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A produção de conteúdo de qualidade é indispensável nas estratégias de Inbound Marketing. E o blog da empresa, em muitos casos, é peça fundamental porque reúne visitantes que, após um longo relacionamento com a marca, podem se tornar clientes.

E muitas vezes essa jornada tem início em uma despretensiosa pesquisa no Google. Já que o buscador mais usado do mundo lista para os usuários os melhores conteúdos sobre o que procuram. Então sempre que seus posts estiverem entre eles, as chances das pessoas clicarem aumentam bastante. 

Ou seja, uma boa redação para blog faz toda a diferença na atração de pessoas para esse canal. Mas, também é essencial para manter internautas navegando pelas páginas e até mesmo para incentivar conversões. 

Quer algumas dicas para melhorar seus posts? Então acompanhe esse conteúdo porque vou compartilhar alguns segredos de profissional com você. Confere só!  

Saiba exatamente para quem está escrevendo

O primeiro passo para produzir conteúdo de qualidade para blog é saber quem é  seu leitor. E isso requer pesquisas de Marketing para identificar o público-alvo e segmentá-lo, por meio da criação de personas, para que a comunicação seja mais assertiva.

Por isso saber para que perfil de leitor você está escrevendo é essencial para que eles tenham conexão com seus posts. O que facilita obter maior engajamento. O que pode resultar em mais compartilhamentos nas redes sociais, comentários no blog e até assinaturas de newsletter. 

Isso porque as personas de Marketing Digital servem para orientar a produção de conteúdo e possibilitar a criação de posts realmente úteis para os diferentes perfis de leitores do seu blog.  

Quem é redator web costuma receber no briefing todas as informações sobre a persona que precisa para produzir textos que envolvem. Já quem tem blog, precisa fazer o trabalho sozinho. 

Não sabe por onde começar a entender quem são seus leitores? Então dá uma conferida nos nossos posts sobre personas:

Una criatividade e estratégia

Quem trabalha com produção de conteúdo é considerado do time de criativos. Mas, na verdade, é necessário muito mais do que criatividade (embora ela seja mesmo indispensável) para escrever posts, gerenciar um blog e fazer Marketing de Conteúdo.

No caso da redação web, não é simplesmente deixar a imaginação fluir a cerca de um tema. É necessário muita pesquisa em fontes confiáveis, além de organizar as ideias no texto de forma clara, didática e atraente. E ainda trabalhar estrategicamente tanto o storytelling quanto as palavras-chaves no post.

A parte estratégica da redação para blogs também inclui otimização de conteúdo para SEO .E tudo isso precisa ter como base a intenção do usuário, que no caso dos blogs, é informacional já que a pessoa ainda está no topo do funil de marketing

Ou seja, no início da jornada do cliente, pesquisando para se informar, entender ou aprender sobre algo. Portanto ainda não está pronta para realizar uma compra. 

Planeje a estrutura do texto antes de começar a escrever

Se tem uma coisa que escritor tem medo é do famoso “branco”. E para prevenir esse problema, um santo remédio é criar o esqueleto do texto antes de colocar a mão na massa. 

Se você é redator web e recebeu um briefing, a dica é colar as informações no documento que será escrito e ir criando a estrutura a partir dele.

Isso vai direcionar sua pesquisa, além de evitar o nervoso de se deparar com o arquivo em branco. O que normalmente faz a pessoa não ter ideia por onde começar a escrever. E o resultado é procrastinação. Confira  outras vantagens de organizar a estrutura do texto, antes de escrever:   

  • Reduz consideravelmente as chances de ter o temido branco de escritor
  • Otimiza tempo de produção de conteúdo, sem impactar a qualidade do texto
  • Evita procrastinações porque você não vai começar do zero e não verá o documento em branco na sua frente
  • Direciona a pesquisa
  • É mais difícil fugir do tema porque você não perde o foco 
  • Você produz textos mais organizados e assertivos
  • Você já começa a escrever o post com base em hierarquia de headings e com as keywords nos lugares estratégicos

Otimize o conteúdo do blog para SEO

As técnicas de otimização de texto para os mecanismos de busca são indispensáveis para seus posts conquistarem a primeira página do Google. Confira algumas dicas de SEO para conteúdo de blog:

  • Pesquise palavras-chave relevantes: use ferramentas gratuitas para descobrir volume de busca como o como Ubersuggest. Já para estruturar o conteúdo do post, vale a pena conferir o Answer The Public e o próprio Google Search (na parte de pesquisa relacionadas)
  • Use a palavra-chave principal com estratégia e naturalidade: para isso, é só colocá-la: no título do post (Heading 1 = H1); em um dos H2; até 5 vezes em posts de  até 700 palavras (mais ou menos); com linkagem apenas 1 vez (texto-âncora); na URL e no texto ALT da imagem. Na hora de otimizar title e description no WordPress, também não esqueça dela. 
  • Explore o campo semântico: para não repetir a keyword principal, a dica é ampliar a web semântica usando variações dela ( (plural, singular, feminino e masculino), palavras-chave de cauda longa (long tails), sinônimos e termos relacionados. 
  • Produza posts com escaneabilidade: ou seja, que facilitem a leitura dinâmica do internauta de modo que ele encontre rapidamente a informação que procura. Isso  melhora consideravelmente a experiência do usuário e facilita até os robôs do Google que acabam indexando mais rápido seus posts. 
  • Crie hierarquia de headings: título (H1), subtítulos (H2),  intertítulos (H3) são o que chamamos em SEO de Headings e elas são fundamentais para a escaneabilidade do conteúdo. Vale destacar que existe uma subordinação entre elas. Para você entender melhor vou comparar H1 com o Brasil, H2 com cada estado, H3 com cada cidade. 
  • Faça linkagem interna: essa tática é fundamental para manter seu internauta dentro do blog e combater a alta taxa de rejeição. Mas, os links precisam ser naturais e coerentes com a URL de destino. Ex: se eu linkar o termo livros de marketing, ao clicar a pessoa tem que encontrar informação sobre leitura na área. Caso contrário, será inútil para ela. 

Quer dicas para usar keyword naturalmente? No vídeo abaixo, eu explico como colocar palavras-chaves sem exageros. 

 Escreva no tom de voz da marca

Se você é dono de blog, a dica é criar um estilo de escrita para reforçar a identidade dele falando a “mesma língua da persona”. Vale a pena inclusive documentá-lo para criar um manual de produção de conteúdo.

 Já se você é redator web, também precisa escrever os posts de acordo com o tom de voz da marca. Ele costuma estar registrado em um manual que informa a pegada que o conteúdo deve ter, as palavras e expressões que são recomendadas e ainda as que a empresa não quer ser associada a ela. 

Ou seja, mais do que um simples manual de redação da empresa, o guia de tom e voz da marca serve para trabalhar Branding usando  as formas adequadas de comunicação com as diferentes personas.

Não esqueça das Call To Action (CTAs)

A persuasão não é o objetivo principal da produção de conteúdo para blogs, mas ela pode fazer a diferença nas estratégias de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing quando está no lugar certo e no tom mais adequado para um post. 

É nas chamadas para ação (Call to Action ) que dá para escrever em um blog com uma pegada um pouco mais persuasiva, mas sem deixar de lado o objetivo educacional dele. Você pode inclusive inserir CTA em qualquer parte do post (vai depender do seu objetivo com essa tática).

  • Para incentivar a pessoa a continuar a leitura: a dica é colocar CTA no último parágrafo da introdução apresentando inclusive um motivo forte para o internauta ler até o fim.
  • Para estimular comentários no post: a dica é finalizar o texto com CTA que faça uma pergunta aberta interessante para a pessoa sentir vontade de responder.
  • Para  promover um material gratuito: CTA pode estar em qualquer parte desde que faça sentido. A dica é incentivar o internauta a fazer download explicando que o conteúdo mais aprofundado é algo realmente útil para ele.

Chame para a ação, mas de um jeito orientador que é típico de blog

Uma dica de ouro é não exagerar em Call To Action em posts. O ideal é ter apenas 1 ou 2 (no início e no fim ). De vez em quando, pode até colocar um terceiro CTA no meio de um texto grande, de preferência para informar o usuário da existência de um material gratuito relacionado ao conteúdo do post.

Além disso, é fundamental que as chamadas para ação tenham um tom de naturalidade, e se possível, utilidade. Ou seja, evite um tom vendedor porque geralmente cerca de 80% dos leitores de blog costumam estar no topo do funil. E os outros 20% estão distribuídos entre meio e fundo. 

Conclusão

A redação para blog é a base para que as estratégias de topo de funil de Inbound Marketing funcionem bem. 

Por meio de uma escrita simples, mas de qualidade, seu blog pode engajar com histórias encantadoras, responder às principais dúvidas dos internautas e até facilitar o Google encontrar suas páginas. 

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