Marketing digital para pequenos negócios: dicas essenciais

Pequenos negócios nem sempre possuem recursos grandiosos para investir em publicidade.

Se você tem um pequeno negócio, saiba que o marketing digital é uma excelente opção de alcançar consumidores, gastando pouco.

Conheça dicas essenciais de marketing digital para pequenos negócios, para começar a aplicar estratégias hoje mesmo!

Tenha presença digital

Essa pode parecer uma dica básica, principalmente porque estamos falando de marketing digital, mas saiba que muitos pequenos negócios ainda não possuem uma presença na internet.

Essa presença pode ser feita de diferentes formas, desde a criação de um site próprio, até páginas nas principais redes sociais.

Ao elaborar essas páginas, lembre-se de preencher com informações relevantes, como endereço físico (se houver), link para o e-commerce e o que o seu pequeno negócio oferece.

Para empresas com ponto físico, é importante criar uma conta no Google Meu Negócio, para colocar sua marca no mapa da sua cidade!

Trabalhe com marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é um conceito que se popularizou nos últimos anos, graças ao crescimento das redes sociais.

A proposta aqui não é fazer publicações “por fazer”, mas sim pensar no que seria útil para o consumidor, como ele poderia aprender algo com sua marca.

O marketing de conteúdo também é uma importante ferramenta para colocar seu site entre os primeiros colocados nos mecanismos de buscas. 

Assim, ao usar palavras-chave em uma publicação no seu blog, você pode ser encontrado com mais facilidade, o que acaba por trazer mais relevância para o seu site como um todo.

Entenda de planejamento

Por mais que o marketing seja uma área criativa, suas atividades não são realizadas de forma aleatória. Tudo envolve um planejamento complexo, que vai das ideias de publicidade até as finanças.

Por isso, na hora de fazer marketing digital para pequenos negócios, não deixe de realizar um bom planejamento.

Para quem não tem experiência no assunto, um curso de auxiliar administrativo ou temas relacionados pode ser útil. Afinal, o planejamento faz parte das rotinas administrativas.

Com conhecimento no assunto, entender quais são seus próximos passos para divulgação, ou mesmo criação de ideias, fica muito mais simples.

Reserve um valor mensal para o marketing

O orçamento de pequenos negócios não costuma ser muito grande. Mas, ainda assim, é preciso se programar para reservar um valor mensal para o marketing.

Não importa se essa reserva começar com R$100: o importante é que você tenha um dinheiro, todos os meses, para pensar em formas de divulgação para utilizá-lo.

Hoje, com pequenos valores, já é possível criar publicidade nas redes sociais, que possuem um bom alcance.

Você também pode usar esse valor para montar kits e enviar para influenciadores, que talvez gostem do seu produto, e acabem divulgando em suas próprias redes, sem altos custos de publicidade.

Faça parcerias

E por falar em influenciadores digitais, uma das melhores dicas de marketing digital para pequenos negócios é fazer parcerias.

Certamente, na sua cidade, existem pessoas que possuem uma certa popularidade, homens e mulheres que acumulam mais de 10 mil seguidores, com um bom alcance local.

Normalmente, esses influenciadores digitais de pequeno porte cobram um valor relativamente baixo para fazer parcerias. 

Assim, vale ficar de olho nesses perfis que se destacam localmente, para propor algum tipo de divulgação.

Acompanhe os resultados

Fazer análises de números é algo presente em toda estratégia de marketing – inclusive no marketing digital.

Dessa forma, quando você começar a colocar em prática as dicas essenciais de marketing digital para pequenos negócios, crie um controle numérico para acompanhar ao longo dos meses.

Nesse controle, você pode incluir o número de seguidores nas redes sociais, quantas visitas no perfil foram feitas, qual o alcance, como está sua interação. Todos esses números são fáceis de achar nas redes sociais.

E claro, lembre-se de monitorar o faturamento. Assim, é possível tirar insights do que funcionou e do que não deu certo, para replicar e ampliar as boas ideias.

Aproveite as ferramentas do marketing digital para pequenos negócios e veja o quanto de sucesso sua empresa pode alcançar!

Metadescription: Pequenos empreendedores podem se beneficiar ao aplicar estratégias de marketing digital. Confira algumas dicas essenciais!

Receba conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital em seu e-mail!

Previous Post

Como fidelizar clientes em seu negócio

Next Post

Marketing Digital na contabilidade: entenda o que realmente funciona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to top
Abrir a conversa
1
Fale com um especialista pelo Whatsapp
Olá! 👋
Caso tenha alguma dúvida, fale com um especialista por aqui!