Tel: (21) 3620-8232

4 passos para mensurar os resultados em redes sociais

mensurar os resultados em redes sociais

Um dos grandes erros das empresas e também dos profissionais que estão iniciando uma estratégia de redes sociais é não mensurar corretamente os resultados. Geralmente, a ênfase maior é nas chamadas métricas de vaidade, que são aquelas que fazem bem para o ego mas não têm valor estratégico (quantidade de acessos, likes e comentários, por exemplo).

As redes sociais não devem ser vistas como um substantivo, mas sim como um verbo. Elas são canais onde se pode reunir dados para orientar a estratégia de marketing digital; são excelentes locais para entender o comportamento do consumidor, promover o diálogo, elevar a reputação da marca e também vender. Só que para utilizá-las em todo o seu potencial é preciso mensurar resultados.

E mais: para que as redes sociais sejam eficientes, elas precisam de alguns investimentos (anúncios, produção de conteúdo etc.). Logo, você precisa calcular o retorno do sobre os investimentos (ROI) para justificá-los à direção da empresa. Certo?

4 passos para mensurar os resultados em redes sociais

Dito isso, vamos logo a uma série de dicas sobre como você pode mensurar os resultados nas redes sociais:

1. Identifique seus indicadores chave de desempenho (KPIs)

Você está trabalhando nas redes para gerar receita ou para construir a consciência da sua marca? Esta diferenciação determina o que é o sucesso para seus esforços de marketing nas redes sociais.

Se seu objetivo é vendas, você deve medir o ROI como um valor em dinheiro. Ao atribuir uma quantidade de dinheiro para suas metas de conversão, é fácil compreender o impacto de seu marketing de mídia social, afinal, há um indicador quantitativo exato que precisa ser atingido.

Já a percepção da marca pode ter diferentes significados para cada empresa. Você pode definir a consciência como a exibição da marca a um determinado número de pessoas (de preferência pessoas que façam parte do seu público-alvo), ou pode, por exemplo, definir que conquistar influenciadores como jornalistas é um indicador de desempenho.

Não importa, o importante é que você tenha indicadores para medir o sucesso da estratégia ou de cada campanha específica.

2. Alinhe seus objetivos nas redes sociais com os objetivos do negócio

Para que a sua gestão de redes sociais seja significativa e mensurável, divida o objetivo macro em em pequenos objetivos. E não esqueça de atrelar estes objetivos à estratégia do negócio.

Por exemplo, se a estratégia da empresa é aumentar a venda de um determinado produto, verifique de que forma as redes sociais podem ajudar a atingir estes objetivos. Digamos que as redes podem atrair novos consumidores para conhecer os produtos: trace objetivos e planos de ações para atrair o público com suas postagens nas redes.

Quanto mais atrelados estiverem os objetivos das redes com os do negócio mais fácil será para mensurar e também para obter investimentos.

3. Configure uma ferramenta de analytics para acompanhar as conversões

A sua capacidade de reter e converter o público depende de como você acompanha seu comportamento nas redes e também nas páginas de destino (para onde os internautas são enviados a partir das redes).

Por isso, é fundamental utilizar uma ferramenta de analytics – Google Analytics é a mais famosa delas, mas não é a única. Com ela é possível parametrizar o monitoramento dos indicadores (geralmente atribuindo valores a eles) e verificar se as ações que as pessoas fazem estão de acordo com o objetivo.

As ferramentas de analytics automatizam o processo de análise e mensuração de resultados e também proporcionam ganho de tempo e precisão na mensuração. Elas são fundamentais para quem quer trabalhar com redes sociais de uma forma profissional.

4. Crie uma rotina de análise e mensuração de resultados

Também é muito importante fazer com que a análise e a mensuração de resultados nas redes sociais sigam um cronograma. E isso depende do que você quer analisar. Ao analisar uma campanha específica, por exemplo, você pode definir que irá consultar o software de analytics uma vez por semana (ou que irá parametrizar para ele lhe enviar um relatório semanalmente).

O importante é que haja uma rotina de análise, pois assim você terá períodos bem claros para avaliar as ações e nos intervalos poderá agir para melhorar os índices e corrigir as falhas.

Sugestões de leitura:

Veja alguns livros que nós recomendamos para você se aprofundar no assunto mensuração de resultados em redes sociais:

Você gostou destas dicas? Deixe um comentário! Para receber nossos artigos em primeira mão, assine agora a newsletter!

Deixe uma resposta

DESEJA APRENDER MARKETING DIGITAL GRATUITAMENTE?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Receba nossas postagens por e-mail

Fechar Menu
Olá visitante. Queremos conhecê-lo antes de continuar a navegação.
Será bem rápido.
Nos diga seu nome e e-mail para que assim possamos estreitar cada vez mais nossa relação :)
Você receberá um e-mail com um pesquisa rápida e a partir de agora receberá todos os post do blog por e-mail.
Muito obrigado!
Fechar