Quais são os principais modelos de e-mail marketing usados pelas empresas?

modelos de e-mail marketing

Mesmo sendo considerado o vovô do Marketing Digital, o e-mail marketing continua se reinventando e sendo cada vez mais indispensável para as estratégias de Marketing Digital de empresas dos mais diversos nichos.

Ainda assim, muitas pessoas possuem dúvidas de como utilizá-lo e é exatamente sobre isso que esse post dará uma luz: Os principais modelos de e-mail marketing utilizados no mercado.

Quais são os principais modelos de e-mail marketing utilizados?

O e-mail é um verdadeiro coringa, pois pode ser utilizado para relacionamento, venda ou qualquer outra necessidade que imaginar. Porém, vale lembrar que para cada caso existem modelos de e-mail a serem seguidos, que são:

  • Promocional
  • Transacional
  • Informativo
  • Comemorativo

Se pretende começar a trabalhar com Marketing Digital, com certeza precisará entender sobre o assunto. Então, continue aqui no post entenda um pouco mais desses modelos de e-mail marketing e em que ocasião deve utiliza-los.

E-mails promocionais

E-mails promocionais são campanhas que tem como foco promover uma oferta. Apesar do nome parecer que são e-mails apenas para venda, entram nessa categoria e-mails de outros tipo de promoção, como: download de e-books, participação em eventos, etc.

Show de bola, Victor. Tem como fornecer alguns exemplos de e-mails promocionais? Mais é claro!! Um e-mail promocional pode ser:

  • promoção de produtos físicos, como é o caso de e-commerces e varejo físico, que utilizam esse modelo de e-mail marketing como canal de vendas para o consumidor final (B2c);
  • de eventos físicos, como é o caso de um convite para participação em uma palestra, um show ou evento presencial;
  • de produtos ou serviços digitais, como é o caso de ofertas de consultorias, softwares e ferramentas pagas;
  • de produtos digitais gratuitos, como é o caso de e-books, webinars ou outros formatos de produtos digitais gratuitos que estejam sendo ofertados.

Esse modelo de e-mail marketing costuma ser direto ao ponto e geralmente possui uma chamada para ação bem clara, que pode ser um botão, “Compre Agora”, “Eu Quero Participar”, “Baixe Gratuitamente”.

Exemplo:

modelos de e-mail marketing - promocional

E-mails transacionais

Esses são e-mails com mensagens que indicam algo já esperado pelo usuário, como por exemplo:

  • E-mail de confirmação de pedido ou compra;
  • E-mail de acompanhamento de status de compra (para e-commerce);
  • E-mail com informações relacionadas a troca de uma senha;
  • E-mail com a confirmação de cadastro (em um evento, em uma lista de e-mails, etc);
  • E-mail de agradecimento e recebimento de um material gratuito.

O foco de mensagens transacionais são para confirmação e não para descoberta. Geralmente são emails simples e curtos de muitos devaneios.

Esse modelo de e-mail marketing é uma forma de melhorar o relacionamento com a base de e-mails, principalmente por serem enviados sempre após a realização de uma ação.

Por exemplo, se for para a compra de um projeto em um e-commerce, o envio foi disparado após o término da última etapa de compra (confirmação). Se for para uma nova senha, após uma solicitação de recuperação.

E-mails informativos

Os e-mails informativos tem como objetivo principal informar a base sobre atualizações e novidades relevantes sobre o negócio ou sobre seu nicho de mercado.

São e-mails caracterizados pela forte presença de textos e por chamadas maiores contendo links para um site ou blog. É um modelo de e-mail marketing em que o conteúdo deve ser o centro da ação.

Eles podem ser enviados automaticamente (como é o caso do RSS aqui do Marketagem) ou periodicamente.

Exemplo:

modelos de e-mail marketing - informativo

E-mails comemorativos

Como o próprio nome diz, esse modelo de e-mail marketing é utilizado geralmente em datas comemorativas (aniversário do usuário, aníversário da empresa, alcance de alguma meta bem específica).

A ideia central é fazer com que os usuários da sua base sintam-se lembrados pela empresa.

Geralmente são peças com pouquíssimo texto e imagens bem impactantes.

Em alguns casos, como no e-commerce, há benefícios como descontos, brindes ou cupons. Nesses casos, as campanhas acabam se transformando em um modelo híbrido comemorativo / promocional.

Exemplo:

modelos de e-mail marketing - comemorativo / promocional

Conclusão

Tendo esses modelos de e-mail marketing em mente fica muito mais fácil de organizar (conteúdo + layout) as campanhas.

Recapitulando, os principais modelos de e-mail marketing utilizados no mercado são:

  • Promocional
  • Transacional
  • Informativo
  • Comemorativo

E quais são as diferenças entre cada um deles?

  • Promocional – Foco na ação. São caracterizados por terem chamadas para ações bem específicas, como: “Compre Agora”, “Eu Quero Participar”, “Baixe Gratuitamente”, etc;
  • Transacional – São focados nos desejos do usuário, pois são e-mails de confirmação e não descoberta;
  • Informativo – São caracterizados pela forte presença de textos e por chamadas maiores contendo links para um site ou blog;
  • Comemorativo – Foco em datas comemorativas mas pode ser combinado com outros modelos de e-mail marketing dependendo da ocasião.

Curtiu o post? Existe algum outro ponto relacionado a e-mail marketing que gostaria de ver aqui no blog do Marketagem? Entre na conversa com a gente. Adoraríamos ouvir a sua opinião!

Sobre o Autor

Formado em Publicidade e com MBA em Gestão de Projeto. Possui sólida experiência em Marketing Digital e é especialista em SEO. Além disso é co-fundador da Search Lab e fundador do Marketagem.

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