3 livros sobre Redes Sociais que você deveria ler

dicas de leitura para redes sociais

Dando segmento a uma série de posts que estou publicando com dicas de leitura, hoje vou recomendar algumas publicações com as quais você, universitário, pode aprender a lidar melhor com as redes sociais. Aqui, você verá três livros fundamentais para aprender a usar estes excelentes canais virtuais de forma profissional e extrair deles os melhores resultados. Acompanhe!

— Leia também:

3 livros essenciais para quem quer aprender a lidar com redes sociais de forma profissional

Um levantamento feito pela Alexa deu conta de que Facebook e Twitter são as redes sociais mais populares no Brasil. A rede social de Mark Zuckerberg é também o endereço web mais acessado.

Os brasileiros adoram redes sociais e têm forte presença também no LinkedIn, no Instagram, entre outras. Tanto é verdade que, de acordo com um levantamento da Reuters, somos o povo que mais se informa e compartilha notícias nas redes sociais na comparação com outros 12 países.

Nenhuma marca pode ignorar o poder das redes sociais. Grandes companhias nacionais já perceberam isso e estão se beneficiando. É o caso da construtora Tecnisa, que aparentemente não tem um negócio que “necessite” de redes sociais. A empresa tem forte apelo e engajamento junto ao público, milhões de seguidores e vê sua marca se fortalecer cada vez mais na web e fora dela. Já recebeu até prêmios por isso.

Diante disso, quem está entrando no mundo do marketing digital não pode deixar de aprender tudo sobre redes sociais e como lidar com elas.

A seguir, veja 3 dicas de livros que vão te ajudar a entender o poder das redes sociais e como utilizá-las de forma profissional:

O Estrategista de Mídias Sociais, de Christopher Barger

o estrategista em midias sociais

Considerado uma bíblia do assunto, este livro traz tudo que um profissional da área de mídias sociais precisa saber de forma clara e objetiva. De produção de conteúdo até análise de dados, passando por interação com o público e muito mais.

Além de falar sobre recursos que são pouco explorados, Christopher Barger ensina em ‘O Estrategista de Mídias Socias’ como driblar os desafios e obter resultados de forma mais rápida. E ele tem experiência no assunto: já foi diretor de social media na IBM e na Genaral Motors, conseguindo resultados surpreendentes para estas companhias globais.

Estratégia em Mídias Sociais, de Fabio Cipriani

estratégia em mídias sociais

Esta é uma obra fundamental para quem quer se aprofundar em estratégia de posicionamento web e vendas a partir das redes sociais. Extremamente didático, Fabio Cipriani ensina o passo a passo para aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes a partir do relacionamento nas mídias sociais.

‘Estratégia em Mídias Sociais’ é um livro para quem quer ser mais do que um social média. É para quem quer trazer resultados reais tanto em imagem corporativa quanto em vendas.

Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO, de Diego Monteiro e Ricardo Azarite

Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO

Para quem quer dar um passo a mais e aprender a lidar com a “engrenagem” por trás das redes sociais, ‘Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais: do estagiário ao CEO’ é um excelente livro. Nele, os autores apresentam a metodologia Social Media Cycle (SMC), com a qual a estratégia é atrelada à mensuração de resultados.

Diego Monteiro e Ricardo Azarite entrevistaram centenas de profissionais da área e dividiram a obra em duas partes. Na primeira, trabalham gestão e negócios, demonstrando aos empreendedores como extrair o melhor das redes sociais. A segunda metade é voltada para os aspectos práticos, para os profissionais que estão no dia a dia das redes.

Bônus: 5 livros sobre redes sociais para baixar ou ler online agora!

A seguir, veja uma lista de livros que você pode baixar ou ler online agora mesmo:

  1. Redes sociais na internet (Raquel Recuero);
  2. Mídias sociais: perspectivas, tendências e reflexões (e-books coletivo);
  3. As redes sociais na era da comunicação interativa (Giovanna Figueiredo);
  4. Redes sociais e inovação digital (org. Gil Giardelli);
  5. Para entender as mídias sociais (org. Ana Brambilla).

Existe algum outro assunto relacionado que gostaria de ver aqui no blog do Marketagem? Entre na conversa com a gente. Adoraríamos ouvir a sua opinião!

Sobre o Autor

Formado em Publicidade e com MBA em Gestão de Projeto. Possui sólida experiência em Marketing Digital e é especialista em SEO. Além disso é co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

Deixe um comentário 0 comentários