Marketing Digital na contabilidade: entenda o que realmente funciona

Não importa se você tem um escritório de contabilidade em Brasília ou é um contador freelancer que trabalha em São Paulo: eventualmente você precisará trabalhar com o Marketing na Contabilidade. Afinal de contas, a Publicidade é a melhor maneira de montar uma estratégia estável de captação de novos clientes para garantir que você terá um fluxo constante de renda.

Hoje em dia, existem muitas ferramentas de Marketing na contabilidade. No entanto, nem todas elas dão resultados. Isso porque muitas das estratégias e ferramentas que são usadas no segmento, na verdade, são aprendidas assistindo cursos e aulas na Internet que não diferenciam entre os segmentos da economia. Ou seja, ensinam estratégias indiscriminadamente, sem considerar que aquilo que funciona para um setor pode não trazer resultados para outro.

É importante considerar isso porque o consumidor que compra uma pizza, por exemplo, não é o mesmo e nem tem o mesmo processo de decisão daquele que contrata um contador.

Quer aprender como fazer Marketing na Contabilidade do jeito certo? Então siga nossas dicas abaixo!

4 dicas de Marketing na Contabilidade que realmente funcionam

1. Usar o Marketing de Conteúdo

Uma das ferramentas de Marketing que mais traz resultados no setor contábil é o Marketing de Conteúdo. Afinal de contas, as pessoas precisam de muita ajuda sobre tributos e impostos no país.

De um lado, as empresas nacionais gastam cerca de 2.000 horas por ano para cuidar de todas as obrigações contábeis que possuem. É muita coisa, muitas regras, muitos detalhes que podem mudar totalmente o resultado do trabalho. Por isso, é normal que empreendedores, especialmente aqueles de menor porte, busquem por apoio na Internet. Os escritórios que produzirem conteúdo poderão atrair esse tipo de persona (que corresponde a 99% do mercado nacional) e fechar mais contratos, tendo uma fonte de renda mais estável.

2. Conhecer mais sobre seus clientes

Escolha um nicho de clientes para trabalhar e descubra tudo o que puder sobre ele. Entender as necessidades de seu público-alvo é uma das coisas mais importantes na administração de seu negócio, e no marketing não é diferente. 

É preciso saber qual a área de atuação de seus clientes, quais as suas principais dificuldades, o que estão buscando, e o que os impedem de conseguirem atingir o objetivo. Essas informações ajudarão a traçar a estratégia de marketing correta para que seu público perceba que a sua empresa, não só compreende as dificuldades que ele está passando, mas que também é capaz de oferecer a solução para os seus problemas.

3. Usar as plataformas corretas

Não existe fórmula pronta quando o assunto é “quais plataformas eu devo usar?”

Atualmente, o maior número de ferramentas de marketing é encontrado no mundo digital. No entanto, isso não quer dizer que você deva usar todas elas. A sua estratégia irá depender do lugar onde você encontrará o nicho de clientes que deseja trabalhar. 

Por exemplo, vamos supor que o seu escritório tem como objetivo trabalhar com empresas renomadas de advocacia com algumas décadas na ativa, e advogados de, no mínimo, 50 anos de idade. Nesta situação, usar a ferramenta Reels ou o próprio Instagram pode ser inútil, e até mesmo prejudicial para sua campanha, já que é uma rede focada para pessoas mais jovens e com outro tipo de linguagem.

Neste caso, o ideal seria buscar estratégias tradicionais, como assessoria de imprensa, anúncios no Google e trabalhar o SEO em seu site para ganhar uma boa reputação.

4. Manter coerência nas ações de marketing

Assim como é importante escolher as plataformas corretas, é necessário também saber o tom correto de suas ações, de acordo com o nicho de trabalho do seu escritório e seu público.

O tom é uma mistura entre o estilo de linguagem usado e o tipo de conteúdo oferecido, e ele é decidido antes mesmo de traçar quais serão as ações de marketing. Por exemplo, se o seu escritório de contabilidade é composto por pessoas jovens, e tem como alvo outras empresas também jovens, é possível adotar um tom leve, divertido e descontraído.

Neste caso, é necessário atentar-se ao perigo: ser descontraído demais, abusar do humor e de gírias pode não ser o melhor caminho para a área de contabilidade, que, por lidar com um setor tão delicado como o financeiro, deve passar o máximo de confiança para o seu cliente. Saiba dosar a leveza e o comprometimento na comunicação com o cliente e ele se sentirá confortável em confiar seus problemas a você.

Essas são as estratégias que mais funcionam no Marketing na Contabilidade. Ao colocá-las em prática, você terá mais chances de conseguir atrair clientes e fechar mais negócios no seu escritório ou em sua atuação profissional freelance. Seja qual for o seu modelo de negócios, será possível atrair mais e mais clientes até atingir a capacidade máxima do seu atendimento.

Gostou do conteúdo? Comente abaixo dizendo quais dessas estratégias você tem mais interesse em usar!

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