Kit de sobrevivência com 7 ferramentas gratuitas de mídias sociais

7 ferramentas gratuitas de midias sociais

Muitas pessoas associam o Inbound Marketing ao Marketing em Mídias Sociais mas não sabem os dois possuem conceitos completamente diferentes, por mais que trabalhem juntos.

O Inbound Marketing tem como foco principal a geração de demanda para uma empresa, serviço ou produto. Portanto todas as ações terminarão em alguma landing page ou no site da empresa. Nesse contexto, as mídias sociais são utilizadas como canais de distribuição de conteúdo.

O Marketing em Mídias Sociais pensado de forma isolada costuma focar mais no branding e no relacionamento (retenção, satisfação) com o cliente ou possível cliente.

Um bom trabalho de mídias sociais, focado em inbound ou não, gera insights valiosos para o negócio como um todo.

Pensando nisso, resolvemos montar um pequeno kit de sobrevivência para empresas ou profissionais que pretendem trabalhar com redes sociais de forma estratégica.

Ele é composto por 7 ferramentas gratuitas que possuem funções complementares e que se usadas da forma correta, ajudaram demais na coleta de dados estratégicos para o negócio.

Quais são as 7 ferramentas gratuitas de mídias sociais?

hootsuite

1 – Hootsuite

Para que serve?

O Hootsuite é uma plataforma muito utilizada por várias para gerenciar redes sociais.

A conta gratuita permite cadastro de redes socias. Dessa forma, todo o processo de monitoramento, engajamento e postagem pode ser realizado pela plataforma.

Ela permite agendamento de postagens e várias cofigurações interessantes que facilitam a operação no dia-a-dia.

É gratuito?

Começa gratuita mas se quiser acesso a todas as funcionalidades, ela passa a ser paga.

likealyzer

2 – Likealyzer

Para que serve?

Uma ferramenta super mão na roda que gera gratuitamente um diagnóstico de qualquer Fanpage baseado em algumas métricas, como: melhores horários para postagem, repetição de formatos de conteúdo, número de posts por dia, etc.

É uma super ferramenta que pode ajudar bastante Fanpages que estão em fase inicial ou sem ideia do que fazer para melhorar sua atuação.

É gratuito?

Totalmente gratuita!

sociograph

3 – Sociograph

Para que serve?

O Sociograph é uma ferramenta de Analytics para Facebook.

Ela analisa dados de Grupos e Fanpages.

Para utilizá-la, você precisa entrar com o seu login e senha do Facebook para que a ferramenta reconheça as Fanpages e Grupos que gerencia.

Dessa forma, ela apresentará dados sobre os conteúdos postados e sobre os usuários que interagem ou não com a página.

É gratuito?

Totalmente gratuita!

trendsmap

4 – Trendsmap

Para que serve?

Monitorar as tendências e termos mais utilizados no Twitter.

É gratuito?

Começa gratuita mas se quiser acesso a todas as funcionalidades, ela passa a ser paga.

icerocket

5 – Icerocket

Para que serve?

O Icerocket é uma ferramenta de pesquisa / monitoramento de termos em algumas redes sociais.

Ela não requer uma conta e é muito simples de de usar.

Basta digitar seu(s) termo(s) na caixa de pesquisa e escolher o onde deseja pesquisar: Blogs, Twitter, Facebook ou todos.

É gratuito?

Totalmente gratuita!

union metrics

6 – Union Metrics

Para que serve?

Ferramenta de Analytics para Instagram.

Através da conta gratuita, é possível realizar um bom diagnóstica que indica os melhores horários para postagem, sugestão de hashtags para utilizar, entre outros fatores.

É gratuito?

Começa gratuita mas se quiser acesso a todas as funcionalidades, ela passa a ser paga.

quintly

7 – Quintly

Para que serve?

Quintly é uma ferramenta de Analytics completa para mídias sociais (Facebook, Twitter, Youtube, etc) e foi recentemente bastante utilizada para acompanhar dados em tempo real no Facebook.

Recentemente ocorreu um trágico acidente com o time de futebol Chapecoense e uma página do Facebook parece ter perdido um pouco a mão na hora de falar sobre o assunto.

Isso gerou um sentimento negativo enorme e a página perdeu muitos seguidores. Na hora que isso começou, muitas pessoas usaram o Quintly para acompanha os dados em tempo real.

É gratuito?

Começa gratuita mas se quiser acesso a todas as funcionalidades, ela passa a ser paga.

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Sobre o Autor

Formado em Publicidade e com MBA em Gestão de Projeto. Possui sólida experiência em Marketing Digital e é especialista em SEO. Além disso é co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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