaganda e Publicidade são sinônimos em Marketing e também no mercado de trabalho no Brasil.
Até porque as universidades de Publicidade e Propaganda (PP) preparam os alunos para trabalhar em qualquer uma das profissões assim como os cursos de Marketing Digital que ensinam a criar campanhas de Google Ads e Facebook Ads.
Então não precisa se preocupar com as distinções conceituais se quiser trabalhar com isso. O importante mesmo é aprender estratégias e táticas para aplicar no mercado e conquistar o emprego dos seus sonhos ou empreender na área.
Já tinha parado para pensar que Publicidade e Propaganda pode não ser a mesma coisa? Conte para a gente nos comentários o que você acha sobre essa diferença conceitual e deixe suas dúvidas sobre Mídia Online.
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