Digitalização de empresas: como descobrir se está na hora do seu negócio entrar no mundo digital?

A digitalização de empresas já é uma realidade no mundo há décadas. Mas, com a crise da Covid-19, se tornou uma questão de necessidade para a sobrevivência de muitos negócios no Brasil e no mundo levar a loja física também para o online .

Porém, estar presente no mundo digital não é algo que pode ser feito da noite para o dia. Isso porque a digitalização de empresas é uma etapa de um processo muito maior que é o de transformação digital.

Quer levar sua empresa tradicional para o mundo virtual, mas está na dúvida se é o momento certo? Confira este post Marketagem porque você vai descobrir quais os principais indícios que mostram que a hora de digitalizar sua empresa está chegando.   

Analise sua empresa como um todo e avalie os processos atuais dela

Softwares, aplicativos (apps), complementos, extensões e tecnologia na nuvem já fazem parte da rotina da sua empresa? Caso a resposta seja positiva, então é um primeiro indício que seu negócio está apto a operar no digital também. 

Antes de fazer a digitalização da empresa é importante ter em mente que não se trata apenas de criar a área de Marketing Digital

Para você obter bons resultados, é importante que toda a sua empresa esteja digitalizada para que já exista uma cultura de digitalzação, antes mesmo de fazer seu perfil comercial no Instagram ou criar um site da marca.  

Isso porque a presença digital gera oportunidades de negócios também com um novo tipo de consumidor: o internauta/usuário. E ele está acostumado a uma jornada de compra diferenciada e tem comportamentos diferentes de quem só compra na loja física como:

  • Pesquisa muito na internet para tomar decisão de compra (mesmo que compre em loja fisica)
  • Espera ter opção de atendimento online (não exatamente um chatbot, mas pelo menos, um SAC 2.0 humanizado e eficiente)
  • Compra online e offline
  • Recebe emails marketing (inclusive transacionais)
  • Avalia produtos, serviços e experiências pelas redes sociais e sites
  • Envia comprovantes pelo WhatsApp, Direct ou Facebook Messenger e recebe nota fiscal eletrônica por email
  • Entre muitas outras ações fundamentais que passam pelo digital sem ter a ver diretamente com o Marketing 

Por esse motivo seu negócio como um todo precisa estar adaptado para uma transformação digital específica como a criação de um perfil no Instagram ou um site da marca.

Entenda se o seu negócio tem condição de realizar entregas no digital com a mesma qualidade que faz na loja física

Sua empresa dá conta de atender bem, muito mais clientes, do que tem atualmente na loja física? 

Embora a digitalização de empresas não vá triplicar sua quantidade de consumidores de forma imediata, é importante planejar esse crescimento para manter a saúde financeira do seu negócio. Portanto se pergunte:

  • Quais ferramentas de Marketing Digital  e de outras áreas (CRM, ERP, etc.) sua empresa vai precisar contratar para o processo de digitalização?
  • Quais os custos com treinamento da sua equipe?
  • Precisa contratar mais gente para dar conta do atendimento online? 
  • Precisa de ajuda de especialistas em Marketing Digital e Vendas para conseguir entrar no digital e se manter no início? 
  • E por aí vai…

Existem diferentes ferramentas para ajudar empresas que estão no online. Elas facilitam do cruzamento de dados à gestão de tarefas. Da estratégia à execução e até mesmo a entender melhor seu público-alvo por meio de pesquisas de marketing e criação de personas

Mas, isso vai demandar treinamento e preparo das suas equipes que precisarão estar mais integradas do que nunca para realizar entregas de valor e atender bem os consumidores-usuários.

E não apenas em relação às ferramentas e aos processos, mas é necessário toda uma mudança de mindset para lidar com a nova realidade da empresa: ser digital. 

Portanto se o seu negócio já está passando por um update completo para atrair, conquistar e fidelizar clientes também no online, então esse é um outro forte indício que está apto para se tornar uma empresa digitalizada.

Descubra se o seu público-alvo está também no online

Além da mudança na operação em si, a própria cultura organizacional precisará ser transformada em uma cultura digital. 

Isso porque será preciso mais do que nunca entender o seu target para oferecer uma boa experiência do usuário para ele. O que ajuda, não apenas nas vendas online, mas na fidelização de clientes e desenvolvimento de embaixadores da marca. 

Confira alguns dados fundamentais que você precisa saber do seu público-alvo antes de ir para o digital:

  • Dores
  • Necessidades
  • Comportamentos
  • Expectativas
  • Dados demográficos
  • Dados socioeconômicos
  • Entre outras informações relevantes

Dessa forma é mais fácil entender as demandas dos seus clientes e prospects. E até mesmo tomar decisões estratégicas em relação ao Marketing Digital e Vendas com base no negócio como um todo.

Lembre-se: um dos fatores que mostram que vale a pena digitalizar sua empresa é quando o público-alvo, não só está nas redes sociais e navegando na internet, mas principalmente quando seu target realiza compra de produtos online como os que seu negócio oferece.

Portanto fazer pesquisas de marketing digital antes da digitalização costuma ser algo estratégico. A pesquisa de mercado é uma delas, mas existem outras que também são importantes,

Encare o digital como complemento da loja física 

Antes de levar sua empresa para o digital, é preciso ter certeza que o seu pessoal está entendendo que o site de vendas online e as redes sociais não chegaram para tirar empregos ou simplesmente trazer mais demandas. E sim para ajudar a vender mais.

Por esse motivo a mudança de mindset é tão importante. É indispensável antes de entrar com tudo no meio digital, que os colaboradores e equipes estejam compreendendo que hoje em dia a jornada do cliente é omnichannel

Ou seja, a pessoa pesquisa no Google sobre o produto ou serviço que deseja adquirir. Lê diversos conteúdos em blogs para descobrir qual modelo é o melhor para o seu caso específico e até pede recomendações nas redes sociais.

E quando tem certeza do que quer comprar, ai sim ou vai até a loja física ou a loja virtual.  Mas, antes de realizar a transação, é cada vez mais comum que as pessoas vão até a loja tradicional para conhecer o que pretende adqurir de perto ou experimentar.

Sendo que essa compra pode ser concretizada por lá mesmo (normalmente quando o consumidor quer o produto ou serviço na hora) ou pela internet (quando a pessoa não se importa de esperar a entrega). 

Portanto, nos dias de hoje, o processo de compra pode começar no online e terminar na loja física ou começar no offline e ser concretizada no online.

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Defina os canais de Marketing Digital que vale a pena investir 

Mesmo não estando efetivamente no online, saber quais canais de Marketing Digital vale a pena investir no caso específico do seu negócio faz toda a diferença. Isso porque antes de criar o site ou entrar nas redes sociais para negócio, é indispensável ter um bom planejamento.

E ele começa pela determinação de objetivos claros, que serão quebrados em metas, e precisam ser mensurados de acordo com os KPIs que fazem sentido. Por isso você precisa ter respostas para perguntas como: 

  • Qual a finalidade de criar o perfil da marca no Instagram ou Facebook
  • Para que criar um site? 
  • Por que vou investir em anúncios online?

Quando seu negócio encontrar essas respostas é outro indício que a hora de entrar no mundo digital está bem próxima.

Principais canais de Marketing Digital

  • Redes Sociais: Instagram, LinkedIn, Facebook,Youtube.,TikTok, etc.
  • Blog: repositório de conteúdo da sua empresa que costuma ser construído em plataformas como WordPress (a melhor  quase 40% da web usa), Blogger, entre outras.
  • Site: existem diferentes tipos de website, porém o site institucional e o site de vendas são os mais comuns. 
  • Mídia online paga : Google Ads, Bing Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, etc.
  • Canal orgânico: são os resultados (que não são pagos) da pesquisa do Google e outros buscadores como Bing, Yahoo, Duck Duck Go!, etc.

Conclusão

A digitalização de empresas é um passo importante para sobrevivência no mercado. Mas, é preciso um certo grau de maturidade tecnológica da organização previamente para que ocorra bem e gere os melhores resultados para o negócio.

Isso porque o processo de digitalização de empresas faz parte de um outro muito maior que  é a transformação digital.

Por esse motivo o desenvolvimento de uma cultura digital é fundamental, além do costume de usar ferramentas e tecnologia na nuvem, entre outros sistemas,  nas operações. 

Além disso, é necessário entender quais canais de Marketing Digital fazem sentido para o seu negócio. E para isso, estudar como  o seu público-alvo se comporta no mundo virtual faz toda a diferença, entre outros pontos que merecem atenção antes da criação do Instagram da marca ou do site da loja.

Planeja levar seu negócio para o online? Conte para a gente, nos comentários, as principais dúvidas sobre Marketing Digital e Vendas que a gente responde você.

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