Tel: (21) 3620-8232

6 dicas sobre planejamento para serem aplicadas já

6 dicas sobre planejamento

Planejar é sair do estado automático de reação e refletir antecipadamente sobre desejos, objetivos, necessidades e soluções.

Infelizmente com a vida corrida e as emergências aparecendo todos os dias acabamos deixando o ato de planejar de lado. Vamos aprendendo a conviver com isso e assim vamos levando. Mas isso gera um grande problema.

O primeiro é a falta de clareza nos nossos propósitos, senão planejarmos nem um pouco, não criamos prioridades de vida e deixamos de saber o que é essencial para os nossos objetivos. Os dias passam e o sentimento que nada mudou só aumenta.

Realizar um planejamento de vida possibilita viver com mais tranquilidade e criatividade, com uma visão de onde você quer chegar, e um trajeto preestabelecido, mas flexível, de como alcançar seus objetivos.

Acho que nessa pequena introdução já te dei motivos suficientes para começar agora a fazer o seu planejamento, certo?

Então não deixe para o próximo ano, aproveite a nova estação que está começando e aproveite ao máximo cada uma das dicas sobre planejamento que darei. O importante é começar!

1 – Reveja seus objetivos anteriores e reflita sobre o que precisa mudar e o que/como pode ser melhorado

Uma das primeiras fontes para iniciar o planejamento é aprendendo com o passado. Separe um período para avaliar quais eram os seus objetivos, o que você alcançou e o que não alcançou. Avalie também os obstáculos que impediram o alcance dos seus objetivos.
Os objetivos que você não alcançou no ano passado continuam válidos para o seu futuro? O que você precisa melhorar ou quais obstáculos precisa remover para realizar esses objetivos?

2 – Defina quais seus objetivos futuros

Para facilitar a análise, você pode dividir pelas áreas da sua vida. Carreira, saúde, espiritual, finanças, social, família, intelectual, … Mas também é importante ter em mente seu propósito de vida para que seus objetivos estejam alinhados a ele.

Uma das ferramentas mais legais para realizar essa avaliação é a roda da vida, ela é permite analisar visualmente as áreas da sua vida e procurar um equilíbrio para elas.

A partir dessa avaliação defina o que você precisa melhorar para equilibrar as áreas da sua vida.

3 – Quebre seus objetivos em metas específicas com prazos

“Se você não pode medir, não pode gerenciar”.

Essa é uma das frases mais célebres do Guru da administração, Peter Drucker.

E ela não é aplicável apenas para empresas, em nossas vidas a criação das metas estimulam a ação e quando percebemos que alcançamos isso nos dá a motivação e satisfação para seguir em frente.

Para começar com o básico, defina a meta em forma de ação + valor + prazo. Por exemplo: Caminhar 5km por dia todos os dias até dezembro.

4 – Defina suas prioridades, o que pode ser delegado e o que pode ser excluído

Se tratando de áreas da vida, é possível que você defina muitos objetivos e o risco disso é não conseguir dar conta. Por isso é importante definir as prioridades para você ter em mente por onde vai começar.

Separe os objetivos em grau de importância e urgência. Você pode atribuir notas seguindo esses critérios ou fazer uma avaliação mais qualitativa dos objetivos.

Uma boa dica é seguir a regra do 80/20. Se você definiu 10 objetivos, comece a realizar os dois primeiros e deixe os demais para depois. Pois são esses 20% que irão gerar mais valor para a sua vida.

5 – Mantenha sua rotina organizada e com foco nos objetivos

Use calendários mensais e semanais para visualizar seus compromissos, objetivos e prioridades, além de gerenciar melhor seu tempo ao longo do ano, evitando procrastinar suas metas.

Busque usar sistemas de produtividade e organização como ferramentas estratégicas de apoio.

6 – Não deixe as pequenas conquistas passarem em branco

Elas são o resultado e progresso da sua jornada até seu objetivo principal. Celebre cada conquista e agradeça sempre. Isso promove mais consciência, ânimo e foco para continuar.

Você já parou para planejar seus próximos passos? Em que área pretende trabalhar? Como estão os estudos? Deixe seu comentário!  

Post feito em parceria com Thiago Amorim da Wish Planner – O seu orientador pessoal para colocar seus desejos no papel e transformá-los em conquistas reais.

Deixe uma resposta

DESEJA APRENDER MARKETING DIGITAL GRATUITAMENTE?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Receba nossas postagens por e-mail

Fechar Menu