Tem perfil no Instagram, mas ele não atinge os resultados desejados? Divulga no aplicativo, mas sem planejamento, OKRs ou estratégias? Então esse post Marketagem é para você! Olha só tudo que vai ficar sabendo…
Com 70 milhões de usuários em nosso país, de acordo com a mais recente pesquisa do Statista, o Brasil é o país com o 2º maior número de usuários de Instagram em todo o mundo (na frente até da Índia e na vice-liderança só por causa dos Estados Unidos). Mas, o Insta não para de crescer e conquistar usuários fiéis.
Pelo menos é o que mostra a pesquisa Instagram 2019 realizada pela Opinion Box que revelou que 67% dos participantes afirmaram entrar várias vezes ao dia nessa rede social. Sem contar que 35% dos usuários do Brasil do app são jovens e a quantidade de brasileiras na rede social já chegou a 29%.
Além disso, o aplicativo comprado por Mark Zuckerberg em 2012 é a 6ª mídia social mais usada em todo o mundo e a 4ª mais utilizada pelos brasileiros.
Lembrando que o Facebook continua ocupando o primeiro lugar no ranking das social medias mais usadas no Brasil e do mundo (sem levar em conta o YouTube que é considerado também um buscador).
Uma das formas de interação mais desejadas pelos influenciadores no aplicativo, as curtidas deixaram de ter seu número exibido para o público em 17 de julho de 2019. A então novidade, que havia sido anunciada com antecedência e pode nem ser definitiva, foi motivo de polêmica na época.
Isso porque a exibição da quantidade de interações Curtiu ajudaria na monetização de perfis segundo muitos digital influencers. Mas, vale lembrar que o número de curtidas nunca deixou de ser revelado para quem tem perfil comercial justamente para não prejudicar a análise da métricas.
Além disso, as curtidas não eram o único e nem principal indicador de Instagram financeiramente bem sucedido como você vai entender nesse post.
Qual o real propósito da sua marca estar nessa rede social? Se a resposta é mostrar ao mundo que sua empresa é popular no Instagram porque milhões estão seguindo ou então marcar presença online na mídia social da moda. A minha dica para você é: repense seu objetivo o quanto antes!
Isso porque existem diferentes métricas de Marketing Digital a serem analisadas e a escolha mais acertada está diretamente ligada ao objetivo do negócio no Instagram.
Então se você está na rede social queridinha dos jovens querendo se relacionar com eles, as métricas que realmente importam não são as que mensuram vaidade (como era o caso do número de curtidas), mas sim aquelas que medem o retorno real para seu negócio como:
Em 2016, a rede social passou a oferecer também um tipo de perfil diferenciado para quem usa o Instagram para negócios (assim como já acontecia no Facebook há anos).
Com exibição de métricas e possibilidade de criar anúncios online (Instagram Ads), o perfil comercial do Instagram agradou muito as empresas. O que aumentou consideravelmente sua presença digital no app.
Vale lembrar que segundo o próprio Instagram Business, 200 milhões de pessoas que usam a rede social visitam ao menos 1 perfil de empresa por dia e 60% dos usuários afirmam ainda ter descoberto novos produtos na mídia social.
Esse tipo de conta no app permite criar anúncios online. Então para conseguir realizar seus objetivos com a rede social é importante aprender Facebook Ads (que inclui também Instagram Ads). Além disso, o perfil comercial do Instagram possibilita avaliar performance por meio de monitoramento de métricas.
Seu objetivo é aumentar a consciência da marca? Ou manter sua empresa com presença digital para se relacionar regularmente com os usuários do famoso app? Então o Instagram Business é para você. Portanto é recomendado para:
Ou seja, o perfil comercial do Instagram é para quem quer criar conexões e se aproximar da sua audiência, de forma mais humanizada, de acordo com objetivos do negócio e metas do Marketing, Conteúdo e Social Media.
É uma boa para quem quer mais privacidade para expressar seus gostos pessoais e compartilhar seus momentos cotidianos e de diversão apenas com seus amigos e familiares. Em casos assim, vale a pena criar uma conta pessoal no Instagram.
Já se você prefere compartilhar sua vida pessoal em outras redes sociais, e quer saber como transformar Instagram pessoal em comercial, basta conferir como faz no vídeo abaixo:
Ninguém cria uma conta no aplicativo e no dia seguinte amanhece com milhões de seguidores. Para se destacar no Insta, não existe receita de bolo ou framework garantido. É necessário muito conhecimento, planejamento, dedicação e foco.
Ter um objetivo é o primeiro passo para elaborar estratégias para Instagram. Isso considerando, é claro, que a empresa já tem posicionamento, produto e depois criará metas.
Então antes de começar o planejamento dessa social media, é indispensável entender claramente a real utilidade do perfil do Instagram para sua empresa:
Além disso, também é preciso levar em consideração se essa rede social é o principal canal da marca. Ter tudo isso em mente é o ponto de partida para elaborar a estratégia para Instagram.
O próximo passo é ver quais tipos de conteúdos e apelos podem ser feitos usando os recursos da própria plataforma. Só quando você entender toda essa parte é que vale a pena aprofundar seus conhecimentos em Instagram, por exemplo, em uma mentoria dessa rede social.
Ou seja, se você já sabe tem estratégia de produção de conteúdo para Instagram, mas não entende nada de métricas, por exemplo, pode aprender sobre isso focando nos objetivos que sua empresa quer alcançar com o perfil no app.
Quem sua marca quer atingir? Que tipo de seguidor é interessante você seguir e começar um relacionamento via Instagram? Essas são algumas respostas que você precisa ter antes de planejar campanhas e estratégias nessa social media. Caso contrário, dificilmente seu Insta vai bombar.
Criar personas ajuda bastante a entender quem é sua audiência e criar conteúdo relevante para elas. Então se você ainda não fez isso, uma dica legal é ir na nossa página de Materiais Gratuitos e baixar o Kit Persona Marketagem.
Mas, se você ainda não sabe o que é persona e quer aprender mais sobre isso, então o post recomendado é o Como criar personas para Marketing Digital. Vale a pena dar uma lida!
Confira outras dicas de Instagram para colocar em prática agora e aprenda um pouco mais sobre algoritmos e estratégias para a rede social queridinha das brasileiras.
Conhecimentos teóricos e técnicos são fundamentais para se dar bem no Instagram Business. Se você resolver automatizar alguma parte do processo como, por exemplo, a programação de postagens, terá que entender também de ferramentas.
E existem diferentes tipos de soluções que vão da publicação automática ao gerenciamento como um todo da rede social. É sobre isso que você vai entender melhor no post sobre Automação de Instagram.
Cada vez mais popular no Brasil e no mundo, o Instagram é a rede social que mais vem crescendo nos últimos anos. E nesse aplicativo, as pessoas costumam estar dispostas a se relacionar com marcas e até mesmo conhecem novos produtos por meio dele. O que atraiu muitas empresas e surgiu a necessidade da criação de perfis comerciais de Instagram.
Mas, antes de investir nessa mídia social, é importante ter certeza se as pessoas que você quer atingir realmente estão nela. Caso contrário, pode não valer a pena.
Então para seu Instagram bombar trazendo resultados de verdade para seu negócio é importante entender não apenas de ferramentas e táticas nesse aplicativo. É necessário ir além. Crie campanhas e trace estratégias de acordo com o comportamento dos seus usuários nessa rede social.
E para isso, aprender Marketing Digital. pode ser um passo que fará toda a diferença para o sucesso até do seu Instagram. Isso porque você terá uma noção de todo o processo inclusive de Inbound Marketing e Outbound Marketing.
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