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Facebook ou Instagram: qual rede social usar no meu negócio?

Marcar presença digital nas mídias sociais é importante para criar mais conexão com seu clientes e possíveis consumidores, aumentando a consciência da marca (awareness) e alavancando vendas. 

Mesmo que existam várias possibilidades de redes e mídias sociais, os queridinhos dos brasileiros são mesmo Facebook e Instagram

E como quem usa as redes sociais comercialmente também já sabe disso, aí surge a dúvida: qual delas escolher para manter relacionamento com o público-alvo? 

E é justamente nisso que vamos falar hoje. 

Instagram

Fundado em 2010, nos Estados Unidos, pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger (Brasil é sinistro!), o Instagram originalmente era um aplicativo para publicação de fotos que oferecia filtros de edição rápida. 

Em menos de 2 anos, ele fez tanto sucesso que já tinha mais de 100 milhões de usuários ativos. 

E aí despertou o interesse de Mark Zuckerberg que comprou o aplicativo, em 2012, e não demorou a transformá-lo em rede social. 

Instagram está entre as redes sociais mais usadas do mundo

Em outubro de 2018, o aplicativo já tinha cerca de 1 bilhão de usuários ativos segundo os dados mais recentes divulgados pelo  Global Digital Report 2018

Já em nosso país, o uso dessa social media realmente não para de crescer principalmente entre jovens (o que é um fenômeno mundial) e mulheres. 

Embora esteja instalado em 65% dos celulares dos brasileiros de acordo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil, que foi divulgada em fevereiro de 2019, o Instagram está entre as mais acessadas.

Mas, ainda não tem a maior quantidade de usuários embora o mesmo estudo tenha revelado ainda que o grau de fidelidade ao app é grande (84% dos brasileiros que têm Insta o acessam diariamente ou quase isso).

Isso porque o Facebook continua liderando o ranking de redes sociais mais usadas em nosso país enquanto o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil. Já o YouTube ocupa a 2ª posição no ranking e o WhatsApp a terceira. 

Comportamento dos usuários no Instagram

  • Interagem com marcas na plataforma
  • Gostam de seguir celebridades 
  • Usam para ficar por dentro das novidades
  • Entendem Instagram como rede social para se divertir 
  • Gostam de descobrir no feed coisas e fotos alegres e surpreendentes
  • Compartilham ao menos 1 imagem semanalmente
  • Compartilham assuntos diversos nos stories

Instagram para empresas 

Nos últimos anos, essa rede social vem conectando marcas e pessoas de forma criativa, descontraída e que trazem bastante resultado. 

Segundo o Business Instagram, 80% das pessoas que têm conta seguem ao menos 1 empresa. 

Quer saber mais sobre publicidade online na rede social queridinha dos jovens e das brasileiras? 

Assista nosso webinar Fundamentos do Instagram Ads, com Caio Mattos.

Facebook

Fundada em 2004, pelo então universitário Mark Zuckerberg, na Universidade de Harvard (EUA), a maior rede social do mundo tem hoje 2,3 bilhões de usuários ativos de acordo com informações do Facebook. 

Além disso, o Brasil é o 4º país que mais usa a rede social, segundo o site Static, com 120 milhões de perfis ativos (julho/2019). 

O BR só fica atrás da Índia (com maior número de usuários), Estados Unidos e Indonésia.  

Para quem não se lembra, em seus primórdios, o Facebook era bem similar ao finado Orkut (que revela um pouco da minha idade rsrs). 

Mas, com o passar dos anos, ele foi ganhando vários recursos, como o botão Curtir (em 2009) e transmissões ao vivo (em 2015), só para lembrar alguns.

Facebook Ads 

Ao longo desses 15 anos de rede social, as empresas começaram a notar que era possível conquistar mais clientes por meio do Facebook e até mesmo aumentar a consciência da marca. 

Foi aí que começaram os investimentos em conteúdo para redes sociais que vão muito além das postagens. Isso porque envolve todo um processo que inclui:

Diante dessa nova realidade, nasceu então o Facebook Ads que é uma plataforma exclusiva para configurar anúncios online nas plataformas que são propriedades de Mark Zuckerberg (no caso Facebook e Instagram). 

Além de gerar novos negócios e aumentar o faturamento das empresas, a popularização do Facebook também colaborou para o surgimento de novas carreiras no Marketing Digital como Analista de Redes Sociais e até mesmo (pegando carona com o Google Ads) a função Analista de Mídias Paga.

Comportamento dos usuários no Facebook   

  • Usam a plataforma para fazer negócios
  • Consideram-se conectados quando estão usando o Facebook
  • Entendem a rede social como fonte de informação
  • Compartilham ao menos 1 conteúdo semanalmente

Melhores práticas para Facebook e Instagram

melhores práticas para Instagram e Facebook

O blog Facebook for Media disponibilizou algumas dicas de como produzir conteúdo para as duas redes sociais de Mark Zuckerberg.

Autenticidade, diversidade de formatos e frequência de publicação são os destaques.

Confira:   

  • A primeira recomendação é publicar vídeos somente com efeitos da própria plataforma e sem edições profissionais (porque não parece natural, o que dificulta criar conexão real entre influenciadores e seguidores). Ou seja, conversar de ser humano para ser humano é a dica oficial do Facebook e Instagram.
  • Conhecer seu público por meio de dados disponíveis tanto no Facebook quanto no Instagram é fundamental para oferecer conteúdo que faça sentido para eles. Em casos de lives, a recomendação é agradecer comentários e reservar o tempo final para responder dúvidas de quem participou com você. 
  • Faça postagens regularmente com conteúdos variados. Isso porque algumas pessoas podem preferir vídeos enquanto outras textos ou fotos. Além disso, Facebook e Instagram recomendam que os conteúdos tenham novidades.  
  • Também diversifique os formatos de conteúdo nos Stories, mas sem variar a frequência. Então a dica oficial é misturar fotos e vídeos. 

Instagram ou Facebook: qual rede social usar no meu negócio

Para responder essa pergunta, você precisa conhecer bem seu público-alvo

Isso porque será necessário criar formas interessantes e assertivas de se comunicar e se relacionar com ele. 

Facilita bastante no processo criar personas principalmente quando sua empresa tem um público bem variado que inclui, por exemplo, mulheres e homens de diferentes idades.

Então se parte é usuário assíduo do Facebook, as ações e estratégias precisam ser totalmente diferentes daquelas planejadas para os usuários fiéis do Instagram. 

Até porque o comportamento de uma mesma pessoa é totalmente diferente em cada social media.  

Conclusão

As redes sociais são estratégicas para aumentar a consciência da marca e também começar uma conversa com seu target criando assim oportunidades de estreitar relacionamento. 

Mas, antes de investir em mídias sociais, é importante realizar um estudo sobre seu target para marcar presença digital nas redes certas

Além disso, é preciso entender que em cada plataforma, as pessoas buscam experiências diferentes e por isso se comportam de formas distintas. 

Então se você tem um público-alvo jovem, por exemplo, o Instagram é indispensável para ajudar a criar conexão por meio de campanhas criativas e descoladas. 

Já se o seu público incluir também pessoas mais velhas, vale a pena ter uma conta no Facebook. 

Lá você poderá manter relacionamento e se comunicar de diferentes formas com pessoas dessa faixa etária. 

Mas, vale lembrar que dependendo do seu público, ter perfil nas duas redes sociais pode ser a melhor estratégia. 

Para ajudar a tomar esse tipo de decisão, é recomendado utilizar personas para orientar o conteúdo a ser distribuído nas redes sociais. 

Para nós do Marketagem, por mais que tenhamos presença no Facebook e no LinkedIn, o Instagram tem sido a plataforma com melhor resultado.

Enquanto para a Search Lab, o conteúdo traciona muito mais no LinkedIn. 

Isso acontece por conta de serem públicos completamente diferentes com hábitos diferentes.

As duas redes sociais combinam com o público-alvo da sua empresa? Conte para a gente quais ações para Facebook e/ou Instagram são cases de sucesso do seu negócio.

Victor Baptista

Fundador do Marketagem

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