Tel: (21) 3620-8232

2 livros sobre métricas em marketing digital que você deveria ler

Os artigos com dicas de leituras têm feito um sucesso razoável entre os universitários que visitam o Marketagem. Por isso, resolvi continuar indicando publicações do nosso universo de estudos. No post de hoje, você conhecerá dois livros essenciais (considero os dos melhores) sobre métricas em marketing digital. Acompanhe!

2 livros sobre métricas em Marketing Digital 

Como já conversamos aqui no blog, a cultura das métricas no Brasil ainda está no início. Isso significa que os profissionais que desenvolvem skills relacionados a métricas em marketing digital podem se destacar no mercado (Boa parte das universidades não oferecem conteúdo profundo sobre o assunto). Afinal, ações criativas e inovadoras, mas que não são medidas da forma correta tendem a não alcançar bons resultados.

Sabe aquele ditado “para quem não sabe para onde quer ir qualquer caminho serve”? Pois é! Sem entender a importância e sem saber como lidar com as métricas, os profissionais e as empresas tendem a se guiar por indicadores que não condizem com resultados reais. Ao invés de focar em leads gerados/qualificados, muitos profissionais medem quantidade de curtidas nas redes sociais, por exemplo — será que ter um monte de fãs é melhor do que ter poucos e vender para eles?

— Leia também: O que são métricas de vaidade?

Dito isso, vamos aos dois livros que eu recomendo para universitários que estão se aprofundando no marketing digital e querem ficar ninjas em métricas. Veja:

lean analytics

1. Lean Analytics, de Alistair Croll e Benjamin Yoskovitz  

Empresários experientes, estes dois caras escreveram um baita livro para quem deseja saber mais sobre como validar uma ideia, construir O PRODUTO e medir o desempenho das ações de marketing. A meu ver, este é o livro mais completo sobre métricas em marketing digital publicado até agora.

‘Lean Analytics:Using Data to Build a Better, Stronger’ oferece uma visão muito abrangente das diferentes métricas a serem rastreadas, explicando com detalhes como elas devem ser observadas nas diferentes fases do plano de ação e em diferentes modelos de negócio (site de conteúdo, e-commerce, etc). O leitor tem também uma abordagem perfeita de algo que costuma ser complexo e desafiador, que são os dados (e a relação com os números rsrs).

Espere encontrar neste livro respostas para perguntas como esta: “o que faz uma boa métrica?”. Para os autores, uma boa métrica é comparativa, compreensível, e provoca mudanças na maneira como você (profissional de marketing digital) se comporta.

livro web analytics

2. Web Analytics 2.0, de Avinash Kaushik

Avinash Kaushik é, além de membro do conselho de diretores da Web Analytics Association, evangelizador de métricas do Google Analytics. Você pode vê-lo em diversas palestras e entrevistas no canal do Google Brasil no YouTube (há ótimos vídeos legendados).

‘Web Analytics 2.0’ é um senhor livro. Apesar de ter sido lançado em 2010 aqui no Brasil, continua sendo uma leitura super atualizada.

Assim como todas as publicações do Avinash, esse livro exige uma leitura bem atenta, pois o conteúdo e bem denso.

O autor foca na desconstrução de mitos em Web Analytics.

Ele deixa claro ao longo do livro que para analisar qualquer tipo de negócio (blogs, sites, redes sociais) mudam as metodologias, mas a base do pensamento analítico continua o mesmo.

Com esta leitura, você terá um guia passo a passo de como implementar uma estratégia de análise web bem sucedida. O autor desmascara mitos e mostra insights que conseguiu em seus esforços de análise.

É um livro para quem quer ir além da análise do fluxo de cliques, entender porque os dados qualitativos devem ser seu foco e obter mais conhecimentos e técnicas que o ajudarão a desenvolver uma mentalidade centrada no cliente.

Existe algum outro assunto relacionado que gostaria de ver aqui no blog do Marketagem? Entre na conversa com a gente. Adoraríamos ouvir a sua opinião!

Este post tem 4 comentários

  1. Ótimo Artigo, estou no aguardo de novos conteúdos relevantes como esse. Parabéns

    1. Obrigado pelo feedback, João!

  2. A cultura das métricas está no inicio, por isso a dificuldade de encontrar livros do tema em português. Você indicaria algum?

    1. Oi, Thiago! Realmente o Brasil ainda tem muito a crescer nesse sentido. O melhor livro que li até hoje sobre o assunto foi o Lean Analytics (que infelizmente só tem em inglês) mas tenho visto muita gente falar bem do livro “Métricas De Marketing: O Guia Definitivo De Avaliação De Desempenho Do Marketing”. Ainda não iniciei a leitura dele, porém tenho conhecidos que começaram a ler e todos deram o mesmo feedback de que o livro é muito bom.

Deixe uma resposta

DESEJA APRENDER MARKETING DIGITAL GRATUITAMENTE?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Receba nossas postagens por e-mail

Fechar Menu
Olá visitante. Queremos conhecê-lo antes de continuar a navegação.
Será bem rápido.
Nos diga seu nome e e-mail para que assim possamos estreitar cada vez mais nossa relação :)
Você receberá um e-mail com um pesquisa rápida e a partir de agora receberá todos os post do blog por e-mail.
Muito obrigado!
Fechar