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Como melhorar o desempenho de postagens no Facebook?

Se você é um estudante e curte trocar ideias com os amigos, acompanhar notícias e memes, com certeza utiliza alguma rede social para isso, correto?

Dentre elas, o Facebook é uma das mais utilizadas e conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo que destes, quase 100 milhões são brasileiros.

O grande chamariz da rede, além da quantidade de usuários é que grande parte daqueles com conta ativa passam quase 20% de seu tempo conectado na internet logados a rede.

Com esses dados, ela é um terreno fértil demais para empresas gerarem negócios e se aproximarem de seus clientes e possíveis clientes.

Porém, de uns tempos para cá, o Mark Zuckerberg vem complicando a vida de todos com atualizações e mudanças no algoritmo da rede, causando entre outros problemas, a diminuição do alcance de publicações orgânicas.

E é exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje. Se você deseja entender formas de como melhorar o desempenho de postagens no Facebook, fique conosco.

Muita Informação, pouca visualização

Hoje a rede social conta com mais de 40 milhões de páginas pequenas empresas ativas, todas elas ávidas por buscar seu lugar ao sol e captar clientes, e elas estão corretas em utiliza-la.

Ela é tão importante, que em média 24,63% do tráfego dos sites tem sua origem no canal social. Depender do segmento de atuação, o tráfego chega a superar o Google.

Mas como nem tudo são flores…

Assim como outras empresas, o Facebook procura oferecer a melhor experiência possível aos seus usuários.

Um dos fatores levados em conta é a quantidade de postagens que uma pessoa visualiza em seu feed. O Facebook limita o número de postagens para que a navegação não fique cansativa e desestimulante.

Se isso é bom para a pessoa que acessa a rede em busca de conteúdo relevante a seu gosto, o mesmo não pode se dizer para as empresas, que nos últimos tempos observaram uma queda brutal do alcance orgânico de suas postagens.

Colocando em números: em 2012 as páginas alcançavam cerca de 16% da base de seus fãs, atualmente esse número chega a 2,27%.

Para alcançar um público maior existem duas opções que podem ser adotadas:

  • Facebook Ads (anúncios pagos);
  • Melhorar o desempenho das postagens no Facebook para que atinja seu máximo potencial de forma orgânica.

Tudo bem, mas como melhorar o desempenho de postagens no Facebook?

Embora não seja uma tarefa fácil, é plenamente possível melhorar o desempenho das postagens de uma Fanpage, sendo que o primeiro passo é entender o que a rede social leva em conta na hora de definir o conteúdo a ser mostrado em um feed.

Nesse sentido, são considerados os seguintes aspectos:

  • Quão recente um post foi publicado;
  • Número de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) que o mesmo possui;
  • Quantas vezes um usuário interagiu com aquela página;
  • Últimas interações do usuário com conteúdos semelhantes.

Além de saber o que é levado em conta no momento de definição se um post irá parecer ou não no feed de notícias, é importante ter em mente também algumas atitudes que comprovadamente não funcionam e só prejudicarão seu desempenho.

A primeira delas diz respeito à automatização, que quando praticada de forma exagerada acaba por criar um aspecto robotizado que afasta as pessoas.

No momento de gerenciar uma página, procure sempre dar um toque humano e utilizar a ferramenta como um canal de aproximação entre clientes e empresa.

O segundo erro, e mais comum, e se valer da página apenas para promover produtos e serviços.

Segundo pesquisa realizada pelo próprio Facebook, os usuários querem ver cada vez menos mensagens promocionais, de forma que aquelas postagens do tipo “compre aqui”, “venha nos conhecer”, etc, são facilmente marcadas como spam.

Além disso, é importante sempre lembrar que a rede social é baseada no interesse e não na intenção, ou seja, as pessoas acessam a mesma para se relacionar e interagir com pessoas e conteúdos que sejam de seu interesse, não para comprar algo.

Isso que dizer você não deve promover os serviços e produtos de seus clientes enquanto gerencia a página deles? Não, apenas deve buscar fazer isso com moderação, dando prioridade aos conteúdos sociais.

Tendo isso em mente, vamos para as práticas que devem ser adotadas para melhorar o desempenho de postagens no Facebook.

Pesquise a concorrência:

Antes de iniciar as postagens de sua página procure conhecer a concorrência, verificando tipos de assuntos que são tratados, formatos, horários das postagens e nível de engajamento.

Esse último aspecto é particularmente importante, dessa forma saberá aquilo que funciona, e o que não funciona com uma audiência teoricamente parecida com a sua.

Entenda o perfil de sua audiência:

Para produzir conteúdo relevante é preciso conhecer o público-alvo de uma página.

Imagine uma empresa B2B que concentra suas postagens em memes e temas de humor, enquanto seus clientes querem informações sobre o mercado?

Isso é no mínimo constrangedor.

Uma boa alternativa é trabalhar com personas, que servirão como guia para que produza um conteúdo que estabeleça comunicação com seu público com maior eficiência.

Leia também:

Como montar personas para Marketing?

Como produzir conteúdo baseado em personas?

Ferramentas gratuitas para criação de personas

Crie conteúdos atemporais:

Como vimos acima um dos fatores que leva o Facebook a definir quais posts aparecerão nos feeds é quão recente o mesmo o é, certo?

Contudo, quando produzimos conteúdos atemporais, ou seja, aqueles que terão utilidade para o seu público por mais tempo, a tendência é que eles possuam um maior engajamento e assim se façam presente mesmo após um longo período de sua postagem original.

Além disso, é possível utilizar esse mesmo post diversas vezes, sempre e horários diferentes.

Essa estratégia é chamada de evergreen e tem alcançado bons resultados, sendo que conteúdos que se encaixam nessa categoria costumam ser: FAQS, tutoriais, testemunhos, artigos sobre a história de algo, por exemplo, lembrando-se de observar a especificidade do segmento da empresa da página.

Segmente suas publicações:

A segmentação de postagens não é restrita apenas aos anúncios pagos!

É possível definir uma série de parâmetros que limitarão aqueles que receberão sua mensagem no feed de notícias, como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Educação;
  • Localização;
  • Interesses.

PS: Na página, o post aparecerá para todos normalmente.

Para segmentar é fácil. Basta apertar o ícone em forma de alvo na sua caixa de postagens e definir quais critérios irá adotar.

segmentar publicações orgânicas

Uma boa ideia é testar mais um de um tipo de segmentação, de acordo com seus objetivos, lembrando que é fundamental que sempre verifique os resultados alcançados para ajustar a estratégia.

Conheça o horário de sua audiência:

A discussão para apontar o melhor horário para postagens no Facebook é cheia de controversas, existindo pesquisas e profissionais que apontam resultados distintos, por isso o melhor a fazer é evitar as receitas de bolo.

Utiliza o Facebook Insights para descobrir os horários em que a audiência de uma página está online e realize testes fora do horário de pico (entre 18:00hs e 8:00hs), assim sua concorrência será menor, aumentando suas chances de aparecer nos feeds, o que leva a um maior engajamento, formando um ciclo vicioso positivo.

melhores horários para publicar

O ideal é testar incialmente diferentes horários até encontrar aquele que permite um melhor desempenho da página que administra.

Teste formatos:

Uma das grandes vantagens do uso de redes sociais como o Facebook é que ela suporta vários formatos de mídia, sejam textos, fotos, gifs, vídeos, áudio ou mesmo links, cada um com características e potenciais diversos.

Novamente: evite receitas prontas. Embora hoje em dia a internet seja extremamente visual, isso não significa que deva sempre utiliza fotos, gifs ou vídeos. Tudo depende do perfil da audiência da página.

Controle a frequência de postagem:

Grandes sites de mídia publicam diariamente um grande número de postagens e possuem um alto número de curtidas e de engajamento em suas publicações. Apesar disso, é preciso entender que esse é um cenário específico e que não deve ser adotado como regra.

Para páginas de marcas e pequenas empresas o ideal é realizar até no máximo 3 postagens diárias, evitando assim sobrecarregar  a audiência da página,  lembrando que descurtir está a um clique de distancia.

É possível elevar esse número, contudo para isso é preciso produzir conteúdo de alta qualidade, que envolva sua audiência e com uma variedade que permita misturar os tipos de agendamento e de posts.

Gerar valor é mais importante que o alcance orgânico:

Uma página com milhões de curtidas, posts com milhares de interações podem ser muito bonitos no papel, contudo se essas métricas não significarem geração de valor para empresa isso significa que a estratégia de marketing adotada foi um fracasso.

Na hora de definir estratégias para o Facebook, procure sempre ter em mente que o importante é cumprir os objetivos do negócio.

Conclusão

O aumento do número de usuários e de páginas de empresas no Facebook fez com que a concorrência para o alcance orgânico do feed de usuários ficasse ainda mais acirrada.

Na busca por engajamento é preciso nunca se esquecer de que o objetivo final do uso da rede social deve sempre ser gerar valor para um negócio, seja fortalecendo a marca, aumentando o tráfego para o site, gerando leads e conversões.

Coloque as dicas em prática e seja feliz!

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