Marcar presença digital nas mídias sociais é importante para criar mais conexão com seu clientes e possíveis consumidores, aumentando a consciência da marca (awareness) e alavancando vendas.
Mesmo que existam várias possibilidades de redes e mídias sociais, os queridinhos dos brasileiros são mesmo Facebook e Instagram.
E como quem usa as redes sociais comercialmente também já sabe disso, aí surge a dúvida: qual delas escolher para manter relacionamento com o público-alvo?
E é justamente nisso que vamos falar hoje.
Fundado em 2010, nos Estados Unidos, pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger (Brasil é sinistro!), o Instagram originalmente era um aplicativo para publicação de fotos que oferecia filtros de edição rápida.
Em menos de 2 anos, ele fez tanto sucesso que já tinha mais de 100 milhões de usuários ativos.
E aí despertou o interesse de Mark Zuckerberg que comprou o aplicativo, em 2012, e não demorou a transformá-lo em rede social.
Em outubro de 2018, o aplicativo já tinha cerca de 1 bilhão de usuários ativos segundo os dados mais recentes divulgados pelo Global Digital Report 2018.
Já em nosso país, o uso dessa social media realmente não para de crescer principalmente entre jovens (o que é um fenômeno mundial) e mulheres.
Embora esteja instalado em 65% dos celulares dos brasileiros de acordo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil, que foi divulgada em fevereiro de 2019, o Instagram está entre as mais acessadas.
Mas, ainda não tem a maior quantidade de usuários embora o mesmo estudo tenha revelado ainda que o grau de fidelidade ao app é grande (84% dos brasileiros que têm Insta o acessam diariamente ou quase isso).
Isso porque o Facebook continua liderando o ranking de redes sociais mais usadas em nosso país enquanto o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil. Já o YouTube ocupa a 2ª posição no ranking e o WhatsApp a terceira.
Nos últimos anos, essa rede social vem conectando marcas e pessoas de forma criativa, descontraída e que trazem bastante resultado.
Segundo o Business Instagram, 80% das pessoas que têm conta seguem ao menos 1 empresa.
Quer saber mais sobre publicidade online na rede social queridinha dos jovens e das brasileiras?
Assista nosso webinar Fundamentos do Instagram Ads, com Caio Mattos.
Fundada em 2004, pelo então universitário Mark Zuckerberg, na Universidade de Harvard (EUA), a maior rede social do mundo tem hoje 2,3 bilhões de usuários ativos de acordo com informações do Facebook.
Além disso, o Brasil é o 4º país que mais usa a rede social, segundo o site Static, com 120 milhões de perfis ativos (julho/2019).
O BR só fica atrás da Índia (com maior número de usuários), Estados Unidos e Indonésia.
Para quem não se lembra, em seus primórdios, o Facebook era bem similar ao finado Orkut (que revela um pouco da minha idade rsrs).
Mas, com o passar dos anos, ele foi ganhando vários recursos, como o botão Curtir (em 2009) e transmissões ao vivo (em 2015), só para lembrar alguns.
Ao longo desses 15 anos de rede social, as empresas começaram a notar que era possível conquistar mais clientes por meio do Facebook e até mesmo aumentar a consciência da marca.
Foi aí que começaram os investimentos em conteúdo para redes sociais que vão muito além das postagens. Isso porque envolve todo um processo que inclui:
Diante dessa nova realidade, nasceu então o Facebook Ads que é uma plataforma exclusiva para configurar anúncios online nas plataformas que são propriedades de Mark Zuckerberg (no caso Facebook e Instagram).
Além de gerar novos negócios e aumentar o faturamento das empresas, a popularização do Facebook também colaborou para o surgimento de novas carreiras no Marketing Digital como Analista de Redes Sociais e até mesmo (pegando carona com o Google Ads) a função Analista de Mídias Paga.
O blog Facebook for Media disponibilizou algumas dicas de como produzir conteúdo para as duas redes sociais de Mark Zuckerberg.
Autenticidade, diversidade de formatos e frequência de publicação são os destaques.
Confira:
Para responder essa pergunta, você precisa conhecer bem seu público-alvo.
Isso porque será necessário criar formas interessantes e assertivas de se comunicar e se relacionar com ele.
Facilita bastante no processo criar personas principalmente quando sua empresa tem um público bem variado que inclui, por exemplo, mulheres e homens de diferentes idades.
Então se parte é usuário assíduo do Facebook, as ações e estratégias precisam ser totalmente diferentes daquelas planejadas para os usuários fiéis do Instagram.
Até porque o comportamento de uma mesma pessoa é totalmente diferente em cada social media.
As redes sociais são estratégicas para aumentar a consciência da marca e também começar uma conversa com seu target criando assim oportunidades de estreitar relacionamento.
Mas, antes de investir em mídias sociais, é importante realizar um estudo sobre seu target para marcar presença digital nas redes certas.
Além disso, é preciso entender que em cada plataforma, as pessoas buscam experiências diferentes e por isso se comportam de formas distintas.
Então se você tem um público-alvo jovem, por exemplo, o Instagram é indispensável para ajudar a criar conexão por meio de campanhas criativas e descoladas.
Já se o seu público incluir também pessoas mais velhas, vale a pena ter uma conta no Facebook.
Lá você poderá manter relacionamento e se comunicar de diferentes formas com pessoas dessa faixa etária.
Mas, vale lembrar que dependendo do seu público, ter perfil nas duas redes sociais pode ser a melhor estratégia.
Para ajudar a tomar esse tipo de decisão, é recomendado utilizar personas para orientar o conteúdo a ser distribuído nas redes sociais.
Para nós do Marketagem, por mais que tenhamos presença no Facebook e no LinkedIn, o Instagram tem sido a plataforma com melhor resultado.
Enquanto para a Search Lab, o conteúdo traciona muito mais no LinkedIn.
Isso acontece por conta de serem públicos completamente diferentes com hábitos diferentes.
As duas redes sociais combinam com o público-alvo da sua empresa? Conte para a gente quais ações para Facebook e/ou Instagram são cases de sucesso do seu negócio.
Tel: (21)4042-4410
Email: contato@marketagem.com.br
©2020. Todos os direitos reservados
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.