Antes de responder a questão colocada no título deste artigo, quero contar-lhe algo sobre mim: sempre tive fascínio por marcas!
Mas não no sentido fútil, de simplesmente usar uma calça de grife para sair desfilando. Isso não. Meu fascínio sempre foi pelo impacto que uma marca pode causar em um indivíduo. O que leva as pessoas ficarem horas na fila quando um novo smartphone é lançado?
Refletia sobre os motivos que levam uma marca ser mais lembrada que outra; sobre o que leva uma pessoa enfrentar horas em uma fila de lançamento de um novo smartphone.
Então, começou a surgir um termo novo no meio empresarial, que prometia explicar esse poder que uma marca pode exercer sobre a humanidade. Fui apresentada ao Branding!
Claro que corri fazer minha pesquisa no Google sobre o assunto, comprei livros. Porém as definições giravam basicamente na seguinte definição:
“Branding é o processo estruturado de gestão e construção da imagem da marca”.
Sim, concordo com você, é uma resposta bonita e que impressiona. Mas, sejamos sinceros: ela foi capaz de causar algum impacto na sua forma de gerir uma empresa?
No meu caso, durante muito tempo esse tipo de resposta sobre branding só me serviu para acreditar que tratava-se apenas de mais um assunto de modinha usado para vender livros ou projetos de identidade visual.
Entretanto, conforme passei a me aprofundar no assunto, comecei a entender o seu verdadeiro significado.
Branding é um modelo de gestão que consiste em cumprir promessas.
Simples assim e vou explicar o porquê.
Para defender minha afirmação, primeiro vamos conversar sobre o que é marca.
É normal acreditarmos que marca seja o Logo, o nome ou slogan. Entretanto, embora essas afirmações não estejam incorretas, estão longe de expressar o seu conceito em plenitude.
Marca é tudo aquilo que faz com que uma pessoa lembre de você. Ou seja, é tudo aquilo que te representa na cabeça do consumidor. O designer Walter Landor diz algo que ajuda bastante a compreender o conceito de marca
“Os produtos são criados na fábrica. As marcas são criadas na mente.”
Isso deixa bem claro que a construção da imagem da marca tem como alicerce principal a reputação, já que é ela que fica na mente, não o produto/serviço.
E reputação, conforme você já deve ter aprendido com a vida, se constrói honrando sua palavra.
E para cumprir a sua palavra, primeiro se faz necessário prometer algo que esteja ao seu alcance. Por isso, eu reforço que Branding consiste basicamente em cumprir promessas.
Na verdade esse processo de como o branding pode ajudar na melhoria da sua reputação, baseado no processo de prometer e cumprir promessas, merece ser tratado de forma mais minuciosa.
A priori, para começar a colocar esse conceito em prática, você pode iniciar respondendo às seguintes questões:
Depois de responder a esse questionário você deve se analisar se a sua comunicação está alinhada com suas repostas. Lembrando que uma comunicação alinhada não é superior nem inferior à qualidade da sua empresa. Uma vez que a inferior, faz com que as vendas sejam menores; já a superior, causa frustração em seu público.
Assim, um projeto de branding deve envolver uma análise profunda da empresa, para entender os pontos fortes e fracos, saber transmitir esses pontos de forma que haja aumento de vendas sem causar frustração nos clientes. Tudo isso comunicando de forma que sejam feitas promessas possíveis de serem cumpridas.
Esse conteúdo foi escrito por:
Máyra Boldrin, Co-founder da Black Tiger Studio
Empreendedora e estrategista em Branding
Tel: (21)4042-4410
Email: contato@marketagem.com.br
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Fantástico Máyra! Fan-tás-ti-co!
Obrigado pelo feedback, Fernando!