Telefone:
(21) 3620-8232

Gerente de Redes Sociais: profissão em alta no mercado de marketing digital

Carreiras em mídias sociais são cada vez mais necessárias nas empresas de todo o  mundo. E não é diferente no Brasil, embora o mercado ainda esteja começando a amadurecer, as organizações já entenderam a importância de marcar presença digital, por exemplo, no Instagram e Facebook que são as redes sociais mais usadas em nosso país.

E para isso, é necessária a contratação de profissionais qualificados inclusive em posições de liderança. Por esse motivo, Gerente de Redes Sociais é um cargo em alta no meio digital que oferece salários atrativos para os profissionais de Comunicação ou Marketing (cerca de R$ 5 mil – remuneração inicial) .

Quer conhecer mais sobre a vaga de Gestor de Mídias Sociais? Então acompanhe este post até o fim porque você vai descobrir como se preparar para exercer essa profissão que já foi considerada do futuro. Mas, que agora é fundamental nas empresas que utilizam estratégias avançadas de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Confira! 

O que é um gestor de redes sociais

É quem está à frente de todo o processo de planejamento, execução e análise de mídias sociais de uma empresa. O que colabora com o Branding e facilita a criação de vínculo com clientes atuais e potenciais. 

Sem contar que uma boa gestão de redes sociais ainda contribui com o crescimento da receita. Isso porque ter conceito único aumenta consideravelmente as chances das marcas serem amadas e lembradas. Além, é claro, de seus produtos ou serviços serem mais adquiridos.

Gorila da Gorilla Brand

Gerar comunidade e relacionamento é a principal função do trabalho em Redes Sociais segundo o Diretor Fundador da GorillaBrand Agency, Hector Muniz. ”Quando trabalhamos com social media, sempre consideramos o espectro do relacionamento como uma ferramenta de apoio ao que esperamos de resultado no ROI” – esclarece ele.  

Mas, vale lembrar que para isso ocorrer, é necessário que o profissional entenda bastante de processos gerenciais e até mesmo de ferramentas e suas vantagens e desvantagens para tomar as melhores decisões. 

O que faz um gerente de social media

Une análise, criatividade e estratégia para que a equipe de redes sociais, sob sua liderança, consiga conectar a marca aos usuários no Instagram, YouTube, etc. de maneira positiva criando assim um vínculo forte entre empresa e pessoas. Para isso, esse profissional realiza uma série de atividades como: 

  • Planejamento, criação e análise em mídias sociais

  • Toma decisões com base em métricas e dados de monitoramento das redes sociais  da empresa 

  • Cria o tom de voz da marca que deve ser seguido não apenas nas mídias sociais, mas do site ao atendimento 

  • Conhece profundamente quem é o público-alvo da organização e como se comporta nas redes sociais, além de acompanhar a concorrência para fazer a análise de cenário e estabelecer social benchmarking 

  • Define quais mídias sociais a empresa deve investir em presença digital  

  • Aprova planejamento editorial e melhores formatos de conteúdo a serem postados em cada social media

  • Analisa indicadores 

  • Elabora planos estratégicos, táticos e operacionais para a empresa inclusive plano de gestão de crise para redes sociais 

  • Apresenta relatórios para a diretoria

Assim como em outros cargos gerenciais, esse profissional atua também liderando pessoas. Sua equipe normalmente é composta por Analista de Redes Sociais, SAC 2.0, Estagiário de Marketing Digital ou Redes Sociais e Coordenador de Mídias Sociais. Sendo o Gestor de Redes  Sociais subordinado à diretoria. 

Como se tornar gerente de redes sociais

Muitas empresas podem colocar cargos com nomes diferentes e até inserir a Gerência de Social Media em Comunicação e Marketing. Mas, para ser Gerente de Mídias Sociais, você precisa ter experiência de cerca de 5 anos. Portanto é necessário ter passado pelo operacional como Analista de Mídias Sociais e já ter experiência em cargo de liderança  tendo exercido a função de coordenador. 

Trilha de carreira

  • Gerente de redes sociais
  • Coordenador de redes sociais
  • Supervisor de Comunicação, Marketing ou Mídias Sociais
  • Analista de redes sociais
  • Trainee/Estagiário de redes sociais

Formação e experiências profissionais

  • Graduação em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade ou Relações Públicas) ou em Marketing Digital 
  • Ter vasta experiência com gestão de projetos e processos em social media, coordenação de equipes de Mídias Sociais e gerenciamento de crises na área
  • Ser hard user de redes sociais é fundamental 
  • Ter domínio das principais ferramentas de monitoramento, planejamento e análise de redes sociais (Analytics) e de influenciadores digitais
  • Ter conhecimento de SEO, metodologias ágeis, Branding, mas entender tudo sobre o negócio da empresa, de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo 
  • Desenvolver liderança, perfil analítico, criativo, inovador e senso crítico

Diferenciais competitivos 

  • MBA em Gestão de Redes Sociais, Marketing Digital, Inteligência de Negócios ou Gestão e Liderança costuma ser um diferencial  
  • Domínio de Inglês Fluente e/ou Espanhol

Quanto ganha um gestor de social media

salario-redes-sociais

O salário do gerente de redes sociais costuma variar de acordo com o porte da empresa que o profissional vai trabalhar, com o nível de experiência da pessoa e até mesmo com a região do Brasil que atua. 

De acordo com o Glassdoor, a média salarial de um Gerente de Redes Sociais é R$ 2.052 podendo chegar a R$ 9.000 (o que é considerado uma remuneração alta). Já a Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADI), constatou que o salário médio, em 2018, para o cargo de gerente de redes sociais era em torno de R$ 10 mil.

Segundo o site Vagas.com, um coordenador de mídias sociais, que é o cargo abaixo do Gerente de Redes Sociais, recebe em média no Brasil, R$ 3.071,00 sendo que em cargo sênior a remuneração pode chegar a R$ 4.862. Portanto um gestor de mídias sociais júnior pode esperar ganhar algo em torno de R$ 5.000 como remuneração inicial.  

Conclusão

Ser Gerente de Redes Sociais não é tarefa fácil. Para conquistar a vaga, é necessário anos de experiência no mercado, desenvolver competências como liderança e perfil analítico. Mas, não é impossível chegar lá, principalmente quando você planeja sua carreira em Mídias Sociais com bastante antecedência.   

Com tantos degraus a serem superados, é preciso ter foco, planejamento, determinação e visão de carreira. Isso tudo sem deixar de acompanhar as inovações do mercado e aprofundar seus conhecimentos específicos sobre mídias sociais. 

Por esses motivos uma Mentoria de Marketing Digital e/ou de Instagram pode facilitar muito atingir seu objetivo. Isso porque você vai aprender com experts na área o que precisa para se tornar um Gestor de Mídias Sociais em aulas individuais e personalizadas planejadas para esse propósito. 

Daniel Arend

Co-fundador do Marketagem

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Facebook ou Instagram: qual rede social usar no meu negócio?

Next Post

Como utilizar OKRs e Scrum para aumentar a produtividade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top