Marketing digital para clínicas: 4 dicas para aplicar uma estratégia

O desenvolvimento da internet tem apresentado diversas mudanças na forma de promover os serviços e produtos. Com isso, o marketing digital para clínicas se tornou mais relevante do que nunca.  

Essas tecnologias tornam as ações publicitárias mais baratas e acessíveis para todos os setores. 

O marketing digital, ao contrário das estratégias mais convencionais, se preocupa em oferecer os serviços para aqueles consumidores que já possuem um problema a ser solucionado, mas que os próprios pacientes não sabem como.  

Assim, se uma pessoa possui problemas com a aparência do sorriso, ela pode procurar na internet sobre esse conteúdo e encontrar o tratamento que pode solucionar essa questão, no blog da sua clínica. 

Logo, ela vai se interessar em entrar em contato e agendar uma consulta, se tornando mais apta a virar um paciente.  

Benefícios de investir no Marketing Digital 

O Marketing Digital apresenta diversas vantagens para todas as empresas que o adotam, independente do nicho de atuação. Ele utiliza os dados gerados durante as próprias ações publicitárias, como forma de aprimorar as próximas estratégias.  

Além disso, quando empregado nos consultórios médicos e odontológicos, as estratégias de marketing podem: 

  • Atrair novos pacientes; 
  • Tornar o consultório uma referência na região de atuação; 
  • Aproximar a clínica do público interessado nos serviços; 
  • Auxiliar na fidelização dos clientes; 
  • Melhorar a reputação da empresa; 
  • Representa uma vantagem competitiva importante. 

Como aplicar as ações de Marketing Digital no ambiente odontológico 

Como vimos, o Marketing Digital é capaz de produzir resultados muito importantes em qualquer empresa ou consultório médico. 

Quando bem realizado, pode significar em um aumento importante na conquista de novos pacientes e na construção de uma imagem de autoridade no mercado.  

Mas para tanto, é preciso que os profissionais da área da saúde realizem estratégias para o reconhecimento do perfil do seu público-alvo e efetuem um planejamento de marketing e um plano de ação, que respeitem as limitações éticas da profissão. 

Entre as ações publicitárias mais utilizadas pelos consultórios médicos, temos: 

1 – Marketing de conteúdo 

A produção de conteúdos qualificados para o blog ou site empresarial é uma ótima maneira de chamar a atenção do público para o seu consultório e para os serviços disponibilizados. 

Isso porque, cada vez mais, as pessoas têm utilizado essas plataformas, como fonte de pesquisa para fins médicos. 

Esses conteúdos devem estar relacionados com o setor de atuação, ensinando os pacientes sobre os procedimentos mais modernos. 

Por exemplo, sobre como funciona o plano odontologico da empresa e quais são os seus benefícios, quais são os procedimentos disponibilizados na sua clínica e etc. 

Para isso é importante contratar um funcionário que seja especializado no planejamento e produção de materiais, como: 

  • E-books; 
  • Infográficos; 
  • Vídeos; 
  • Post em blogs; 
  • Webinars, entre outros. 

A produção constante de conteúdos, com temas relevantes para o seu público – como os tipos de atendimentos disponibilizados pelo plano odonto empresarial –, é capaz de garantir um destaque maior nos sites de busca e ainda viabiliza a conquista de novos pacientes.  

2 – Técnicas de SEO 

Para que as postagens produzidas tenham o efeito desejado, a utilização do Search Engine Optimization (SEO) é uma das ferramentas que mais vão te ajudar durante o processo. 

Isso se dá, principalmente, porque ela utiliza de diferentes estratégias que tornam o seu site e conteúdo mais atraente para os mecanismos de busca e para os clientes. 

Ou seja, por meio da aplicação de palavras-chaves ou frases como “plano odontologico empresarial, nos seus textos, os consumidores que utilizam essas sentenças para procurar por um serviço no Google têm chances maiores de encontrar o seu blog e clínica.  

3 – Redes sociais 

As pessoas utilizam diariamente as redes sociais, seja para o entretenimento ou como meio de encontrar empresas e serviços necessários. 

Por isso, estar conectado a essas plataformas é uma das melhores maneiras de divulgar o seu trabalho realizado e de se aproximar do público consumidor.  

No entanto, a utilização das mídias sociais requer uma atenção especial quando a publicidade feita têm fins médicos ou odontológicos. 

Isso porque, tanto o Código de Ética Médica, quanto o Conselho Federal de Odontologia (CFO) possuem regras restritas acerca de alguns tipos de ações.  

Mas desde que os profissionais sigam as restrições impostas, essa ferramenta pode ser um canal de comunicação muito importante para o alcance de novos pacientes, para a construção da reputação da marca e o aprofundamento das relações.  

Nesses locais é possível divulgar os materiais produzidos para o blog, compartilhar conhecimentos e alcançar um nicho específico. 

Por exemplo, pessoas interessadas em plano odontologico para mei e clínicas que aceitam esse tipo de assistência –, melhorando a probabilidade de conversão de leads.  

4 – E-mail Marketing 

Após alcançar o público interessado, é preciso encontrar maneiras de criar relações com essas pessoas, transformando prospects em leads e os clientes em potencial em pacientes defensores do serviço e da clínica médica. 

Para isso, não existe canal de comunicação digital mais pessoal do que o e-mail.  

Esse serviço permite a construção de uma ligação mais profunda com os pacientes, através do envio de mensagem em datas especiais, o oferecimento de conteúdos exclusivos de acordo com a preferência de cada perfil. 

Um exemplo disso são posts relacionados ao plano dentario para mei e a divulgação de novos serviços que estão disponíveis. 

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