Métricas de marketing – O guia definitivo de avaliação e desempenho do Marketing

livro métricas de marketing

Diante de um cenário extremamente complexo e competitivo, quem trabalha com Marketing está cada vez mais direcionado a tomada de decisão baseada em dados (nada de achismo!).

Quando falamos do ambiente digital, essa máxima ainda é elevada a enésima potência, pois neste meio tudo é mensurável praticamente.

Ainda assim, nem todo mundo que está iniciando no mundo do Marketing Digital tem esse pensamento.

Há algum tempo atrás, não existiam muitos livros ou blogs que tratavam de métricas e isso dificultava muito a vida de quem tinha essa preocupação extrema com métricas.

Hoje existem livros ótimos de métricas para marketing como um todo e métricas para o ambiente digital.

Nesse post, especificamente, será abordado o livro Métricas de marketing: O guia definitivo de avaliação de desempenho do Marketing.

Leia também : Dicas de leitura – Métricas em Marketing Digital

Livro métricas de marketing

Para quem é o livro Métricas de Marketing?

Ele é bem direto ao ponto e pode atender tanto estudantes que desejam aprender mais sobre métricas quanto profissionais que já atuam no mercado.

Ele foi escrito por profissionais de muita experiência no mercado americano. São eles:

Paul W. Farris

É professor da Darden Graduate Business School, University of Virginia e publicou muitos artigos sobre marketing em periódicos como Harvard Business Review, Journal of Marketing, etc. Atualmente trabalha com técnicas para integrar marketing com métricas financeiras.

Neil T. Bendle

Faz doutorado na Carlson School of Management, University of Minesota e possui mais de uma decada de experiência em gerenciamento de marketing, consultoria e melhoria de sistemas empresariais.

Phillip E. Pfeifer

Especialista em marketing interativo, atende como consultor grandes empresas e já publicou diversos artigos em periódicos como Journal of Interactive Marketing, Decision Sciences, etc.

David J. Reibstein

Tem uma vasta experiência em consultoria de grandes empresa além de ser professor de marketing da Wharton School.

Como podem ver, os responsáveis pelo livro além de professores nas mais renomeadas universidades americanas, possuem ampla experiência em consultoria para empresas dos mais diversos nichos.

Eu não trabalho com Marketing mas quero entender mais sobre métricas. Posso ler o livro?

Pode e deve ler.

O livro é bem universal e aborda métricas que podem ser utilizadas em agências de publicidade, empresas, agências de marketing digital, entre várias outras sempre apresentando casos práticos para facilitar o entendimento.

Espere encontrar neste livro respostas para perguntas como estas: “o que é uma boa métrica?”“como escolher a métrica certa?” e “por que você precisa de métricas?”. Para os autores, uma boa métrica gera ação, pois ela serve para quantificar um tendência, explicar fenômenos, projetar resultados futuros ou compartilhar descobertas.

Que tipo de métricas ele aborda?

O livro tem 399 páginas de puro conteúdo top de linha.

Cada capítulo dele é destinado a um tipo de métrica.

A divisão é a seguinte:

  • Capítulo 2: Participação em corações, mentes e mercados;
  • Capítulo 3: Margens e lucros;
  • Capítulo 4: Gerenciamento de produto e portfólio;
  • Capítulo 5: Rentabilidade do cliente;
  • Capítulo 6: Gerenciamento da equipe e do canal de vendas;
  • Capítulo 7: Estratégia de preços;
  • Capítulo 8: Promoção;
  • Capítulo 9: Métricas da mídia e da web;
  • Capítulo 10: Marketing e finanças;
  • Capítulo 11: O raio X das métricas de marketing;
  • Capítulo 12: Sistema de métricas.

O livro está disponível na Amazon hoje por R$70,48 (falei hoje porque os preços mudam) . Caso tenha interesse, pode adquiri-lo nesse link.

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Sobre o Autor

Formado em Publicidade e com MBA em Gestão de Projeto. Possui sólida experiência em Marketing Digital e é especialista em SEO. Além disso é co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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