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Martech – a próxima onda do Digital

martech

Você já ouviu falar em Martech? Parece uma marca de smartphone, não é? Pois é, este conceito já está bem consolidado lá fora, mas aqui no Brasil ainda é pouco conhecido.

Como somos antenados e queremos estar sempre à frente, é muito importante que a gente conheça os conceitos que chegarão daqui a pouco no dia a dia dos profissionais de Marketing Digital. Continue lendo para entender!

Martech: marketing e tecnologia, um casamento mais que perfeito

Se fôssemos resumir em uma frase, diríamos que “Martech é a mistura de marketing e tecnologia”. Praticamente, qualquer pessoa envolvida com o marketing digital está lidando com o Martech.

No entanto, para sermos mais fiéis tecnicamente, precisamos entender que o termo ‘Martech’ deve ser aplicado especificamente para grandes iniciativas, esforços e ferramentas que aproveitam a tecnologia para atingir metas e objetivos de marketing.

Em suma, trata-se da utilização de aplicativos, softwares e plataformas digitais nas ações de marketing digital. Exemplos são: soluções de CRM e Business Intelligence, softwares de gerenciamento de produção de conteúdo, ferramentas de e-mail marketing, plataformas de mídia programática, entre outras.

Quanto mais ferramentas tecnológicas forem utilizadas para tornar as ações de marketing mais inteligente, mensuráveis e efetivas, mais “Martech” torna-se a estratégia.

Para se ter uma ideia de como o conceito de Martech vem ganhando força, de acordo com Gartner CMO Spend Survey 2015-2016, um estudo do Gartner, 33% dos orçamentos de marketing das empresas dos Estados Unidos e da Inglaterra já são destinados à tecnologia.

O que os profissionais de marketing digital precisam ter para trabalhar com Martech

Por fim, vamos agora ver quais habilidades você, como profissional de marketing digital, precisa desenvolver para colocar em seu CV que trabalha com Martech:

Habilidades de programação

Não necessariamente você precisa ser um programador ou desenvolvedor de sistemas. Mas o mínimo de programação é sempre importante, especialmente para criar comandos em sites e também para entender tecnicamente ferramentas como Google Analytics e outras.

Conhecimentos de bancos de dados

Capturar, ordenar e gerenciar dados são habilidades muito requeridas dos profissionais de marketing em geral. Logo, cada vez mais, o profissional de marketing digital deve saber lidar com bancos de dados.

Aprofunde-se no conceito de Big Data, que é, em poucas palavras, a habilidade de lidar com grandes volumes de dados, transformando-os em informações relevantes para tornar as ações de marketing mais efetivas (análise de padrões de comportamentos em redes sociais, por exemplo). Isso requer a utilização de ferramentas como CRM, Business Intelligence, Analytics, entre outras.

Raciocínio lógico

Como tudo que envolve a tecnologia digital, é importante treinar o seu cérebro para o raciocínio lógico. Sempre, é claro, tendo o fator humano como norteador. Afinal, a base do marketing digital é o comportamento do usuário; estamos criando ações para auxiliar e satisfazer os usuários e, ao mesmo tempo, lidar bem com as máquinas (algoritmos, ferramentas etc.).

O que você achou do conceito de Martech? Deixe seu comentário! Para receber nossos artigos em primeira mão, assine agora a newsletter!

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