Tel: (21) 3620-8232

O que o mercado espera de um novo profissional de Marketing Digital?

o que o mercado espera de um novo profissional de marketing digital

No dia 30-05 realizamos uma palestra online para debater a importância do Marketing Digital para os novos profissionais. Em um determinado momento da conversa, uma pergunta muito interessante foi feita:

Qual é o perfil ideal para trabalhar com Marketing Digital?

Na hora achamos super pertinente essa pergunta, pois estamos em um mundo cada vez mais digital, rápido e recheado de dados. Isso faz com que o novo profissional de Marketing / Comunicação tenha que ser digital por natureza (a época em que trabalhar com digital era um diferencial passou) e executar tudo com base em dados (data-driven).

Isso com certeza não é ensinado na faculdade, pois foge um pouco do campo de estudo de Comunicação e Marketing e entra em estatística, matemática, TI, entre outros assuntos

Falo isso por experiência própria. Resolvi cursar Publicidade para fugir um pouco dos números e me aproximar da música (se não fizesse comunicação, faria música). Minha primeira ideia ao cursar Publicidade foi ser produtor de Jingles.

Porém, o caminhar da carruagem foi completamente diferente do planejado. Quanto mais mergulhava no mundo do Marketing Digital, mais me aproximava dos dados. Lembro como se fosse agora, em 2009 eu falando para uns amigos de trabalho:

“Não adiantar ser criativo para cacete se não conseguirmos transformar isso em resultado relevante para a empresa.”

Em 2009, entender de Digital era O DIFERENCIAL, a concorrência não era gigante em vários casos e as tecnologias não eram tão facilmente acessadas como hoje.

Como está o mercado hoje?

Que o país passa por um momento conturbado todo mundo sabe. Porém, o que vem acontecendo no mercado é exatamente o que falei em 2009… Repetindo: “Não adiantar ser criativo para cacete se não conseguirmos transformar isso em resultado relevante para a empresa.” Os anos passaram! Hoje, aliar o uso de dados para tomar decisões está mais importante que nunca, afinal de contas a tecnologia faz parte do cotidiano de todos. (ex: uso do smartphone em QUALQUER momento do dia)

Entretanto, ao mesmo tempo que o mercado exige cada vez mais o uso de dados para a tomada de decisão assertiva, vemos empresas entrando no Digital sem entender a dinâmica desse mundo. Enquanto isso, muitos estudantes sofrem para buscar conhecimento relacionado ao tema, mesmo tendo um estilo de vida digital.

Essa transformação do mercado como um todo acaba sobrando diretamente para o pessoal de Marketing já empregado e para os que pretendem trabalhar com Marketing Digital, pois temos empresas que acham que trabalham o Digital da forma correta e profissionais em busca de experiência capazes de aceitar “qualquer oportunidade”, afinal de contas, mais vale um pássaro na mão que dois voando.

Como era no passado?

Até 2010 mais ou menos, o ser digital era um negócio WOW. A quantidade de empresas trabalhando fortemente o digital não era tão grande como hoje e a situação econômica era mais estável.

Se você manjasse de mídia online, conseguiria realizar campanhas com bom retorno (ROI) e com valores de investimento bem razoáveis. Porém, o tempo passou e o mercado evoluiu.

Os investimentos em mídia digital aumentaram, a concorrência cresceu bastante, os hábitos de compra mudaram, as empresas cresceram o olho no digital e aquele cenário “mais tranquilo” não existe mais.

O que o mercado espera de um novo profissional de Marketing Digital?

O momento econômico conturbado vivido pelo país faz com que diversas oportunidades fiquem “escancaradas”.

Segundo uma pesquisa realizada pela Salesforce, provar o ROI das ações de Marketing Digital só perde (é mais difícil) para trabalhar com restrição financeira. Agora, jogue isso na situação econômica atual do país…

As empresas que visualizaram o poder dos dados estão crescendo e retendo profissionais através de ambientes de trabalho diferenciados que estimulam a troca de ideia, o aprendizado contínuo e a busca incessante pelo bom resultado.

Leia também – Como trabalhar com Marketing Digital? Habilidades, dicas e ferramentas

As que não visualizaram, continuam com a mesma visão de anos atrás e estão passando por momentos de transformação intensa.

Então, o que o mercado espera de um novo profissional Marketing Digital? Espera um cara capaz de fazer a roda girar, aliando o conhecimento técnico de sua formação com o seu repertório vasto adquirido pela sua forma digital de viver.

Ele deve ser data-driven (transforma dados em ações), resiliente (as coisas mudam e nem sempre o que você acha que é o certo será feito), criativo (não no sentido estético e sim no sentido de conhecer bem o negócio que está trabalhando para interpretar os problemas e resolve-los de forma criativa ), auto didata (o mercado muda muito rápido e você tem que se reinventar e aprender coisas novas) e ter ótimo relacionamento interpessoal (empresas são feitas de pessoas e sem um bom ambiente/relacionamento, nada vai para frente).

Complicado, não? Se você for afim de aprender coisas novas, já está com meio caminho andado.

PS: Com certeza esse post passará por constantes mudanças, afinal o mercado muda. 😉

Existe algum outro assunto relacionado que gostaria de ver aqui no blog do Marketagem? Entre na conversa com a gente. Adoraríamos ouvir a sua opinião!

Deixe uma resposta

DESEJA APRENDER MARKETING DIGITAL GRATUITAMENTE?

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em seu e-mail.

Receba nossas postagens por e-mail

Fechar Menu
Olá visitante. Queremos conhecê-lo antes de continuar a navegação.
Será bem rápido.
Nos diga seu nome e e-mail para que assim possamos estreitar cada vez mais nossa relação :)
Você receberá um e-mail com um pesquisa rápida e a partir de agora receberá todos os post do blog por e-mail.
Muito obrigado!
Fechar