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Dicas de atendimento. Entregando certo para pessoas certas

dicas de atendimento

Imagine a situação, sua Internet caiu e será preciso entrar no mundo invertido do atendimento por telefone com dezenas de pessoas, todas te perguntando seu CPF, qual é o problema, te dizendo para desligar o aparelho, sempre entre uma musica e outra.

Horrível né? Quando tenho que fazer isso me sinto no Caverna do Dragão tentando voltar pra casa, é uma missão impossível de se resolver.

Porque dessa história? Parte dos problemas em projetos acontece na comunicação e como ela é feita.

Vamos destrinchar alguns pontos importantes para que tenha mais assertividade não só na comunicação mas com o que estiver entregando em seu projeto.

Com quem estamos falando?

Antes de ira pra uma reunião, enviar um e-mail com alguma demanda ou mesmo abordar alguém em um evento, é preciso saber se os participantes (da reunião, e-mail ou conversa) são pessoas que realmente vão te ajudar a concluir com seu objetivo.

Caso vá apresentar uma proposta comercial, é importante saber se quem decide fechar ou não.

Não adianta apresentar proposta para quem não tem a palavra final.

Se está enviado um e-mail para implementar algo em um site, é preciso que o operador e o gestor do projeto estejam no e-mail com as orientações. @Gestor, estou enviado essa orientação de implementação com a finalidade TAL, @Operação, para implementar, é preciso acessar a página BLA BLA e colocar o arquivo. Seja claro, evite motivos para darem desculpas.

Qual a necessidade da entrega

Esse é um dos principais pontos da falta de aderência de um ciente em projetos, independente de qual seja a área, SEO, e-commerce, inbound marketing, facebook ads, entre outras mil áreas.

É fundamental que o cliente não só saiba o que está recebendo mas também tenha claro qual é a finalidade do que está entregando.

Todo material enviado ou apresentado deve ter orientado ao resultado que ele pode gerar.

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Monitoramento

O último passo é saber se realmente o que foi combinado está sendo comprido.

É natural que após uma reunião os olhos brilhem e todos se motivem para entrar com força total em uma tarefa, mas depois que a ficha cai e a rotina volta, toda motivação vai pra uma fila de espera .

O melhor caminho nesse caso é monitorar se as orientações/implementações foram feitas e lembrar para decisores e gestores o que foi combinado, qual é o resultado esperado e quem precisa fazer o que.

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