Carreiras em mídias sociais são cada vez mais necessárias nas empresas de todo o mundo. E não é diferente no Brasil, embora o mercado ainda esteja começando a amadurecer, as organizações já entenderam a importância de marcar presença digital, por exemplo, no Instagram e Facebook que são as redes sociais mais usadas em nosso país.
E para isso, é necessária a contratação de profissionais qualificados inclusive em posições de liderança. Por esse motivo, Gerente de Redes Sociais é um cargo em alta no meio digital que oferece salários atrativos para os profissionais de Comunicação ou Marketing (cerca de R$ 5 mil – remuneração inicial) .
Quer conhecer mais sobre a vaga de Gestor de Mídias Sociais? Então acompanhe este post até o fim porque você vai descobrir como se preparar para exercer essa profissão que já foi considerada do futuro. Mas, que agora é fundamental nas empresas que utilizam estratégias avançadas de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Confira!
É quem está à frente de todo o processo de planejamento, execução e análise de mídias sociais de uma empresa. O que colabora com o Branding e facilita a criação de vínculo com clientes atuais e potenciais.
Sem contar que uma boa gestão de redes sociais ainda contribui com o crescimento da receita. Isso porque ter conceito único aumenta consideravelmente as chances das marcas serem amadas e lembradas. Além, é claro, de seus produtos ou serviços serem mais adquiridos.
Gerar comunidade e relacionamento é a principal função do trabalho em Redes Sociais segundo o Diretor Fundador da GorillaBrand Agency, Hector Muniz. ”Quando trabalhamos com social media, sempre consideramos o espectro do relacionamento como uma ferramenta de apoio ao que esperamos de resultado no ROI” – esclarece ele.
Mas, vale lembrar que para isso ocorrer, é necessário que o profissional entenda bastante de processos gerenciais e até mesmo de ferramentas e suas vantagens e desvantagens para tomar as melhores decisões.
Une análise, criatividade e estratégia para que a equipe de redes sociais, sob sua liderança, consiga conectar a marca aos usuários no Instagram, YouTube, etc. de maneira positiva criando assim um vínculo forte entre empresa e pessoas. Para isso, esse profissional realiza uma série de atividades como:
Assim como em outros cargos gerenciais, esse profissional atua também liderando pessoas. Sua equipe normalmente é composta por Analista de Redes Sociais, SAC 2.0, Estagiário de Marketing Digital ou Redes Sociais e Coordenador de Mídias Sociais. Sendo o Gestor de Redes Sociais subordinado à diretoria.
Muitas empresas podem colocar cargos com nomes diferentes e até inserir a Gerência de Social Media em Comunicação e Marketing. Mas, para ser Gerente de Mídias Sociais, você precisa ter experiência de cerca de 5 anos. Portanto é necessário ter passado pelo operacional como Analista de Mídias Sociais e já ter experiência em cargo de liderança tendo exercido a função de coordenador.
O salário do gerente de redes sociais costuma variar de acordo com o porte da empresa que o profissional vai trabalhar, com o nível de experiência da pessoa e até mesmo com a região do Brasil que atua.
De acordo com o Glassdoor, a média salarial de um Gerente de Redes Sociais é R$ 2.052 podendo chegar a R$ 9.000 (o que é considerado uma remuneração alta). Já a Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADI), constatou que o salário médio, em 2018, para o cargo de gerente de redes sociais era em torno de R$ 10 mil.
Segundo o site Vagas.com, um coordenador de mídias sociais, que é o cargo abaixo do Gerente de Redes Sociais, recebe em média no Brasil, R$ 3.071,00 sendo que em cargo sênior a remuneração pode chegar a R$ 4.862. Portanto um gestor de mídias sociais júnior pode esperar ganhar algo em torno de R$ 5.000 como remuneração inicial.
Ser Gerente de Redes Sociais não é tarefa fácil. Para conquistar a vaga, é necessário anos de experiência no mercado, desenvolver competências como liderança e perfil analítico. Mas, não é impossível chegar lá, principalmente quando você planeja sua carreira em Mídias Sociais com bastante antecedência.
Com tantos degraus a serem superados, é preciso ter foco, planejamento, determinação e visão de carreira. Isso tudo sem deixar de acompanhar as inovações do mercado e aprofundar seus conhecimentos específicos sobre mídias sociais.
Por esses motivos uma Mentoria de Instagram pode facilitar muito atingir seu objetivo. Isso porque você vai aprender com experts na área o que precisa para se tornar um Gestor de Mídias Sociais em aulas individuais e personalizadas planejadas para esse propósito.
Tel: (21)4042-4410
Email: contato@marketagem.com.br
©2020. Todos os direitos reservados
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.