Tel: (21) 3620-8232

Ferramentas de SEO que ajudam no trabalho do dia a dia

ferramentas de seo

A busca orgânica pode ser um ótimo canal para atração de tráfego qualificado, geração de leads ou vendas.

Entretanto, não basta apenas produzir conteúdo e ajustar Heading Tags, Title e Description.

O universo de SEO é muito maior.

O Google conta com mais de 200 fatores de ranqueamento e atualiza constantemente seus algoritmos, exigindo cada vez mais de quem trabalha com SEO.

Se você deseja começar a melhorar seus resultados orgânicos de forma estratégica, separamos 04 ferramentas de SEO que podem lhe ajudar. (Seja você uma pessoa que pretende trabalhar ou que já trabalhe)

Fique conosco e veja onde cada uma delas ajudará

Como funciona o trabalho de SEO?

De forma simples, o trabalho de SEO é dividido em 2 frentes:

  1. Onpage: Ações que dependem diretamente de você. Todas essas ações são executadas diretamente no código do site, no conteúdo, nas tags, na hospedagem, etc.
  2. Offpage: São ações realizadas fora do seu domínio. A ação mais conhecida dentro do universo Offpage é o Linkbuilding (links de domínios relevantes apontando para a página que deseja trabalhar)

Leia também:

➡️ Como pesquisar palavras-chave para SEO

➡️ SEO Onpage – Muito mais que somente conteúdo

Para Tecnologia e SEO Onpage: Oncrawl

oncrawl

Uma ferramenta completa para monitoramento diário, semanal ou mensal de SEO Onpage e Auditorias de SEO.

O Oncrawl além de funcionar muito bem para análises on page, ele também analisa logs de SEO, o que ajudar a entender de forma profunda como o robô do Google interpreta o seu site.

Analisador e analisador de logs de SEO orientado a dados para auditorias corporativas de SEO e monitoramento diário.

Principais funções:

  • Análise de conteúdo duplicado;
  • Análise de profundidade de navegação;
  • Análise de Status Code;
  • Entre outros…

Limitações do plano gratuito:

  • Limite de URLs crawleadas;
  • Restrito a apenas 1 projeto.

Para performance: Keyword Hero

keyword hero

Um dos maiores calos do GA e do Search Console é que não há uma forma nativa de integrar os 02 e checar quais palavras estão gerando conversão e com isso estruturar todo o plano de melhoria em cima disso.

Existem outras ferramentas de SEO que realizam isso mas com um investimento maior.

A Keyword Hero integra o GA e o Serach Console e cria uma propriedade nova no GA com os dados de palavras-chave e conversão.

O mais legal disso tudo é que a ferramenta possui um plano gratuito muito bom, que já da para ter uma ideia do que ela é capaz.

Porém, o plano gratuito suas limitações.

Principais funções:

  • 85-95% de assertividade;
  • Todos os dados ficarão salvos em sua conta do Google Analytics;
  • Configuração simplificada.

Limitações do plano gratuito:

  • Gera dados apenas de 25 URLs;
  • Se for um site muito grande, precisará seguir com a versão paga.

Para acompanhamento de ranking: SERPlab

SERPLAB é uma ferramenta de SEO gratuita que monitora variação de posições no ranqueamento no Google em tempo real.

Isso é uma verdadeira mão na roda para o trabalho de SEO.

O melhor de tudo: a ferramenta é FREE!

Apesar de falarem direto no site que são uma ferramenta gratuita, eles possuem um plano pago para monitoramentos mais robustos.

Principais funções:

  • Interface muito simples;
  • Filtros por localização;
  • Gráficos de evolução de ranqueamento;
  • Até 365 dias de história;
  • Configuração simplificada.

Monitoramento de Links: Google Search Console

O Search Console (antigo google webmaster tools) é uma ferramenta gratuita para analisar exatamente alguns aspectos de busca do Google em relação ao seu site.

Uma das funcionalidades dessa ferramenta é o monitoramento de links para o seu site.

search console

Por essa função você consegue visualizar as páginas que estão sendo linkadas, como elas estão sendo linkadas e qual o domínio gerou o link.

Dessa forma, você pode adequar algum link que talvez esteja com um texto âncora indesejado ou até iniciar um relacionamento com um novo domínio que tenha gerado um link para o site.

Conclusão

Não adianta imaginar que esse arsenal de ferramentas resolverá todos os seus problemas.

Problemas são resolvidos com estratégias e não ferramentas.

Elas entram como apoio na execução do que foi imaginado.

E aí? Existem ferramentas de SEO que colocaria nessa lista? Nos conte aqui nos comentários.

Este post tem 2 comentários

  1. Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito.

    1. Obrigado pelo feedback, Marcos!

Deixe uma resposta

DESEJA APRENDER MARKETING DIGITAL GRATUITAMENTE?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Receba nossas postagens por e-mail

Fechar Menu